A Toyota Motor Corporation anuncia a inciativa "Toyota New Global Architecture", que levará a uma mudança de plataforma de 50% dos seus veículos atuais para uma de menor custo e compartilhada. Trata-se de movimento similar ao adotado pela Volkswagen com a plataforma MQB, do Golf em 2012.
Com tal ação a Toyota reduzirá os custos de desenvolvimento em 20%, permitindo criar mais modelos com menos plataformas, e mais compartilhamento de peças e componentes.
Isso também significa que, comparado a 2008, o custo de começar uma nova linha de produção cairá 50%, e o investimento inicial requerido para a criação de uma nova fábrica se reduzirá 40%.
O primeiro modelo a adotar essa nova plataforma global da Toyota será um sedã médio, de tração dianteira, que chega ao mercado este ano. Além disso, a nova geração do híbrido Prius também já fará parte dessa nova estratégia.
Plataforma Volkswagen
A Volkswagen será a líder na indústria automotiva global em termos de compartilhamento de plataformas e na capacidade de criar mais veículos com a mesma arquitetura, diz a consultoria IHS. A montadora baseada em Wolfsburg, Alemanha, planeja produzir mais de 40 modelos diferentes, incluindo o Audi A3 e o Golf, usando a plataforma MQB.
A Volkswagen, em 2011, terá construído mais de 30 milhões de veículos usando esse plataforma MQB, de acordo com as projeções da IHS.
A mudança de estratégia da Toyota pode ser necessária para a montadora tentar se manter à frente da Volkswagen em vendas globais. Em 2014 as vendas da Toyota subiram 3% para 10.23 milhões de veículos, enquanto a Volkswagen cresceu 4,2%, para 10.14 milhões.
Fonte: Bloomberg
Toyota segue Volkswagen e anuncia plataforma global
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
A Volkswagen está alguns anos à frente das demais. A VW lançou sua plataforma modular em 2012, e a da Toyota só chega 4 anos depois.
ResponderExcluirEnquanto VW já tem Golf, A3, Passat, A3 Sedan, etc em plataforma global, a Toyota pretende lançar o seu primeiro carro em 2015.
E as outras, coitadas, Ford, Fiat e GM? Não tem nem competência para desenvolver uma plataforma MQB....
Desse jeito o domínio da VW ficará ainda mais fácil, afinal nem a Toyota terá condições de impor resistência.
Nunca é demais lembrar que em 2015 a VW já superou a TOyota em vendas mundiais.
VW fazendo escola!
ResponderExcluirParabéns Toyota! Parabéns VW!
A padronização é uma estratégia de administração de custos bastante antiga. Algo que parece óbvio, mas que as montadoras demoram e muito para implementar. Será a nova revolução na forma de fazer carros. Outro ponto a considerar é que a empresa poderá ter um foco maior em qualidade na produção de 2 plataformas do que se estivesse que produzir 5. Os últimos carros lançados pela VW são todos excelentemente seguros, até o de acesso, o famigerado UP, enquanto GM e Fiat, quando muito consegue, são 3 estrelas na maioria de seus modelos.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.