O levantamento da Molicar envolve todos os modelos à venda no Brasil, mas para efeito deste post consideramos apenas os carros até R$ 200 mil reais, onde o VW Jetta, em suas versões Comfortline e Trendline, foi o que mais teve queda de preço, com retração média de 8,1%.
O Renault Duster vem em segundo entre os que mais caíram de preços, com redução média de 7,4% - possivelmente refletindo a entrada no mercado da linha 2016, e, consequentemente, provocando queda nos valores dos modelos atuais.
A terceira colocação entre os carros que mais caíram de preço ficou com o Golf, com -6,3% de variação negativa em seus preços efetivamente praticados.
Modelo | Queda de preço |
VW Jetta (Trendline / Comfortline) | -8,10% |
Renault Duster | -7,40% |
Golf 7 | -6,30% |
Ford New Fiesta | -5,90% |
EcoSport FreesTyle | -8,50% |
BMW 320i Sport GP | -8,10% |
Audi Q5 | -10,10% |
Audi Q3 | -9,90% |
É importante considerar que a ocorrência de redução de preços reais, que são os efetivamente praticados no mercado, indica que as concessionárias estão oferecendo descontos mais agressivos para fechar os negócios, em geral refletindo bonificações oferecidas pela fábrica. Um exemplo é o que acontece com as versões Highline do Golf, que contam com deságios de cerca de R$ 10.000 reais (veja detalhes aqui).
Maiores aumentos
Na outra ponta, a dos carros cujos preços reais mais subiram em abril, o GM Onix lidera, com crescimento de 11,7% no período.
O Volkswagen up! Take-up! 2 portas foi o segundo com maior aumento, com avanço de 9,8%.
O terceiro carro que mais encareceu foi o Gol Special, com aumento de 9,2%.
Modelo | Aumento de preço |
GM Onix | 11,70% |
Volkswagen up! Take-up 2P | 9,80% |
VW Gol Special | 9,20% |
Fluence Dynamique 2.0 CVT | 8,90% |
Cruze Sport LT 1.8 | 7,80% |
GM Prisma LT | 7,80% |
Fonte: AutoInforme
eh no pobre que as montadoras enchergaram uma oportunidade de exploraçao ...apostando em desing esportivos e no consumidor que deixa a razao de lado e se deixa levar pela
ResponderExcluiremoçao....o resultado é q na nossa republiqueta tem compacto popular por nais d 50 mil reais....E os hatchs medios sumiram das ruas em outro blog li q a queda nas vendas em relacao a 2014 é de 40%...eu nao caiu nessa nao pagaria mais de 60 mil reais num hatch medio zero Km...esses carrinhos
sao absurdamente superfaturados
O custo de produção de um hatch médio é semelhante ao de um sedã médio, então também não compre nenhum sedã médio por mais que 60mil.
ExcluirSe eu realmente fosse trocar de carro, eu iria numa Tiguan 2012..2.0 turbo, aqui na região a maioria delas custa entre 70 mil e 80 mil...qual carro zero ta valendo a pena com tanto semi-novo premium disponível?
ExcluirPor isso que o Carlos sempre diz que o Golf está muito barato!!! A piada é que os "carros de pobre" são os que mais aumentam de valor.
ResponderExcluirÉ a lei da oferta e da procura se a procura está baixa o preço cai e do contrário o preço sobe.
ResponderExcluirIsso não funciona aqui na Banânia! Vc já ouviu falar de cartel? Tsc Tsc
ExcluirAcho que a questão esta sendo tratada equivocadamente
ResponderExcluirOs carros tidos como de pobres, os de entrada, são na realidade os que não tem concorrencia(para as fabricas é óbvio)
e os médios e alguns de luxo ou superirores há sim muita concorrencia e seu compradores são mais exigentes e ou mais esclarescidos e com um fator de formação de opinião mais embasado no que o carro possa oferecer
E ai se explica o que esta ocorrendo
E a queima de estoque da BMW? X1 está 119k, antes tava mais de 130k... Mesmo sendo uma diminuição para queimar o estoque da X1 antiga, ainda é um bom negocio, mesmo com a nova geração vindo ai.
ResponderExcluirEu só não entendo como esse onix sempre aumenta de preço e vende tanto. Já está com preço de compacto premium.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.