Apesar de os preços sugeridos dos carros subirem com frequência, a realidade do mercado pode apresentar uma situação diferente, sobretudo em um cenário de queda de vendas. A empresa Molicar fez um levantamento de preços reais praticados para diversos modelos 0KM no Brasil e constatou tanto situações de redução quanto de apreciação de valores.

VW Jetta Trendline 2015

O levantamento da Molicar envolve todos os modelos à venda no Brasil, mas para efeito deste post consideramos apenas os carros até R$ 200 mil reais, onde o VW Jetta, em suas versões Comfortline e Trendline, foi o que mais teve queda de preço, com retração média de 8,1%.


O Renault Duster vem em segundo entre os que mais caíram de preços, com redução média de 7,4% - possivelmente refletindo a entrada no mercado da linha 2016, e, consequentemente, provocando queda nos valores dos modelos atuais.

VW Golf Comfortline 2015 - queda de preços

A terceira colocação entre os carros que mais caíram de preço ficou com o Golf, com -6,3% de variação negativa em seus preços efetivamente praticados.

ModeloQueda de preço
VW Jetta (Trendline / Comfortline)-8,10%
Renault Duster-7,40%
Golf 7-6,30%
Ford New Fiesta-5,90%
EcoSport FreesTyle-8,50%
BMW 320i Sport GP-8,10%
Audi Q5-10,10%
Audi Q3-9,90%

É importante considerar que a ocorrência de redução de preços reais, que são os efetivamente praticados no mercado, indica que as concessionárias estão oferecendo descontos mais agressivos para fechar os negócios, em geral refletindo bonificações oferecidas pela fábrica. Um exemplo é o que acontece com as versões Highline do Golf, que contam com deságios de cerca de R$ 10.000 reais (veja detalhes aqui).

Maiores aumentos

Na outra ponta, a dos carros cujos preços reais mais subiram em abril, o GM Onix lidera, com crescimento de 11,7% no período.

GM Onix LT 1.0 - aumento de preço

O Volkswagen up! Take-up! 2 portas foi o segundo com maior aumento, com avanço de 9,8%.

Volkswagen up! 2 portas - aumento de preço

O terceiro carro que mais encareceu foi o Gol Special, com aumento de 9,2%.

ModeloAumento de preço
GM Onix11,70%
Volkswagen up! Take-up 2P9,80%
VW Gol Special9,20%
Fluence Dynamique 2.0 CVT8,90%
Cruze Sport LT 1.87,80%
GM Prisma LT7,80%

Fonte: AutoInforme

9 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. eh no pobre que as montadoras enchergaram uma oportunidade de exploraçao ...apostando em desing esportivos e no consumidor que deixa a razao de lado e se deixa levar pela
    emoçao....o resultado é q na nossa republiqueta tem compacto popular por nais d 50 mil reais....E os hatchs medios sumiram das ruas em outro blog li q a queda nas vendas em relacao a 2014 é de 40%...eu nao caiu nessa nao pagaria mais de 60 mil reais num hatch medio zero Km...esses carrinhos
    sao absurdamente superfaturados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo de produção de um hatch médio é semelhante ao de um sedã médio, então também não compre nenhum sedã médio por mais que 60mil.

      Excluir
    2. Se eu realmente fosse trocar de carro, eu iria numa Tiguan 2012..2.0 turbo, aqui na região a maioria delas custa entre 70 mil e 80 mil...qual carro zero ta valendo a pena com tanto semi-novo premium disponível?

      Excluir
  2. Por isso que o Carlos sempre diz que o Golf está muito barato!!! A piada é que os "carros de pobre" são os que mais aumentam de valor.

    ResponderExcluir
  3. É a lei da oferta e da procura se a procura está baixa o preço cai e do contrário o preço sobe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não funciona aqui na Banânia! Vc já ouviu falar de cartel? Tsc Tsc

      Excluir
  4. Acho que a questão esta sendo tratada equivocadamente
    Os carros tidos como de pobres, os de entrada, são na realidade os que não tem concorrencia(para as fabricas é óbvio)
    e os médios e alguns de luxo ou superirores há sim muita concorrencia e seu compradores são mais exigentes e ou mais esclarescidos e com um fator de formação de opinião mais embasado no que o carro possa oferecer
    E ai se explica o que esta ocorrendo

    ResponderExcluir
  5. E a queima de estoque da BMW? X1 está 119k, antes tava mais de 130k... Mesmo sendo uma diminuição para queimar o estoque da X1 antiga, ainda é um bom negocio, mesmo com a nova geração vindo ai.

    ResponderExcluir
  6. Eu só não entendo como esse onix sempre aumenta de preço e vende tanto. Já está com preço de compacto premium.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem