O governo do Equador adotou medida, em outubro de 2014, que torna obrigatório a todos os veículos 0KM vendidos em seu mercado dispor de gachos ISOFIX para cadeirinhas infantis, controle eletrônico de estabilidade (ESC), duplo airbag, freios ABS e alerta sonoro de não uso de cinto de segurança. Além disso, todos os carros vendidos no País terão que ser certificados quanto à sua segurança em laboratórios internacionais com base nas normas de segurança automotiva da ONU - Organização das Nações Unidas.


A legislação foi emitida em 06/10/2014, sendo que as primeiras exigências passaram a valer 180 dias depois - em 04 de abril de 2015. É o caso dos fixadores ISOFIX, duplo airbag, ABS e alerta sonoro de não uso do cinto de segurança.


Os testes de certificação em laboratórios dos EUA e Europa, que foram alvo de reclamações de importadores e fabricantes locais em função dos custos - em torno de US$ 100 mil dólares cada teste - deverão estar conclusos a partir de um ano da emissão da legislação, ou seja, em 06 de outubro de 2015.

O Controle Eletrônico de Estabilidade, equipamento que, segundo o diretor geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, "mostrou muitos resultados" e hoje é "um sistema que salvaria quase tantas vidas quanto o cinto de segurança.". Esse sistema terá que ser instalado em todos os carros vendidos no mercado equatoriano a partir de 2018.

O Controle Eletrônico de Estabilidade se tornou um item tão importante para o Latin NCAP, que, a partir dos testes realizados em 2015, esse sistema será exigido pelo instituto para conceder pontuação de quatro ou cinco estrelas.

Além desses sistemas, o Equador está exigindo que os carros disponham de barras de proteção frontal e lateral, e o projeto do veículo terá que ser feito para que os ocupantes dos carros sofram menos danos em impactos. Esse regulamento é requisito da ONU e estabelece, entre outras coisas, que, após o impacto, as portas do carro devem se abrir sem a ajuda de uma ferramenta. Isso ocorre porque a primeira pessoa que geralmente ajuda após um acidente é o outro motorista, que, em geral, não dispõe de ferramentas específicas.

Mercado

O Equador tem um mercado dominado pela Chevrolet, que detém 48,4% do mercado, seguido de marcas asiáticas, como Kia, Hyundai, Nissan e Toyota. O quadro abaixo traz as posições de mercado em 2013.

Marca Vendas em 2013 Participação
Chevrolet 50.195 48,4%
Kia 12.300 11,9%
Hyundai 9.629 9,3%
Nissan 6.576 6,3%
Toyota 6.425 6,2%
Mazda 6.402 6,2%
Ford 4.086 3,9%
Hino 3.735 3,6%
Renault 2.533 2,4%
Volkswagen 1.846 1,8%

Fontes: El Comércio Governo do Equador

17 Comentários

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  1. Baralho !! A GM tem quase o mesmo share que todas as outras juntas ! Isso que é subdesenvolvimento !

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    1. Olhei o site da GM no Equador. Os carros populares da GM são o Spark e esse sedan Aveo Family (que usa um motor 1.5 de 83 cv). A GM domina o mercado. Ford e Volks têm vendas pífias. E Fiat, nem consta.

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    2. a chevrolet domina as vendas da maioria dos países hispanicos nao e so e equador. a unica excecao na america do sul e a argentina pq no resto e lider

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  2. "Além desses sistemas, o Equador está exigindo que os carros disponham de barras de proteção frontal e lateral" e isso é novidade? Não me diga que ainda vendem carros sem barra de proteção lateral?

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  3. Isso que é subdesenvolvimento obrigatóriedade de duplo air bag, abs, isofix, esc, alerta sonoro de cinto de segurança, etc

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  4. Isso que é subdesenvolvimento obrigatóriedade de duplo air bag, abs, isofix, esc, alerta sonoro de cinto de segurança, etc

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  5. Sacanagem é os carros (como UP e Corolla) serem vendidos sem controle de estabilidade no Brasil, sendo que os mesmos carros são vendidos (mais baratos) em outros países com o sistema. O isofix é outro exemplo, são poucos carros que dispõem do sistema.

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  6. Só não entendi uma coisa, o que o Suzuki Grand Vitara faz no site da GM do Equador.
    Ou eu estou vendo coisas ou tem algo que desconheço.

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    1. e o Spark de entrada, parece o Chery QQ. Parece MUITO.

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    2. la eles produziam e produzem na fabrica as 3 geracoes do vitara, a 90, 99 e 2006

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    3. A GM comprou a carcaça do Vitara e vende como Tracker!

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  7. Quero ver como a GM vai sair dessa no Equador, pois seus carros hoje vendidos lá não tem isofix e nem controle eletronico de estabilidade (esc).

    Pior ainda no crash test, se os GM obtiverem 3 estrelas será muito.

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  8. KKKKKK, OUTRO DA AMERICA LATINA QUE SEGUIU A LINHA BOLIVARIANA FALIDA!!!!!

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  9. Em termos de segurança esta melhor que o brasil.

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  10. Muita gente criticando e chamando o Equador de subdesenvolvido. Imagina o Brasil então. Corolla não tem sequer controle de estabilidade. Os carros lá terão mais segurança que os do Brasil e continuarão sendo mais barato.

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    1. Você sabe quantos artigos tem a constituição dos EUA? Sabia que a constituição da Inglaterra é costumeira ? Se não sabia vou fazer uma revelação: quanto mais leis um país tem, pior é seu índice de desenvolvimento. O Direito existe para colocar ordem onde não tem. Acha mesmo que um americano ou europeu precisa de uma norma dessa para saber comprar carro ? Isso denota a total capacidade educacional do povo do Equador, que engole essas porcarias há tanto tempo.

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    2. tem um ex professor meu q motou no equador por 5 anos e ele diz q la e um lugar melhor de se viver q no brasil, tudo e comprado em dolar e e muito mais barato q aqui

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