Oferecido nas configurações Vision e Sport, o GLA 250 adota motor 2,0 litros turbo, com 211 cv de potência e 350 Nm de torque, associado à transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. O conjunto leva o SUV da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos e permite chegar à velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente).
O GLA 250 traz de fábrica itens como o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro recurso disponível é o Command Online com navegação GPS. A versão Sport oferece também câmera de ré como equipamento de série.
Tanto a versão Vision como a Sport são equipadas com teto solar panorâmico com abertura por comando elétrico e ajustes elétricos para o banco do motorista (na Sport, também para o assento do passageiro da frente).
O interior é simultaneamente sofisticado e funcional: o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, elevando a capacidade de carga de 421 para 836 litros. A bagagem e outros objetos podem ser carregados sem nenhuma dificuldade, graças à soleira baixa e à larga porta de acesso ao compartimento traseiro.
Design
O GLA250 se caracteriza por uma dianteira vertical, com a estrela. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura. A dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs.
O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta. Os reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.
Interior
O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes são aplicadas. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.
Os bancos esportivos são ressaltados por abertura na parte inferior do apoio de cabeça e nos painéis de revestimento das portas. No GLA 250 Sport, a forração é em couro sintético ÁRTICO. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados e o acabamento do teto é preto.
Motor
O motor do GLA 250 possui 211 cv e tem torque máximo de 350 Nm, presente entre 1.200 e 4.000 rpm. O desempenho se completa com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e velocidade máxima de 235 km/h.
Função ECO start/stop com partida direta
O sistema ECO start/stop, de série, opera com partida direta. Isto significa que, quando o motor é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o motor de partida começa a girar o motor, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado e a combustão se inicia imediatamente.
Transmissão
O motor turbo 2,0 litros é otimizado pela transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. Pesando apenas 86kg, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Graças a essa configuração, as mudanças para a próxima marcha - acima ou abaixo - são quase imediatas, sem perda da força de tração. A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, tornando as trocas mais suaves, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo.
Suspensão
A suspensão dianteira do Mercedes-Benz GLA 250 é tipo McPherson. O utilitário tem suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto administram as forças atuantes sobre a suspensão em cada roda, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio.
A direção eletromecânica dá maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, pois só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, como a unidade de controle ESP (controle de estabilidade), correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.
Sistemas de assistência
Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA 250 e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.
Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.
Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.
Conectividade e interatividade
O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Sport, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, o COMMAND Online possui sistema de navegação GPS, permite acesso à Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados e tem memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.
Sete versões
O GLA 250 chega ao mercado brasileiro nas versões Sport e Vision, juntando-se ao GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Vision, GLA 200 Vision Black Edition e GLA 45 AMG 4MATIC. Todas as versões oferecem de série uma ampla gama de equipamentos, que proporcionam grande conforto e segurança aos usuários. O volante multifuncional esportivo forrado em couro possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as borboletas para trocas de marchas.
Todas as versões, a partir do GLA 200 Advance, contam também com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O GLA 250 Sport e o GLA 45 AMG 4MATIC trazem também câmera traseira.
O GLA 200 Style e o Advance trazem sistema de ar-condicionado digital Thermatic. Já as versões GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport são equipadas de série com o sistema de climatização Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes na dianteira. As versões Vision, Sport e o 45 AMG 4MATIC se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo e sofisticação. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar.
No GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos.
Ficha Técnica - Mercedes-Benz GLA250
Especificações técnicas
GLA 250 Vision
|
GLA 250 Sport
| |
Cilindros
|
4 em linha
|
4 em linha
|
Cilindrada (cm³)
|
1.991
|
1.991
|
Potência (cv/rpm)
|
211/5.500
|
211/5.500
|
Torque máx. (Nm/rpm)
|
350 / 1.200 – 4.000
|
350 / 1.200 – 4.000
|
Aceleração 0-100 km/h (s)
|
7,2
|
7,2
|
Velocidade máxima (km/h)
|
235*
|
235*
|
Peso (kg)
|
1.455
|
1.455
|
Pneus
|
235 / 50 R 18
|
235 / 45 R 19
|
Capacidade do porta-malas (L)
|
421 até 836
|
421 até 836
|
Tanque de combustível (L)
|
50/6
|
50/6
|
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura
|
4.417
2.022
1.494
|
4.417
2.022
1.494
|
Qual modelo da Volvo seria concorrente desse GLA ?
ResponderExcluirEsse carro é um mico. Pagar 190 mil nesse mini-suv apertado que faz 0-100 em 7,2 segundos?
ResponderExcluirO Audi Q3 Ambition de 211 cavalos faz 0-100 em 6,8 segundos, massacra nas retomadas, usa o câmbio S-Tronic 7, tem espaço interno maior e tem cara de Suv. E ainda custa 174 mil.
Só um bobão pra comprar essa perua da Mercedes por esse valor...
Quem tem 175 mil e quer espaço interno compra o Edge, Santa Fé, Grand Cherokee. Esse carro é pra quem quer esportividade num SUV compacto.
Excluirconcordo
ExcluirMelhor o Q3 em esportividade:
Excluir211 cavalos, câmbio DSG7, tração integral Quattro, 0-100 em 6,8 segundos, etc.
Vou repetir pra ver se tu entende: "Esse carro é pra quem quer esportividade num SUV compacto."
ExcluirLarga um pouco o fanatismo pela VW.
Quem comprar um SUV desse? Quem quer e tem dinheiro para gastar.
ExcluirEsse pessoal acha que gosto pessoal não pesa na hora da escolha... Quando a pessoa quer comprar um carro, ela avalia vários fatores, mas no final, o gosto pessoal pesa e muito, se ela quer um GLA, por que raios vai se abater por um Q3? O dinheiro não é dela? Ela gasta com o que quiser.
E mais, como Disse o nosso amigo Diogo, se quer espaço com essa grana, o que não falta são opções, pode até pegar a grana e comprar um sedan, mas se ela quiser um SUV, quem pode impedir a compra?
É tudo uma questão de gosto, se tem gente quer gastar isso é gosta desse carro que compre ele então, isso se chama concorrência, cada um compra o que mais lhe agrada.
ResponderExcluir170 pilas num hatch elevado?pqp
ResponderExcluirO GLA 200 é tão fraco que as css MB estão oferecendo chipagem de "fabrica", um conhecido comprou o serviço.
ResponderExcluirVocê poderia informar melhor como funciona essa "chipagem de fabrica "
ExcluirO GLA 200 usa o 1.6 com 156 cv né? Pra quanto subiu a potencia?
Reprogramação via software, foi informado que foi para 180cv, R$3500 e por ter feito na css ainda manteve a garantia.
ExcluirQual é a maior diferença entre as duas versões?
ResponderExcluirNa minha opinião é um ótimo concorrente do Evoque.
ResponderExcluirEsse carro é maravilhoso. Já entrei em um na savarauto aqui de Porto Alegre.
ResponderExcluirPara quem acha que GLA 250 é um "hatch alto" ta precisando mudar seus conceitos hahahahah Basta ir na loja conhecer o carro e vai se surpreender.
Não é uma questão de opinião, são fatos. Esse carro humilha a Q3 em acabamento e acessórios. Não é a toa que custa um tanto mais. Talvez a GLA 200 seja concorrente da Q3, não a 250.
"Hatch alto" é cross fox, cross up, hb20x, etc etc. isso é hatch alto.
Não gosto muito dessas SUV's, mas se tivesse de escolher uma e pudesse pagar a única escolha pra mim seria a GLA 200 ou 250.
Ta faltando a dona VW trazer o Golf Alltrack pra cá, para atiçar a briga com o HRV.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.