A suspensão hidro-pneumática, recurso que já foi o principal apelo técnico dos modelos de luxo da Citroen, especialmente os primeiros Citroen DS, será descartada pelo grupo PSA/Peugeot-Citroen em um processo de redução de custos.
A tecnologia, fabricada na unidade da PSA no noroeste da França, termina com o fim do Citroen C5.
Combinando uma bomba hidráulica com esferas pneumáticas preenchidas com nitrogênio, o sistema de suspensão da Citroen criou um nível de conforto praticamente inigualável entre 1955 e 1975, tendo contribuído para a mística futurista que envolvia os modelos DS.
A esse sistema de suspensão também é atribuído o mérito de ter salvo o General Charles de Gaulle, presidente da França, de uma tentativa de assassinato em 1962, quando o DS presidencial foi capaz de escapar de uma emboscada mesmo com dois pneus furados por tiros.
Recentemente, porém, alternativas controladas eletronicamente, como a suspensão adaptativa DCC da Volkswagen, superou a suspensão hidropneumática da Citroen em dirigibilidade e preço.
A decisão de colocar fim a essa tecnologia faz parte de um amplo plano de redução de custos da Citroen. O CEO, Carlos Tavares, apontou que existem outros sistemas que funcionam tão bem quanto, mas custam menos.
O aspecto interessante é que o fim da suspensão hidropneumática acontece exatamente no momento em que a marca DS da Citroen começa a ganhar vida própria, novamente. Dos atuais modelos DS, nenhum adota esse tipo de suspensão.
O novo DS5, por exemplo, adota uma suspensão adaptativa fornecida pela alemã ZF.
Atualmente, sistemas de suspensão hidráulica ou hidropneumática são usadas apenas em modelos de ultra-luxo da Rolls-Royce, assim como topos de gama da Mercedes-Benz e da Audi.
As vendas do Citroen C5 com suspensão hidropneumática caíram para cerca de 10.000 unidades por ano, sendo que sua suspensão responde por uma pequena parte da produção da fábrica de componentes da PSA na Normandia. Essa unidade ainda fabrica esperas pneumáticas para a Rolls Royce.
Fonte: Automotive News
Fim de linha para a suspensão hidropneumática da Citroen
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Os carros da citroen são interessantes.... Mas, falta algo
ResponderExcluirFalta que as pessoas vejam os carros como são, e não com o pré conceito que normalmente vejo em comentários da internet, alguns dos carros são ótimos,.
ExcluirÓtimos 0km, depois é só dor de cabeça.
Excluirdor de cabeça por falta de cuidado dos donos pois, tenho um c5 2008 e nunca tive dor de cabeça com a suspensão.
ExcluirDS é top
ResponderExcluirÉ o fim de uma era! Piada dizer que suspensão DCC da VW é melhor, essa da Citroën só é superada por aquela da Classe S que lê o asfalto, mas também né...
ResponderExcluirCitroën indo na contra-mão do mundo e tirando a personalidade de seus carros.
ela nao esta indo na conta-mao do mundo ela so esta se adaptando as novas condicoes do mercado mundial e o estilo esse sim e unico na citroen vem evolindo muito nos ultimos lançamentos como o c4 picasso e c4 cactus
Excluirinfelizmente
ExcluirQue está indo na contra-mão são alguns brasileiros! Pagando quase 100k em um volvorolla sem nenhum sistema de segurança ativa (ESP/T, ou ESC).
ResponderExcluirEntregando a vida a propria sorte! Agora, até o Sentra versão de entrada tem ESP!
soh quem tem sabe, quem nao tem citroen amem.
ResponderExcluircom duas suspensoes Hidractive fui muito feliz
Sou apaixonado pelo C5. Tenho um 2006/2007 e não imagino ficar sem ele. Faço revisões periódicas e o carro é excelente na cidade e no asfalto. Estou tentando achar um mais novo para manter, ultimo que veio para o Brasil foi 2012. O meu tem 58.000km pois tenho tb um DS4 2014. o C5 é melhor, mais confortável, o DS4 tem mais motor e é mais potente, muito mais. Pena que não fabricarão mais com a suspensão...
ResponderExcluirRealmente ter um C5 é um prazer. Ele é maravilhoso, suspensão excelente, bom desempenho. Tenho um 2006/2007 com 58.000km e não tenho coragem de trocar. Comprei um DS4 2014 mas mantive o C5 e não arrependi. O DS4 é mais potente, lindo, mas o C5 é muito mais confortável. Pena ter parado de produzir.
ResponderExcluirPessoal, participo de um grupo no whatsapp onde há donos de carros hidroativos do Brasil todo. Se alguém quiser participar é só entrar em contato.
ResponderExcluirTem que falar da taxa ! Rsrs
ExcluirTem que avisar da taxa! Kkkk
ExcluirAdd eu ao no grupo whatssp 16991088082 Marcelo
Excluirse possível add no grupo do whats 47 99783-1661 - Raphael... adquirindo um C5 2011... abraço
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.