O motor tri-cilíndrico 1.0 TSI (Turbo) que a Volkswagen prepara para equipar a versão esportiva do up!, que poderá se chamar Speed-up!, equipará também a versão aventureira do sub-compacto, o Cross-up!.

Volkswagen up! Cross Turbo TSI

A Volkswagen apresentou na semana passada os detalhes desse motor em um simpósio de engenharia na Áustria, onde demonstrou que tal propulsor pode chegar a 272 cv e 37,32 kgfm de torque.

Volkswagen up! Cross Turbo TSI

No up! brasileiro, porém, o motor que chega em junho, terá uma especificação entre 101 cv e 104 cv de potência máxima, e torque em torno de 17 kgfm disponíveis a cerca de 2.000 RPM. Esse powertrain, empurrando um carro de menos de 950 Kg, proporcionará um desempenho que tende a ser interessante.

Volkswagen up! Cross Turbo TSI

O up! e o Crossup! com motor turbo terão também o sobrenome TSI, como no caso do Golf, identificando a versão.

Fonte: AutoEsporte

38 Comentários

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  1. Aparentemente são propostas bem interessantes. Resta saber se a VW não quer 60 mil UP Cross ou Speed. Se for, bom, mas dispenso.

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  2. Vai ser um foguete esse carro,vai dar pau em muitos carros 1.6 o RENEGEDE vai ser o primeiro a entrar na roda e sem falar que ja levou pau do UP normal imagine desse então......

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    1. Se o up! 1.0 aspirado já humilha o Jeep Renegade 1.8 Automático. Segundo a 4 Rodas, o up! 1.0 é 1,2 segundos mais rápido que o Renegade 1.8 AT, que faz de 0 a 100 KM/h em 15,3 segundos.
      Esse Crossup! turbo vem para arrepiar o Jeep Renegade 2.0 Turbo Diesel, que faz de 0 a 100 Km/h em 12,2 segundos, enquanto o Crossup! 1.0 TSI fará em menos de 9 segundos.
      O up! turbo virá para colocar em seu devido lugar tambem o Renault Sandero RS, que deve vir todo espalhafatoso, mas tomará uma bela sova do "The Very Bestinho", que é o up!

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    2. Vai andar igual um HB20 1.6

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    3. O HB20 1.6 é mais fraco que o Gol 1.6 16V Rallye. E não faz de 0 a 100 Km/h em menos de 10 segundos. Faz em 10,5 segundos.
      O up! turbo fará em menos de 9 segundos.
      O HB20 não terá a menor chance. Não verá nem a cor do up!.
      Aliás, o hb20 1.0 já não vê a cor do up! 1.0.

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    4. HB20 manual faz 0-100 em 9,5 segundos. 10,5 é com aquele cambio antiquado de 4 marchas, com um de 6 provavelmente deve ir para os 9 segundos.

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    5. Vai ser um foguetinho, mesmo!
      O aspirado já deixa os outros 1.0 comendo poeira, imagina esse!
      Pra mim, preferiria o turbo na versão Move ou WRB, Cross não me agrada, visual carregado.

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    6. vai humilhar o HRV que faz de 0 a100 em 9.9s... será que o hondaboys vão chorar de tomar pau de um Up? mas ainda vai tomar um couro de um Punto T-JET que faz em 8.4s e do 500 abarth 0 a 100 em 6.9s, ds3 tubro 0 a 100 em 7.3 s e outros... detalhe parece que o Sandero fará em 7s, mas vamos esperar...

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    7. Interessante como o Gol rallye é rápido no 0 -100, mas, ao mesmo tempo beberrão, vejam a tabela INMETRO, deve ter marchas muito curtas.

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    8. carlos4carros,
      Você só pode estar louco se acha que o Crossup! fará um 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. Quanto ao up! 1.0 TSI andando mais que o Sandero RS pode sentar e ficar esperando. HB20 1.6 não é mais fraco que o Gol Rallye, HB20 1.6 faz sim de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.
      O estrangeiro,
      500 Abarth indo de 0 a 100 km/h em 6,9s só na ficha técnica mesmo, pode desistir também que o Sandero RS não fará em 7s nem que a vaca tussa.

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    9. O HB20 faz 0-100 em 10s, em alguns locais fez um pouco abaixo acima disso(10,2s no Carplace). A versão automática faz 0-100 em cerca de 11s, devido ao câmbio ruim. Se fosse de 6 marchas faria em 10,6s. Esses são os números dos testes práticos da Auto Esporte, Quatro Rodas, Carplace e Revista Carro.

      O Gol Rallye, que utiliza rodas "16" com pneus de uso misto largos, suspensão elevada, pior coeficiente aerodinâmico e pesa mais que o HB20, fez 0-100 abaixo de 10s em várias fontes e retomou melhor que HB20 e New Fiesta em todas as fontes.

      Na Auto Esporte o 0-100 foi em 9,8s ante 10,5s do HB20 1.6 Premium. Entretanto, o correto mesmo seria comparar Gol Rallye com HB20X, que também possui adereços e suspensão elevada para prejudicar o desempenho(mais peso e menos aerodinâmica). O HB20X fez 0-100 em 11s no teste da Revista Carro.

      Se esse motor 1.6 16v estivesse no Gol comum, que é mais baixo, não utiliza enormes pneus mistos, tem melhor aerodinâmica e quase 100kg a menos, ele garantiria com tranquilidade o melhor desempenho da categoria. No mínimo, o 0-100 cairia em 0,5s, sendo pessimista.

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    10. Para ter uma noção, o DS3, que utiliza o motor 1.6 THP de 165cv faz 0-100 em 7,3s. Não existe a menor possibilidade do Sandero RS 2.0 aspirado fazer em 7s. Se fizer em torno de 9s ou pouco abaixo disso já estará ótimo.

      Só basta a Renault não exagerar nos preços, pois o Stepway com aquele motor 8v bem ruim já custa 52mil reais. O Sandero RS, que será algo bem mais exclusivo, cheio de firulas, com motor 2.0, deveria chegar por, no máximo, 55mil, já que continua sendo um Dacia pobre e popular, mudando apenas o motor.

      Entretanto, suspeito que custará por volta de 60mil, algo totalmente fora da realidade. Nesse caso, o valor ficará bem puxado e venderá 10 unidades no primeiro mês e depois 1 unidade a cada 2 meses.

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    11. Felipe,
      HB20 na Car And Driver o HB20 fez em 9,7 segundos. Na Quatro Rodas no 0 a 1000 metros o HB20 fez em 31,6 segundos e o Gol Rallye fez em 31,8 segundos. Enfim, não tem como, o HB20 anda mais que o Gol Rallye.

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    12. @NDA
      Não tem como? Como assim? Na Auto Esporte, o Gol Rallye andou mais, fazendo 0-100 em 9,8s ante 10,5s do HB20 Premium. O Gol Rallye também foi bem melhor nas retomadas. No Carplace, eles emparatam no 0-100, mas o Gol Rallye foi bem melhor nas retomadas. Na Revista Carro, o Gol fez 0-100 em 9,7s ante 10s do HB20 1.6 Premium. O Gol Rallye também foi bem melhor nas retomadas: 80-120 do Gol foi feito em 10,4s ante 11,9s do HB20.

      Bom, pela análise objetiva dos fatos, parece que existem mais fontes a favor do Gol Rallye. Essa do 0-1000 eu vou fingir que você não digitou, mas apenas por acreditar que, no fundo, era uma brincadeira, já que uma diferença de 0,006% é tão ridícula que qualquer mínimo fator externo teria influência até maior que isso. Não dá para levar a sério esse seu argumento, infelizmente.

      Entretanto, é possível observar que HB20 1.6 Premium e Gol Rallye andam em ritmo semelhante, com pequena vantagem para o Gol Rallye, na média das avaliações, apesar de ser praticamente um empate técnico. Porém, vale ressaltar, que o Gol, nessa versão, é bem mais pesado, tem cx de 0,37, graças a suspensão elevada, e utiliza rodas "16" com pneus mistos bem largos. A versão civil do Gol, que é mais leve, mais aerodinâmica e utiliza pneus normais andaria, pelo menos, 0,5s mais rápido, sendo consideravelmente mais rápida que a versão civil do HB20 1.6.

      Também não podemos esquecer que a versão do HB20 que compete com o Gol Rallye e sofre com maior peso e aerodinâmica ruim, é o HB20X, que registra 0-100 na casa dos 11s. Ou seja, Gol Rallye anda muito mais que o HB20X e, em média, um pouco mais que sua versão convencional.

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    13. Os links dos testes de HB20 1.6 Premium e Gol Rallye na Revista Carro(motor press Brasil):


      http://carroonline.terra.com.br/modelo/hb20/premium-1-6-16v/2014#testes-tab

      http://carroonline.terra.com.br/modelo/gol/1-6-16v-msi-rallye/2015#testes-tab



      Lembrando que na Car and Driver foi utilizada a versão Confort Style 1.6, que utiliza rodas "14" e pneus finos de 175mm, enquanto o Gol Rallye utiliza "16" de 195mm. Caso você não saiba, um pneu mais largo acarreta uma diferença relevante no desempenho, devido a maior superfície de contato. São melhores para aspectos dinâmicos, mas tiram alguns bons décimos de segundo no desempenho e aumentam o consumo. Mesmo o HB20 Premium não tem pneus largos como o Gol Rallye, adotando 185mm ante 195mm do aventureiro. Apenas o HB20X utiliza pneus 195mm.


      Para ter uma noção, o Move Up! com rodas "14" obteve os melhores números de desempenho no teste prático do Best Cars(0-100 em 13,5s, mas as versões com rodas "15" fazem a mesma prova em cerca de 14,2s).

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  3. Vai ter um desempenho bem interessnte. Qualquer coisa no 0-100 abaixo dos 10s, será um ganho e tanto para o pequeno. Viva ao downsizing.

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  4. A VW está se preparando com up ,aos poucos para ser lider de mercado novamente mais agora com este carro ,E ainda tem a familia Up ,que está por vir em 2017 ,como um SUV e Pick up derivados do up

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    1. Dando VC tirou essas informações . fonte? Pick-up???

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    2. uma pickupinha derivado do up! para competir com a strada seria fantástica, a strada é um lixo!

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  5. Vim só me vangloriar, afinal, meses atrás eu disse que se o Up viesse com esse motor turbo, teria 100 cvs e torque de carro 1.6, tá aí, 17 kgf.m. É ruim? NÃO!!! É excelente, um carrinho leve, com quase nenhum balanço e ajuste excelente de suspensão, é um pocket rocket nacional, nos moldes do Ka XR.

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  6. estou satisfeito com meu Jetta 2.5 com uma relação peso/torque de 58,41 kg/kgfm, isso com o pico de torque acima de 4000 rpm... imaginem um Cross-Up TSi com seus 960 kg e 17 kgfm de torque já nos 2000 rpm, teria uma relação peso/torque de 56,47 kg/kgfm... será delicioso guiar esse carrinho! a VW ainda é muito sensata, esse motorzinho poderia despejar uns 20 kgfm de torque, ai humilharia até carros 2.0, ficaria com uma relação peso/torque melhor que a do Jetta TSi!

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  7. Acredito que ninguém aqui tem dúvidas da qualidade e do ótimo desempenho que provavelmente ele terá. Mas a questão é PREÇO. Quanto ele vai custar? Não adianta fazer o melhor e mais bonito sapato do mundo se esse não cabe no pé do cliente. PREÇO

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  8. Sem duvida é o melhor popular de entrada do mercado brasileiro, se eu quisesse um carrinho barato sem dúvida seria esse.

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  9. cara to ansioso fazer um teste drive com esse novo motor.que venha logo.

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  10. Vai andar bem. Agora, sacanagem comparar com o Renegade. Propostas completamente diferentes. Já encheu o saco esse negócio do pessoal falar que o Renegade não anda. Se o cara mora lá no interior de Minas ou Mato Grosso, beleza. Não compre o Renegade, pois em pista simples o motor fará falta. Agora, se o sujeito mora em São Paulo, por exemplo, onde tem um radar a cada 1 km, o Jeep vai bem. Será que ele não anda a 120 km/h na rodovia? Pra que sair que nem um desesperado do farol? Ah, que saco. Eu tenho um carro que faz de 0 a 100 km/h em menos de 10s, e sinceramente nunca, nunca mesmo consegui usar esse desempenho rodando aqui em São Paulo ou nas rodovias do estado.

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    1. Pessoal fica torrando o saco com diferença de 1, 2 ou 3 segundo de 0-100. Parece que vai todo dia disputar uma corrida. Com trânsito, dificilmente passamos de 60km/h. Parece que vão andar sempre a 200km/h. O conforto de uma carro é muito mais importante

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    2. Se o cidadão utilizar o Renegade apenas na cidade, não vejo problema. Se a intenção for viajar, pegar estrada com frequência, aí sim o Renegade automático é carta fora do baralho, pois o desempenho é muito ruim, o carro sofre pra manter velocidade de cruzeiro, fica esgoelando o motor o tempo inteiro, faz retomadas muito demoradas e tem dificuldades para realizar ultrapassagens. Diria que é o Renegade 1.8 flex automático é um City Car em pele de jipe. Se for pra rodovia, com a família dentro, vai passar a mesma raiva que os pobres cidadãos que precisam viajar de 1.0 carregado(motor esgoelando, dificuldade para ultrapassar veículos, especialmente os grandes, porta-malas muito pequeno, banco traseiro apertado, alto nível de ruído interno, perda de velocidade em subidas, etc.).

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    3. As comparações são apenas em termos de desempenho, mas existe sim um pessoal por aqui que classifica se um carro é melhor que outro apenas pela potência, fazer o que...

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  11. O Up é um pequeno grande carro, conheço pessoas (que entendem de carro) que tem outros 1.0 litro e depois de dirigirem o Up começaram a se questionar - tenho que trocar meu carro por um Up, cambio macio, retomadas excelentes... - assim. imaginem com motor turbo TSI!

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  12. Ja ouvi rumores dentro da VW que terá no maximo 105 cv e 15kgfm.
    A VW não tem a ideia de passar por cima do novo motor 1.6 16v com 110 e 120cv.

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    1. Talvez coloquem no mercado algo proximo desses números (100/105 cv e 14/15kgfm) para não canabalizar o 1.6 16v. Acredito que o 1.0 TSI é melhor que o 1.6 16v, mas o povão acharia estranho motor 1.0 em Jetta ou Golf (tem previsão de lançarem versão simplificada com o 1.6 16v). Talvez daqui ums anos eliminem os aspirados e fique apenas 1.0, 1.4 e 1.8/2.0, todos TSI.

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  13. Tomara que coloquem esse motor desde a versão move para o preço não ficar tão salgado. Agora, se só colocarem nas versões mais caras e o preço ficar na casa dos 60mil dilmas vai ser um fiasco.

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  14. Com todo o respeito aos comentários acima,mas quem compara VW Up com HRV e Renegade,ou com Punto T-Jet ou Jetta,não deve conhecer o suficiente sobre automóveis sequer para acompanhar um blog sobre carros!Leiam mais,informem-se melhor,porque pra mim é até ofensivo ler certos comentários de pessoas que dizem gostar de carros... Dica:comecem a ler sobre segmentos automotivos,vão começar a entender melhor o que isso significa.Quem sabe os próximos comentários são mais embasados e menos desinformados?

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    1. cara, não vi ninguém postando que quem quer comprar um mini SUV, hatch médio ou sedan vai testar o up... estamos apenas comparando o motor do up com de segmentos superiores para demonstrar o quão bom ele vai ser... creio que aqui as pessoas sabem que renegade e hrv são superiores ao up em segmento, mas estão propondo apenas que o up será mais rápidos que eles, e não que são inferiores... alias, é até perigoso andar com esses dois SUVs!

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    2. Tiago, não é perigoso andar em um HR-V, pois seu desempenho é bem razoável, com 0-100 em 10,5(etanol) ou 11s com gasolina. O Renegade sim precisa de cuidado redobrado na estrada, pois aceleração muito ruim e é péssimo em retomadas(0-100 em 15,3s com gasolina e 14s com etanol).

      Leonardo, a comparação com segmentos diferentes é extremamente normal, apenas como referência de desempenho. Isso não significa que são concorrentes, entendeu? Esse tipo de comparação sempre aconteceu e sempre acontecerá, relaxe.

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  15. Ja tô vendo a VW se antecipar e abocanhar novamente a liderança de mercado por mais 10 anos. Se lançar a opção biturbo no Brasil daqui 1 ano, então, tá sacramentada. E a retardataria da Ford, que tem o puta motor ecoboost, que tá pensando em trazer o turbo, já tá sendo mais uma vez deixada para trás pela VW. Gooooooolllll da Alemanha!!!!!!

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  16. A Fiat tem um Downsizing excelente para colocar no Renegade, mas burros do Marketing não enxergaram essa grande possibilidade, se ficasse fraco era só aumentar a pressão do turbo no 1.4 que levaria o Renegade a mil maravilhas. Agora não vejo a hora de trocar meu UP pro Turbo, TSI, não sei como vão chamá-lo e encrementá-lo igual esse cara fez com o Jetta e colocar o UPzinho com seus 150cv https://www.youtube.com/watch?v=m5G6vqJEfHM&list=LLIVpNh8UY2SXdxRuWOR5efA&index=2

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