Em âmbito global, porém, a Fiat Chrysler viu seus lucros subirem 22% para US$ 102 milhões de dólares (€ 92 milhões de Euros) - revertendo o prejuízo de US$ 193 milhões (€ 173 milhões de euros) no mesmo período de 2014. A receita aumentou 19 por cento, para US$ 29.4 bilhões.
EUA e Europa
A FCA apresentou lucro na Europa pelo segundo trimestre consecutivo, enquanto os lucros na América do Norte saltaram para para US$ 670 milhões de dólares (€ 601 milhões de Euros) - avanço de 58% sobre os € 380 milhões de euros de um ano antes.
A empresa informou que tem em cash € 21,9 bilhões de euros - número abaixo dos € 23 bilhões de euros no primeiro trimestre de 2014. A dívida bruta industrial da FCA é de € 33,3 bilhões de euros - ligeiramente abaixo dos €33,7 bilhões de 2014.
Comparativo de resultados financeiros globais
Marca | Receita Global (US$ bilhões) | Lucro (US$ milhões) |
Volkswagen | $58 | $3.600 |
Ford | $34 | $924 |
Fiat-Chrysler | $29 | $103 |
O gráfico abaixo mostra o lucro comparado de VW, Ford e Fiat-Chrysler em suas operações globais no primeiro trimestre de 2015.
Comparativos de prejuízos na América do Sul
Marca | Prejuízo na América do Sul (US$ milhões de dólares) |
GM | 214 |
Ford | 189 |
Fiat-Chrysler | 72,6 |
Fonte: AutoNews
Resumo: receita da VW é o dobro da FCA. E o lucro da VW é nada menos que 36 vezes o da FCA.
ResponderExcluirComo se pode ver, não são apenas os motores da fiat que são ineficientes. Sua administração também o é. E muito.
Vou ter que concordar dessa. Não entendo como vende tanto Fiat, há sim, carro cheio de firulas e motorzão 1.4 que anda pior que muitos 1.0.
ExcluirJhoneribas,
Excluirvende tanto hoje. Mas, com modelos defasados tecnologicamente, mal acabados, motores antiquados, plástico duro em todo o veículo, os consumidores fugirão. Perceba que carros mais caros, no mesmo segmento que a Fiat atua, estão vendendo mais como, por exemplo, o HB20. Novos modelos de outras marcas, com apelo tecnológico e segurança, vão derrubar o Uno, Pálio, Idea, Bravo, Strada. Tudo antigo e defasado: motor, câmbio, plataforma.
A Fiat entrou numa situação difícil de reverter. Vende com preços com desconto, mas os custos estão se elevando. Pouca receita, lucro negativo, resultado:pires na mão.
Está vendendo a Ferrari e a Masserati, para fazer caixa. Ninguém compra, pois daqui a 02 anos, valerão a metade devido ao desespero.
Eu vejo o seguinte. Os fanboys da Fiat e que tanto defendem o Uno Way Renagade (que anda menos que up! 1.0
Excluirhttp://www.car.blog.br/2015/04/renegade-18-flex-at-desempenho-e.html )
Deveriam parar de ficar com mimimi em blogs e afins e partirem para medidas efetivas para ajudar sua empresa amada a sair do prejuízo. Posso listar algumas:
- Fanboy comprar um Uno Vivace 1.0 e exigir que a concessionária cobre R$ 35 mil reais nele. Nem 1 centavo a menos!
- Se for um fanboy mais aquinhoado, fazer o procedimento acima com outros carros. Por exemplo: exigir comprar Bravo com preço acima de Golf. Exigir comprar Palio com preços no mínimo 30% mais elevados que os do HB20.
- Caso queira comprar um Uno Way Renegade, não aceitar pagar qualquer preço abaixo de R$ 100 mil em versão flex, e no mínimo 150 mil na diesel!
- Criar panfletos com campanhas da Fiat e distribuir em semáforos ou perto de concessionárias de marcas concorrentes, especialmente a VW.
- Fazer plantão em concessionárias da Honda, abordando todos os clientes interessados no HR-V, e convencê-los (não sei como!!) a comprar um Jeep Renegade, e ainda pagar um ágio de R$ 5 mil no Uno Way Renegade!
Enfim, entendo que com tais ações os fanboys da Fiat estarão ajudando de forma efetiva a empresa a sair do vermelho!!! Então, fanboys: chega de mimimi! Está na hora de partir para a ação!
Lucros das marcas de massa é muito pequeno, ou vende muito ou é preju na certa.
ExcluirFiat é lider, mas no Brasil a unica coisa que deve render muito é a Strada, onde acredito que as margens devem ser bem melhores do que o Palio.
Tá me cheirando a venda ou fusão em poucos anos. Se a Chrysler não der jeito, (e bons lucros) em 2 ou 3 anos a Fiat vai pro pau. Altamente dependente da falida Itália e o problemático Brasil, não vejo muita solução em curto prazo.
ResponderExcluirNenhum fanboy da Fiat para contra-argumentar o que foi dito? Talvez estejam na CSS panfletando, como sugerido.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.