O Peugeot 2008 foi o terceiro SUV compacto da estrear no mercado brasileiro este ano, chegando para estabelecer concorrência com o Ford EcoSport, Renault Duster, Jeep Renegade e Honda HR-V. O modelo procura se estabelecer com um design agradável e limpo, boa relação custo x benefício e lista de itens de série bem servida.
O SUV francês é derivado do hatch compacto Peugeot 208, porém adota soluções estéticas bem resolvidas, como o teto elevado na parte traseira, o que confere mais espaço para os ocupantes dos bancos traseiros.
Externamente, essa alteração fica evidenciada pelas inserções cromadas após a coluna B - o que acaba conferindo ao modelo um ar de sofisticação.
De qualquer forma, na parte exterior não há qualquer sinal evidente de parentesco entre o 208 e o 2008, visto que o SUV tem um porte bem mais avantajado e não compartilha qualquer elemento da carroceria com o 208.
Já internamente fica evidente o uso da plataforma do 208, pois é praticamente tudo idêntico, e isso significa que o modelo traz o volante de pequenas dimensões, com assistência elétrica, revestido em couro, e com comandos multifuncionais do sistema de som.
Outra herança é a característica de posicionar a visão dos instrumentos acima do volante, no que a Peugeot chama de i-Cockpit - complemento da boa ergonomia do interior.
Acabamento
O Peugeot 2008 apresenta um padrão de construção e acabamento interno que sugere cuidado em montagem. As peças da carroceria são todas alinhadas, e o interior traz materiais agradáveis ao toque, mesmo os plásticos - que não se verificam rebarbas.
Esse up no padrão de acabamento e construção dos carros da Peugeot tem relação com reposicionamento da marca no Brasil, que vai focar em modelos mais requintados e de melhor acabamento, procurando uma faixa de preço mais elevada e, evidentemente, maior lucratividade.
O Peugeot 2008 começou a ser vendido oficialmente na semana passada - quando ocorreram os primeiros emplacamentos, sendo que o versão de acabamento Griffe (topo de linha) com o motor 1.6 16V de 122 cavalos associado à transmissão automática de quatro marchas é uma das mais procuradas.
Esse conjunto motriz é algo sub-dimensionado para o peso de 1.236 Kg. Apesar de ser o mais leve entre os SUV, ele perde para o Honda HR-V em desempenho, mas fica à frente do Jeep Renegade 1.8 Automático. Nos testes da Revista Quatro Rodas, ele acelerou de 0 a 100 Km/h em 14,3 segundos e retomou de 80 a 120 Km/h em 9,9 segundos.
O consumo em cidade, de gasolina, ficou em 10,4 Km/l e chega a chega a 13,9 Km/l em estrada.
Itens de série
O Peugeot 2008 Griffe traz uma boa lista de itens, que contempla seis airbags (mas falta fixação ISOFIX para cadeiras de crianças), vidros elétricos nas quatro portas (mas com one-touch apenas para motoristas), sistema multimídia com GPS, ar-condicionado digital automático com duas zonas de climatização.
O freio de mão vem em formato de manche de avião, mas o ideal é que fosse de acionamento eletro-hidráulico, como o do HR-V e Jeep Renegade.
Vídeos - Peugeot 2008 1.6 Griffe Automático - detalhes
Conclusão
O Peugeot 2008 é um SUV bem resolvido esteticamente, prático (é o menor do segmento, com 4,2 metros de comprimento), com interior agradável e bom espaço interno, tendo como bom argumento o fato de oferecer tudo que seus concorrentes têm em versões topo, por um preço em torno de R$ 75 mil.
Peugeot 2008 Griffe 1.6 Automático: bom custo x benefício
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
O câmbio AT4 será pra este 2008 tbém? Se for, só Jesus na Terra pra salvar do fracasso! Outra, todo mundo sabe q o sistema ISOFIX será item obrigatório daqui alguns poucos anos na Banânia, e eles acham q foi uma forma inteligente de reduzir custos simplesmente retirando-o como item de série? Porq o povão sem noção compra! Aposta certa! Por isso vendem! Não tem respeito nem valorizam a vida dos cidadãos, crianças por sinal!
ResponderExcluirAí a matéria cometeu um equívoco ao afirmar que o 2008 1.6 tem um bom costo-benefício, se sabemos que o pós-venda da PUG é péssimo ...
ResponderExcluiro pós venda da Peugeot e Citroën não é bom mesmo, mas o da ford, chevrolet e outras mais tradicionais é um pouquinho melhor apenas.
ResponderExcluirPós venda mesmo é honda e toyota.
Chevrolet e Ford estão no mesmo nível. Sao bem ruins mesmo.
ResponderExcluirOs concorrentes só servem para lembrar que nas versões 4*2 o HR-V é de longe o mais equilibrado.
ResponderExcluirApenas uma correção, o ar condicionado é automático de duas zonas. O fato de ser digital não informa se o tipo de funcionamento é manual ou automático.
ResponderExcluirSe alguém aqui gostou é só aguardar a promoção que virá logo, logo. Preço mais baixo e juro zero, pode escrever aí... Com o pós-venda desses caras, mico certo.
ResponderExcluirInfelizmente aqui em Floripa devido ao ágio o preço desta versão é R$ 83.000,00.
ResponderExcluirHR-V nas concessionárias de SC está sem ágio e tem um loja de carros novos e semi-novos aqui em Floripa que está vendendo HR-V com ágio de R$ 1.900,00, pois tem o carro a pronta entrega (sempre 1 unidade) ou entrega em até 10 dias.
A Peugeot precisa mudar a cara dos seus carros, é sempre mais do mesmo, a identidade da marca cansou a um bom tempo.
ResponderExcluirA identidade da marca cansou? E a hyundai então ou a volks?
ResponderExcluirEssa história de pós venda digo a bc que melhorou e muito....tá longe de uma honda ou toyota mas tb te garanto que é melhor que as quatro nacionais. ..inclusive comprovado pelo teste da 4R com o 208....carros são bons....o que existe é a má fama....achei errado este câmbio. ...mas se pensarmos bem....a toyota não o usava até pouco tempo atrás? A hyundai não o usa ainda? A renault tambem não usa no duster? ....Será que mesmo sendo quatro marchas não é melhor que um dualogic, imotion ou um poweshift? Em termos de Durabilidade?
Cadê a galera do mimimi falando do 0 a 100 km/h em mais de 14s. Não deixa de ser um excelente carro porque anda menos que o up!.
ResponderExcluirpelo amor de Deus "up" é um carro? para com isso gente, e ainda esta falando que o o 2008 é ruim um "up" custa 50 mil fala sério um carro que mal cada meus filhos, quem quer compra oque quiser se vai tomar prejuízo ou não é problema de quem comprar, só mais um esclarecimento GM, FORD, FIAT, VW, não são nacionais, se os carros franceses fossem ruins não estavam ganhando mercado.
ResponderExcluirCara, você não consegue nem interpretar um texto? Vou desenhar: eu falei que apesar de ser mais lento que um UP!, que é um carro básico, isso não o torna um carro ruim. Tem muita gente aqui que vive comparando esses modelos mais lentos com o UP!. E meu amigo, você está enganado, o UP! é sim um excelente veículo para sua categoria. Quanto aos franceses, apesar de achar o 2008 bacana, eu passo longe, obrigado.
ExcluirCara, você não consegue nem interpretar um texto? Vou desenhar: eu falei que apesar de ser mais lento que um UP!, que é um carro básico, isso não o torna um carro ruim. Tem muita gente aqui que vive comparando esses modelos mais lentos com o UP!. E meu amigo, você está enganado, o UP! é sim um excelente veículo para sua categoria. Quanto aos franceses, apesar de achar o 2008 bacana, eu passo longe, obrigado.
ExcluirMesmo tendo uma desvalorização bem superior ao hrv, se aplicar a diferença de 25 mil (75k contra 100k no hrv exl) para ter os mesmos itens de série, compensa financeiramente. Custo de seguro mais baixo e manutenção compativa com os demais de 3anos. Ou seja, bom custo X benefício.
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