O Volkswagen up! Move-up! objeto de nosso teste de longa duração superou os 20.000 Km, e, portanto, foi encaminhado à revisão.

Volkswagen up! - revisões

Difusor de ar do passageiro se solta espontaneamente

Chegando lá informamos sobre o ocorrido com o difusor de ar do lado direito do painel, que foi ejetado do seu alojamento sem que estivesse sendo manuseado no momento. Ele caiu no banco dianteiro direito. Pegamos as duas peças, o aro que o circunda e o conjunto difusor. Analisamos as duas peças para entender o que provavelmente havia ocorrido, mas não encontramos um motivo. Analisamos o alojamento e montamos o difusor novamente no seu bocal.


Saímos com o carro novamente e logo em seguida o difusor foi ejetado do seu alojamento outra vez. Pegamos as duas peças e as guardamos no porta luvas, pois iríamos reclamar do que ocorreu na revisão dos 20.000 km. Essa revisão ocorreu uma semana depois desse problema.

Concessionária não resolve o problema na revisão

Na revisão mencionamos o que havia acontecido; o atendente fez uma análise preliminar, tentou montar o conjunto no seu alojamento e o conjunto caia logo em seguida. Quando fomos pegar o veículo, o atendente informou que o problema do difusor não havia sido resolvido, pois a VW não havia dado um retorno sobre o assunto. Estranhamos a informação, pois o problema estava ali, não havia nada que indicasse que havia sido causado por algum manuseio indevido e o defeito não foi corrigido.

O pior de tudo é que o atendente informou que deveríamos trazer o veículo num outro dia e que ele deveria ficar lá de um a dois dias para se fazer o procedimento de informar a VW e receber o retorno dela. Falou-se também num laudo técnico que seria feito. Ou seja: o cliente, que pagou um valor considerável quando comprou o veículo e necessita do carro para suas atividades, as vezes é uma ferramenta de trabalho, fica em segundo plano, esperando a burocracia concessionária-montadora para trocar um difusor de ar no painel.

Preço de revisão mais caro que o indicado no site

Volkswagen up! - revisões

Independente disso, pagamos a vista a revisão (de R$ 470,00). Os serviços executados foram troca do óleo, bujão, filtro do ar, filtro de Combustível, colocação de algum detergente na água do limpador de para brisa, filtro do AC que estava um pouco sujo. Alinhamento e balanceamento das rodas ficou R$ 169 reais. Descontando o serviço de alinhamento, o valor da revisão ficou em R$ 301 reais. Estranhamente, a concessionária não consultou a VW para saber se o valor cobrado estava correto. E não estava, pois, segundo o site da montadora, o valor sugerido da revisão é de R$ 236 reais (veja aqui).

Volkswagen up! - revisões

A concessionária só colocou o difusor no seu alojamento e, quando o carro estava retornado para casa, o mesmo caiu novamente.

Conclusão

O up! do nosso teste de longa duração chegou para revisão de 20.000 Km com um problema - um difusor de ar que não para no lugar. E saiu da revisão, pela qual cobraram um preço 27% maior que o estipulado pela fábrica (que poderia ser considerado um terceiro problema), com dois problemas: o difusor que continua avariado, e outro mais grave, que é a necessidade de se deixar o carro por mais dois dias na autorizada para os trâmites burocráticos necessários para definir como e se o difusor de ar será consertado.

29 Comentários

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  1. Mas em questão de barulhos internos o que ainda esta como zero km?

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  2. Péssimo atendimento, além do problema não ser resolvido, ainda cobraram um valor abusivo pela revisão. Passei pelo mesmo problema de valor cobrado pela segunda revisão, que a princípio foi orçada em 400 reais, valor que foi sumariamente rejeitado. No final das contas, paguei os 236 reais, porém fiquei quase 4 horas aguardando o carro. E ainda tem gente que acha o atendimento bom da rede VW...

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    1. Por isso Honda e Toyota nadam de braçadas....E mantém seus clientes fiéis...
      Não adianta ter um bom produto, Muitos que passam por isso nunca mais vão querer um VW!!!

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  3. Depois as pessoas não sabem o porque da toyota cobrar mais caro pelo seu produto.

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  4. Na minha opinião, o atendimento oferecido pelas "quatro grandes", são de regular para péssimo. Não existem nenhuma que se sobressai nesse aspecto. Falam mal do atendimento da Ford, mas as outras três estão no mesmo barco.

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    1. Também acho isto. Mesmo nas marcas consideradas premium não é as mil maravilhas, dependendo da cara do cliente. Mesmo com o código de defesa do consumidor, as concessionárias e fabricantes insistem nas infrações. Já começa pelas propagandas com aquelas letra minúsculas (o que é proibido por lei). Por isto que acho que os fanatismos que alguns declaram abertamente aqui no blog, são um atestado de puro conhecimento sobre o mercado automobilístico no Brasil.

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  5. Um dos motivos que vendi minha Saveiro, foi porque achei absurdo os preços cobrados pela VW nas revisões semestrais. Carro com 25 mil km chegaram a fazer um orçamento de 1240 reais. 6 meses depois, aos 28 mil km cobraram 800 reais. Meu outro carro é um Fluence, com revisões anuais e até hoje aos 40 mil km paguei menos em todas as revisões.

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  6. Impressionante mesmo. Este tipo de problema você não tem na Ford, afinal, já sai de casa sabendo que será extorquido. Por isso Toyota e Honda estão ganhando mercado.

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  7. esses caras de css não sabem de nada.Além de n saber , eles colocam o preço lá em cima. Mecânicos meia boca.

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  8. Estranho, na Ford tive 2 garantias, prontamente atendidas e sem burocracia, uma troca do acionador da luz de ré na slavieiro e uma troca da barra de direção fora da garantia na Park sul.
    Quanto ao valor das revisões sempre entre 10 e 20 % abaixo da tabela, falam mal da Ford, e eu estava até temeroso de comprar um, mas ou eu tenho sorte ou no DF o serviço é diferenciado ou fazem terror demais com problemas pontuais, tenho o veículo a 3,5 anos, um New festa 11/12.
    Meu próximo carro provavelmente sera um VW Golf , mas estou com o mesmo pavor do pós venda da VW, pq o valor das revisões são sempre uma incógnita, pois cada concessionária pede o que quer na mão de obra, a única revisão que vc pode prever o valor são as 2 primeiras, o resto....

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    1. Eu por enqnto não tenho o que reclamar das revisões que fiz na ford, deram ate desconto no preço da revisão por eu ter pago a vista, paguei menos que o preço sugerido pelo site

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    2. Aqui em Recife também, para pagamento a vista o valor é menor que o sugerido pelo site da Ford. Detalhe: já tive 3 Fiestas Rocam é nunca recebi um orçamento de revisão com valor maior que o do site. O maior problema das revisões de carros Ford era o espaçamento de 6 meses, que agora foi resolvido, passando a ser anual (apenas no primeiro ano temos duas revisões).

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  9. O amigos tive o mesmo problema ele cobraram pra mais,ridículo né,a segunda revisão eu mesmo fiz comprei as pecas originais e vi na Internet como trocadas e só levei para fazer rodízio dos pneus e alinhamento e balanceamento saiu mais barato e gastei 30minutos mais menos é economizei uns um almoço com a esposa de domingo kkkkk valeu galera.

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  10. Tudo que se traduz em garantia tem que ser reportado a VW, esperar retorno e ai fazem mesmo para algo óbvio como esse é que certamente também não tem a peça. Se for algo que seja identificado pelo computador e solicitado a troca pelo próprio sistema ai sim mas estão embasado no sistema que solicitou a troca e isso fica registrado. do contrário podem ter que pagar a peça que a Vw não autorizou a troca em garantia. No Brasil como sempre os bons pagam pelos ruins, de má fé.

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  11. Depois tem gente que critica o pós venda Peugeot, pelas minhas contas a revisão de 20.000 do 208 sai mais em conta.

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  12. Interessante essa matéria, pois quando fui pagar a revisão de 6 meses do meu Up, que tem vários problemas de acabamento, já citei em outro post aqui, a moça me disse que tinha ficado em R$440,00, eu prontamente disse que havia algo errado. Ela se desculpou e disse R$295,00. Novamente falei que ainda estava caro, aí perguntei que itens foram trocados e somando tudo deu R$277,00, paguei.

    Eu até agora pensava que era equívoco da moça, mas lendo aqui, percebo que eles cobram mais caro. É o velho golpe 'se colar, colou',

    Há uns 4 meses, levei o carro para avaliarem a bomba de combustível que estava com barulho, o veículo ficou 8 dias na css e não resolveram o problema, disse que estava esperando resposta da fábrica, aí não esperei e retirei o carrinho. Nessa revisão tornei a mencionar o barulho, e novamente estou esperando a resposta da fábrica.

    Os revestimentos plásticos do interior que estão se soltando, me disseram que irão substituí-los, já fizeram pedidos das peças, aguardando.

    Barulhos, ainda não conheço carro popular que não tem. Meu Up está com 5.000 km, e já com barulhos. Meu Focus Ghia 2.0 ano 2009 não possui um barulhinho sequer, guiar ele parece que está num 737, em voo de cruzeiro.

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    1. Pois é, amigo, essa é a superioridade da VW no Brasil.
      Pode ser que em outros países ela faça por merecer ser alemã, mas no Brasil, muito longe disso, o Up! que é o orgulho da maioria dos fanboys da problema, imagina se não desse?
      Todo carro é passível de problema, nenhum é exceção.

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  13. Poderia eu elogiar a matéria, poderia eu comentar os abusos da Vw, poderia eu mencionar que quando o prejuízo é no Vw do Blog a pimenta arde mais...
    Mas quando deveria eu, reclamar dos problemas que indiscutivelmente existem no Golf, onde poderia eu PROVAR, com certeza seria eu aniquilado e contrariado no blog.
    A verdade realmente é, quando o problema é dos outros a dor é inexistente.

    Problemas comprovados por mim do Golf 7.

    Com rodas 16" e com perfil de pneu de fábrica a frente pega em qualquer valeta, já com rodas 17" e perfil de fábrica, o que denotaria em tese (carro mais baixo), na verdade é o contrário ( 3 cm mais alto para o 17") e pegando muito menos em valeta. Resultado: Falta de tropicalização.

    Marchas em Retenção: Realmente não é problema físico do câmbio, mas é sem dúvida falta de feeling do fabricante, para não prender a marcha.

    Câmbio DSG e o chocalho: Podem se acostumar, dizer que não tem, mas na rua andando a pé, conhece um Golf vindo pelas costas só de ouvir os chocalhos do DSG. Quem diz que não tem esse barulho, não tem conhecimento do seu carro, pois quem é observador nas condições diárias do comportamento do seu veículo sabe exatamente diferenciar cada barulho de seu automóvel.
    O DSG tem sim, barulho de chocalho, e nem sempre faz somente em paralelepípedos, pois quem possui ouvido apurado, com os vidros abertos e em baixa velocidade (velocidade determinada, ele aparece) no silêncio da noite dá para ouvi-lo. E depois de ouvi-lo pela primeira vez, o que PERMITE DISTINGUIR o barulho dos demais, ai, fica fácil reconhecê-lo sempre.

    O botão do hodômetro faz barulho (fica grilando), solução Vw, desmontar o painel e deixar marcas da ferramenta no painel (preto brilhante), ou colocar um micro pedaço de papel, quase o escondendo dentro do painel para fazer escora para o barulho desaparecer. Resultado, como o botão é porcaria, fica melhor a gambiarra do que desmontar e riscar o cluster.

    Amortecedores fazem barulhos sim, principalmente em lombadas e valetas.

    O Auto Hold é outra peça que se não tem defeito, não tem feeling, pois em determinados tipos de trânsito, plano, descida, algumas saídas, ele dá tranco, principalmente para estacionar em vagas e sendo preciso dar um pequeno movimento adiante, sentido pará-choque traseiro do outro veículo, se não tomar cuidado (será totó na certa do carro da frente).

    Portanto, se Up de R$30,000 a R$40,000 é dinheiro justo, suado, que merece respeito ao consumidor, o que eu concordo plenamente.

    R$80,000 a R$150,000 do Golf Confortline, Highline e Gti é sem dúvida tbém dinheiro, que a Vw desrespeita sem pudor.

    O recall atual da bomba de combustível dos Golf 2015, também demonstram que o risco de problemas do é real, pelo simples fato de que é máquina mecânica, elétrica e eletrônica.

    O Golf continua na minha concepção sendo um The Very Best, mas não é perfeito, é fato.

    Por favor eu peço: Aceito comentários de qualquer pessoa, mas me poupe dos comentários do C4C Heil H., o famoso vulgar cheerleader da Vw, pois seus comentários são inadequados, inapropriados, ridículos, nada informativos, nada esclarecedores, nada orientador e ainda por cima, demonstram imensa truculência, deboche e falta de respeito com os demais.

    Peço que publiquem esse comentário. É uma crítica, assim como aproveito para elogiar a excepcional matéria da rigidez torcional / peso Renegade, o que merece um sincero parabéns.

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    1. Este é o tipo de comentário que deveríamos ter com mais frequência.
      O Golf VII é sem dúvida um carro espetacular, mas faltou por parte da VW preocupação em trazer ele da forma "abrasileirada". Estava lendo o relato de um cara no facebook, que ele está com mais de 30 dias com o carro parado na concessionária por problemas no DSG, e que no final das contas, a VW só enrola e enrola o proprietário.
      Parabéns pelo comentário construtivo.

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  14. São problemas que qualquer carro possuí. Já tive Polo, Marea e, quando percebia que a CSS queria me ferrar, mudava de local. No meu Mille Economy, cansei de fazer isso. A culpa não é da montadora, mas sim de alguns franquados, uma pena pois mancha uma história de qualidade e sucesso.

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  15. Consultei o site da VW com os valores de revisão e lá diz que os valores são sem mão de obra, ou seja, as concessionárias podem cobrar o valor estipulado mais o tempo de mão de obra.

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  16. Realmente as revisões da VW são um absurdo, por exemplo, tenho um Fox 1.6 com AR 13/14, fui realizar a revisão de 40.000 no site, informa o preço de R$ 236,00 de peça + R$ 259,00 mão de obra = R$ 495,00.
    Porém, chegando a concessionária, no manual constava alguns itens que devem ser trocados com 40.000 Km e não constava no site.
    Se não realizasse a manutenção de acordo com o manual, iria perder a garantia de câmbio e motor do carro, que são de 3 anos.
    Neste caso, o meu custo foi para R$ 950,00.
    Fui obrigado a fazer, se não quisesse perder a garantia.
    Fiquem de olhos abertos, antes de comprar carros da VW.

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  17. Meu Fox com 27 mil Km- quarta revisão apresentou vazamento de óleo. Fiquei 3 dias sem o carro. Não por que o serviço em si era demorado, mas pela burocracia de desmontar, enviar fotos para a VW e aguardar a autorização para execução dos serviços. Agora ficar sem carro por 2 dias por causa de una "besteirinha" dessa - difusor de ar se soltando. Quanto ao valor das revisões tentaram me cobrar muito mais que o preço obrigatório para a 1ª e 2ª revisão, mas em ambas as vezes questionei e paguei o valor correto. E na segunda revisão, um dia após, tive que acionar o guincho, pois os técnicos qualificados VW montaram o filtro de combustível com a mangueira estragada.

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  18. Isso ficou claro aqui quando fiz minha revisão, a CSS VW é fraquíssima, o meu carro ficou 2 dias inteiros para trocar uma bomba.

    Como foi dito aqui na matéria, até um parafuso para ser trocado tem que esperar autorização da fábrica, isso é um absurdo, a CSS está ali para fazer o serviço e DEPOIS correr atrás do fabricante.

    Parece que a CSS não é da VW e até um "peido" tem que ser autorizado a cheirar ou não!

    Descaso total da montadora com o cliente...

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