A probabilidade de a Audi entrar na Fórmula 1 parece mais forte do que nunca, conforme estabelecido em entrevista feita pela revista britânica Auto Express com o presidente da Audi Rupert Stadler. A equipe Red Bull também afirmou seu futuro na F1 depende da decisão Audi, e que ela só fica na competição associada à marca de Ingolstadt.
A revista Auto Express perguntou ao presidente da Audi se sua empresa entraria na F1 dentro dos próximos cinco anos: Stadler sorriu, encolheu os ombros e fez uma pausa antes de dizer "Eu não posso responder isso". Jornalistas dizem que pareceu mais como um sim do que um não, e ele continuou: "É algo que estamos olhando. Mas eu não posso dizer sim ou não."
Audi e Red Bull?
Outros rumores surgem com força após observações feitas a um jornal italiano pelo ex-presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo. É relatado que Montezemolo disse que o chefe da Red Bull, Dietrich Mateschitz está tentando atrair Audi para a Fórmula 1, para substituir o fornecedor de motores de sua equipe, a Red Bull.
Além disso, o conselheiro da Red Bull, Helmut Marko, também entrou na discussão, colocando pressão sobre marca de luxo da VW a entrar na F1: "Se a Audi não entrar na F-1 para nos fornecer um motor, estamos fora.".
Saída de Piech
É sabido que o atual CEO do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, é um entusiasta da entrada da marca na F-1. Entretanto, o antigo chairman da VW, Ferdinand Piech, era contra, sobretudo em função de sua inimizade histórica com Bernie Ecclestone (capo da F-1). Ocorre que Piech perdeu uma disputa de poder com Winterkorn, e teve que renunciar ao posto de chairman da VW, removendo um dos grandes entraves da entrada de uma marca da VW na F-1.
Entrada de Domenicali
Outro movimento que aponta na direção da entrada da Audi na F-1 é o fato de a empresa ter contratado o ex-chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, no final de 2014. Os rumores apontam que ele foi contratado para liderar a entrada da empresa na Fórmula Um.
Audi pretende impulsionar sua participação na Fórmula E
A Audi também pretende aumentar sua participação no campeonato de Fórmula E, de monopostos elétricos. A equipe Audi Sport ABT está atualmente em segundo lugar no campeonato de construtores, com seu piloto Lucas di Grassi liderando o campeonato de pilotos.
Saída da Audi do WEC e DTM
Insiders na Audi e em seu controlador, o Grupo Volkswagen, já revelaram que a Audi planeja sair tanto do campeonato alemão de turismo (DTM) quando do WEC com sua icônica 24 de Le Mans. Para isso, está colocando a Porsche em seu lugar.
Com isso, a Audi pretende somar o orçamento do WEC e do DTM, além de um pacote de patrocínio Red Bull, para entrar na F-1. Várias fontes também confirmaram que a Audi vai ceder à pressão interna do Grupo Volkswagen e deixar Le Mans á cargo da Porsche.
Audi e F-1: namoro
Sabe-se que a Audi esteve perto de entrar em F1 em 2013, e foi a força motriz por trás do plano abortado de usar motores quatro cilindros turbo. Por insistência de Audi, a FIA propôs à F-1 motores turbo de quatro cilindros. Mas a negativa da Audi em entrar no esporte fez com que a FIA propusesse os atuais V6 turbo. Fontes internas na Audi e na Volkswagen, porém, dão conta que as empresas trabalham em um motor V6 1.6 Turbo com especificação de Fórmula 1 desde o início de 2015.
Aquisição da Red Bull ou Toro Rosso
Apesar de estar desenvolvendo um motor híbrido elétrico internamente, circulam rumores que a Audi não quer apenas fornecer motores, mas pretende também comprar uma equipe, para controlar todo o processo. Os alvos são o a Red Bull Racing, ou sua equipe de desenvolvimento, Toro Rosso. O processo seria facilitado pela longa relação da Audi com o proprietário da Red Bull, Dietrich Mateschitz. A Red Bull é a principal patrocinadora da Audi no DTM.
Nova rivalidade com Mercedes?
Um retorno bem sucedido ao topo do automobilismo mundial por parte da Audi poderia desencadear uma rivalidade com a Mercedes-Benz, que é a atual campeã de construtores e de pilotos da F-1, e lidera, em 2015, os dois campeonatos.
Fonte: AutoExpress
Audi na Fórmula 1: probabilidade é mais alta que nunca
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A FORMULA 1 PRECISA DE UMA REFORMULADA URGENTE, VOLTAR AS ORIGENS: 1) CADA EQUIPE TER SEU FORNECEDOR DE PNEUS. 2) ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO DE GRANDES MONTADORAS. 3) ESTABELECER TETO DE INVESTIMENTO, VIABILIZANDO AS PEQUENAS EQUIPES.
ResponderExcluirA F1 PERDEU SEU BRILHO PELA FALTA DE COMPETITIVIDADE, ANTIGAMENTE AS VEZES VÍAMOS O TALENTO DO PILOTO PREVALECER......
Enquanto Bernie Ecclestone continuar no comando, nós continuaremos dormindo durante as corridas.
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