A Revista Fullpower levou o Hyundai Azera V6 3.0 e o VW Jetta 2.0 TSI para o dinamômetro para aferir a potência real oferecida pelos motores desses dois veículos.

Hyundai Azera V6.3.0

Resultado: Azera, que custa R$ 148 mil reais, com menos potência que o informado pela fábrica, enquanto Jetta, cujo preço é de R$ 94 mil, é mais potente.

Volkswagen Jetta TSI 2.0

Hyundai Azera V6 3.0 - R$ 148.000 reais

No caso do Azera, a Hyundai informa que seu motor tem 250 cavalos e 28,8 Kgfm de torque. Entretanto, a aferição em dinamômetro mostrou uma potência 8,5% menor: 229 cavalos. O torque veio 3,8% melhor, com 29,9 Kgfm. Vídeo da medição do Azera a seguir.



VW Jetta TSI 2.0 - R$ 93.990 reais

Já no caso do Jetta TSI, a situação é inversa. A Volkswagen informa que o carro tem 211 cavalos, mas na realidade em tem 227,3 cavalos - 7,7% a mais. O torque real do Jetta é 15% maior que o informado: 32,9 Kgfm. Abaixo o vídeo da medição do Jetta TSI.



A revista também mede a potência dos carros com o ar-condicionado ligado - equipamento que drena potência do motor. E nessa situação, que é a de mais probabilidade de uso, o Jetta 2.0 TSI fica com 210 cavalos e 31 Kgfm de torque, enquanto o Azera oferece 207 cavalos e 25,1 Kgfm de torque.

Modelo
DivulgadoMedido em DinamômetroMedido em Dinamômetro - com ar-condicionado ligado
Potência [CV]Torque [Kgfm]Potência [CV]Torque [Kgfm]Potência [CV]Torque [Kgfm]
VW Jetta TSI 2.021128,6227,332,9210,131
Hyundai Azera 3.025028,8228,929,9207,125,1

Conclusão

Os resultados dos testes evidenciam a correção da estratégia de downsizing dos motores, que consiste em usar propulsores com menor deslocamento volumétrico e equipados com turbo-compressores, com vistas a oferecer melhor desempenho com menor consumo.


No caso, o motor do Volkswagen Jetta TSI, seu quatro cilindros 2.0 turbinado com injeção direta oferece mais torque e a mesma potência que o seis cilindros 3.0 aspirado do Hyundai Azera.

52 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. de novo a CAOA mentindo, mas acho que tem uma explicação a nossa mijolina, ou seja o valor da potencia do Azera se deu com uma gasolina especial la fora , ou seja sómente gasolina de alta octanagem (acima 100)
    agora isso é velho a Autosporte testou um Azera e um Passat com o motor turbo 2.0
    e no que deu????????????
    Passat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Lá fora", eles tb tem gasolina com octanagem 87, a única diferença é a dição de etanol.

      Excluir
    2. Não há ganho de potência declarada somente por usar gasolina premium. O grande "tchan" dessa gasolina, é o aumento da resistência a detonação. Agora se foi usado gasolina comum, como a nossa, a história muda...

      Excluir
    3. SDS SP, existe ganho sim.
      Já li matérias dizendo isso.
      Segue link de teste feito pelo programa Five Gear:
      https://www.youtube.com/watch?v=WTaBngvsPrc

      Excluir
    4. Conheço engenheiros do ramo e eles disseram que o ganho é insignificante. Não há milagres, se o motor foi calibrado para rodar com uma gasolina com octanagem x, ele não não vai aumentar a potência se usar uma de octanagem x+1.
      Há várias informações a respeito disso no próprio Google.

      Excluir
    5. Engenheiros das renomadas FEI e IMT.

      Excluir
    6. Devem ter usado a mesma gasolina nos dois motores, logo se a questão fosse gasolina os resultados esperados seriam diminuição de potência nos dois.

      Excluir
    7. Ta por fora, GABRIELCSFLORIPA. Lá fora, tanto nos Eua quanto na Europa também há adição de etanol.

      Excluir
    8. Não sei se dá pra culpar a gasolina.... afinal de contas, o Jetta provavelmente foi testado com a mesma gasolina e registrou mais potência que o testa de fabrica.
      Ou será que a fábrica usou água na hora de testar !?

      Excluir
  2. faz um de TSI X Tjet X THP.... turbo x turbo.....

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Fusion não anda nem que a vaca tussa com um Jetta Highline.

      Excluir
    2. Acho que ele estava se referindo a potência no dino.

      Excluir
    3. Kkkkkkkkkkk
      O que esperar de um Fusion???
      Carro 2.0 turbo com limitador a 195km/H
      Conclusão: nem a própria Ford confia no carro que criou kkkk

      Excluir
  4. Até o V6 do Mitsubishi Outlander é mais potente que isso ai.
    Alias, querem o que? É a CAOA que vende Hyundai aqui, logo só vende coisas com corte de gastos para lucrar mais e ainda vende caro.

    ResponderExcluir
  5. A gasolina que fizeram no teste lá fora no Azera é totalmente diferente. Acaba influenciando diretamente na potência. Várias outras coisas podem também influenciar além da gasolina. O HB20s 1.6 diz ter 128 cavalos, mas também no mesmo teste da Revista Fullpower, o HB20s 1.6 ficou com 135 cavalos neste mesmo dinamômetro.

    ResponderExcluir
  6. Vou acreditam na Caoa? Eu não. É dá-lhe TSi.

    ResponderExcluir
  7. Esse azera toma um coça enorme do Golf 1.4 TSI, imagina do Jetta 2.0 TSI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigao do golf gti tá bom, mas do golf tsi aí já forçando

      Excluir
    2. Nenhum sedan concorrente direto do Jetta anda mais que ele, a não ser sedans Mercedes AMG e Sedans Audi "S" e BMW M.
      E mesmo assim, se o dono do Jetta buscar investir em potência vai dar muito trabalho para AMG, M e S.
      Pouca gente sabe mas o motor 2.0 TSI e o câmbio DSG foi projetado para guentar até 380cv sem prejudicar a vida útil do motor.
      Basta ter $$$$

      Excluir
  8. Motor Earth Dreams a gasolina 3.5L 24V SOHC i-VTEC V6 VCM
    Potência (cv x rpm) 280 x 6.200
    Torque (Kgf.m x rpm) 34.6 x 4.900
    Tração Dianteira
    Transmissão automática com 6 velocidades
    Pneus 225 / 50 R17
    R$ 147.900,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí é o Accord, não é? Praticamente o mesmo preço do Outlander completo V6, que ainda tem 7 lugares, um tanto apertado os últimos lugares, mas ainda é recheado de tecnologia.
      Hyundai com a CAOA, juntas para ludibriar você.

      Excluir
  9. Compare quadrado com quadrado... isso daí não tem fundamento algum

    ResponderExcluir
  10. Comparar Jetta com azera? O azera e mto mais carro, mto mais luxo sofisticaçao. Não é só pq o Jetta e mais potente da pra dizer q é melhor.

    Cabe uma comparação entre hb20( quase 130 cv) e Futuro novo golf msi( 120 pôneis) ? Claro que não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Conclusão

      O resultado dos testes evidenciam a correção da estratégia de downsizing dos motores, que consiste em usar propulsores com menor deslocamento volumétrico e equipados com turbo-compressores, com vistas a oferecer melhor desempenho com menor consumo.
      No caso, o motor do Volkswagen Jetta TSI, seu motor quatro cilindros 2.0 turbinado com injeção direta oferece mais torque e a mesma potência que o seis cilindros 3.0 aspirado do Hyundai Azera."
      Achei o comparativo bem injusto quando vi mas depois que li a conclusão concordei.

      Excluir
  11. É verdade que no pacote Premium do Jetta TSi o couro tem q ser bege?
    Não pode ser preto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder ser preto ou bege. O Jetta Highline (TSI) é o único que pode ter couro legítimo (Vienna). O Jetta Comfortline usa couro sintético (Native).

      Excluir
    2. Então eu posso ter TODOS os opcionais com preto?

      Excluir
    3. GABRIELCSFLORIPA,
      Não amigo, o Jetta Highline com Pacote Premium pode vir com couro bege ou preto. Sim, você pode ter um Jetta com todos opcionais e couro preto.
      Abraços.

      Excluir
  12. poderiam fazer a comparação do 1.4TSI com o 2.0 8V, ambos VW. Acredito que demonstraria melhor a questão do downsize, pq não teria a questão de momtadoras diferentes.

    ResponderExcluir
  13. Vou acreditam na Caoa? Eu não. É dá-lhe TSi.

    ResponderExcluir
  14. Tenho um novo Azera.Mas fiquei decepcionado quando soube que a CAOA mentiu potencia novamente...

    ResponderExcluir
  15. Jetta tsi chega a 280 km/h e tem 280cv

    ResponderExcluir
  16. Acho que foi um comparativo descabido, pois Azera e jeta são propostas totalmente diferentes à começar pelas proporções; o jeta é um sedã médio, enquanto que o Azera é grande, ou seja, diferentes categorias, tamanhos, público consumidor, pesos e preços. Até a proposta do comparativo é ridícula, pois estamos falando de um motor de 4 cilindros turbo (jeta) e de um outro de 6 cilindros aspirado (Azera), agora vamos por o motor do jeta sem turbo, ou o Azera com turbo já que é para comparar motores. Resumindo o Azera apresenta uma proposta de design muito mais atraente e moderna, além de muito mais luxuoso e espaçoso que o jeta e com muita potência, temos que considerar o conjunto. São carros e públicos totalmente diferentes. Experimentem comparar com o Azera 2011, versão anterior com 265 cv. Já cheguei à 250 km/h no meu no manual com o ESP desligado e um jeta tsi atrás comendo poeira na SP 55.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas cara, o novo azera é mais fraco que o anterior e mais pesado, e não não é considerado um carro muito potente se vor ver a relação peso potencia, e com certeza um carro de 148 mil reais deveria ser mais potente ou pelomenos não mentir a potencia!, agora o modelo 2011 do azera era tudo de bom, esse era fda em custo beneficio! e andava bem mais que esse novo sem duvidas!

      Excluir
  17. Acho que foi um comparativo descabido, pois Azera e jeta são propostas totalmente diferentes à começar pelas proporções; o jeta é um sedã médio, enquanto que o Azera é grande, ou seja, diferentes categorias, tamanhos, público consumidor, pesos e preços. Até a proposta do comparativo é ridícula, pois estamos falando de um motor de 4 cilindros turbo (jeta) e de um outro de 6 cilindros aspirado (Azera), agora vamos por o motor do jeta sem turbo, ou o Azera com turbo já que é para comparar motores. Resumindo o Azera apresenta uma proposta de design muito mais atraente e moderna, além de muito mais luxuoso e espaçoso que o jeta e com muita potência, temos que considerar o conjunto. São carros e públicos totalmente diferentes. Experimentem comparar com o Azera 2011, versão anterior com 265 cv. Já cheguei à 250 km/h no meu no manual com o ESP desligado e um jeta tsi atrás comendo poeira na SP 55.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo.... quer colocar o Azera para concorrer com um VW escolha o concorrente direto PASSAT CC

      Excluir
  18. Azera muuuuuito.mais carro, até o 2011 ainda é mto mais carro q o Jetta novo! Azera é luxo!

    ResponderExcluir
  19. Rs..... a VW é tão superior que tiveram que colocar o Azera para comparar com um carro da VW que está 3 linhas abaixo do Azera.
    Pra começar o concorrente do da marca VW do Azera é o Passat CC
    Mas voltando ao assunto principal POTÊNCIA , não adianta ser mas carro é levar pau de um inferior.

    ResponderExcluir
  20. Aceita que dói menos.....
    O fato é que nenhum concorrente direto do Jetta anda mais que ele.
    Algumas excessões: BMW-M, Audi-S, Mecedes-AMG.
    E mesmo assim, se o dono do Jetta resolver investir em potência, vai dar muito.. mas muito trabalho para qualquer concorrente AMG, S e M.
    Pra quem não sabe, o motor 2.0 TSI e o câmbio DSG foram projetados pela (VW Audi) para aguentar até 380cv sem comprometer a vida útil do motor.
    Ou seja se tiver um Jetta na garagem, e um troco no bolso para colocar 1 chip, filtro K&N o carro pula para quase 300cv.
    Ou seja o Jetta original além de ser um monstro, é flexível para virar lendário.


    ResponderExcluir
  21. ainda tem burro que acredita nisso...poe os dois pra andar numa esrtrada...quero ver se o azera num atropela esse voyage disfarcado ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Não ve nem o cheiro amigo.... tem q ser realista

      Excluir
    2. Tenho um TSI 211 realmente o Azera não pega ele não

      Excluir
  22. O preço do Azera é muito melhor, c/ todos seus benefícios, do q o do Jetta !

    ResponderExcluir
  23. Também achei a comparação injusta, é claro que que for dono de jetta vai puxar a sardinha para seu lado, ainda mais falando de um carro turbo e um aspirado, e como nos vários comentários acima, basta ter dinheiro e vontade de investir, eu tenho um Azera, e investi nele, pois esse na minha opinião é a graça, ninguém da valor em um Azera na estrada, eu tirei 400 CV do motor do meu carro sem mexer no cambio, apenas freio e rodas, e vou colocar um bi-turbo em um futuro projeto envolvendo o cambio, ai vamos ver Jetta, AMGs, BMW e outras, o que manda é o investimento no carro do gosto, e que não chama atenção, é muito bom deixar carros ditos potentes pra trás quando me apertam, por que não acreditam em um Azera! Eu imagino quando chegar no meu futuro projeto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explica aí pra gente por favor, o que tu fez pra chegar a 400cv de motor?

      Excluir
  24. Galera vou comprar um usado 14/15 estou com uma dúvida cruel, qto mais pesquiso mais piro,

    Azera 2015 x Passat cc 2014 ou fusion 2015

    No caso do fusion melhor o 2.5 ou o 2.0 Titanium?

    ResponderExcluir
  25. Concluindo V6 é um veiculo digamos executivvo. turbo é carro digamos play boy

    ResponderExcluir
  26. Tenho 34 anos e tenho um azera, me considero um tiozão mas prefiro o azera.

    ResponderExcluir
  27. Tenho um Azera 2009 245cv , na moral o carro é top e paguei 25000,00 dura muito mais do que um Jetta é mais robusto e dura muito mais , tem Azera com 200.000 kms impecável e os Jetta com 200.000 já era.

    ResponderExcluir
  28. Bota um motor do azera no neta e o do Jetta no azera e vai ver que o peso conta muito

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem