A Ford lançou oficialmente hoje, na Inglaterra, o Novo Focus RS 2016 - carro que oferece 350 cavalos de potência em seu motor EcoBoost de 2.3 litros
O modelo adota sistema de tração integral com Torque Vectoring. Além disso, conta com seletores de modo de condução, um dos quais o Drift - para manobras de derrapagens controladas, e Launch Control, para largadas. O motor do Focus RS é derivado do adotado no Mustang EcoBoost, porém com novo turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, intercooler maior.
O torque de 440 Nm está disponível entre 2.000 e 4.500 RPM. Por meio de um botão Overboost, o motor oferece 470 Nm por 15 segundos, em situações de aceleração extrema.
Novo Focus 2016 no Brasil
Já no Brasil a Ford lança o Novo Focus Hatch 2016 com preços partindo de R$ 69.900. Por esse valor, o modelo de entrada SE 1.6 vem de série com: rodas de liga leve de 17”, sistema AdvanceTrac, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, AppLink e Assistência de Emergência, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey, entre outros itens.
Por mais R$ 2.000, pode-se optar pela versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17” exclusivas, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital de dupla zona. Esse mesmo pacote com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades sai por R$ 78.900, na versão SE Plus 2.0 AT.
A versão Titanium 2.0 AT, com acabamento Titanium, rodas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch e Sony Premium Sound, custa R$ 86.900. Já a topo de linha Titanium Plus 2.0 AT, com assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático de segunda geração, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, fica em R$ 95.900.
Pré-venda exclusiva
Para os proprietários dos modelos 2014/2015, a Ford está oferecendo um desconto de 15% na compra do novo modelo. A oferta será válida por três meses, dentro de um sistema de pré-venda. O desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo.
Junto com o Novo Focus, a Ford lança linha de seguros para o Focus. Para a versão Titanium Plus terá um desconto de 15% no seguro, na condição promocional de lançamento, já que essa versão vem equipada com assistente de frenagem autônomo que reduz a probabilidade de acidentes em baixa velocidade.
Tecnologias
O novo Focus tem novos faróis, grade dianteira trapezoidal e rodas de liga leve aro 17, seguindo a tendência global da marca. O interior, em estilo cockpit, centrado no motorista, exibe materiais de acabamento premium.
Entre suas novas tecnologias, destaca-se o assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h. Há ainda o sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e perpendiculares, além dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. Toda a linha conta com o recurso AdvanceTrac, uma combinação de funções de segurança, incluindo o controle de estabilidade e tração. Incorpora ainda conectividade e um sistema de acionamento do SAMU em caso de acidente.
A dirigibilidade foi acentuada através do refinamento mecânico, com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e suspensão. Os motores são: o 1.6 Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e o 2.0 Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades, agora disponível com o sistema de acionamento "paddle shift”.
Eficiência
O novo desenho do Focus fez com que coeficiente de arrasto fosse reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam a economizar combustível.
O isolamento acústico também recebeu ajustes, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.
Sistema de conectividade
O Novo Focus Hatch 2016 vem equipado de série com o sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2”, conexão Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência. Esse sistema faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.
A versão Titanium vem com o SYNC MyFord Touch, com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes. Tem ainda uma tela multifuncional de 4,2” no painel de instrumentos, que pode ser configurada pelo motorista.
Novo Focus RS 2016 com 350 cv é lançado na Inglaterra
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
pq não trazem esse rs ai pra competir com o golf? os fanboys da ford estão sofrendo...
ResponderExcluirBem difícil vir para o Brasil, ainda mais com esse motor de 350cv. E mesmo se viesse, não competiria com o golf, visto que a diferença de potência é bastante relevante. Atualmente o Golf GTI não tem concorrente na mesma categoria.
ExcluirVlww
Felipe Peschel você leu direitinho a potencia do focus RS?
Excluirsão 350cv amigo
o golf com seus 220 pôneis comeria muita poeira!!
Felipe Peschel você leu direitinho a potencia do focus RS?
Excluirsão 350cv amigo
o golf com seus 220 pôneis comeria muita poeira!!
Competir ou surrar? 350 cvs x 220 cvs [potência de carro do fim dos anos 90], Focus chegaria para pegar M135i, A45 AMG e RS3, inclusive em preço.
Excluircomparar golf gti com focus rs é o nivel dos mecanicos de plantão
ExcluirBem, o GTI concorre é com o Focus ST, que tem cavalaria parecida. O Focus RS concorre é com o Golf R e ai, amigo, o buraco é muito mais embaixo.
ExcluirGolf The Very Best HUMILHA focus
ExcluirGOLF GTI HUMILHA Focus st
GOLF R HUMILHA focus rs
GOLF R420 HUMILHA todo mundo!
Pro GTI, o equivalente é o ST. Nem esse a Ford se digna a nos trazer....
ExcluirLeandro, acho que você nao soube interpretar meu comentário...
ExcluirEsse aí também tem o forro do teto molenga?
ResponderExcluirBonito mas um pouco exagerado esse Focus Rs, só faltou um câmbio de dupla embreagem bom como o DSG/ S-Tronic (só vai ter manual) e uma tração integral da qualidade da Quattro.
Baixa qualidade da Quattro, não é? Aquilo é ridículo, chega a ser cômico um sistema que joga tudo na dianteira e mata a dinâmica dos carros.
ExcluirNesse segmento de hot hatches "extremos", a preferência é pelo câmbio manual. Fica a dica.
ExcluirAcordando pra realidade isso nunca vai vir pro Brasil, a Ford não se interessa muito pelo terceiro mundo, fica apenas espreitando, jogando o refugo pra cá.....mas esse ai Focus é mais um pra patrolar o golf.....imagina se até o ford fiesta ST anda na balada do Golf GTI, o que nao vai fazer esse ai com tração integral e 44 de torque.
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=KQ9NVz_LKj8
Rapaz, esse fieta ST anda heim, se fosse esse focus RS não daria nem pro cheiro pro Golf, iria brigar com o Subaru. Se esse fiesta andou colado no Golf, o Focus iria atropelá-lo.
ExcluirVocê já viu um vídeo de um Golf aspirado tomando uma peia do Escort Zetec General? É carro das antigas mas é massa ver o quanto o escortinho andava (anda).
https://www.youtube.com/watch?v=Pa7ogxXuwDg
Outro carro que poderia vir pra cá. A Ford poderia trazer as versões ST e a Risos. O Mustang parece que vem.
ResponderExcluirmuito bonito! já já a VW lança um GTi com uns 400cv e tudo volta ao normal kkkk
ResponderExcluirenquanto isso o RS reinará absoluto!
Excluirreinará como? não vai ser em vendas e nem o mais rápido! é carro pra quem tem raivinha dos alemães... em vendas o golf reina e nas pista tem rs3 passando 300km/h sem limitador kkkkk
ExcluirAndy não cansa de falar do teto do focus. O painel do focus e bem mais arrojado e belo do que o antiquado do golf !
ResponderExcluirPainel cheio de rebarbas do focus? Com aquelas portas de plástico duro e maçanetas de plástico cinza imitando metal? Pense num acabamento fraco!
ExcluirEnquanto isso, na Brazucalândia, a Ford nos brinda com o Fiesta Sport. Toma vergonha Ford, traga ao menos o Fiesta ST!
ResponderExcluirpor 69.900 está uma barbada. Anda muito mais que GTI e ainda é mais barato.
ResponderExcluirO Boca de Peixe RS ta bonitão em! Já o comum... Enfim, gosto é gosto kkk
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.