A Fiat do Brasil lançará no segundo semestre deste ano a versão do Novo Uno equipada com seu novo motor tri-cilíndrico 1.0.
Trata-se de uma antecipação do lançamento do propulsor, já que o planejamento inicial estabelecia que o motor chegaria ao mercado apenas em 2016, com o novo modelo sub-compacto da empresa que substituirá o Mille.
Entretanto, as exigências do programa Inovar-Auto relativas a consumo de combustível fizeram com que a Fiat optasse por acelerar a chegada do novo motor ao mercado.
O regime Inovar-Auto estabelece reduções de impostos para fabricantes que tenham o consumo médio de seus carros mais baixos. Assim, o Uno com motor três cilindros ajudará a Fiat a se adequar ao programa.
Fonte: Fernando Calmon / Automotive Business
Fiat Uno: motor 1.0 tri-cilíndrico chega no segundo semestre
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Se pelo menos, esse motor 3 Cilindros tiver a mesma potência e um torque parecido com o atual, vai ser uma melhora de 101% no Uno, já que esse atual 1.4 é de mesma força de um 1.0.
ResponderExcluirAcho difícil, já que não é tão simples fazer um motor de menor cilindrida ter o mesmo torque que de outro de cilindrida maior, a não ser que tenha turbocompressor. Eu acho que este motor 1.4 da fiat tem que melhorar para ser mais econômico na cidade, mas não acho ele ruim. Tanto que se for reparar, ele tem cerca de 20% mais de torque que qualquer motor 1.0 do mercado, o que as vezes se sente na hora de arrancar em subidas. Comparando também com outros motores 1.4 do mercado, é possível notar pela curva de potência e torque que até uns 3000 rpm é igual ao dos outros (inclusive da GM, que é o 1.4 aspirado mais potente vendido no Brasil). Eu tive um uno 1.4 e ele andava bem para a proposta do carro e era econômico na estrada (fazia sempre acima de 16 km/l, mesmo com ar ligado e carro carregado). Na cidade não era muito econômico (fazia entre 10 e 12 km/l com ar 100% ligado) Todo caso, só acho que ele não serve para a proposta do uno sporting.
ExcluirAo meu ver, de Sporting só o nome, uma pena que de longe ele é o mais bonito de todos.
ExcluirEsse 1.4 atual está um tanto defasado, pelo fato de ser 8v, não que seja nada de outro mundo, mas por que ele é maior, faz com que ele consuma um pouco mais e tenha força final parecida com a de um 1.0, é praticamente o caso do Jetta 2.0.
O Uno é um carrinho muito simpático, eu acho ele bem lega, mas na atual conjuntura do mercado, cabe melhor um 1.0 3 cilindros para se tornar mais competitivo.
Segundo a FIAT, esse 1.4 evo tem 85,0 (G) / 88,0 (E) a 5.750 rpm 12,4 (G) / 12,5 (E) a 3.500 rpm
ResponderExcluirÉ um motor de 1400 cilindradas com potencia de 1.0 e torque de motor 1.3.
Nenhum motor aspirado 1.0 tem 12,4 kg de torque.
Resumindo...esse motor 1.0 vai ser lixo igual todos que tem hoje.
Eu só quero ver esse GTUp! pra ver como vai ser...to vendo que vai ser outro lixo tbm.
O novo motor da fiat, vai ter 77cv 3 cilindros e 6 valvulas, a fiat promete ser o mais economico do brasil.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.