O Latin NCAP - órgão latino-americano de avaliação de segurança veicular - retirou as três estrelas em segurança do Renault Clio, atribuindo-lhe zero estrela para a proteção dos ocupantes adultos. Latin NCAP tomou tal medida após constatar que a produção do Renault Clio foi transferida para a Colômbia sem contar com airbags, nem sequer no modelo com equipamento opcional.
Entretanto, como o modelo vendido no Brasil vem obrigatoriamente com duplo airbag dianteiro e freios ABS, então pode-se considerar que o modelo tem três estrelas. Já o vendido na Colômbia, sem tais equipamentos, tem zero estrelas.
Em 2013, o Renault Clio Mio havia obtido zero estrela para sua versão sem airbags para ocupantes. Como resultado do teste de colisão, a Renault se comprometeu a comercializar apenas o modelo com airbags para motoristas e acompanhantes, instalados como padrão para a América Latina. Por causa desse compromisso e teste de produção, o Latin NCAP voltou a avaliar o Renault Clio com airbags para o motorista e acompanhante, quando o veículo obteve três estrelas.
Após tomar conhecimento do rebaixamento na avaliação do Clio vendido na Colômbia, a Renault se comprometeu a incluir airbags de passageiro e acompanhante em fevereiro de 2016. Mas, por enquanto, o Latin NCAP mantém a classificação zero estrela em relação à proteção dos ocupantes adultos.
Renault Clio é rebaixado pelo Latin NCAP: zero estrelas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
"Após tomar conhecimento do rebaixamento..."
ResponderExcluirRetirar todos os recursos de segurança, qualquer montadora sabe que a nota cai. Somente quando é revelada a manobra, que se mexe. Muito bem para o lucro a custa de vidas humanas.
Zero é muito para a montadora que adota tal postura.
ResponderExcluirSó doido hoje em dia, prá comprar um carro desses!
ResponderExcluirSe houve "rebaixamento", como sugere a matéria, seria uma tremenda sacanagem do Latin Ncap com a Renault. Por sinal, não seria a primeira. Deram 1 estrela pro Sandero sem airbags poucos meses antes dele passar a tê-los como item de série no mercado onde é mais vendido (Brasil). E também desconsideraram o mercado brasileiro na hora de testar o Fluence, optando por uma versão com 2 airbags que praticamente não existe por aqui. "Ah, mas o critério é esse, testar sempre o modelo básico." Então por que testaram Gol, Palio e 207 com e sem airbags alguns anos antes? Vai ver se os Ups testados eram mesmo da versão Take de 2 portas e com aro 13, a mais barata da linha. No caso do Clio, há testes de modelos sem airbag e, algum tempo depois, com airbag. Se não me engano, pulou de 1 para 3 estrelas. É muito simples: se há mercados onde o carro não é vendido com airbags, vale o teste do modelo sem airbags. Nos demais, vale o teste do modelo com airbags. Falar em "rebaixamento de nota", ainda mais quando a empresa não descumpre normas de segurança impostas pelo governo é anti-propaganda beirando o haterismo.
ResponderExcluirÓtimo comentário Beto RJ, infelizmente esse latin ncap não e de todo confiável, lógico que o clio não e um exemplo de segurança, mas dá nota 0 aí e de mais.
ResponderExcluireh eh
ResponderExcluiracontece que a Renault Nissan é uma safada, isso sim, eles depenam depenam o carro, e principalmente quando vai ficando velho na produção, ai são todos não escapa ninguém
ora ora, se vc facilita a produção de um veículo: tirando uma sola aqui acolá
mas idependente de latim sei la o que:
veja os carros batidos e a que velocidade, veja os acidentes no youtube
ai sim vc relamente o que acontece com certos carros
o resto é conversa, é real alguns, não cito parecem latinhas de sardinhas
vej bem depois da baitda
Quando o Clio foi lançado era fantastico, a porta tinha proteção a impacto lateral e muto mais, ah numa batida frontal o montor caia e entrava por baixo do carro
e o parente do clio o march, quando é europeu = micra ótimo , march vindo para o Brasil ruim
O Latin NCap é o unico instrumento confiavel para nós consumidores avaliarmos e compararmos automoveis, quem não segue as analises do LNCAP perde a chance de colocar sua familia num veiculo mais seguro e anda na contra-mão da evolução dos automóveis.
ResponderExcluirHoje não compro e não recomendo a compra de carros que não tenham 5 estrelas para adultos nos teste de impacto frontal e lateral do LNCAP. Na minha familia hoje, temos quase todos os carros sendo utilizados com escore 5 estrelas do LNCAP.
Bom dia, meu primeiro Renault foi um Megane 2.0 8V, 1999 um espetáculo com 5 CI tos retráteis de 3/pontos, e barras nas 4/portas. Tenho um Clio 2013, 2portas....já reclamei horrores , e nada! Agora o clio vem por 36.600,00 na versão unica Expression 4/portas. Concordo que nenhum carro que do de no Brasil seja o adequado para nossa realidade, mas se Air Bag fosse tão bom fórmula 1, Indy, nascar, GT3 usaria uns 30 por carro, no entanto usam um cinto de 5 ou 6 pontos e uma gaiola salva vidas. Fi a .eu comentário.
ResponderExcluirBom dia, meu primeiro Renault foi um Megane 2.0 8V, 1999 um espetáculo com 5 CI tos retráteis de 3/pontos, e barras nas 4/portas. Tenho um Clio 2013, 2portas....já reclamei horrores , e nada! Agora o clio vem por 36.600,00 na versão unica Expression 4/portas. Concordo que nenhum carro que do de no Brasil seja o adequado para nossa realidade, mas se Air Bag fosse tão bom fórmula 1, Indy, nascar, GT3 usaria uns 30 por carro, no entanto usam um cinto de 5 ou 6 pontos e uma gaiola salva vidas. Fi a .eu comentário.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.