A Fiat continua na liderança, tendo obtido 17,9% do mercado em abril de 2015 - número que é 3,6 pontos percentuais menor que o registrado em abril de 2014. A queda da Fiat foi a maior do mercado, com retração de 17% de seu market share.
A segunda montadora do Brasil em termos de vendas de automóveis e comerciais leves é a GM. Em abril de 2015 ficou com 16,1% do mercado - redução de 1,8 ponto percentual. Em termos relativos, a queda é de 10%.
A Volkswagen ficou com a terceira colocação ao obter 14,7% do mercado brasileiro em abril - redução de 2,2 pontos percentuais relativamente a abril de 2014. A variação do market share da VW foi de 13% negativos.
Entre as quatro grandes, a Ford se destacou ao obter 11% do mercado brasileiro - crescimento de 1,6 pontos percentuais. Em termos relativos, sua participação avançou 17% positivos.
A quinta montadora em abril foi a Hyundai, com 8,1% do mercado - aumento de 1,2% sobre o mesmo período de 2014 - representando um crescimento de 18%.
A Toyota fica com a sexta posição com 7,4% do mercado - aumento de 1.5% sobre a quota de 2014. O aumento relativo foi de 25%.
A Renault ficou na sétima posição com 7,4% também - aumento de 0,6 pontos sobre 2016 - avanço de 9%.
A Honda surge na oitava posição com 6,5% do mercado - crescimento de 2,5% em relação aos 4% de abril de 2015. Em termos relativos o avanço é impressionante: 62% . A alteração da Honda decorre das impressionantes vendas do SUV HR-V.
A Nissan fica na nona posição no Brasil, com 2,3% do mercado - avanço de 0,3 pontos. Crescimento é de 15%.
Fecha o top ten brasileiro a Mitsubishi, com 1,7% do mercado - queda de 0,1 ponto, retraindo 3% sobre 2014.
Mercado desaba
O mercado brasileiro apresentou em abril vendas 24,4% menores que as do mesmo mês de 2014, com total vendido de 211.569 unidades. A queda em relação ao mês anterior é de 6,4%.
Ranking - maiores montadoras do Brasil - participação de mercado (abril/2015)
Rank | Marca | Vendas - Abril/2015 | Mkt Share / Abr-15 | Mkt Share / Abr-14 | Δ (Abr-15/Abr-14) | Diferença |
1 | FIAT | 37.796 | 17,9% | 21,5% | -17% | -3,6% |
2 | GM | 34.099 | 16,1% | 17,9% | -10% | -1,8% |
3 | VW | 31.146 | 14,7% | 16,9% | -13% | -2,2% |
4 | FORD | 23.239 | 11,0% | 9,4% | 17% | 1,6% |
5 | HYUNDAI | 17.042 | 8,1% | 6,9% | 18% | 1,2% |
6 | TOYOTA | 15.735 | 7,4% | 5,9% | 25% | 1,5% |
7 | RENAULT | 15.707 | 7,4% | 6,8% | 9% | 0,6% |
8 | HONDA | 13.678 | 6,5% | 4,0% | 62% | 2,5% |
9 | NISSAN | 4.872 | 2,3% | 2,0% | 15% | 0,3% |
10 | MITSUBISHI | 3.511 | 1,7% | 1,8% | -3% | -0,1% |
11 | CITROËN | 2.301 | 1,1% | |||
12 | PEUGEOT | 1.753 | 0,8% | |||
13 | AUDI | 1.572 | 0,7% | |||
14 | MERCEDES-BENZ | 1.560 | 0,7% | |||
15 | KIA | 1.283 | 0,6% | |||
16 | BMW | 1.186 | 0,6% | |||
17 | JEEP | 814 | 0,4% | |||
18 | LAND ROVER | 711 | 0,3% | |||
19 | JAC | 425 | 0,2% | |||
20 | LIFAN | 420 | 0,2% | |||
21 | SUZUKI | 411 | 0,2% | |||
22 | VOLVO | 373 | 0,2% | |||
23 | CHERY | 354 | 0,2% | |||
24 | DODGE | 235 | 0,1% | |||
25 | IVECO | 226 | 0,1% | |||
26 | TROLER | 202 | 0,1% | |||
27 | MINI | 185 | 0,1% | |||
28 | SUBARU | 103 | 0,1% | |||
29 | CHANA | 95 | 0,0% | |||
30 | GEELY | 77 | 0,0% | |||
31 | PORSCHE | 73 | 0,0% | |||
32 | LEXUS | 54 | 0,0% | |||
33 | FOTON | 48 | 0,0% | |||
34 | RELY | 44 | 0,0% | |||
35 | SHINERAY | 35 | 0,0% | |||
36 | JAGUAR | 34 | 0,0% | |||
37 | RDK | 20 | 0,0% | |||
38 | SSANGYONG | 20 | 0,0% | |||
39 | HAFEI | 19 | 0,0% | |||
40 | JINBEI | 15 | 0,0% |
Problema da Hyundai é que a marca é totalmente dependente da linha HB20. Seu crescimento é menos sustentável, por exemplo, do que o crescimento da Honda, que está conseguindo emplacar 4 veículos diferentes com bons volumes de venda. O caso da Honda é o mesmo da Renault, com a diferença, em desfavor da francesa, que suas vendas são mais concentradas nos segmentos de entrada. Espera-se, no entanto, que a Renault consiga voltar ao top5 quando lançar a picape Oroch e o substituo do Clio.
ResponderExcluirNas big4, só mesmo a Ford merece destaque. O novo Ka foi um acerto comercial inquestionável. A Fiat caiu muito, mas tem o atenuante de não fazer grandes lançamentos há vários anos. Desde 2012, com o Grand Siena, a Fiat só tem feito reestilizações. Mais preocupante é o caso da VW, que fez dois lançamentos importantes, Up! e novo Golf, e nem assim conseguiu evitar uma queda expressiva.
E na rabeira do mercado, chama atenção negativamente as francesas Peugeot e Citroën. O pior é que os produtos delas estão longe de ser ruins. Mas são meio redundantes entre si. Equívocos em pacotes de equipamentos, além da má fama no pós-venda, também prejudicam as duas. Elas precisam investir pesadamente em um trabalho de reconstrução de imagem. Porque ter uma fábrica ociosa, vendendo menos de 40 mil unidades por ano, não é bom negócio prá ninguém.
Concordo com você no que diz respeito a PSA. O C3 e 2008 disputam o mesmo nicho. O marketing também peca. Nós lemos muito a respeito do péssimo câmbio auto4 da PSA, mas não vemos o mesmo do HB20 que também é auto4. O acabamento e design do 2008 é superior ao do HB20. Uma política de recompra garantida ajudaria a diminuir a depreciação que é muito alta.
ExcluirFord, Hyundai, Renault e Toyota são as próximas a ultrapassar a Volks em pouco tempo vão ser "grandes" aqui também, a Renault é a segunda maior na Europa atrás da Volkswagen. As montadoras aqui no Brasil foram com muita sede ao pote, superfaturaram tanto os carros na empolgação das vendas do ano passado, e agora tem hatch popular de mais de 50 mil reais, "pseudo-esportivo" por 60 mil. O resultado tai essas montadoras demitindo, estoques cheios, funcionarios em "lay off", greves no setor. O consumidor ta certo não tem que comprar mesmo, o dinheiro vale mais que um carrinho desses super faturado.
ResponderExcluirComo a PSA ainda não fechou as portas?
ResponderExcluirA coisa tá preta. Desde o começo do ano mais de 60 concessionárias entregaram bandeiras só estado de São Paulo. O número deve ser ainda maior, pq nem todas as associações de marca passaram os dados. Apesar da fiat ser a que mais perdeu mercado, seguida de vw e gm. A fiat foi dentre as grandes a que menos entregou bandeiras. Peugeot e vw foram as que mais fecharam.
ResponderExcluirFiat, VW e GM tiveram que amargar tanto o encolhimento do mercado como a migração para outras bandeiras. Seguindo a metodologia do blog perderam 7,6% e uma queda de relativa de 13,5%. É muita coisa.
Montadoras como honda, toyota e hyundai sentiram menos porque seu publico alvo sente menos os efeitos da crise.
A farra do crédito barato acabou, agora é pé no chão e mercado de usados em alta.
A queda da VW do Brasil pode ser atenuada se diminuir (bem) o preço de seus modelos. Se baixar os preços, vende, pois tem bons produtos. A Fiat, ao contrário, já chegou ao seu limite de descontos. Ela já está no vermelho, com os preços atuais. Comprar na Fiat é com descontos, somente.
ResponderExcluirAo contrário, a VW do Brasil pode ter suporte financeiro da matriz para manter os preços nos valores atuais e aguentar o tranco forte que a economia brasileira gerida pelo PT vem sofrendo.Pelo menos até as próximas eleições.
Vamos ver os lances no jogo nos próximos meses.
muito interessante os comentários
ResponderExcluirSobre o fato das francesas usarem um cambio AT 4 marchas, não é pecado
O pecado é não ser bem feito quanto ao projeto e ajuste, explico o Corolla anterior tinha um cambio 4 marchas, mas dava muito pouco tranco( se vc dirigisse-o com tranquilidade, pois assim ele conseguia dar as respostas)
eu tive um C3 , o carro em si era bom, mas a durabilidade dos componentes era terrível, e o que dizer da css,péssima, olha eles olhavam para mim por ter umC3 com desprezo, na época era os importados e o C4 Pallas(2008),sai e não volto tão cedo
o importante não ter o mais avançado projeto, e sim um projeto bem ajustado e com eficiencia
a questão da VW esta no meu ver no seu mau gerenciamento, não tem carros a altura da concorrencia, o forte dela era e é o Gol, e ele subiu muito e afastou e o pior na época que começou a subir não entregava muita coisa, veja que o Fox é diferente ele melhorou muito desde que foi lançado, o Golf é ótimo, mas o preço inviabiliza-o, quanto ao seu publico alvo(coisa totalmente diferente do Corolla, que nada de braçada(por enquanto))
A Ford tem bons produtos mas peca no acabamento, saudade dos tempos dos Del Reys, que era sinonimo de bom acabamento
Fiat é a Fiat que todo mundo conhece, mas soube agradar o consumidor, mas ela esta defasada na motorização, precisa melhorar e não acertar nos carros mais caros, e estou estranhando o Renegade, as vendas estão meio lentas? ou impressão minha
Fiat sabe agradar o consumidor? Aonde isso ? Só se for onde voce mora pq aqui em Sergipe é um absurdo oque a fiat faz , minha familia sempre teve fiats , hoje em dia não quer um nem de graça sabe pq? Carroa defasados , caros e com uma depreciação de venda monstruosa , meu pai tinha uma estrada 2013 e queria uma 2015 , comprou na época ela por 62000 mil usou o ca
ExcluirFiat sabe agradar o consumidor? Aonde isso ? Só se for onde voce mora pq aqui em Sergipe é um absurdo oque a fiat faz , minha familia sempre teve fiats , hoje em dia não quer um nem de graça sabe pq? Carroa defasados , caros e com uma depreciação de venda monstruosa
ExcluirIsso quer dizer que a ford esta no caminho certo, eleita a melhor montadora de 2014 no brasil, carros modernos e tecnologico, e em junho chega o new edge, new focus e nova ranger 2016 mais moderna e tecnologica.
ResponderExcluirR$1Bilhão de prejuízo na América do Sul, em 2014.
ExcluirEm 2015, prejuízo de R$567 milhões no 1º trimestre. As projeções para o ano não são boas. Se mantiver o ritmo, o prejuízo será o dobro de 2014. Se esse é o caminho, vamos lá!
Excluirhttp://www.car.blog.br/2015/04/ford-perde-us-189-milhoes-1-trimestre.html
Novidade ford ka 1.5 2016 automatizado cambio de 6 machas e dupla embreagem, aguardem !!!.
ResponderExcluirVão colocar o problemashift no Ka?! Mais um para dar dor de cabeça aos proprietários e várias petições e abaixo-assinado na internet.
ExcluirAbaixo assinado contra a "bomba" câmbio problemashift no New Fiesta:
http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036
Ka em quinto ultrapassando o Gol e a aposta da volks, Up, em décimo sexto. Que fase em VW!
ResponderExcluirA hyunday só com um modelo o hb20 já fez um estrago, imaginem a honda lançando um compacto "popular" iria detonar fiat, GM, Ford e VW. Essas quatro durante anos abusaram do brasileiro com carros caros e defasados.
ResponderExcluirComo se um popular da honda fosse ser mais bem equipado e mais barato que seus concorrentes. Lembrando que até hoje o civic lxr de 78 mil tem apenas 2 airbags e não tem Central multimídia. Carros da Honda sempre foram mais capados do que o da concorrência, o que faz a honda vender bem é a confiabilidade da marca que tem fama de dar pouca ou nenhuma manutenção e o seu excelente pos venda.
ResponderExcluirJá viu a proposta da Honda como carro popular? Mais feio que o Ethios. A Honda em testes de consumidores no Brasil desistiu de lança-lo. Seria feio e caro!
ExcluirÉ Carlos mais uma previsão sua que cai por terra, o Up não iria se consolidar entre os top 10 do mercado?!!!!O que você esta achando do mesmo ter vendido menos ate que o Ka +?!!!Como disse anteriormente você é um comedia, o Up vendeu bem assim como o Fox/Cross enquanto tinha muito oferta de preços da Volks acabou as ofertas parou de se vender,e o Up voltou a ficar fora do Top 10 novamente, como sempre ficou. Só uma coisa tente não arriscar palpites pra vendas de carros da Volks, pois toda vez que isso acontece o resultado é esse, o contrario das suas previsões!!!!!hehe
ResponderExcluirO dificil é entender a quantidade absurda de aumento que os carros ja tiveram esse ano, e depois vem chorar para reduzir o ipi, porem o lucro que é bom diminuir ninguem quer!!
ResponderExcluirCompre usado e nao 0km!!!!
No que depender de mim a FIAT vai continuar caindo. Tive um novo pálio 2014, completo 1.6, ESSENCE, que simplesmente não abriu o air BAG após capotagem. Me deixou com fraturas na sexta e sétima vertebra cervical e na mão esquerda, precisei de procedimento cirúrgico. Estou traumatizada e horrorizada com o comportamento da montadora FIAT que nada fez apesar de fotos e filmagens mostrando o acidente.
ResponderExcluirNo que depender de mim a FIAT vai continuar caindo. Tive um novo pálio 2014, completo 1.6, ESSENCE, que simplesmente não abriu o air BAG após capotagem. Me deixou com fraturas na sexta e sétima vertebra cervical e na mão esquerda, precisei de procedimento cirúrgico. Estou traumatizada e horrorizada com o comportamento da montadora FIAT que nada fez apesar de fotos e filmagens mostrando o acidente.
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