Com o novo nome a Ford foge da concorrência com o Toyota Corolla. Aliás, a própria Ford recomenda que o consumidor compre um Corolla caso ele necessite de espaço, reconhecendo que o que o seu sedã médio tem deficiências nesse quesito. Segundo o gerente de marketing da Ford, Oswaldo Ramos, em declaração à Folha de São Paulo (veja aqui), se "você quer espaço, pode ir para o Corolla".
Entretanto, o executivo pondera que o Focus Fastback é adequado ao consumidor que quer um "design dinâmico e uma dirigibilidade esportiva" - características, no entanto, mais bem estabelecidas em outro concorrente do Focus, o VW Jetta, que, em sua versão Highline, que tem uma mecânica mais moderna e potente e, portanto, mais esportiva.
Enquanto Focus Fastback adota um motor 2.0 aspirado com 178 cavalos e 22,5 Kgfm de torque, o Jetta Highline usa um 2.0 TSI Turbo com 211 cavalos e 28 Kgfm de torque. Em termos de transmissão, ambos confiam em caixas automatizadas de dupla embreagem. Entretanto, a caixa DSG do Jetta TSI Highline é mais rápida nas trocas que o Powershift do Focus.
O resultado de tudo é que, enquanto o Focus Fastback acelera de 0 a 100 Km/h em 9,8 segundos, o Jetta TSI Highline faz a mesma prova em 7,1 segundos, nos testes da Quatro Rodas. O quadro abaixo traz os resultados resumidos (grifo azul no vencedor).
Modelo | 0 a 100 Km/h | 80 a 120 Km/h | Frenagem a 120 Km/h | Consumo cidade | Consumo estrada |
VW Jetta TSI | 7,1 | 4,9 | 57,3 | 9,4 | 13,4 |
Ford Focus Fastback | 9,8 | 6,5 | 62,3 | 9,7 | 14,5 |
Esses números mostram que, ao posicionar seu carro de forma a fugir do conservadorismo do Corolla, buscando uma abordagem mais esportiva, a Ford terá que enfrentar um modelo mais competente na dimensão esportividade. O Focus 2.0, porém, é mais econômico que o Jetta - 3.1% melhor em cidade e 8,2% superior em estrada. Ademais, o Ford tem a vantagem de ter motor flex, enquanto o do Jetta só aceita gasolina.
Espaço interno
Em termos de espaço interno, o Jetta TSI leva vantagem sobre o Focus. O entre-eixos do Jetta é de 265,1 cm, enquanto o Focus Fastback é de 264,8 - praticamente idênticos. Ocorre que, no porta-malas do Jetta cabem 510 litros, enquanto o do Focus fica em 470 litros.
O espaço para passageiros traseiros do Jetta é mais amplo, conforme pode ser observado nas imagens abaixo.
Espaço traseiro - Jetta
Espaço traseiro - Focus Fastback
A imagem abaixo traz o comparativo de medidas entre Jetta e Focus Fastback.
O Jetta oferece 86 cm entre o encosto traseiro e a parte posterior do banco dianteiro - 2 cm a mais para os joelhos dos passageiros traseiros que o Focus Fastback (84 cm). Os dois se equivalem no espaço para ombros - ambos com 136 cm de largura interna traseira.
Preços
O Focus Fastback tem preço inicial de R$ 77.900 reais para a versão SE. Entretanto, a Ford considera que a versão Titanium responderá por mais de 60% do mix de vendas, e o seu preço é de R$ 87.900 reais.
Já a Titanium Plus, mostrada no vídeo acima, tem preço sugerido de R$ 96,9 mil reais, trazendo itens como frenagem autônoma em cidade, park-assist, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento e teto solar.
O Jetta Highline é mais caro, parte de R$ 94.930 reais em sua versão básica, com nível de equipamentos similar à Titanium. Já para se equivaler à Titanium Plus, é necessário adicionar o Pacote Premium e o Teto Solar Panorâmico, que elevam seu preço a R$ 108.618 reais. Ou seja, o Focus é quase R$ 12 mil reais mais barato que o Jetta, em suas versões topo de gama.
E, além disso, o Focus Fastback Titanium Plus oferece itens não presentes nem no modelo topo do Jetta, como frenagem autônoma em cidade, o sistema Park Assist e os faróis com facho adaptativo - o que evidencia que, se por um lado o Jetta é amplamente superior em desempenho, o Focus Fastback vence no quesito custo x benefício, sendo mais barato e com mais equipamentos.
Segurança
Tanto Focus Fasback quanto Jetta oferecem reforços estruturais em sua carroceria, além de seis airbags, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, e sistema Isofix para fixação de até duas cadeiras infantis. Ambos receberam classificação máxima de segurança no IIHS (Top Safety Pick) e do Latin NCAP (5 estrelas na dianteira e 4 estrelas na traseira).
Conclusão
O Novo Focus Fastback 2016 é um sedã médio que se caracteriza pela boa relação custo x benefício. Buscando um posicionamento mais esportivo, ele enfrenta, em sua versão topo, o Jetta TSI Highline, que tem uma mecânica mais esportiva, mas o Focus oferece melhor relação custo x benefício.
Esse interior do Jetta parece com o santana dos anos 90..Motor não é tudo !! fico com o focus !! Mais bonito..Simples assim..
ResponderExcluir2
ExcluirAssino em baixo
ExcluirNão é o Jetta que tem teto de papelão amassado.
ExcluirEu, já assino EMBAIXO!
ExcluirKKKK
Vcs tão usando o teto de papelão molenga do focus pra esconder drogas dentro é?
ExcluirDo interior do Jetta eu só gosto da padronagem dos bancos e da cor bege (mesma situação com o Corolla), o resto é sofrível!
ExcluirO Jetta é lindo e infinitamente superior...!!! Anos Luz a frente..!!!!!
ResponderExcluirO Jetta é lindo e infinitamente superior...!!! Anos Luz a frente..!!!!!
ResponderExcluirJetta tem visual bem superior, com traseira curta, típica de sedãs esportivos. A frente do Focus é cheia de cromados, parece a do Del Rey. Já o Jetta tem faróis trapeizoidais agressivos, e grade preta, além de ter LED na traseira e na dianteira.
ResponderExcluirO interior do jetta é maior, mais confortável e muito melhor acabado.
Mecânica nem se fala, Jetta humilha.
Quem quer sedã esportivo só tem 1 escolha: Jetta TSI.
"Só tem 1 escolha"?
ExcluirOk, descartemos: Lancer Evo, WRX, WRX STI, 328i, M3, S60 (2015-), CLA 45, S3...
Visual bem superior, segundo sua opinião. Não é a minha. O Jetta tem o powertrain muito mais esportivo que sua aparência. Pra mim, é até meio sem sal.
ExcluirO melhor VW dos últimos anos era o Polo Sedam. Aquele sim, das auto.
ExcluirO Jetta tem um visual muito superior, tão superior que parece um Voyage maior.
ExcluirO mesmo vale para o Focus que parece um Fiesta anabolizado.
ExcluirNDA, não discordo de você não, o Focus parace mesmo um Fiesta anabolizado, a questão é que o fiesta já é mais bonito que o Voyage.
ExcluirDesign é questão de gosto, mas uma coisa não dá para negar, a VW precisa atualizar o Jetta, é um ótimo carro, se tivesse um visual um pouco mais atual seria o primeiro da minha lista de possibilidades, mas o visual tá muito batido, assim como o tiguan e outros carros da montadora. Apesar de todo o exagero dos cromados do Focus titanium, o design dele agrada muito mais que o do Jetta. E acredito que o Jetta 1.4 não deva mudar nada visualmente.
Caro NDA !!
ExcluirO que esta acontecendo com você , foi contaminado pelo "conhecedores de plantão" do blog pra falar assim?!!!Antes você não era assim, espero que esteja enganado ...
Lindenberg Moreira,
ExcluirEm matéria de design eu sou obrigado a concordar com você que esse não é o maior forte do Jetta, outra coisa que poderia ser atualizada no Jetta é a central multimídia, peço perdão pelo meu outro comentário, achei que você fosse um fanboy da Ford, por isso respondi dessa maneira!
Abraços.
Luiz Gustavo Pereira,
Nada meu caro! É que as vezes esse negócio de Voyage anabolizado ou Gol anabolizado merece uma reposta tão boa quanto!
Abraços.
Caro NDA!!
ExcluirFaça como eu caro amigo, absorva somente comentários interessantes e que agregam alguma coisa, pois se você levar a ferro e fogo tudo que se fala aqui, você fica louco!!!hehehe
muito bonito esse gol sedan
Excluiresse apolo realmente tá mais ousado que o fiestão kkkkk
ExcluirVocês estão falando sobre um motor muito superior ao Focus,(concordo) mas não se esqueçam, que o jetta para ser comparado com esse Focus, é o Confortline, que tem um motor horrível, que leva quase 12 seg para chegar a 100Km, que para comparar com o TSI, o correto é o Focus ST com motor 2.0 turbo também, que faz o Jetta comer poeira !!
ExcluirVocês estão falando sobre um motor muito superior ao Focus,(concordo) mas não se esqueçam, que o jetta para ser comparado com esse Focus, é o Confortline, que tem um motor horrível, que leva quase 12 seg para chegar a 100Km, que para comparar com o TSI, o correto é o Focus ST com motor 2.0 turbo também, que faz o Jetta comer poeira !!
Excluirtambem deveriam fazer um comparativo com o. jetta motor ap do santana d 120cv que esse é o que mais tem pelas ruas
ResponderExcluirJetta Trendline/Comfortline quase não vende.
ExcluirNão só vende bastante, como tbm é um modelo muito confortável e confiável. O seu público busca um veículo espaçoso, confortável, bonito, robusto, confiável, resistente, e com muito bom desempenho tanto na cidade como na estrada.
Excluirkkkk ....obrigado por colocar um grande sorriso na minha cara
ExcluirTambém acho a comparação com o jeta 2.0 8v mais realista, já que o preço é mais próximo a versão avaliada do focus.
ExcluirVamos esperar agora o blablabla do Carlos para desacreditar a conclusão da matéria.
ResponderExcluirQuem já dirigiu sabe que o desempenho do Focus é mais do que suficiente para o dia a dia.
Vamos esperar agora o blablabla do Carlos para desacreditar a conclusão da matéria.
ResponderExcluirQuem já dirigiu sabe que o desempenho do Focus é mais do que suficiente para o dia a dia.
Pode ser mais do que o suficiente para o dia a dia, mas será que é o suficiente para ele ser chamado de sedã esportivo?
ExcluirSó aqui no Brasil pra considerar esse Focus esportivo, assim como o Jetta TSI. Mas se for ver o Jetta só entrega motor e cambio superiores. De resto... Por que numa pista travada toma pau até de SI OEM que tem menos motor.
ExcluirOs esportivos de verdade a merda da Ford do Brasil não vai trazer... Fiesta ST, Focus ST. Esses sim são esportivos para serem comparados com GTI, nem com Jetta.
Focus e Jetta = Propostas familiares
Jetta + motor PONTO.
pelo preço da versão top de ambos, prefiro uma Audi A3 sedan 1.4 turbo, que é praticamente o jetta reestilizado , apenas acho
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFocus é mais chamativo, o Jetta mais elegante. Esse pessoal que fala que o interior e de santana, bla bla bla da uma pena danada... pois apesar de ser uma opinião pessoa ela é bem torca e sem fundamento, digno de ignorânica
ResponderExcluirMotor : Jetta TSI
ResponderExcluirCâmbio: Jetta TSI
Desempenho: Jetta TSI
Espaço interno: Jetta TSI
Porta-malas: Jetta TSI
Acabamento: Jetta TSI
Segurança: Empate
Itens de série: Focus Titanium plus
Preço: Focus Titanium plus
Seguro: Focus Titanium plus
Custo benefício: Focus Titanium plus
Custo diversão: Jetta TSI
Empate em segurança?
ExcluirO Focus tem a mais controle de torque vetorial (TVC), sistema de estabilidade preventivo (ETS), assistente de frenagem de emergência (EAB), active city stop e assistente de chamada de emergência.
Ou seja, uma lavada.
Só faltou você mencionar Henrique Flávio que a nota do Jetta no IIHS-HLDI foi melhor que a do Focus.
ExcluirNão e explico!
ExcluirMais importante é evitar acidentes. Evitar que eles ocorram.
Por isso, o Euro N-Cap mudou sua metodologia e aplica pontuação para sistemas de segurança ativa e frenagem automática.
A proteção a colisão é importante, sem dúvida, mas mais vale a atuação de dispositivo que auxilia o motorista a evitá-los.
Prezado Na dúvida, Acelera! para sua surpresa e, talvez dos demais aqui visitantes, o órgão oficia de segurança viária dos EUA, a NHTSA, avaliou tanto Jetta quanto Focus 2016 e modelo da montadora estadunidense se saiu melhor!
ExcluirDúvida?
Confira em http://www.nhtsa.gov/
Existem acidentes que são impossíveis de se evitar. Quanto ao NHTSA, procurei pelo teste do Focus/Jetta e as únicas matérias que achei foram estas:
Excluirhttp://www.safercar.gov/Vehicle+Shoppers/5-Star+Safety+Ratings/2011-Newer+Vehicles/Vehicle-Detail?vehicleId=8233
http://www.safercar.gov/Vehicle+Shoppers/5-Star+Safety+Ratings/2011-Newer+Vehicles/Vehicle-Detail?vehicleId=8087
Vale lembrar que o Jetta 2015 recebeu reforços estruturais, ou seja, provavelmente a nota dele seria melhor do que a do 2014. Mas no fim das contas acho que sou obrigado a concordar com seu primeiro comentário, o Focus realmente tem muita tecnologia embarcada relativa a segurança.
Abraços.
Como te disse, acesse http://www.nhtsa.gov/ e veja os resultados dos modelos 2016.
ExcluirYear/Make/Model Overall Frontal Crash Side Crash Rollover Recommended
Technologies Compare
2016 Ford Focus 5 HB FWD 5 star rating 5 star rating 5 star rating 4 star rating Rearview Video System Lane Departure Warning Click 'Add Button' to compare vehicles Add
Year/Make/Model Overall Frontal Crash Side Crash Rollover Recommended
Technologies Compare
2016 Volkswagen Jetta 4 DR FWD 5 star rating 4 star rating 5 star rating 4 star rating Forward Collision Warning Click 'Add Button' to compare vehicles Add
Motor : Jetta;
ExcluirSuspensão : Focus;
Segurança : Focus;
Conforto : Focus;
Acabamento : Jetta;
Design : Jetta:
Tecnologia : Focus;
Segurança : Focus.
Focus ganhou?
Prá mim, não! Fico com o Volks pela qualidade que , a mim, parece superior no Jetta!
Ou seja, dados e mais dados não valem nada diante da preferência do consumidor!
Ficar comparando carro A com carro B vale para quem não sabe avaliar o que importa num carro : as preferências do comprador!
Os 2 são boas opções e vai da preferência pessoal de cada um por marca, modelo e perspectivas!
O resto é blá, blá, blá.....
Jetta tem bloqueio do diferencial eletrônico, que é a mesma coisa do controle de torque para curvas (na verdade o sistema da Volkswagen é ainda melhor).
ExcluirNo mais esse Henrique cita a mesma coisa duas vezes, com o nome em inglês e português kkkkkkk
O Jetta não possui o bloqueio EDS, sua informação não procede.
ExcluirApenas o Golf vem com tal dispositivo.
Peço conferir no configurador http://www.vw.com.br/pt/carros/jetta/versoes_.html
Outra coisa, mencionei entre parenteses a referência em inglês.
Por fim, trouxe apenas fatos. Não emiti opinião em nenhum momento.
Não revelei minha preferência.
Só lembrando ao blog que o Jetta 2015 Highline vem de série com belíssimas lanternas traseiras em LED'S, enquanto o Focus Titanium plus vem com lanternas convencionais.
ResponderExcluirOutra coisa, o Jetta TSI a partir do pacote Exclusive (assim como o premium) vem com couro Vienna (legítimo), podendo ser preto ou bege, enquanto o Focus tem apenas o velho couro sintético preto.
Lanternas de led fazem a diferença, bem como faróis de xenon, start/stop e freio de mão eletrônico. Hoje não compro mais carro sem esses itens.
ExcluirO Jetta TSI é uma bela nave mesmo, nessa faixa de preço não vejo outra opção(entre os 0km).
ResponderExcluirJetta passou pelo latin ncap sim!
ResponderExcluirEu vou de fusion.
ResponderExcluirO Jetta foi aprovado no LatinNcap com 5+4 estrelas, mesma nota do Focus.
ResponderExcluirquestao de gosto escolher um ou outro mas eu prefiro o jetta
ResponderExcluir3
ExcluirFastback até 88 mil passou disso o jetta tsi é mais carro mas o focus também é ótimo entre os aspirados é o melhor sem dúvida.
ResponderExcluirFastback até 88 mil passou disso o jetta tsi é mais carro mas o focus também é ótimo entre os aspirados é o melhor sem dúvida.
ResponderExcluirMuito mais dinheiro para não mais carro. De 88 para 94 é uam distância boa. Lembrando que os primeiros 2 mil compradores do Fastback ganham 3 anos de revisões gratuitas ou 20% de desconto (no caso de serem clientes dos Focus 2014 e 2015).
ExcluirNa mais recente revista Auto Esporte o C4 Lounge THP é o vencedor da comparação com esse Ford focus e mais Civic, Corolla. C4Lounge levou fácil...fácil...
ResponderExcluirCarro em si é uma coisa e o conjunto da marca é outra. Por isso que o Corolla dá um banho na concorrência em número de vendas. Se ele não vender mais que a soma dos concorrentes, está próximo de atingir esse feito.
ExcluirTrocar um jetta tsi por um focus , você não sabe de nada.Por favor vá fazer um teste drive.Aí volta aqui.
ResponderExcluirJetta consegue ser tão chato visualmente quanto o novo A4, alguém mande um italiano para lá que eles estão precisando! Focus com certeza. Painel mais bonito, exterior mais bonito, mais ítens de segurança, um carro superior.
ResponderExcluirCarro não é só design, aliás, design é algo relevante, mandar um italiano para lá? Melhor não, enfim, respeito a sua opinião mas Jetta com certeza. Motor superior, transmissão superior, mais espaço interno, acabamento melhor, porta-malas maior e desempenho superior.
ExcluirRelevante e BEM relevante, tanto o interno quanto externo, e nisso o Jetta leva uma surra. Motor superior em consumo, e coloque superior! O irmão de um vizinho tem um e diz que o carro é um pinguço! Mesmo andando no sapatinho. E já vi várias pessoas reclamando dos injetores desse TSi, chega um ponto dele passar gasolina pela câmara de combustão e ela ir parar no escape, cada bico custa 900 conto! Interior superior só se for nessa belíssima combinação de preto e bege, de resto, é tão reto e sem graça que já desestimula o test drive só de sentar no banco.
ExcluirJetta seria o Etios dos médios: feinho e sem-graça mas com conjunto motriz bom. Com exceção que no Etios tanto o 1.3 quanto 1.5 são bons, enquanto o Jetta só salva o top, e queira sim queira não, há poucos loucos para pagar tanto num sedan medio comum, preço de Audi e Volvo!
Ótima analogia, "Jetta é o Etios dos médios". Essa foi boa. Boa sacada.
ExcluirA unica vantagem do jetta para o focus é o motor mais potente e o cambio de 7 m. Quem procura maior espaço vai de corolla, mais eu prefiro o conforto do ford de que a durenza da vollks, gosto de conforto e de boa dirigibilidade.
ResponderExcluirO câmbio do Jetta TSI é DSG de 6 marchas.
ExcluirA única vantagem do Jetta é o motor e o câmbio (que aliás é de 6 marchas não de 7 como você disse)? E o espaço interno? E o acabamento? E o porta-malas? Corolla? É sério isso? Corolla é caro e mal equipado. Durenza? O que é isso?
ExcluirAlém disso o Corolla tem um interior muito mal resolvido, aquele relógio digital chinês no meio do painel é horrível. As saídas do ar-condicionado também são feias e ocupam muito espaço.
ExcluirPoderia nos explicar o que seria essa "DURENZA" da Volks?
ExcluirDUREZA É UM CARRO DE SUSPENSÃO ASPIRA, QUE TRANSFERE AS IRREGULARIDADES DE FORA PARA DENTRO, CARRO DE SUSPENSÃO DURA, QUANDO VOCÊ DIRIGIR UM COROLLA, FUSION E FOCUS, AI VOCÊ VAI SABER O QUE EU ESTOU FALANDO.
ExcluirEita, estou vendo coisas? Vcs foram imparciais? Ó...quem diria...
ResponderExcluirtem gente que compra carro pensando do mercado e por ser bonitinho, eu prefiro uma compra técnica e sóbria, cada um na sua, então prefiro o jetta... tenho um 2.5 e em breve troco por um TSi
ResponderExcluirConcordo com vc. Só quem tem ou teve um Jetta para escrever com conhecimento. Trata-se de um belíssimo veículos.
ExcluirSe vc quer um carro mais exclusivo ate 88k...mas não luga paraauma desvalorização um pouco maior. ..vá de c4 lounge thp. ..
ResponderExcluirAté 75 k vá de corolla. ...acima de 88 até 100 aí é melhor ficar com este Focus pois está muito lindo o carro....
Acima de 100k ...fique com o Jetta.
E esse negócio de pos vendavda citroen ser ruim....não existe. ...tirando a Toyota. ...todas são lixo.....
Concordo, já tive Ford, e as CCS Ford daqui são um lixo. Deixei o carro para revisão, e me devolveram com volante torto para esquerda, reclamei, e devolveram torto para esquerda. Fui embora soltando os cachorros, paguei 35 reais numa multimarcas, e sai de lá com volante perfeito. Esta foi apenas uma entre várias experiências negativas com as CCS da Ford (pelo menos aqui em Salvador), daí o meu justificado receio de voltar a ter Ford.
ExcluirPaulo, aconteceu exatamente o mesmo comigo em São Paulo, na Norvig Vila Guilherme, e agora estou quase fechado com um , mais meu receio ainda são as ccs
ExcluirPessoal, o novo fiesta, ops. FoCUs, é bom, mas não vende, a nao ser pra LOCALIZA
ResponderExcluirPessoal, o novo fiesta, ops. FoCUs, é bom, mas não vende, a nao ser pra LOCALIZA
ResponderExcluirFIESTÃO.
ExcluirE quando um Ford vai ganhar de um VW aqui? a foto do interior dos veículos é nítida a posição mais recuada do Focus, basta ter como referência a coluna B. Fora o abismo entre os valores.
ResponderExcluirPessoal, o mais engraçado é ver meu mecanico dizendo assim: Rapaz, na moral, esse é um AP ALEMAO . kkkkkkk referindo-se ao jetta tsi, Até envelheçer o jetta sabe, vejam um jetta 2011 tsi nos site de vendas de veiculos usados, e vejam um focus 2011 ghia, uma bosta ford veio
ResponderExcluirSão dois belos carros.
ResponderExcluirGosto do Focus Sedan. Acho que o painel ficou mais sóbrio. E o custo x benefício do carro é um dos melhores. também é mais econômico e tem o seguro mais barato.
O Jetta tem um design mais limpo. Esse motor TSi é mais "nervoso".
Quem comprar qualquer um deles, vai estar bem de carro. O resto é papo furado!
Bem interessante a analise e imparcial, parabéns ao blog!!!!!
ResponderExcluirSobre o que foi falado, concordo em grande parte o TSi realmente quando assunto é desempenho ele coloca o Focus no bolso( não só o Focus como qualquer outro médio..)não tem como comparar, mas não é que o desempenho do Focus seja ruim,longe disso, alias tirando o TSi e o THP o Focus é o melhor em desempenho da categoria(lembrando que estamos falando de dois carros turbos contra um aspirado..),mais Focus e TSi se equivalem em muitas coisas, acerto dinâmico e dirigibilidade depende muito do gosto da pessoa, pois o TSi alem de mais rápido para quem curte um carro mais "grudado no chão" e mais apropriado pra uma direção mais agressiva devido a característica da sua suspensão. O Focus por sua vez alem de ser mais econômico também tem uma acerto dinâmico exemplar só que nesse quesito perde um pouco pro TSI, mas em compensação é mais confortável no dia a dia, devido sua suspensão absorver melhor as irregularidades do piso, alem do mais como foi dito no link do blog ele vem bem mais recheado nessa versão do que o TSI, acredito que mesmo o TSi completo ainda não tenha todos os recursos do Focus titanium plus, ou seja, cada um tem suas qualidades e defeitos, porem são excelentes opções no mercado!!!
Cara, você citou o Jetta TSI como sendo mais "grudado no chão"... bem, ele tem uma aderência boa mesmo, mas como eu sai de um Focus HB 14 para o Jetta TSI lhe garanto, o Focus é mais grudado no chão do que o Jetta TSI, mas no restante do desempenho o TSI leva certo!
ExcluirAlgo que sinto falta é da suspensão do Focus, que era mais "macia" não transmitindo tanto as irregularidades do solo, e ao mesmo tempo, melhor em curvas.
Mas porque eu troquei então? pelo simples fato do DSG+200vcs+Turbo = pura diversão!
Só tem um detalhe que ninguém comenta; a qualidade construtiva de qualquer VW hoje em dia é bem superior à da Ford, é só ver o que está acontecendo com o KA, que com 6 meses de uso começa a desmontar, soltando painéis das portas e o ranger de peças do painel, aliás o que já acontecia com o Focus, que soltava o teto. Além disso, o design do Ford , apesar de mais bonito no curto prazo, tem vida mais curta,do que um design mais conservador como o do Jetta.
ResponderExcluirVocê tocou no ponto essencial e que a maioria parece não refletir sobre. De que adianta ter 1000 novidades eletrônicas se após 6 meses já apresentar problemas? Todos sabem que a Volks bem como as montadoras japonesas possuem excelente qualidade de construção e consequente durabilidade.
ExcluirConcordo plenamente. Falta qualidade de acabamento e de montagem aos carros da ford no Brasil. A grande quantidade de desalinhamentos na carroceria, plásticos baratos mal encaixados no interior (com rebarbas), revestimentos ruins e mal colocados (como a estopa que solta do forro do teto do focus)...tudo isso contribui para problemas no carro em pouco tempo, que parece uma escola de samba, cheio de barulhos no interior.
ExcluirSó tem um detalhe que ninguém comenta; a qualidade construtiva de qualquer VW hoje em dia é bem superior à da Ford, é só ver o que está acontecendo com o KA, que com 6 meses de uso começa a desmontar, soltando painéis das portas e o ranger de peças do painel, aliás o que já acontecia com o Focus, que soltava o teto. Além disso, o design do Ford , apesar de mais bonito no curto prazo, tem vida mais curta,do que um design mais conservador como o do Jetta.
ResponderExcluirO Focus só compensa na versão SE Plus ou na Titanium.
ResponderExcluirA SE Plus tem o melhor custo benefício no seu preço, e a Titanium mesma coisa, agora quando se passa para a Plus, esbarra em preços de carros com mecânica superior, como é o próprio caso do Jetta TSI.
Na questão design o Focus tem o desenho mais esportivo, isso é inegável, o Jetta tem um desenho mais sóbrio e elegante, mas para muita gente pode ser sem graça.
Agora em preço, mecânica e equipamentos o campeão é o C4 Lounge, como carro ele é muito bom, mas todos estão careca de saber que o problema dele é a própria Citroen do Brasil.
Focus projeto bem mais moderno. Para os críticos que chamam de fiestão, vejo que está mais pra mini fusion.
ResponderExcluirPois é então o jetta é voyajao
ExcluirExcelente esse focus.
Dois carros bons, a meu ver. Se quiser mais desempenho, vai de Jetta. Se quiser design mais atualizado, vai de Focus. O resto é discutir o sexo dos anjos.
ResponderExcluirNada a ver essa matéria!
ResponderExcluirOlha a diferença de motor!
Matéria para puxar o saco do vw!
Decisão difícil galera. Tenho um Fiesta Titanium 13/14 e digo que esta começando a fazer um barulho estranho no painel do carro.
ResponderExcluirAs revisões do Fiesta nao foram baratas...
Alguém sabe em média o preço das revisões do Jetta TSI? São fixas?
Estou, na mesma duvida, porém pensando um ano na frente em talvez trocar pelo novo Civic.
ResponderExcluirFord esta facilitando o valor com 60% de entr. e 18 sem juros, porém na verdade eu estou procurando Jetta seminovo e agora aparece esse negocio com o focus, estou na duvida do que fazer, continuou procurando jetta pelo prazer ou vou de Focus com mais mimos?
Tenho um Jetta TSI 2013, para quem gosta de carro, de dirigir e quer conforto e espaço para a família não tem melhor na categoria. O Focus 2015 finalmente está bonito (era bizonho), já dirigi um e é muito bom mas não tem comparação com meu Jetta 2013. O cara que olha custo não vai nem de um nem de outro, vai de Corolla ou Civic para revender melhor depois. Para quem gosta de máquina, o Jetta é muito mais máquina. Se o Focus faz um quebrado por litro a mais de gasolina ou se tem uma frescurinha a mais aqui ou ali, na boa não to nem aí. O visual do Jetta pode estar um pouco batido, mas ainda muito esportivo e chama a atenção. Deveriam comparar o Jetta com o Fusion e não com o Focus, mas aí obviamente o Fusion é mais carro, mas muito mais próximo do Jetta que o Focus.
ResponderExcluirA regra do "o meu é melhor sempre" prevalece. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirTENHO DOIS VW JETTA TSI
ResponderExcluirUM 2012 E UM 2014
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU COM NOSSO PREZADO KENNY
ELE TEM TODA A RAZÃO !
ABRAÇO
2 carros muito bons, com qualquer um deles estará muito bem servido! Vale ressaltar que ambos são melhores que qualquer outro sedan médio na mesma faixa de preço (civic, corolla, 408, c4, fluence...)
ResponderExcluirEm materiais de acabamento é indiscutível que o Jetta é melhor, isso que não é lá grandes coisas pois é o Focus que é ruim mesmo neste ponto. Design não tem jeito, por fora o Jetta ainda é bonito mas necessita urgente do interior 100% Golf, Jetta painel defasado demais, enquanto no Focus parece uma nave!
ResponderExcluirComparar esse Voiajão chamado Jetta com o Focus é como comparar a Bruxa do 71 com a Gisele Bündchen. Aposto que os designers da VW não precisaram nada mas do que uma régua para desenhar o Jetta. Incrível como a paixão cega. O Jetta parece que pegou carona em uma máquina do tempo que o transportou dos anos 90 para o século 21. Como comparar com o Focus ou qualquer outro carro des anos 2000?
ResponderExcluirBom a todos
ResponderExcluirEstou num dilema, pois vendi o meu carro Fluence Privilégi 2.0, e, que deu muita dor de cabeça durante os 3 fiquei com com ele,agora preciso comprar outro e meu dilema para por ai, compro o Focus Titaniun Plus ou Jeta. gostaria da ajuda dos universitários pra decidir.
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