O resultado é que de seus 10 milhões de carros vendidos no ano passado, apenas 600 mil o foram em solo norte-americano.
Dessa forma, a Volkswagen prepara cinco novos SUV que chegarão ao mercado dos EUA - e alguns deles ao Brasil - nos próximos três anos. Todos desenvolvidos para agradar especificamente o consumidor americano - antecipando um posicionamento de mercado da Volkswagen nos EUA em 2017 muito mais sólido que o atual.
Análise dos atuais SUV da Volkswagen nos EUA
A Volkswagen conta com dois SUV para os EUA. O Tiguan, com duas fileiras de bancos e 5 lugares, que tem preço começando em US 26.255 dólares, mas tem dois principais problemas: um sistema de infotainment muito desatualizado; falta de versões diesel e híbridas.
Estimativas apontam que uma versão diesel poderia quadruplicar as vendas da Tigan nos EUA.
O outro SUV da VW nos EUA é o Touareg: modelo luxuoso, com preço começando em US$ 44.705 dólares, e também com dois grandes problemas: sistema de infotainment antiquado, e preço elevado para um SUV de cinco lugares.
Acreditou-se que o parentesco com o Porsche Cayenne justificaria o preço do Touareg, mas o mercado não apreciou a fórmula de produto premium sob a marca VW.
Nesse contexto, a Volkswagen prepara uma ofensiva de quatro etapas no segmento de SUV para o mercado americano:
- Introduzir um novo SUV de grande porte, 3 fileiras de bancos (7 lugares), baseado na arquitetura MQB, no segundo semestre de 2016;
- Introduzir a versão esportiva desse SUV de grande porte, com 7 lugares, também em 2016;
- Introduzir um novo Tiguan alongado, com 3 fileiras de bancos (7 lugares), baseado na plataforma MQB, no segundo semestre de 2016;
- Introduzir um novo SUV compacto de 2 fileiras de bancos e 5 lugarres, baseado no conceito T-Roc, também MQB, no segundo semestre de 2017;
- Introduzir o totalmente novo Touareg, baseado na plataforma MLB da Audi, no meio de 2016.
1. Novo SUV de Grande Porte, 3 fileiras, MQB, 7 lugares
O novo modelo é derivado do conceito CrossBlue, apresentado em 2013. O produto final terá comprimento superior a 5 metros e largura de 1,986 metros. Essa largura evidencia que o modelo é claramente desenhado para os EUA.
Ele será um pouco maior e mais largo que o Touareg atual (4,80 metros e 1,94 m de largura). Entretanto, internamente o ganho de espaço será enorme, pois, enquanto o Touareg adota motor longitudinal, o CrossBlue, por ser MQB, adota o esquema transversal.
Assim, o VW Cross Blue terá um espaço interno superior ao oferecido pelo atual campeão desse segmento, que é o Chevrolet Traverse.
Ou seja, o SUV da VW terá um espaço interno enorme - potencialmente o maior SUV de 3 fileiras de bancos com o maior espaço interno disponível.
No que respeita ao design, o novo SUV da VW é melhor que a média do segmento, terá mais espaço, e sendo baseado na plataforma MQB, significa que terá baixo peso, baixo custo e elevada sensação de qualidade.
Versão híbrida
Esse modelo terá também uma versão PHEV (plug-in híbrida). E essa versão pode chegar ao mercado até um ano depois das versões diesel e gasolina inicialmente lançadas.
Assim, se a Volkswagen conseguir, de alguma forma, dar a esse SUV o nível excepcional de dirigibilidade observado nos demais modelos baseados na plataforma MQB - Golf / Audi A3 / Passat - esse modelo estará posicionado para disputar a liderança do seu segmento.
2. Cross Blue Coupe
Esse SUV de grandes dimensões da VW será oferecido nos EUA também em uma configuração mais esportiva, também com sete lugares, porém com visual com linhas mais agressivas.
Essa outra versão, também baseada na plataforma MQB, adota o mesmo painel e configuração interna.
Mas o apelo é de maior esportividade.
3. Novo Tiguan
O novo Tiguan 2017 será feito em suas diferentes versões, em duas fábricas distintas e em dois continentes. A versão europeia será feita emWolfsburg e começa a ser vendida na Europa no começo de 2016.
A versão europeia do Tiguan terá 4,49 metros - 6 cm maior que o modelo atual, mas com design evoluído. Entretanto, a grande novidade (para EUA e Brasil) será a versão "americana" do Tiguan - carro que será produzido no México.
O VW Tiguan "americano" será 20 cm maior que o europeu e terá 3 fileiras de bancos, com 7 lugares. O entre-eixos é 12 cm maior que o do europeu e há ainda 8 cm adicionais depois do eixo traseiro.
Além das dimensões, a outra alteração do Tiguan americano está na frente. Enquanto o Tiguan europeu adota faróis e grade delgadas, a versão americana tem uma grade maior, cromada, com faróis de maiores dimensões.
O visual do modelo americano é mais imponente, mais quadrado e o capô não terá as formas abauldas do europeu.
Ou seja, o visual do Tiguan americano será mais masculino - e, portanto, mais convergente com o gosto do consumidor americano.
Ou seja, a VW está fazendo com o Tiguan o que ela fez com o Passat alguns anos atrás: adequá-lo às preferências do consumidor desta lado do Atlântico: carros maiores, mais quadrados e mais masculinos que suas versões europeias.
4. Novo SUV compacto - de 2 fileiras e 5 lugares - MQB
Com a versão americana da Tiguan crescendo para um modelo médio com 7 lugares, a posição atual do Tiguan será ocupado por um novo SUV menor, com duas fileiras de bancos e cinco lugares.
Esse modelo será baseado no conceito T-Roc, também baseado na plataforma MQB. Seu estilo será também mais quadrado, estabelecendo-se como competidor do Jeep Renegade.
O projeto desse novo SUV foi aprovado no final de 2014, então ele chegará ao mercado no segundo semestre de 2017.
5. Novo Touareg baseado na arquitetura Audi MLB
Assim como o Tiguan, o Touareg está envelhecendo e uma nova geração chega em 2016, compartilhando a plataforma do Audi Q7 e do novo Cayenne: a MLB (motor longitudinal e tração integral).
Isso significa que o novo Touareg será mais leve e mais luxuoso que o atual. E terá motores ainda maiores, sendo o único na linha VW com opção de motor V8.
Conclusão
A Volkswagen ampliará sua gama de SUV nos EUA dos atuais dois para quatro modelos, o que terá um impacto significativo nas vendas visto que o segmento de SUV é o de maior crescimento nos EUA.
SÓ MÁQUINAS, TOMARA QUE SAIA DO PAPEL! PARABENS PARA VW...!
ResponderExcluirComo "tomara que saia do papel"?
ExcluirIsso é tudo projeto em fase final de desenvolvimento que chega ao mercado já no ano que vem muito deles.
E pelo que pude verificar, esses novos SUV da VW vão chegar para se posicionar muito à frente dos demais concorrentes. Serão maiores, com mais espaço interno, mais confiáveis e mais leves e mais econômicos.
Certamente com tais SUV a VW multiplicará suas vendas enormemente nos EUA, e a liderança mundial que virá em 2015, em 2018 será ainda maior, pois até nos EUA venderá bem.
O fato é que a VW desistiu de vender carro europeu para os americanos. Agora vai vender carros desenhados especificamente para a gordolândia.
Vai bombar. Não tenha dúvidas. O estilo é fantástico e o interior bem high-tech,
Eu me lembro do carlos dizendo isso sobre o Taigun...
ResponderExcluirA vw como sempre atrasada. Ainda gostaria que o Taigun fosse produzido...
ResponderExcluirA vw como sempre atrasada./2
ResponderExcluirsó o débil do carlos nao sabe que o mercado americano também é exigente, pode não ser quanto o Europeu, mas sabem sim o valor de um carro, tanto é que o Tiguan nem o Touareg emplacaram la, e vem dizer que falta de modelos a diesel é que foi o grande culpado pela venda 'pífia'? Sendo que la a gasolina sempre foi acessível em termos de preço, ainda mais nos ultimos tempos? sem essa VW. não tem produto é simples, não cola
ResponderExcluirA vw como sempre atrasada³.
Esse T-Roc é muito bonito.
ResponderExcluirsendo vw ou gm SUV é uma porcaria... deus salve as SW...
ResponderExcluirLá está com tecnologia atrasada... Aqui é top
ResponderExcluiresse caro e interesante
ResponderExcluirE ainda tem o T-Cross...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.