Assim como o Volkswagen up! (veja aqui), o Ford Ka também está sendo vendido nas concessionárias com preços abaixo dos valores sugeridos no site.

Novo Ford Ka 2015

O Ford Ka SE 1.0 Hatch (veja teste de longa duração com este veículo clicando aqui), modelo de acesso, pode ser adquirido por R$ 37.000 reais - valor R$ 1.990 reais abaixo do preço de tabela do modelo - R$ 38.990 reais.

Novo Ford Ka 2015

Nesse preço do Ka SE 1.0 já traz ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas com acionamento elétrico, alarme e sistema de som.

Novo Ford Ka 2015 - painel

Além do desconto, as concessionárias da Ford estão dando também financiamento com taxa de juros zero.

Novo Ford Ka 2015 - interior

Nesse caso, o consumidor deve dar uma entrada de 60% (R$ 22.000 reais), e o restante em até 30 parcelas fixas sem juros de R$ 524 reais (há um custo de R$ 24 reais relativos a taxa de abertura de credito).

Novo Ford Ka 2015

Outra opção de negociação para o Ford Ka SE 1.0 é pagar R$ 37.500 reais e o carro é entregue emplacado e com sensor de estacionamento.

Ford Ka SE 1.0 ou Volkswagen up! com desconto?



Os descontos aplicados ao Ford Ka estão menores que os que as concessionárias da VW adotam no up!. Entretanto, adicionalmente aos descontos, a Ford oferece condições de financiamento mais favorecidas. Entretanto, pelo preço pedido pelo Ka SE 1.0 - R$ 37.000 reais, é possível comprar um Volkswagen up! Take-up! 4 portas completo, por R$ 36.900 reais.


Sendo assim, temos duas opções na faixa de R$ 37.000 reais - Ford Ka SE 1.0 x Volkswagen up! Take 4 portas completo. Vamos analisar os dois modelos.

Design - vitória do up!

O Volkswagen up! tem um design superior ao Ford Ka, conforme mostramos em artigo anterior (clique aqui para acessá-lo). O modelo da VW tem linhas mais sóbrias e elegantes, menos rebuscadas, e que ficarão por mais tempo atuais, e cansam menos.


O up! também tem um padrão de construção bastante superior ao verificado no Ka. Enquanto o up! tem peças perfeitamente alinhadas e componentes bem encaixados, o Ka sofre com desalinhamentos (veja aqui), e peças com problemas de montagem no interior (veja aqui).

Desempenho e consumo - vitória do up!

Em teste da revista Quatro Rodas (veja aqui) com ambos modelos abastecidos com gasolina, o Volkswagen up! mostrou desempenho bastante superior ao do Ford Ka, sendo mais de 1 segundo mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h. Enquanto o up! fez a prova em 14,2 segundos, o Ka precisou de 15,3 segundos.


Nas provas de retomada de velocidade a lavada do up! sobre o Ka foi ainda mais pronunciada, com o sub-compacto da Volkswagen impondo mais de 4 segundos de vantagem na importante prova de retomada de 80 a 120 Km/h.


Se nas provas de desempenho o Up! se sobressaiu sobre o Ka de forma muito impressionante, em consumo a superioridade do up! foi ainda maior. Enquanto o Up! conseguiu consumo de 18 Km/l em estrada, o Ka 1.0 não passou de 15,6 km/l, mostrando que o carro da VW é 15,4% mais econômico em ciclo rodoviário. Em cidade, enquanto o up! 1.0 faz média de 14 Km/l, o Ka 1.0 fica em 11,4 Km/l - vantagem de 23% do up!


Espaço interno - vitória do up!

O Volkswagen up! tem uma carroceria que é 30 cm menor que a do Ford Ka, mas, surpreendentemente, o Up! oferece mais espaço interno na dianteira e mais porta-malas. A imagem abaixo mostra a parte dianteira do Up!.


Enquanto a seguir trazemos a imagem do interior do Ka.


As imagens deixam claro que o espaço disponível para os passageiros no up! é bem superior, e isso fica claro ao entrar nos dois carros. Essa diferença se deve ao fato de o painel do up! não avançar sobre o espaço dos passageiros, sendo um reflexo da maior qualidade do design do VW.

No porta-malas, o up! leva vantagem dupla, pois além de ter um porta-malas com capacidade de 285 litros, contra 257 litros do Ka, o Up! ainda tem o sistem S.A.V.E, que aumenta a praticidade e a usabilidade do espaço.

O Ka, porém, tem uma pequena vantagem no espaço destinado aos passageiros traseiros.

Itens de série - vitória do up!

Itens que o Ka SE 1.0 oferece a mais que o Up! Take 4P completo
  • Faróis com temporizador (Follow Me Home)
Itens que o Volkswagen up! 4 portas completo oferece a mais que o Ka Se 1.0
  • "ESS" - alerta de frenagem de emergência,
  • limpadores de parabrisa Aeroshischer;
  • sistema "S.A.V.E." - porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço (opcional),
  • "Sit & Adjust" - banco do motorista com ajuste milimétrico de altura,
  • alerta sonoro de faróis acesos,
  • alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança,
  • fixação da cadeirinha de criança com sistema ISOFIX® / top tether,
  • imobilizador eletrônico,
  • indicador digital da temperatura externa.
Segurança - vitória do up!

O Volkswagen up! brasileiro já foi testado duas vezes pelo Latin NCAP, tendo obtido 5 estrelas para adultos e 4 estrelas para crianças em ambos os testes (veja teste 1 aqui e teste 2 clicando aqui).



Enquanto isso, o Ford Ka ainda não foi testando nem uma única fez, não se podendo afirmar nada sobre o seu nível de segurança.

Conclusão

Na faixa de R$ 37.000 reais, o mercado brasileiro oferece o Volkswagen up! Take 4 Portas completo por R$ 36.900 reais e o Ford Ka SE 1.0 por R$ 37.000 reais. O Ka Se tem como vantagem o maior espaço na traseira e o fato de oferecer alarme.


Mas o Volkswagen up! oferece desempenho significativamente superior, consumo em média 20% menor que o Ka. Além disso, o modelo da VW é mais seguro, mais silencioso, mais prazeroso de ser conduzido, tem design de melhor qualidade, mais espaço interno na dianteira e no porta-malas, e mais itens de série, melhor acabamento interno e externo, sendo, portanto, uma opção mais vantajosa.

23 Comentários

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  1. Com o mercado desaquecido neste segmento , tem mesmo e que fazer promocoes, ao contrario de quem compra carros acima de 70.000,00 que ainda se tem fila de espera que e o caso de honda hrv e corolla.

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  2. Não entendo o porque desta disputa chatinha entre o up! e o Ka,os dois são bons carros,vai da escolha do comprador,o HB20 também é outro bom carro,em resumo três boas opções no mercado.

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  3. Este valor de 500 reais, pelo emplacamento e sensor de estacionamento, está super em conta.
    Aqui em Goiás, como o primeiro ano (emplacamento) o imposto estadual é grátis, paguei 480.

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  4. * Não justifica vocês terem colocado o up! no comparativo e excluírem outros modelos como o HB20 por exemplo.
    * Design é algo pessoal, aliás, o design do up! não agradou em nada o consumidor brasileiro, basta ver que as vendas do up! são baixíssimas por exemplo.
    * É uma injustiça usar apenas o teste de uma revista como parâmetro, mas se querem falar em desempenho vale lembrar que segundo a Auto Esporte o Novo Ka teve um desempenho melhor que o up! e ainda consumiu menos combustível na cidade.
    * O up! não tem conta-giros, não tem 21 porta-objetos se for para falar de itens de série.
    * Segurança é outro fator que não podemos considerar pelo motivo que vocês mesmos disseram:
    "Enquanto isso, o Ford Ka ainda não foi testando nem uma única fez, não se podendo afirmar nada sobre o seu nível de segurança."
    Ou seja, se ninguém sabe sobre o nível da segurança do Ka não se pode julgar.

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    1. Na AutoEsporte foram testados com etanol (o motor do Ka é otimizado para etanol), enquanto na $ Rodas foi testado com gasolina.

      Fora o fato que os caras aqui do Car.blog que tinham os dois carros disseram várias e várias vezes que o up! é muito superior em desempenho ao Ka. Então isso não tem discussão.

      Na 4 Rodas e na Carro, testes com gasolina, up! HUMILHOU o Ka.
      E isso é até non sense discutir, já que o Up! tem um motor mais potente (segundo o Dinamômetro da Fullpower) e é 140 Kg mais leve que o ka.

      Esquece, up! é superior ao Ka.

      Ka só vende de baciada para locadora.

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    2. E sobre vendas. O up! veio substituir o Gol G4.

      Antes do up!, Gol G5 + Gol G4 - líder de vendas.
      Hoje: Gol G5 + up! - vendas 30% maiores que o segundo colocado (Palio + Pàlio Fire).

      Fim de papo.

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    3. Eu já tive os dois carros simultaneamente e digo que só quem jamais chegou perto de um Ka ou de um up! para dizer que o Ka é mais ágil que o up!.

      Na realidade, a impressão que se tem ao dirigir os dois carros é que o up! é muitas vezes mais ágil que o Ka. O up! sugere um desempenho muito superior ao que os 1.2 segundos da 4 Rodas fazem supor.

      Não tem comparação. O Up! é um carro muito, muito ágil, desde os regimes mais baixos de giro, e o seu câmbio é muito bem escalonado, não necessitando de muitas trocas.

      Já o Ka é lento em baixos regimes, e só fica bom acima de 4.000 RPM. Outro problema do Ka são relações de 1ª, 2ª e 3ª muito curtas, e acabam logo.
      O consumo não tem comparação também, sendo o up! pelo menos 20% melhor em qualquer situação.

      O up! é muito mais prazeroso de ser conduzido, com um comportamento parecido com o do Golf, enquanto o Ka é muito parecido com o Fiesta. Então dá para imaginar a diferença.

      A suspensão do up! é mais confortável, a ergonomia do up! é melhor e há muito mais espaço para motorista e carona no up!.

      O porta-malas do up! é maior e mais usável, graças ao save, que é um solução bem interessante.

      O up! é bem mais silencioso internamente, e todos os comandos são de acionamento suave. O acabamento do up! é muito superior, tanto em termos de materiais quanto de construção.

      basta ver que nosso up! com 20.000 Km está como 0KM, o nosso Ka, com 3.000 Km estava apresentando muitos ruídos internos de peças soltas.

      O design do up! é mais harmonioso também, mais bem resolvido. Ou seja, eu indico sem medo de errar o up!, pois a todas as pessoas que indiquei e compraram ou alugaram o up! ficaram muito bem impressionados com o carro.

      Eu que tive os dois, Take up! completo por 36.9k e Ka SE por 37k, sem dúvida o Up! seria a minha escolha.

      []s.

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    4. "O up! é muito mais prazeroso de ser conduzido, com um comportamento parecido com o do Golf, enquanto o Ka é muito parecido com o Fiesta. Então dá para imaginar a diferença.

      Essa é a questão.

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    5. Muito do que foi dito sobre o up! é verdade, agora a suspensão não é mais confortável que a do Ka, isso foi muito fácil de notar no test drive, absorve muito melhor as irregularidades do que o up!, o resto é por ai mesmo do que foi dito...

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  5. Importante lembrar que o Up! é um subcompacto e o Ka um compacto!
    UP! é inegavelmente melhor, mas pode ser menos util para aqueles que tem apenas 1 carro na garagem.

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    1. O up! tem mais porta-malas, mais espaço dianteiro.
      E está homologado para 5 pessoas, como o Ka.
      Logo, o up! é mais útil que o Ka em todos os sentidos.

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  6. Concorrente do ka é Vw Fox mesma categoria compactos.Up é subcompacto .

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    1. Então a vantagem da VW é maior ainda, já que o Fox é claramente melhor que o Ka.

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  7. O Ka tem alerta sonoro de farol aceso. Favor corrigir!

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  8. O ka e o up! sao os melhores tricilindros do Pais, mais prefiro o ka e mais robusto e mais bonito principalmente o SEL.

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  9. Numa comparação direta entre Ka SE e Take Up, o CxB do Ka é superior. O Up poderia se mostrar melhor na versão Move - e, mesmo assim, precisaria ter ao menos o sistema de som prá poder fazer frente. O Take ficou um pouquinho menos pelado no modelo 2016, mas continua sem conta-giros, sem telecomando (ganhou apenas chave canivete) e sem uma mísera alça de teto.

    Quando comprei o Up, minha versão (Move 2p ar, direção, trio) saiu quase R$ 3mil abaixo do Ka SE. Se fosse um Move 4p, ainda assim sairia mais barato (empataria se tivesse som). A comparação cabível é entre Ka SE e Move Up. Se o Take tá caro a ponto de empatar com o Ka, isso talvez explique a disparidade nos números de vendas dos dois modelos. O Take tem que custar menos prá compensar.

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    1. Bom, como vimos o up! take completo tem uma série de itens que não tem no KA. Então o correto é o take up mesmo para comparar com o KA Se.
      E para quem está preocupado com listinha de itens, deveria pegar um chinês, que vem com tudo isso e mais um pouco, e é mais barato que up! e Ka.
      A questão é que o up! é um carro de maior qualidade, é 5 estrelas no Latin NCAP, tem mais desempenho, e menor consumo. Rodando 3.000 Km por mês, gasta-se R$ 200 reais a menos com o up! de gasolina. Isso significa 2.400 em 1 ano e R$ 12.000 reais em 5 anos.
      Fora isso, o up! é 5 estrelas no latin ncap. E o Ka?
      E nem se compara o acabamento do up! com o do Ka, pois o up! é muito superior.
      Fora que o design do up! é muito melhor resolvido.
      Então o up! é a melhor opção. Take-up! sem pensar nem 0,5 s.

      Ah!. e sobre vendas, logo se vê que vc não entende nada.
      O Up! só vende menos que o Ka porque a a Ford está desovando Ka em locadoras, enquanto a VW não vende o up! para frotistas. Para frotistas, a VW vende o Gol, que surra o Ka em vendas.

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  10. Aquela vibração que o Up tem é algo que incomoda demais, muito ruim nesse ponto!

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    1. Acaba acostumando mas no começo é bem estranho.

      O acoplamento da embreagem faz um barulho fora do normal e a baixos giros faz muito barulho e vibração do conjunto motriz, mas isso é característica do carro e deveria ser minimizado em uma proxima versão.

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  11. O KA tem dois problemas a serem resolvidos: trepidação e desalinhamentos. Fora isso, o carro é perfeito. Eu tenho uma Ka e estou satisfeito demais. Me irrita, apenas, o carro trepidando. Mas conforto, tecnologia, consumo e desempenho ele vai bem. UP! não posso falar pq ainda não dirigi e nem comprei um. Falo do KA por ter um na garagem.

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  12. Minha história é sobre um New Ka 2015 que comprei em março deste ano. Um zero km que mudei de marca e modelo, após querer experimentar o diferente.

    Desde 2007 sempre tive o Fox da VW e comprei três, sendo dois zero km, antes de comprar um Ford. Nunca - entre os três Fox - me mostrou problemas de trepidação, desalinhamentos e dor de cabeça como o Ka 2015. Meus Foxs eram 2007, 2009 e 2012 e nunca me apresentaram problemas de fábrica até o dia em que fiquei com todos: tempo de três anos.

    O Ka 2015 tem sua vantagem como um carro moderno, tecnológico e que não se compara aos de sua categoria pelas opcionais de fábrica. Porém, a Ford peca por vendê-lo com tantos defeitos - por mínimo que seja - em sua lataria, mas que desanima qualquer cliente que paga R$ 43,190 para obter um carro defeituoso.

    Infelizmente, a Ford deveria estreitar mais os laços com o cliente-consumidor, ter um serviço de qualidade, melhorar o atendimento pós-venda, ter concessionárias mais eficientes e vender carros sem defeitos. Cumprindo, no mínimo, alguns itens de satisfação ao cliente, estaria bem melhor no mercado de veículos.

    Meu maior problema foi com desalinhamento de fábrica. Meu carro veio todo desalinhado no porta-mala, portas, capô e para-choque, além de outras partes no entorno do carro.

    Eu sei que o meu veio com defeitos porque antes de comprar estudei o carro todo e sabia que vinha com defeitos, porém, não tantos como imagina. Mas tem um monte de gente com o carro novo por aí que não sabe desses desalinhamentos e ver perfeição no veículo. São defeitos imperceptíveis, mas se procurarem - falo da Ford por possuir um - vai achar desalinhamento em algum lugar.

    Na concessionária, em menos de 15 dias do carro sair da loja 0 km, tive que retornar e apontar os erros de fábrica. Como mostrei todos os erros de desalinhamento, o consultor da loja marcou os erros, registrou em fotos e fez um relatório para a Ford registrando tudo que relatei sobre os problemas.

    Em seguida, me pediu um prazo de cinco dias para que a montadora desse um retorno sobre os apontamentos feitos. Na concessionária todo mundo ficou abismado por conta dos detalhes que apontei quanto ao desalinhamento. Enfim, o próprio consultor disse que se todos os donos de veículos fossem como eu, com certeza, a fábrica faria carros sem tantos erros. Será?

    Senti, no entanto, que o cliente é valorizado até o dia que fecha o contrato. Depois disso, ficamos à mercê dos péssimos serviços oferecidos pela fábrica da Ford - concessionárias.

    No mais, após tantos problemas e desencantos com o carro KA da Ford, acredito que vou voltar - em breve - para a VW que sempre me deu mais vantagem e tratamento de cliente para cliente com respeito.

    Apesar de todos os problemas, há de se dizer que - fora isso - o KA ainda tem suas vantagens - onde sai na frente - por ser uma tecnologia em 1.0 que muitos outros da mesma categoria não têm.

    A pergunta é: por que um carro zero sai da loja com tantos defeitos que - às vezes - os usados não têm? Putz, pagar mais de 40 mil no carro popular e ele ter problemas e defeitos de fábrica, só vi na Ford e nunca na VW.

    Como falei logo acima, tive três Fox - desde 2007 - e nunca eles tiveram esses problemas. E olhe que possuí um 2007, 2009, 2012 - considerados tecnologia atrasada - mas nunca vieram com desalinhamentos ou trepidações. Nem com o passar dos anos usando-os em asfalto ou cidade.

    Não pense em utilizar Call center, agenda ford e o 0800 da Ford. Infelizmente, eles não resolvem nada para o cliente. Nem satisfação dão após o resultado do serviço. Não ligam no pós-serviço e querem apenas que o cliente mandem resposta da pesquisa de satisfação.

    Call center não deixa o cliente satisfeito e passa a bola pra concessionária. Não há email para enviar reclamações e, muito menos, falar diretamente com um SAC que deixe o cliente satisfeito. Satisfação é zero!

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    1. Continuando...

      O único interesse da Ford é uma tal de pesquisa e satisfação. Perguntando o que eu achei do serviço e se voltaria a comprar ou fazer serviço na Ford. Senão, o que faltou?

      Então, respondi:

      "Faltou resolver o problema. Meu carro foi fazer uns reparos de trepidação, no painel e porta-mala, mas o carro - após um dia de serviço - retornou com o mesmo problema. Ou seja, não foi resolvido a pendência existente. O carro passou o dia todo na concessionária, mas não solucionaram o problema. Acredito que o veículo ficou parado o dia todo sem ajuste. Voltou com o mesmo barulho."

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    2. Com meu Fiesta Rocam, minhas reclamações foram atendidas prontamente pela concessionária. O motor do vidro elétrico da porta do motorista quebrou, e mesmo fora da garantia, foi trocado sem custo, por eu ter solicitado a verificação de um barulho intermitente antes de acabar a garantia, na época não detectado. também solicitei a troca do volante e de uma das maçanetas, que estavam manchadas (pouca coisa, menor que uma unha), e também fui atendido sem custo. A única vez que tive problemas com um css Ford, a fábrica interveio e me ofereceu. pelos contratempos causados pela css, 3 revisões gratuitas.

      Enfim, atendimento (bom ou ruim) depende das pessoas envolvidas. Aqui em Recife, fui bem atendido, mas sei que nem todas as css Ford irão prestar o mesmo atendimento. Isso acontece em qualquer área. Tente outra concessionária (caso tenha mais de uma na sua cidade) e a experiência pode ser completamente diferente.

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