A Toyota Motors manteve-se como marca automotiva mais valiosa do mundo em 2015, com valor de mercado estipulado em U$ 28.9 bilhões de dólares, segundo o estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands divulgado pela empresa de pesquisa Millward Brown.
Apesar de ter se mantido no topo, o valor da marca Toyota caiu 2% em 2015 relativamente a 2014, o que é atribuído à queda de confiança dos consumidores em função dos recorrentes recalls com airbags associados a modelos da marca.
A Honda foi a única outra marca do top 10 a ter queda de seu valor de mercado além do verificado pela Toyota, com retração de 5%, para US$ 13,3 bilhões, também afetada pelos recalls dos airbags.
A segunda marca de automóveis mais valiosa do mundo é a BMW, seguida da Mercedes-Benz, em terceiro. O valor da BMW aumentou 2 por cento, para 26,4 bilhões dólares, impulsionada pela chegada do modelo plug-in híbrido i8 - altamente inovador, além do i3. O valor da marca Mercedes subiu 1 por cento, para 21.800 milhões dólares.
A Audi é a marca com crescimento mais acelerado, ultrapassando a Volkswagen para a 7ª posição. O valor da marca Audi aumentou 43%, para 10,1 bilhões dólares em comparação com 2014.
O enorme sucesso da Audi tem relação com o que a marca significa e representa para os consumidores, e a aceleração de seu valor mostra que a empresa está conseguindo comunicar seus atributos de tecnologia e segurança.
A Ford cresceu 11%, enquanto a Land Rover tomou o lugar da GM na 9ª posição, e a Lexus ficou com a 10ª colocação, no lugar da Hyundai.
Apple e Google
A marca mais valiosa do mundo em 2015 é a Apple, com valor de US$ 247 bilhões, seguida do Google, com US$ 173.7 bilhões.
Fonte: Auto News
Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo - 2015
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
"O valor da marca Mercedes subiu 1 por cento, para 21.800 milhões dólares."
ResponderExcluirAcho que seriam bilhões né?
1000 milhoes = 1 bilhao
ExcluirRapaz... Vendendo Camry a 174mil não é de se esperar que tenha todo esse valor.
ResponderExcluirA Toyota perdeu totalmente a noção de preços por aqui.
É o contrário.
ExcluirQuem perdeu noção do preço foram os brasileiros.
Quem faz dita o valor e julga por quanto custa é o mercado ...
Eu até concordaria, mas... você viu o numero de vendas do Camry? Em média vende 8 por mês, enquanto até o Altima vende 4 vezes isso. Não justifica esses preços já que o mercado não está pagando por ele.
ExcluirSe tem quem compre aos valores absurdos cobrados é porque a Toyota enxerga vantagens em importá-lo para cá.
ExcluirSão apenas 8, mas são estes quem julgam valer cada centavo investido no modelo ...
toyota equivalente ao xei do brasil que custa 85 mil la custa 20 mil dolares , e um camry equivalente daqui custa na faixa de 30 mil ...
ExcluirNossa, a Ford é mais valiosa que a Volkswagen.
ResponderExcluirErrado. Isso aí é o valor da "marca" só. Não é o valor da empresa.
ExcluirO valor de mercado da Volkswagen é de 107 bilhões de Euros (116 bilhões de dólares):
https://www.google.com/finance?q=NASDAQ%3AFORD&ei=LjtmVZCnDYmveZ6hgoAF
Já a Ford vale 5,7 bilhões de dólares.
Em resumo: a Volkswagen vale mais de 20 vezes a Ford.
Valor de mercado da VW:
Excluirhttps://www.google.com/finance?q=ETR%3AVOW3&ei=VDxmVZDcJZHSeNTXgdAG
Há controvérsias
Excluirhttp://finance.yahoo.com/q?s=F
Boa. Pra variar o troll do carlos distorcendo a realidade.
ExcluirIsso tem questão direta com o quanto cada montadora investe em tecnologias novas. Toyota nem chega perto dos alemães.
ResponderExcluirNenhum japonês chega perto dos Europeus. Japonês não manja de motor diesel, turbo, de grande cilindrada, tecnologias inovadoras, nada, ela pega o refugo, melhora e empurra por anos a fio.
ExcluirEsqueceu-se da Lexus, Acura.
ExcluirOs modelos destas 2 marcas não ficam a dever em nada para os europeus.
Outro aspecto a se considerar, Nissan, Toyota CO, Honda CO, são referências mundiais de confiabilidade em similar nível à MB.
E se são tão valiosas para estarem no top10, certamente há seus justificativas muitos mais sensatas que apenas um julgamento obtuso do que chegam aos estreitos sentidos de uma opinião irrelevante ...
Os japoneses não andam mostrando nada de novo em tecnologia, só a Honda que mostrou os novos motores V-TEC Turbo, a Toyota só tem um motor turbo na Lexus, mas que até agora nada de sinal de vida na própria Toyota. Álias, só as marcas de luxo das japonesas tem tecnologia, de resto, é tudo o mesmo feijão com arroz.
Excluir"Não se presenteia um ogro com um anel de brilhantes"
ExcluirFazendo o "feijão com arroz", Corolla tem sido anos consecutivos o mais vendido do planeta. Simples e pelado, embora, o mais importante: entende o que o mercado precisa.
De que adianta tanta tecnologia, inovação, se o mercado não enxerga apenas por esta ótica?
Para a Toyota e qualquer outra montadora o mais importante é entender o que o mercado precisa ...
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.