A General Motors divulgou seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2015, reportando um prejuízo de US$ 214 milhões de dólares no primeiro trimestre de 2015 em suas operações na América do Sul. O Brasil foi o principal ator das perdas da GM no continente
Na Europa a perda foi ainda maior, com suas contas ficando no vermelho em US$ 239 milhões de dólares. Já nos EUA, a montadora lucrou US$ 2,18 bilhões, o que contra-balanceou os resultados negativos em outros países.
Com tais números, os lucros da GM vieram abaixo das expectativas do mercado, e assim os investidores estão punindo as ações da empresa na Bolsa de Valores de Nova York, que despencam -3,23% na abertura do pregão.
Com informações: GM
GM América do Sul: prejuízo de US$ 214 milhões em 2015
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Os carros da GM atualmente possuem tecnologia ultrapassada, estão caros e com qualidade duvidosa, visto a quantidade de recall.
ResponderExcluirAlguns comentaristas do Blog acham que baixar o preço é só questão de vontade das montadoras, mas não é bem assim, as empresas existe para dá lucro.
A GM hoje só vende apelando para preço baixo, promoções e etc. O resultado disso é prejuízo. 214 milhões de dólares de preju em 3 meses significa quase 1 bilhão de prejuízo em 2015. Ou seja, o mesmo nível de prejuízo que a Ford está tendo.
ResponderExcluirA Fiat é outra que vende barato, é líder, etc, e tal, mas o seu CEO, o Sergio Maggione, está de pires na mão pedindo fusão com outra empresa, pois sabe que no nível de endividamento da FCA atual não há futuro. E tem o fato que a FCA é quase nula na Asia, que hoje é o maior mercado do planeta, pois a grande aposta por lá, o Viaggio, se mostrou um fiasco.
Então, a estratégia correta é fazer como a Volkswagen, que vende seus caros sempre mais caros que os demais. Pois são melhores. Então eles TEM que ser mais caros.
Então como ela vende mais caro, tem mais lucro. mas para vender mais caro, precisa fazer carro bom.
Ou seja, a estratégia da VW está correta. A da FCA, Ford e GM errada. E se não mudar, vai levá-las para falência novamente.
Preço baixo? Me ofereceram Cruze S6 por 81 mil a LT e 91 a LTZ. Onix AT LTZ por 58 mil. 1.0 por 41... Preço baixo ta na VW, meu avô ta negociando um Fox Trendline 1.0 com som e comandos no volante com pacote conforto e pintura metálica por preço abaixo da tabela mais de 3 mil. O carro é muito melhor que o Onix em acabamento interno e externo, anda bem pra caramba, a direção elétrica super leve em baixa rotação e passa dos 30 km/h ela começa a enrijecer, GM ta uma bosta.
ExcluirVW símbolo de qualidade? Não estou duvidando que os carros muito bons, mas fabrica carroças também superfaturadas. Ou vai dizer que gol vale os R$60 mil que estão pedindo...
ExcluirTirando o Golf G7 e o UP (além dos importados: Tiguan, Passat, Fusca, Touareg, etc), a Volks do Brasil não difere tanto da GM. Gol, Voyage, Saveiro são carros defasados. O Fox melhorou bastante, mas também já é um projeto antigo.
ExcluirCarlos se entendi direito você está advogando para os preços altos da vw?
ExcluirMenos Carlos, menos. Nem a VW é essa maravilha toda, nem é carroça. Mas sinceramente creio que a VWB erra muito em sua estratégia de mercado. Embora novos "players" façam com que todas as montadoras percam fatias do mercado, a VWB tem perdido muito com sua capacidade limitada de analisar o mercado, ocupar faixas deste, estratégia equivocada de preços, e demora em atualizar sua linha.
ExcluirNossa! Prejuízo de 214 milhões de dólares em apenas 3 meses? E na Europa 239milhões de dólares de prejuízo? Se continuar assim, no final do ano terá tido um prejuízo de 1,8 bilhões de dólares nos apenas no Brasil e na Europa! Entretanto, o lucro nos EUA ainda salva bem a empresa, pois se continuar assim fechará o ano com 6,9 bilhões de lucro, considerando os 3 continentes.
ResponderExcluirFelipe:
ExcluirVc pode até não acreditar nisso mas América do sul não é apenas o Brasil, tem a Venezuela, Argentina, Equador, Chile entre outros.
O que esta puxando po prejuízo da GM é a Venezuela e Argentina, o Brasil da lucro e muito, ide as remessas de lucro.
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Errado. O Brasil não dá lucro para a GM e no balanço do ano passado, que indicou prejuízo de quase 1 bilhão de reais, APENAS 80% do resultado foi atribuído ao Brasil.
ExcluirDos países citados por você, nenhum deles tem muita relevância para os resultados e ano passado não teve remessa de lucro para o exterior. Além disso, a GM só produz na Argentina e no Brasil.
Sua afirmação é totalmente falsa, meu filhote.
Felipe vc é um falastrão. Diga de onde vc tirou as informações que vc postou. Antes de querer falar alguma coisa procure saber do que esta falando.
ExcluirJá começo te desmentindo. Colômbia e Venezuela também produzem automóveis e da GM também.
É fato que o Brasil é o maior mercado, é fato também que a desvalorização da moeda afeta o desempenho da empresa já que o balanço é cotado em dólar mas o que vc esta fazendo é pegar o desempenho da região e colocar como se fosse o Brasil.
Por favor me diz onde vc viu o balanço do Brasil? Segundo o jornal Valor Econômico a GM não publica o balanço por país mas apenas região. Dei-me a fonte do que vc disse.
Procurei também em várias fontes e até no BC e houve remessa de lucro para o exterior, me explica como se remete lucro, se pelo que vc disse, houve prejuízo?
Por fim o mercado Brasileiro em 2014 foi responsável por quase 70% do mercado sul-americano os outros 30% para vc é desprezível?
Este ano, no primeiro trimestre, a GM teve queda de vendas em 18,5% enquanto a VW a queda foi de 22% o ano de 2015 promete ser triste para o mercado automobilístico, aliás pára o Brasil mesmo.
Aqui o que escreverei é do jornal Valor Econômico, reportagem do dia 04/02/2015
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General Motors tem prejuízo de US$ 180 milhões na América do Sul
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Em todo o ano passado, o grupo amargou na região prejuízo de US$ 180 milhões no resultado antes das despesas financeiras e dos impostos — o Ebit, na sigla em inglês. Um ano antes, o resultado havia ficado positivo em US$ 327 milhões, mas a queda nas vendas, combinada ao impacto negativo de US$ 419 milhões da desvalorização do bolívar na Venezuela, fez com que a GM da América do Sul terminasse o exercício fiscal de 2014 no vermelho.
Em meio à crise em mercados como o Brasil e a Argentina, o faturamento do grupo na região caiu 20,4%, para US$ 13,1 bilhões, refletindo a queda de 15,3% do volume vendido, que cedeu para 878 mil veículos. A participação da GM no mercado sul-americano caiu de 17,5%, em 2013, para 16,6%, no ano passado. Apesar disso, é uma fatia ainda superior à participação da montadora no comércio global de veículos, de 11,4% em 2014.
A GM não informa o desempenho em cada país. Contudo, números da Fenabrave, a entidade que representa as concessionárias de veículos no Brasil, mostram que as vendas da montadora no país cederam 10,9% em 2014. Mas como perdeu menos vendas do que a Volkswagen, a GM superou a montadora alemã e conquistou a segunda colocação no ranking das marcas no mercado brasileiro.
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O prejuízo da GM na América do Sul é basicamente um prejuízo no Brasil. Os outros mercados são irrelevantes. O problema é aqui mesmo.
ExcluirA GM perdeu US$ 214 milhões em três meses. Ou seja, a GM perdeu R$ 640 milhões de reais em três meses. Em 1 ano a GM perderá no Brasil mais de R$ 2.5 bilhões de reais!
O problema é no Brasil mesmo, conforme mostra a notícia abaixo:
http://www.autonews.com/article/20150423/OEM01/150429914/gm-profit-rises-aided-by-north-america
"General Motors posted stout first-quarter profits from truck sales in North America, but trouble in Russia and Brazil and lingering fallout from last year's recall binge kept a lid on earnings.
plunging volumes in Russia and Brazil and unfavorable exchange rates in those markets and elsewhere dragged revenue down 4.5 percent to $35.71 billion.
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A GM está adotando uma tática suicida de vender abaixo do preço para tentar fazer do Onix o mais vendido do mercado, com a esperança de depois poder subir o preço do carro.
Isso está causando um rombo gigantesco nas contas da GM do Brasil. E claro que não conseguirá se manter por muito tempo.
Enfim, GM brasil é um problemão para a GM no mundo, que tb não está bem.
Deu lucro de 2 bi nos EUA, mas esse lucro veio muito abaixo das expecativas. E um lucro baixo para o tamanho da empresa e para um mercado que está crescendo, como o dos EUA.
A GM está sendo rebaixada pelas principais agencias de classificação de risco, que estão recomendando venda das ações da empresa:
http://www.streetinsider.com/Downgrades/Buckingham+Research+Downgrades+General+Motors+(GM)+to+Neutral/10487292.html
Enfim, GM está com péssimo desempenho empresarial. Prejuízos, produtos obsoletos, custos elevados, não tem marca premium...
não vejo muito futuro para a GM,.
Sr. Carlos , vejo seu comentário como um breve erro , pois onde o Sr. diz que não existe lucro se não vender caro. De onde o Sr. tirou essa afirmação ? Outro ponto , o lucro da montadora é localizado fortemente no EUA , sendo que por lá , não existe essa ''estratégia'' que o Sr. diz anteriormente.
ResponderExcluirLiga não Julio, esse Carlos é uma maluco!
ResponderExcluirNo EUA as montadoras trabalham com margem de lucro de 10% e mesmo assim a GM anunciou todo esse lucro.
Mas se levou preju é pq tem algo de errado na gestão da empresa.
Estava esperando ele responder , acho que não voltou mais rs.
ExcluirCom certeza Leandro , algo de errado está acontecendo na gestão , abs
Saudade da GM de antigamente. Da GM que comercializava carros (europeus) da Opel. Exemplos: Vectra, linha Corsa, Zafira, Omega, Astra, Calibra. E também dos mais antigos, como o Opala. Antigamente, a GM era a montadora que trazia carros inovadores.
ResponderExcluirHoje, tem carros com design estranho e motorização ultrapassada, como Cobalt, Spin. Inseguros, como Onix. Ultrapassados, como Classic e Celta. A GM do Brasil precisa de uma reformulação.
A Ford, por exemplo, que é a outra grande montadora norte americana, renovou seus carros.
A Ford aposta muito em design, mas o acabamento entregue nos modelos nacionais merece mais atenção. O pós venda é horrível: faltam peças e a mão de obra é pouco qualificada. Segurança? Só em modelos mais caros. E o preço, claro, é padrão Brasil: inexplicavelmente caro.
ResponderExcluirconcordo com vc gabriel . o preço de tabala do fox highline que estou pegando e 52.580k e obtive um desconto de 3580k pegando o carro por 49k. não acho que seja um preço tão auto pra um highline vou receber segunda ou terça.
ResponderExcluirHá um anos atras esse carro custava mais de 10 mil a menos, então vc pode perder muito dinheiro numa futura revenda, mas enfim, cada um é livre pra gastar a sua grana, boa sorte!!!!
ExcluirPessoal, não atentem para lucros regionais em montadoras. O que importa é o lucro global. Tem muita transação entre filiais, que as empresas podem utilizar para fazer lucro onde é melhor globalmente.
ResponderExcluirSaudosismo hein Poá!!!
ResponderExcluirA próxima a levar prejuízo no Brasil é a queridinha do blog a VW.
A VW insiste em vender carros ultrapassados aos seus cliente gol/voyage/fox/jetaMOTORdeSANTANA, quando não os caríssimos up!/golf, uma hora o povo acorda.
E o Ka é barato né?só 38 pilas o básico,e tem um história que a GM não quer vender o Spark aqui pois ele seria caro,e o Celta antes de sair de linha custava R$ 33 mil,que passou da hora da VW aposentar Gol e o Voyage eu concordo da mesma forma que eu espero que ela aposente de vez o motor 2.0 8 v no Jetta,se o Golf atualmente é caro,a chegada do MSI 1.6 Flex vai resolver esse problema.
ExcluirMeu principal problema com a gm é espaço interno.
ResponderExcluirOnix, prisma e o antigo celta. São exemplos práticos
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