A Toyota do Brasil convoca os proprietários de modelos Corolla (produzidos entre dezembro de 2003 e março de 2007), Fielder (fabricados entre abril de 2004 e março de 2007), Hilux (fabricação entre janeiro e dezembro de 2005), Hilux SW4 (com data de fabricação compreendida entre setembro e dezembro de 2005) e RAV4 (fabricados de outubro de 2003 a outubro de 2005), a comparecerem a uma concessionária para substituição de sistema de airbag.
No total estão envolvidos 128.615 veículos, dos quais 112.996 Corolla/Fielder e 15.619 de Hilux, SW4 e RAV4. No caso do Corolla e do Fielder, há potencial de rompimento inadequado do inflador doairbag do passageiro dianteiro, o que pode pode ocasionar o lançamento de fragmentos metálicos da carcaça do equipamento atirados dentro do veículo.
Essa situação pode causar ferimentos em todos os ocupantes, no caso de uma colisão do carro que provoque uma abertura do airbag.
O Corolla e Fielder deverão comparecer às concessionárias a partir do dia 25 de maio. Nesta primeira etapa, o airbag do passageiro será desativado e será colocada uma fita adesiva informado que a bolsa de ar está temporariamente desativada.
Posteriormente, em data ainda a ser divulgada pela Toyota (a previsão é de cerca de dois meses), os proprietários serão novamente chamados para trocar o módulo inflador e ativar novamente o airbag. Nesse momento a etiqueta de desativação temporária será removida.
Durante o período que o airbag do passageiro fique desativado, a Toyota recomenda que o banco do passageiro não seja usado.
Já no caso de Hilux, SW4 e RAV4, o problema está no airbag do lado do motorista. Os proprietários serão chamados a partir de 15 de junho para agendar a substituição do módulo inflador.
A Toyota oferece seu site (www.toyota.com.br) e o telefone (0800) 703-0206, para informações adicionais.
Relação de modelos envolvidos
Corolla, Filder, Hilux e SW4 2003 a 2007 - recall no Brasil
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.