A estratégia de longo prazo da Volkswagen ao longo dos últimos anos priorizou a Europa e China - maior mercado do mundo onde sua capacidade de produção atingirá 5 milhões de veículos em 2019. O esforço faz sentido, já que os lucros de sua divisão chinesa triplicaram e suas vendas cresceram ao ritmo de 15,7% ao ano desde 2007. Na Europa, a empresa desfruta de uma liderança incontestável: seu último lançamento, o Passat, já acumula vendas de mais de 100.000 unidades desde o lançamento no final de 2014.
Assim, com sua posição de dominância na Europa e China consolidadas, a Volkswagen agora revela seus planos para uma maior proeminência nos EUA: uma ofensiva com o lançamento de 5 novos SUV ao longo dos próximos 3 anos (veja detalhes aqui); redução do ciclo de vida dos produtos e eletrificação.
A redução do ciclo de vida dos produtos é considerada essencial no competitivo mercado dos EUA. Com isso, os modelos VW terão facelifts mais frequentes e novas gerações dos carros serão colocadas no mercado em menos tempo.
Outro ponto é a aposta no lançamento de até 40 modelos com propulsão elétrica - a um custo relativamente modesto, graças à plataforma modular MQB. O processo já começou, com a chegada ao mercado de Golf GTE, Audi A3 e-tron e Audi R8 e-tron. A empresa está trabalhando em baterias com melhor densidade para conseguir uma autonomia elétrica de mais de 480 quilômetros.
É importante considerar que esses planos estratégicos da Volkswagen têm com pilar fundamental a plataforma modular MQB, que permite lançar uma gama ampla de modelos com rapidez e baixos custos de pesquisa, produção e desenvolvimento. Em 2014, dos 10 milhões de veículos vendidos pela VW, 2 milhões adotavam a MQB, enquanto em 2018 serão 7 milhões.
Fonte: Forbes
VW terá menor ciclo de produto e mais elétricos nos EUA
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Muito bom mas k d os elétricos/híbridos no Brasil?
ResponderExcluirSe o desgoverno ajudar, não só o setor automotivo melhora, mas toda economia.
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