A Toyota recuperou a liderança do mercado automotivo global no acumulado do primeiro trimestre, mesmo com suas vendas tendo caído 2,5% relativamente a 2014, para 2,52 milhões de veículos.
O conglomerado alemão Volkswagen, que tinha ficando na liderança mundial nos dois primeiros meses de 2015, vendeu, no trimestre, 2,49 milhões de veículos.
O terceiro maior grupo automotivo é a norte-americana GM, com entregas totais de 2,42 milhões de unidades.
A liderança da Toyota sobre a VW é de 90 mil carros no trimestre. A montadora japonesa vem se beneficiando pela elevada demanda por seus SUV´s nos EUA, como RAV4 e o novo Lexus NX. O RAV4 subiu 26% este ano, enquanto o Lexus NX está vendendo nos EUA mais que seus concorrentes da Audi e Mercedes-Benz.
A Volkswagen, por outro lado, apesar de elevação de vendas do Golf, continuou a declinar nos EUA. Além disso, trabalha com um ritmo mais lento de vendas na China - seu principal mercado - pois não está bem posicionada no segmento de SUV - de maior crescimento na China também.
Toyota supera a VW e recupera a liderança global em março
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Achava a VW perfeita em estratégias mais ela não viu q o mercado esta indo na direção de SUVs ... E não tem nem um saindo do forno . só mostra conceito .
ResponderExcluirE os que a VW tem em produção são excessivamente caros, a montadora não tem nenhum modelo para atender ao público de acesso.
ExcluirA Volks tá brigando pela liderança por causa do espetacular Golf 7, carro mais vendido do mundo atualmente. Mas a marca está relegando a segundo plano outros segmentos, como o dos Suvs e Crossovers.
ResponderExcluirTá na hora da Volks preparar um Suv compacto para concorrer com o Hrv e Renegade, além de dar uma reformulada no Tiguan.
O atraso da VW para entrar no bonde dos SUV´s é porque é uma empresa com cabeça europeia, onde os SUV não são bem aceitos. E não são bem aceitos pois a Europa é o mercado mais exigente do mundo, e SUV é um carro conceitualmente errado.
ResponderExcluirVc pegar um hatch transformar em um SUV, vc perde estabilidade, pois o centro de gravidade fica mais elevado, praticamente não ganha espaço interno, e o carro fica mais pesado, e mais ineficiente, ficando mais beberrão.
Então, do ponto de vista técnico, SUV é um conceito errado. Ocorre que nos dois maiores mercados do mundo, que são China e EUA, esse tipo de carro está em alta. E o motivo é simples: o povo é menos instruído, educação mais rudimentar que a europeia, então as pessoas se deslumbram com esses SUV, pois são grandões e dão "status".
Nos EUA até que tudo bem, pois tudo é amplo e largo lá. Agora o Brasil, colonizado que é, está importando o gosto americano por SUV, só que aqui nossas vias são piores que as europeias, então os SUV´s são mais aberração ainda.
Entretanto, a VW parou de tentar fazer SUV que faz sentido, como o Tiguan, com tração 4 motion e dimensões contidas.
Resolveu fazer o que as outras fazem, e estão vendendo bem: SUV´s grandalhões, com muito espaço interno, tração dianteira.
É isso que vai começar a chegar aos mercado americano e chinês daqui a 6 meses. Serão melhores que os SUV´s de outras marcas.
Então a revolução SUV está na boca do forno na VW.
Eu não compraria jamais um SUV. Jamais. Acho um carro sem sentido algum.
Acho ridículo ficar andando em um carro com o banco do motorista nas alturas...é uma piada isso.
Muito mais lógico o motorista e o carro o mais baixo possível.
Mas, enfim, o povo quer, a empresa tem que fazer o que o povo quer.
Será feito.
Pelo visto, também é engenheiro?
ExcluirFalou o porta voz da VW no Brasil, está falado.
Excluira questao da europa X usa é uma só: custo do combustivel, que nos usa está barato, favorecendo SUV e na europa caro, onde o incentivo é downsizing.
Excluirnao tem nada a ver com cultura, ou instrução e sim custo de combustível......
Depende Carlos. Olha a Range Rover, o carro clássico da Land Rover. Muitos críticos dizem que sua versão V8 atual é o melhor carro do mundo, aliando Off-Road perfeito, espaço interno gigantesco, conforto, acabemento luxuosíssimo, é ótimo desempenho.
ExcluirConcordo em parte. Não vejo sentido nessa febre de SUV sendo utilizados na cidade. Se for para locais de acesso complicado ou envolvendo off-road, ainda dá para entender, mas do jeito que está sendo utilizado é realmente patético.
ExcluirA classe média quer "se promover" comprando SUV's para utilizar no dia a dia e para ir ao shopping. É impressionante isso! Tem muita gente deixando de comprar sedã médio para comprar Duster apenas para demonstrar o status de um carro alto. É tosco.
Qual a vantagem de um Ecosport em relação a um Corolla, por exemplo? O SUV é sempre mais pesado, menos aerodinâmico, menos estável, com maior consumo e, frequentemente, o espaço interno é semelhante ao de um carro mais baixo de mesma categoria. Além de todas as desvantagens técnicas, o SUV ainda é mais caro.
A vantagem prática do SUV é bem simples: Status.
Nunca andou num SUV de verdade pra falar que não tem sentido e que não presta e as outras "desvantagens". Alem do mais, com as estradas das vias brasileiras cheias de buracos e de quebra molas,o que não tem sentido é rodar com carro baixo. Quando a VW lançar o "suv compacto" dela esse cara vai se contradizer e falar que presta como é mestre em fazer. E Felipe, carro em si no Brasil já é status, uns agregam mais que outros,lógico, mas se você possui o carro do momento, independente da categoria, já possui algum status a mais, não necessita ser SUV, até porque hoje em dia o que se percebe é a troca da preferencia dos utilitários por marcas premium(Mercedes, audi, bmw,etc).
ExcluirVcs estão cada dia pior nos comentários.
ExcluirMeu carro é um focus mais coisa boa msm é ficar lá do alto dos SUV olhando o transito e bem distante do motoqueiro quebradores de retrovisor.
Errado, Pedro. As marcas premium ainda vendem pouquíssimo e não são a preferência da maioria. Muito mais fácil comprarem um SUV ou mesmo um HR-V topo de linha do que um A3, por exemplo. O brasileiro quer "status", olhar os outros do alto, e isso os SUV's garantem.
ExcluirNão tem nada a ver com espaço ou mesmo pelas vias brasileiras. O Corolla, por exemplo, roda perfeitamente pelas vias brasileiras e não transfere as irregularidades para os passageiros, mas dá menos status que um SUV, por exemplo.
Ah tá, tá todas as fábricas estão erradas de entrar nesse seguimento?
ExcluirO Tiguan e o Touareg são o que se não suvs? Pra ficar no grupo vw ainda temos os Qs da audi e as Cayennes porsche. Todos são altos, centros de gravidade altos e preços também.
Então ela dá muita bola pro seguimento.
O que ela "ainda" não tem é um suv compacto, dai faz o mesmo que a fiat fez primeiro com seus ways e advantures, anaboliza o fox e cria o crossfox.
Ela já teve um jeep, VW Thing a ar e o Candango/Munga da DKW.
Só pra lembrar a DKW é a mãe da Audi, que já foi mercedes. Antes de comprar a DKW a VW só tinha carros a ar, os primeiros audis e vws a água eram projetos DKW. E pra quem não sabe os DKWs aqui no Brasil eram os Vemag.
Se o Felipe estiver falando de uma pseudo SUV, como um Renault Duster até concordo.
ExcluirIsso é ladainha, Pedro. Um simples Corolla atende perfeitamente uma família e com muito mais conforto, melhor acabamento, melhor desempenho e espaço interno que um SUV compacto de mesmo valor. O povo que compra esses SUV está querendo apenas se promover, ficar na moda, impressionar o vizinho, etc.
ExcluirNão faz sentido pagar o preço de um sedã médio em um Duster ou Ecosport, ou mesmo em um Renegade, pois um simples Corolla oferece muito mais por preço semelhante. Nenhum "SUV compacto" carrega 3 adultos no banco traseiro, mas o Corolla sim, com seu assoalho plano e ótimo vão para as pernas. O desempenho do Corolla é superior, o acabamento também, além de ter mais estabilidade e menor consumo.
Quem troca um sedã médio por um SUV compacto está apenas atrás de imagem, geralmente não tem outro motivo. A menos que a ideia seja fazer off-road ou frequentar locais de difícil acesso, caso em que um pseudo SUV 4x2 também não seria adequado.
Leandro Valete, nesse caso, você deve estar se referindo a um SUV grande, não aos de acesso. Além disso, não pense que estar em um SUV te protegerá dos motoqueiros, pois já vi motoqueiro CHUTANDO até uma SW4. Eles não tem medo do tamanho do carro, pois se assim fosse, teriam medo até mesmo de um Up!, já que qualquer pancadinha que você dê neles já seria o suficiente para matar ou acidentá-los gravemente.
ExcluirFelipe, antes de atacar com "errado" e "ladainha" , observe as ruas e note quantos audis e bmw's voce vê, dependendo de onde mora, claro, mas vai perceber o aumento na frequência desses carros, ante os SUVs DE VERDADE na mesma faixa de preço (100-200mil). Falei de um SUV de verdade, nao esses hatchs altos que chamam de SUV. E não discordei do que voce falou, eu ate reforço o que eu disse citando o que voce mesmo falou: "ficar na moda". Nao necessáriamente um SUV, pois quando o hb20 foi lançado, era o carro da moda.Ter uma caminhonete ja foi moda, e hoje o pseudo suv ta na moda! Basta estar, de novo, "na moda" para ter status, so disse que não era exclusividade do segmento e não que voce estava errado pelo motivo ja mencionado! E alem do mais, esses carros não oferecem o espaço interno, o conforto e a segurança de um SUV DE VERDADE, porque não se compara um hrv, duster e ecosport com um corolla, mas suba pra uma SW4, Land Rover, XC60, Grand Cherokee, de novo, mais uma vez, SUV's. Fazem tanta gambiarra com seguimentos que acaba nisso... E concordo contigo, não faz muito sentido trocar um corolla, jetta tsi, civic ou c4 pelos "pseudos". Porém, há vários perfis de consumidores, gostos e modos de pensar diferentes.Se o carro agradar , é problema de quem compra.
ExcluirGalera esse negocio de suv x sedãs x hatchs me fez lembrar do papo de duas e quatro portas nos carros. O brasil era o reino dos duas portas. Os carinhas que não queriam os de quatro falavam eram mais caros, pesados e inseguros. Hoje ninguem quer levantar para que o carona vá para o banco de trás. Acho que com suv ou não as fábricas deviam fazer carros mais altos sim, do chão, com suspensões parrudas, tanto faz se forem suvs, sedãs... porque as ruas que a gente tem são uma droga, não são as autobahns alemãs.
ExcluirPedro, não disse que ninguém deveria comprá-los, mas que apenas não faz sentido e são compras pouco racionais e sem sentido. Quem deixa de comprar um sedã médio para pegar um SUV compacto("pseudosuv") faz algo extremamente sem noção e pouco racional apenas para ficar em um carro alto e transmitir "status".
ExcluirA categoria de SUV de verdade é mais justificável, apesar de sedãs grandes fazerem o mesmo trabalho bebendo menos, andando mais, possuindo mais estabilidade e por preços menores.
Ainda em SUV, acho que estes veículos deveriam ter taxação extra, pois é desproporcional para nossas cidades um veículo grande assim.
ResponderExcluirLeandro, taxação extras não. Melhor isenção de impostos nos outros. Tração extra é feio igual bater em mãe kkk
ExcluirMas mesmo q a toyota esteja liderando, nao existe nenhum grupo com grande participacao isolada liderando o mercado...a diferenca sempre foi pequena entre as posicoes no ranking...o mercado é bem pulverizado. Mas o que impressoona é a egiciencia dos japas a toyota com 2...3 marcas lidera a volks precisq de umas 15 marcas pra acompanhar o ritmo da toyota
ResponderExcluirComo não posso carregar mulher e filhos em um trator, meu próximo veículo será um SUV.
ResponderExcluirIsso não tem nada a ver com status, apenas não aguento mais raspar o carro em lombadas, depressões e buracos.
kkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirInúmeros carros não raspam em lombadas, mesmo quando carregados. Não é necessário comprar um SUV para que isso não aconteça. Os SUV's são a modinha do momento, não tem nada a ver com raspar o carro em lombadas, depressões ou buracos.
Cara, eu já tive 3 fords, Ka, Fiesta e agora focus todos raspavam nas limbadas.
ExcluirSalve os SUVs.
Gente, se o cara prefere um SUV, o dinheiro é dele e ele faz o que quiser!
ExcluirVamos ter respeito à opinião dos outros, por favor!
Quanto ao 4patas, sem comentários!
Aliás se, como ele diz: " se o povo quer, o povo terá.....", poderia ser aplicado ao up, não é, sr. Carlos?
O "povo" quer um sub compacto com menor preço e mais equipado, então o "povo" NÃO teve o que queria, kkkk
Luiz, os Fords raspam muito mesmo, mas isso é por pura incompetência da Ford. Todos os citados por você raspam com facilidade, inclusive, o Novo Ka.
ExcluirEntretanto, existem vários carros que não raspam, mesmo quando carregados. O próprio Corolla é um exemplo disso, pois passa por imperfeições sem transmití-las aos passageiros e não raspa em lombadas, valetas ou imperfeições do solo.
Essa história de que precisa comprar um SUV pra "não raspar" é a maior abobrinha e não cola mesmo. Os americanos, pelo menos, não inventam uma dessa! Eles compram SUV simplesmente porque gostam de carros altos e grandes, pois são pouco racionais, tem gasolina barata, vias largas, bons estacionamentos, etc.
Brasileiro compra SUV pra se promover mesmo, pois acha que dá status. As pessoas deixam de comprar sedã médio para comprar um Ecosport ou Duster, o que é patético. Ou seja, trocam um carro bem acabado e muito superior por outro bem inferior, porém altinho. Tudo isso só para chamar atenção do vizinho e "arrasar" no Shopping.
Felipe,
ExcluirAcho meio relativo esse conceito de que a pessoa comprar um pseudo SUV somente para se mostrar ou "arrasar" no shopping, as vezes e questão de gosto mesmo. A mulherada adora esses tipos de veículos, mas sei lá, eu enxergo por esse lado. Uma pessoa pode tanto achar que vai arrasar com um Golf quanto com uma EcoSport.
KKKKK SUV LEMBRAM A ÉPOCA COLONIAL,AONDE OS SENHORES ANDAVAM EM CIMA DE CAVALOS AI A CULTURA PRINCIPALMENTE NOS EUA,AONDE E IMPRESSIONANTE O GOSTO PELO TIPO DE VEICULOS,AQUI NO BRAZIL E MODINHA SIM MORO EM MOGI DAS CRUZES.GRANDE SÃO PAULO CIDADE ANTIGA O CENTRO E PEQUENO,NESSES TEMPOS VI UMA SENHORA NISSEI, +- UNS 1.50 DE ESTATURA ANDANDO DE HILUX SÓ ELA NO CARRO.PRA QUE ISSO,NÃO TROCO UM BOM SEDA MEDIO POR NENHUM SUV DE MODINHA..
ResponderExcluirExiste uma palavra q pode explicar para muitos quanto a escolha entre um hatch e uma picape. PRATICIDADE, dependendo de seu perfil, não há comparação. Tenho os 2, e confesso que preciso mais da picape.
ExcluirEu nao entendo!!!! Vcs nao entendem que os SUVS vendem por causa da amtura simplesmente ??? Eu me sinto muito melhor vendo o transito de cima.... A diferença e muito grande. Ainda mais pessoas mais velhas tem que se jogar dentra do carro e o SUV te " joga " pra fora.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirConcordo com o Matheus. Quem compra SUV busca simplesmente altura e status. O que é ilusório. Altura td bem, pois de fato são mais altos, porém status? temos exemplos de carros muito mais bem construídos e atrativos que custam o mesmo preço destes SUV's de entrada (vide golf p. ex.). Concordo também com os que dizem que estes são apenas pseudos SUV's. Os SUV's de vdd, são mais elaborados, como SW4, Range Rover, XC60 e Grand Cherokee. O que o mercado está tentando empurrar nos consumidores, nada mais são do que hatches altos, com preços que deveriam ser de SUV's de vdd.
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