O Peugeot 308 R Hybrid foi revelado em antecipação ao Salão do Automóvel de Shanghai. Trata-se de versão esportiva, com potência combinada de 500 cavalos e 73 Kgfm de torque.
O carro-conceito é alimentado por um motor a gasolina 1.6 Turbo de 270 cavalos e mais dois motores elétricos. Atuando em conjunto, são capazes de acelerar o Peugeot 308 R Hybrid de 0 a 100 Km/h em 4,0 segundos.
O 308 R Hybrid foi adaptado para lidar com a potência extra: bitola dianteira e traseira alargadas em 80 mm. E adota rodas de liga leve de 19 polegadas, montadas em pneus 235/35 R19.
O modelo envia potência ao asfalto por meio de um sistema de tração integral, e conta com freios atualizados dianteiro e traseiro. Há quatro modos de condução - Hot Lap, Pista, Estrada, e ZEV. Modo Hot Lap foi projetado para aproveitar ao máximo a potência do carro, enquanto que o "pista" só permite o acesso a 400 cavalos. Nessa configuração só ficam ativos o motor a gasolina e o motor elétrico traseiro.
Em modo Road ele usa apenas o motor a gasolina e o elétrico traseiro, com potência combinada de 300 cavalos, enquanto na opção ZEV ele só roda em motores elétricos.
A Peugeot não disse o quanto o carro pode viajar em energia elétrica, mas disse que o modelo pode ser totalmente recarregado em um carregador rápido em apenas 45 minutos.
A dianteira tem novo estilo com grade foi modificada, enquanto o capô tem duas tomadas de ar, uma de cada lado. É mais discreto na parte traseira, com um spoiler estreito no topo da porta do porta-malas. Há mais duas tomadas de ar no pára-choque, que ajudam a manter a refrigeração das baterias.
O trabalho de pintura de dois tons está familiarizado com o conceito 308 R, que apareceu pela primeira vez no Salão de Frankfurt de 2013, mas no caso deste híbrido temos azul e preto. A pintura contém partículas de vidro para adicionar o brilho - esquema de cores normalmente só usado em carros de competição franceses.
Dentro, a cabine de pilotagem é familiar com o resto da linha 308 em muitos aspectos, com a mesma instrumentação. No entanto, ele recebe quatro bancos esportivos individuais, em couro castanho, enquanto o painel é equipado com uma tela sensível ao toque que a Peugeot usa em seus carros-conceito.
Tem o mesmo pequeno volante da gama do 308, mas com um emblema "R". A caixa de velocidades automática de seis velocidades é controlada por paddles atrás do volante, e um display head-up projeta os dados principais na linha de visão do motorista.
Não há informação de o Peugeot 308 R Hybrid será feito em série, ou será usado apenas como carro de competição.
Peugeot 308 R Hybrid: conceito de 500 cavalos em Shanghai
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Show! Bonito, potente e econômico! Carros híbridos são o caminho! Agora falta viabiliza-los com preços competitivos.
ResponderExcluir1.6 Turbo de 270 CV? Está bem pelo menos na foto.
ResponderExcluirPeugeot está de parabéns com esse 308.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.