A montadora de automóveis alemã Volkswagen está analisando uma cooperação com a chinesa Great Wall no desenvolvimento de um modelo de baixo custo, disse a revista alemã Magazin nesta quarta-feira, citando fontes da empresa.
O objetivo da Volkswagen com a Great Wall seria o desenvolvimento de veículos utilitários esportivos (SUVs) e veículos multi-usos (MPVs) de baixo custo na China, em resposta às mudanças no mercado.
Segundo a publicação alemã, as negociações envolvem uma compra de parte da Great Wall por parte da Volkswagen.
A Volkswagen, maior montadora da Europa, tem se lutado para desenvolver carros de baixo custo para mercados emergentes - um ponto fundamental para se tornar a maior montadora do mundo - porque a empresa tem dificuldades para manter os custos baixos o suficiente.
"A VW tem uma comprovada incapacidade de projetar e construir carros de baixo custo", diz Max Warburton, analista da Bernstein - consultoria sediada em Cingapura -, em um relatório publicado nesta quarta-feira. "A VW não sabe como fazer carros baratos e interessantes, como faz a Great Wall."
As vendas no segmento de varejo de SUVs na China dispararam mais de 30% em 2014 para 3,82 milhões de unidades, e mais do que dobraram desde 2012, ultrapassando rapidamente o crescimento em outros segmentos, de acordo com o China Passenger Car Association (CPCA).
Fonte: Reuters
VW considera parceria Great Wall em SUV de baixo custo
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A Great Wall estará para a VW como a Dácia está para Renault.
ResponderExcluirA diferença é que a GreatWall não pertence a VW, como a Dacia em relação a Renault.
ExcluirAi André eu coloquei o verbo no futuro, vlw?
ExcluirEsse SUV da GreatWall lembra, de frente, o Peugeot 4007, baseado no Mitsubishi Outlander antigo.
ResponderExcluirJá já he da VW essa marca
ResponderExcluirE cadê a marca de baixo custo da VW?
ResponderExcluirCara que doideira. Porque a VW não traz Skodas ou Seats? O Skoda Yeti é melhor que um HRV. O Fabia melhor que um Bravo. Um Leon melhor que um C3. Porque fazer um ChinÊs? Tá feio pro Gol e Fox assim?
ResponderExcluirVW quer cortar gastos, quem melhor nesse assunto que um Chinês?
ExcluirTrazer esses modelos que você falou para uma adaptação no mercado nacional demoraria muito e seria oneroso de mais, e gastar a VW não pode por que não quer.
Legal, alemães com chineses....com certeza sairá bons frutos.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.