O mercado automotivo brasileiro mostra um quadro de participação de mercado relativamente estável em abril de 2015 no que respeita às posições, mas alterações nas quotas de mercado das principais montadoras: a Fiat é a que mais perdeu mercado, enquanto a Honda foi a que mais avançou - efeito HR-V.

Fiat Bravo 2015

A Fiat continua na liderança, tendo obtido 17,9% do mercado em abril de 2015 - número que é 3,6 pontos percentuais menor que o registrado em abril de 2014. A queda da Fiat foi a maior do mercado, com retração de 17% de seu market share.

Chevrolet Onix 2015

A segunda montadora do Brasil em termos de vendas de automóveis e comerciais leves é a GM. Em abril de 2015 ficou com 16,1% do mercado - redução de 1,8 ponto percentual. Em termos relativos, a queda é de 10%.

Volkswagen Golf 2015

A Volkswagen ficou com a terceira colocação ao obter 14,7% do mercado brasileiro em abril - redução de 2,2 pontos percentuais relativamente a abril de 2014. A variação do market share da VW foi de 13% negativos.

Ford Ka 2015

Entre as quatro grandes, a Ford se destacou ao obter 11% do mercado brasileiro - crescimento de 1,6 pontos percentuais. Em termos relativos, sua participação avançou 17% positivos.

Hyundai HB20S 2015

A quinta montadora em abril foi a Hyundai, com 8,1% do mercado - aumento de 1,2% sobre o mesmo período de 2014 - representando um crescimento de 18%.

Toyota Corolla XEi 2015

A Toyota fica com a sexta posição com 7,4% do mercado - aumento de 1.5% sobre a quota de 2014. O aumento relativo foi de 25%.

Renault do Brasil - redução de mercado

A Renault ficou na sétima posição com 7,4% também - aumento de 0,6 pontos sobre 2016 - avanço de 9%.

Honda HR-V 2015 - dispara participação da Honda

A Honda surge na oitava posição com 6,5% do mercado - crescimento de 2,5% em relação aos 4% de abril de 2015. Em termos relativos o avanço é impressionante: 62% . A alteração da Honda decorre das impressionantes vendas do SUV HR-V.

Nissan Versa 2015

A Nissan fica na nona posição no Brasil, com 2,3% do mercado - avanço de 0,3 pontos. Crescimento é de 15%.

Mitsubishi ASX 2015

Fecha o top ten brasileiro a Mitsubishi, com 1,7% do mercado - queda de 0,1 ponto, retraindo 3% sobre 2014.

Mercado desaba

O mercado brasileiro apresentou em abril vendas 24,4% menores que as do mesmo mês de 2014, com total vendido de 211.569 unidades. A queda em relação ao mês anterior é de 6,4%.

Ranking - maiores montadoras do Brasil - participação de mercado (abril/2015)

RankMarcaVendas - Abril/2015Mkt Share / Abr-15Mkt Share / Abr-14Δ (Abr-15/Abr-14)Diferença
1FIAT37.79617,9%21,5%-17%-3,6%
2GM34.09916,1%17,9%-10%-1,8%
3VW31.14614,7%16,9%-13%-2,2%
4FORD23.23911,0%9,4%17%1,6%
5HYUNDAI17.0428,1%6,9%18%1,2%
6TOYOTA15.7357,4%5,9%25%1,5%
7RENAULT15.7077,4%6,8%9%0,6%
8HONDA13.6786,5%4,0%62%2,5%
9NISSAN4.8722,3%2,0%15%0,3%
10MITSUBISHI3.5111,7%1,8%-3%-0,1%
11CITROËN2.3011,1%
12PEUGEOT1.7530,8%
13AUDI1.5720,7%
14MERCEDES-BENZ1.5600,7%
15KIA1.2830,6%
16BMW1.1860,6%
17JEEP8140,4%
18LAND ROVER7110,3%
19JAC4250,2%
20LIFAN4200,2%
21SUZUKI4110,2%
22VOLVO3730,2%
23CHERY3540,2%
24DODGE2350,1%
25IVECO2260,1%
26TROLER2020,1%
27MINI1850,1%
28SUBARU1030,1%
29CHANA950,0%
30GEELY770,0%
31PORSCHE730,0%
32LEXUS540,0%
33FOTON480,0%
34RELY440,0%
35SHINERAY350,0%
36JAGUAR340,0%
37RDK200,0%
38SSANGYONG200,0%
39HAFEI190,0%
40JINBEI150,0%

22 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Problema da Hyundai é que a marca é totalmente dependente da linha HB20. Seu crescimento é menos sustentável, por exemplo, do que o crescimento da Honda, que está conseguindo emplacar 4 veículos diferentes com bons volumes de venda. O caso da Honda é o mesmo da Renault, com a diferença, em desfavor da francesa, que suas vendas são mais concentradas nos segmentos de entrada. Espera-se, no entanto, que a Renault consiga voltar ao top5 quando lançar a picape Oroch e o substituo do Clio.

    Nas big4, só mesmo a Ford merece destaque. O novo Ka foi um acerto comercial inquestionável. A Fiat caiu muito, mas tem o atenuante de não fazer grandes lançamentos há vários anos. Desde 2012, com o Grand Siena, a Fiat só tem feito reestilizações. Mais preocupante é o caso da VW, que fez dois lançamentos importantes, Up! e novo Golf, e nem assim conseguiu evitar uma queda expressiva.

    E na rabeira do mercado, chama atenção negativamente as francesas Peugeot e Citroën. O pior é que os produtos delas estão longe de ser ruins. Mas são meio redundantes entre si. Equívocos em pacotes de equipamentos, além da má fama no pós-venda, também prejudicam as duas. Elas precisam investir pesadamente em um trabalho de reconstrução de imagem. Porque ter uma fábrica ociosa, vendendo menos de 40 mil unidades por ano, não é bom negócio prá ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você no que diz respeito a PSA. O C3 e 2008 disputam o mesmo nicho. O marketing também peca. Nós lemos muito a respeito do péssimo câmbio auto4 da PSA, mas não vemos o mesmo do HB20 que também é auto4. O acabamento e design do 2008 é superior ao do HB20. Uma política de recompra garantida ajudaria a diminuir a depreciação que é muito alta.

      Excluir
  2. Ford, Hyundai, Renault e Toyota são as próximas a ultrapassar a Volks em pouco tempo vão ser "grandes" aqui também, a Renault é a segunda maior na Europa atrás da Volkswagen. As montadoras aqui no Brasil foram com muita sede ao pote, superfaturaram tanto os carros na empolgação das vendas do ano passado, e agora tem hatch popular de mais de 50 mil reais, "pseudo-esportivo" por 60 mil. O resultado tai essas montadoras demitindo, estoques cheios, funcionarios em "lay off", greves no setor. O consumidor ta certo não tem que comprar mesmo, o dinheiro vale mais que um carrinho desses super faturado.

    ResponderExcluir
  3. Como a PSA ainda não fechou as portas?

    ResponderExcluir
  4. A coisa tá preta. Desde o começo do ano mais de 60 concessionárias entregaram bandeiras só estado de São Paulo. O número deve ser ainda maior, pq nem todas as associações de marca passaram os dados. Apesar da fiat ser a que mais perdeu mercado, seguida de vw e gm. A fiat foi dentre as grandes a que menos entregou bandeiras. Peugeot e vw foram as que mais fecharam.
    Fiat, VW e GM tiveram que amargar tanto o encolhimento do mercado como a migração para outras bandeiras. Seguindo a metodologia do blog perderam 7,6% e uma queda de relativa de 13,5%. É muita coisa.
    Montadoras como honda, toyota e hyundai sentiram menos porque seu publico alvo sente menos os efeitos da crise.
    A farra do crédito barato acabou, agora é pé no chão e mercado de usados em alta.

    ResponderExcluir
  5. A queda da VW do Brasil pode ser atenuada se diminuir (bem) o preço de seus modelos. Se baixar os preços, vende, pois tem bons produtos. A Fiat, ao contrário, já chegou ao seu limite de descontos. Ela já está no vermelho, com os preços atuais. Comprar na Fiat é com descontos, somente.

    Ao contrário, a VW do Brasil pode ter suporte financeiro da matriz para manter os preços nos valores atuais e aguentar o tranco forte que a economia brasileira gerida pelo PT vem sofrendo.Pelo menos até as próximas eleições.

    Vamos ver os lances no jogo nos próximos meses.

    ResponderExcluir
  6. muito interessante os comentários
    Sobre o fato das francesas usarem um cambio AT 4 marchas, não é pecado
    O pecado é não ser bem feito quanto ao projeto e ajuste, explico o Corolla anterior tinha um cambio 4 marchas, mas dava muito pouco tranco( se vc dirigisse-o com tranquilidade, pois assim ele conseguia dar as respostas)
    eu tive um C3 , o carro em si era bom, mas a durabilidade dos componentes era terrível, e o que dizer da css,péssima, olha eles olhavam para mim por ter umC3 com desprezo, na época era os importados e o C4 Pallas(2008),sai e não volto tão cedo
    o importante não ter o mais avançado projeto, e sim um projeto bem ajustado e com eficiencia
    a questão da VW esta no meu ver no seu mau gerenciamento, não tem carros a altura da concorrencia, o forte dela era e é o Gol, e ele subiu muito e afastou e o pior na época que começou a subir não entregava muita coisa, veja que o Fox é diferente ele melhorou muito desde que foi lançado, o Golf é ótimo, mas o preço inviabiliza-o, quanto ao seu publico alvo(coisa totalmente diferente do Corolla, que nada de braçada(por enquanto))
    A Ford tem bons produtos mas peca no acabamento, saudade dos tempos dos Del Reys, que era sinonimo de bom acabamento
    Fiat é a Fiat que todo mundo conhece, mas soube agradar o consumidor, mas ela esta defasada na motorização, precisa melhorar e não acertar nos carros mais caros, e estou estranhando o Renegade, as vendas estão meio lentas? ou impressão minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiat sabe agradar o consumidor? Aonde isso ? Só se for onde voce mora pq aqui em Sergipe é um absurdo oque a fiat faz , minha familia sempre teve fiats , hoje em dia não quer um nem de graça sabe pq? Carroa defasados , caros e com uma depreciação de venda monstruosa , meu pai tinha uma estrada 2013 e queria uma 2015 , comprou na época ela por 62000 mil usou o ca

      Excluir
    2. Fiat sabe agradar o consumidor? Aonde isso ? Só se for onde voce mora pq aqui em Sergipe é um absurdo oque a fiat faz , minha familia sempre teve fiats , hoje em dia não quer um nem de graça sabe pq? Carroa defasados , caros e com uma depreciação de venda monstruosa

      Excluir
  7. Isso quer dizer que a ford esta no caminho certo, eleita a melhor montadora de 2014 no brasil, carros modernos e tecnologico, e em junho chega o new edge, new focus e nova ranger 2016 mais moderna e tecnologica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R$1Bilhão de prejuízo na América do Sul, em 2014.

      Excluir
    2. Em 2015, prejuízo de R$567 milhões no 1º trimestre. As projeções para o ano não são boas. Se mantiver o ritmo, o prejuízo será o dobro de 2014. Se esse é o caminho, vamos lá!

      http://www.car.blog.br/2015/04/ford-perde-us-189-milhoes-1-trimestre.html

      Excluir
  8. Novidade ford ka 1.5 2016 automatizado cambio de 6 machas e dupla embreagem, aguardem !!!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão colocar o problemashift no Ka?! Mais um para dar dor de cabeça aos proprietários e várias petições e abaixo-assinado na internet.

      Abaixo assinado contra a "bomba" câmbio problemashift no New Fiesta:

      http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

      Excluir
  9. Ka em quinto ultrapassando o Gol e a aposta da volks, Up, em décimo sexto. Que fase em VW!

    ResponderExcluir
  10. A hyunday só com um modelo o hb20 já fez um estrago, imaginem a honda lançando um compacto "popular" iria detonar fiat, GM, Ford e VW. Essas quatro durante anos abusaram do brasileiro com carros caros e defasados.

    ResponderExcluir
  11. Como se um popular da honda fosse ser mais bem equipado e mais barato que seus concorrentes. Lembrando que até hoje o civic lxr de 78 mil tem apenas 2 airbags e não tem Central multimídia. Carros da Honda sempre foram mais capados do que o da concorrência, o que faz a honda vender bem é a confiabilidade da marca que tem fama de dar pouca ou nenhuma manutenção e o seu excelente pos venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viu a proposta da Honda como carro popular? Mais feio que o Ethios. A Honda em testes de consumidores no Brasil desistiu de lança-lo. Seria feio e caro!

      Excluir
  12. É Carlos mais uma previsão sua que cai por terra, o Up não iria se consolidar entre os top 10 do mercado?!!!!O que você esta achando do mesmo ter vendido menos ate que o Ka +?!!!Como disse anteriormente você é um comedia, o Up vendeu bem assim como o Fox/Cross enquanto tinha muito oferta de preços da Volks acabou as ofertas parou de se vender,e o Up voltou a ficar fora do Top 10 novamente, como sempre ficou. Só uma coisa tente não arriscar palpites pra vendas de carros da Volks, pois toda vez que isso acontece o resultado é esse, o contrario das suas previsões!!!!!hehe

    ResponderExcluir
  13. O dificil é entender a quantidade absurda de aumento que os carros ja tiveram esse ano, e depois vem chorar para reduzir o ipi, porem o lucro que é bom diminuir ninguem quer!!
    Compre usado e nao 0km!!!!

    ResponderExcluir
  14. No que depender de mim a FIAT vai continuar caindo. Tive um novo pálio 2014, completo 1.6, ESSENCE, que simplesmente não abriu o air BAG após capotagem. Me deixou com fraturas na sexta e sétima vertebra cervical e na mão esquerda, precisei de procedimento cirúrgico. Estou traumatizada e horrorizada com o comportamento da montadora FIAT que nada fez apesar de fotos e filmagens mostrando o acidente.

    ResponderExcluir
  15. No que depender de mim a FIAT vai continuar caindo. Tive um novo pálio 2014, completo 1.6, ESSENCE, que simplesmente não abriu o air BAG após capotagem. Me deixou com fraturas na sexta e sétima vertebra cervical e na mão esquerda, precisei de procedimento cirúrgico. Estou traumatizada e horrorizada com o comportamento da montadora FIAT que nada fez apesar de fotos e filmagens mostrando o acidente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem