A Revista Car and Driver divulga uma lista que supostamente seria dos preços pagos pelos concessionários da Volkswagen por modelos como VW Golf e Passat, sugerindo lucros brutos superiores a R$ 26 mil reais em determinados modelos.


No caso do Golf, a margem de lucro bruta das concessionárias, segundo a lista, seria de 23,1%, de modo que um Golf Comfortline MT sairia por R$ 59,948,98 reais para a autorizada, que, então, venderia o carro por R$ 73.800 reais para o consumidor final, auferindo um lucro bruto de R$ 13.851,02 em cada carro vendido.


No caso do Golf GTI, as autorizadas pagariam por ele R$ 88.308 reais - mais de R$ 20 mil reais a menos que o preço sugerido de R$ 108.500 reais.

ModeloVersãoPreço pago pela concessionáriaPreço públicoLucro brutoMargem de lucro (bruto)
VW Golf
Comfortline MTR$60.192,67R$74.100,00R$13.907,3323,10%
Comfortline DSGR$65.878,89R$81.100,00R$15.221,1123,10%
Highline MTR$65.635,20R$80.800,00R$15.164,8023,10%
Highline DSGR$71.321,41R$87.800,00R$16.478,5923,10%
Golf GTIR$88.380,07R$108.800,00R$20.419,9323,10%
Comfortline MTR$59.948,98R$73.800,00R$13.851,0223,10%
Comfortline DSGR$65.635,20R$80.800,00R$15.164,8023,10%
Highline MTR$65.391,50R$80.500,00R$15.108,5023,10%
Highline DSGR$71.077,72R$87.500,00R$16.422,2823,10%
Golf GTIR$88.136,37R$108.500,00R$20.363,6323,10%
VW Passat
DSG 6 TiptronicR$102.972,79R$128.400,00R$25.427,2124,69%
Variant DSG 6R$108.265,79R$135.000,00R$26.734,2124,69%

A Volkswagen não comentou a lista, limitando-se a dizer que não detalha os valores de transação entre fábrica e autorizadas.

Fonte: Car and Driver

32 Comentários

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  1. Me parece que esses preços de compra são SEM opcionais e os de VENDA com os opcionais, logo, o lucro não é esse. Confere produção?

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    1. Eu vi o documento na Car And Driver que mostra uns valores que parecem ser dos opcionais do veículo.

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  2. Diferença entre preço de compra e preço de venda de mercadoria não é lucro. Para aferir o lucro é necessário considerar todos os custos da operação do negócio, como salários, aluguéis, impostos, custos de dívidas, despesas administrativas, publicidade etc.

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    1. A matéria confunde margem bruta com lucro.

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    2. Exatamente. Receber o Golf Comfortline por 60 e vender por 73 não significa 13 mil de lucro, pois há despesas com funcionários, aluguéis, impostos, gastos com iluminação, etc.
      O lucro por carro é muito menor.

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    3. Lucro bruto é diferente de lucro liquido. Uma pequena pesquisa evitaria que escrevessem tanta asneiras como se fossem profundos conhecedores do assunto. A reportagem está certa ao afirmar lucro bruto.

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    4. Não sei qual a razão de tanta discussão. Pra mim ficou claro que o tal "lucro bruto" é simplesmente a diferença entre o valor de venda do carro para o consumidor e o valor pago pela concessionária.

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    5. A matéria inicialmente se referia apenas a lucro. Depois mudaram para lucro bruto.

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    6. A diferença não é muito grande, já que os custos são abatidos de todos os carros vendidos, vendas de peças e mão de obra.

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    7. A questão é que sem saber os demais custos, não dá para avaliar essas margens são ou não exorbitantes.

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    8. Ouvi falar que as margens de lucro (lucro líquido) são muito baixas nas css. Um professor meu que presta consultoria para um grande grupo na região de Campinas, me disse que a margem de lucro desse grupo é de apenas 1%.

      Não sou entendedor dessa parte, mas precisa separar o lucro operacional (que contempla as operações de compra e venda) e o líquido (já descontados todos os outros custos).

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    9. Acho que está margem de lucro pequena se aplica somente aos carros populares. Alguns anos atrás divulgaram uma tabela da VW mostrando os lucros obtidos para cada modelo, onde os menores eram para os modelos populares. Além disso tem o salário dos vendedores (alguns chegam a ganhar cerca de R$8000, sendo a maior parte obtida por comissão. Outro dia vi um anúncio em um jornal contratando vendedores de carro (concessionária da ford), onde o salário base era acima de quase R$3000 (mais comissão), onde se exigia somente ensino médio.

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    10. Só o vendedor fica pra ele de comissão 5%, daí vêm os impostos, depois os gastos com a manutenção da empresa ( afinal uma concessionária tem muitos gastos ) e por assim vai! Veja quanto você gasta só pra manter sua casa nesse nosso país...

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  3. Fui ver numa concessionária o golf confort mais teto solar o mais barato estava na faixa de 85k e sempre atrelado a algum pacote de opc o básico é impossível de achar e o manual tbem é uma canseira de se achar só tem aut nas concessionárias e acho que neste caso o lucro das concessionárias é maior mas isso nem me surpreende mais porque nós consumidores perdemos dinheiro desde qdo acordamos até o final do dia msm é só reparar para ver que não estou mentindo

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    1. Junior, eles são obrigados a venderem o modelo básico caso você escolha.

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    2. O manual é só se insistir muito com o vendedor. Fui ver o Confortline numa agência estava por 80 mil com DSG e pacote exclusive, sem teto. Manual apareceu só depois de muita conversa um Highline com elegance por 80 tbm.

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  4. Isso é um absurdo! tem que haver regulação de alguma forma para evitar o cartel. No final é o consumidor que se lasca como aconteceu no aumento do teor de álcool na gasolina sem nenhum cuidado técnico!

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    1. Esquece esta historia de regulamentação - interferência do em assuntos dos particulares - tem dinheiro, mas acha que o produto está abusivamente caso, aguarda promoção ou simplesmente não compra.

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    2. Compra de carro não pode ter pressa mesmo, sob o risco de até pagar ágio. Além das promoções, uma boa dica é fazer uma pesquisa de preços e esperar depois que os vendedores corram atrás de você. Afinal, na grande maioria das vezes eles tem mais pressa em vender o carro do que você de comprar.

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  5. Tem que saber o líquido, não o bruto.

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  6. Tem fundamento esses preços. Se não estou enganado, os impostos: ICMS, PIS E COFINS são pagos pela fábrica no regime de substituição tributária. Sendo assim, a margem de contribuição está altíssima. Deve ser por isso que as concessionárias dão bons descontos sobre o preço de tabela. Já chegar a pegar desconto de quase 10%

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  7. Outro dia eu brinquei com meus amigos que a VW deve estar ganhando mais dinheiro vendendo carros no Superbid. Até que, se a matéria estiver correta, é verdade.

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  8. Mesmo não sendo o lucro líquido, esses valores são surreais, isso é por carro , acorda pessoal! Fico imaginando quando for fabricado no Brasil, eles não vão querer diminuir o preço.

    Vocês ja imaginaram quanto deve ser o lucro do Focus e do Cruze? 2 mancos com preço surreal!

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    1. O Focus S 1.6 deve ser vendido pras concessionárias por 25.000 reais kkkkkkkkkkkk
      Airbag duplo, freio a tambor, sem esp acabamento boqueta, sem farol de neblina nem sensor de estacionamento, bancos e volante de plastico jkkkkkkkkkkkkkkk
      Ai a ford vende ele por 67 mil em 24 vezes sem juros pros incautos.

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  9. Seimde fonte segura que as concessionárias lucram muito na venda do carro e mais ainda sobre os acessórios, dependendo da venda olucro dos acessórios é maior q o licro da venda do carro básico. É por isso que os vendedores de acessórios das concessionárias ganham mais de comissão do que de salário fixo.

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    1. Eu não duvido mesmo. Pra ter uma ideia, o mesmo sensor de estacionamento que se consegue facilmente por R$150,00 já instalado, nas concessionárias cobram na média de R$400,00.
      A mesma coisa ocorre com as revisões. Se for fazer em uma oficina, mesmo em uma boa oficina, vão cobrar metade do preço, sendo que em muitas fazem até um serviço melhor...
      Por isso que eu acho que a garantia é boa e ruim ao mesmo tempo, já que você fica preso a ela sob o risco de perde-la caso fizer algo fora das concessionárias.

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  10. Isto sem contar o que as concessionárias ganham em cima de peças e serviços como revisões ou reparos de veiculos no momento deve ser maior o lucro desses serviços do que na venda de carros

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  11. Lucro Bruto de 23%? Vou abrir uma concessionária. Com os opcionais ainda, o lucro deve ir para uns 50%, isso que é negócio! Uma pessoa que compra golf ainda tem que pagar IPVA + Seguro que devem dar mais uns 10K. Se pensar racionalmente é um péssimo negócio comprar um golf, mas a emoção muitas vezes fala mais alto.

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    1. Recomendo você fazer um curso no SEBRAE antes de abrir um negócio.
      Essa margem, na verdade, é muito baixa para a maioria dos casos.

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  12. A definição correta é margem e não lucro, muito boa por sinal, inacreditável.

    O Golf é mesmo muito bom e tudo que chega vende, assim VW e Css podem ter melhores margens nestes carro, é a Lei da Oferta e Procura. No norte do país encontrei numa Css VW semana passada um Comfort branco pacote Elegance + teto por inacreditáveis 95k com direito a choro, era o único carro 0km disponível naquela microrregião. Quando for iniciada a produção do tupiniquim os preços vão ter que baixar.

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  13. Volto aqui nó para ver a imagem desse Golf, que mesmo sem os projetores é muito bonito.
    Ao dono do CarBlog, faça mais matérias mostrando o Golf e veículos VW, e de outras marcas, mas as matérias do Golf são boas, gosto de ver as fotos e comparar versões, pretendo comprar o meu no meio do ano, gostaria de mais informações e fotos do modelo mexicano.

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