No que respeita à mecânica, os motores 1.6 e 2.0 adotados pelas versões do Duster passaram por aperfeiçoamentos para ficarem mais eficientes do ponto de vista energético.
Com isso, todas as versões 4x2 do Duster receberam classificação A do INMETRO, que apurou os seguintes dados de consumo:
Modelo
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Motor
|
Versão
|
Câmbio
| Consumo Etanol | Consumo Gasolina |
Nota
| |||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||||||
RENAULT
|
Novo Duster
| 1.6-16V | Dynamique | M-5 | 6,8 | 7,3 | 9,6 | 10,6 | A |
1.6-16V | Expression | M-5 | 6,8 | 7,3 | 9,6 | 10,6 | A | ||
2.0-16V | Dynamique | M-6 | 6,4 | 7,4 | 9,1 | 10,8 | A | ||
2.0-16V | Dynamique | A-4 | 5,6 | 7 | 8,1 | 10,1 | B | ||
2.0-16V | Dynamique | M-6 | 6,2 | 7,1 | 9,1 | 10,3 | A |
A tabela de preços e de itens de série é a seguinte:
Modelo | Versão | Motor | Câmbio | Preço | Itens |
Renault Duster
| Expression | 1.6 16V | MT | R$ 59.990,00 | airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, faróis máscara negra, brake light, rodas aro 16 polegadas de ferro com design standart, retrovisores na cor preta, para-choques bicolores, rádio CD MP3 double DIN + USB + Bluetooth, rodas aro 16 polegadas de aço, vidros elétricos, alarme perimétrico, assento do condutor com regulagem de altura, barras no teto. Como opcional rodas aro 16 polegadas de liga leve. |
Dynamique | 1.6 16V | MT | R$67.990,00 |
Todos os itens do Expression 1.6 16V e acrescenta Media NAV Evolution, faróis de neblina, para-choques na cor da carroceria, rodas aro 16 polegadas de liga leve, piloto automático, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento, computador de bordo, tomada 12V no compartimento traseiro e vidros do motorista com comando one touch Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré.
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Dynamique | 2.0 16V | MT | R$72.990,00 | ||
Dynamique | 2.0 16V | AT | R$74.340,00 | ||
Dynamique | 2.0 16V | MT 4x4 | R$76.840,00 | Todos os itens do Expression 2.0 16V e acrescenta bancos em couro (opcionais), para-choques bicolores, rodas aro 16 polegadas de liga leve na cor cinza escuro. Como opcional bancos em couro, piloto automático e câmera de ré. |
Estética
O Renault Duster 2016 com alterações externas e no interior. A frente recebeu novos para-choques, faróis com sistema de iluminação em LED e máscara negra. A nova grade de refrigeração tem formato em colmeia.
Já na traseira temos novo para-choque, novas lanternas também com LED, puxador de porta do porta-malas com novo desenho e elementos reflexivos na parte inferior do para-choque.
Na lateral se observa um novo rack de teto, rodas de liga leve com novo design e retrovisores com novo desenho.
Interior
O interior do Renault Duster 2016 ficou mais refinado, com a adoção de revestimentos de porta e bancos de melhor qualidade.
No painel há a inserção de partes em black piano para dar um toque de requinte, enquanto o cluster de instrumentos tem nova iluminação.
No console central o Duster 2016 recebe o sistema multimídia Media NAV Evolution no navegação por GPS, que, por meio de ondas e rádio, recebe informações em tempo real do trânsito das principais capitais brasileiras.
Mecânica - motores mais potentes
O motor 2.0 16V ganhou 6cv e agora tem 148cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina.
No motor 1.6 16V houve ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina.
A única vantagem desse carro é que ele tem "cara" de Suv mesmo, estilão offroad. De resto é pessimo, pelado e muito mal acabado. Ele junto com o Ecasport vão sofrer muito com as chegadas de Hrv, Renegade e 2008.
ResponderExcluirTambém acho. Gostei das mudanças sutis, acho que ficou mais interessante. Mas infelizmente o preço é bem alto comparando com os concorrentes diretos como o Renegade. Como sou fã da Renault, ficaria na dúvida....
ExcluirA versão que interessa é a Dynamique 2.0 AT, mas por 76k tem HR-V LX CVT, muito superior. E tem tb o Renegade 1.8 AT Sport, também outro nível.
ResponderExcluirNo fim, acho que o objetivo é atuar na faixa de 65k, mas logo a Jeep terá o Renegade de 66k...e aí já era para o Duster.
Finalmente o Carlito falou alguma coisa sensata. Essa mudança no visual só vai enganar incautos, porque com esses preços ele não tem a minima chance contra HRV e RN para quem estudar um pouco. Essa versão Dynamique é peladíssima, fiquei com vergonha do volante dele. Precisa perder 10mil cada versão para o sujeito começar a ficar em dúvida entre o Duster e os outros dois.
ExcluirRsrsrsrs. Carlos escreveu sem paixão.
ExcluirO duster tem dois modelos interessantes, o mais simples que realmente é mais barato do que os concorrentes e o 4x4 que nesta faixa de preço é o único que encara terrenos realmente ruins, e até uma trilha não muito radical.
ExcluirO outro modelo que pode fazer isso é o renegade 4x4 mas custa de 100k para cima.
Renault tem os carros que criam mais "grilos" do mercado disparadamente. Impressionante como o Sandero tem barulhos no seu interior, coisa de louco. Até o painel soft touch do Fluence faz muito barulho...
ResponderExcluirMas nenhum deles supera o lendário "Escola de Samba Megane" o carro com mais grilos de todos os tempos. Já andei em alguns exemplares de conhecidos e todos tinham barulhos do painel, portas, teto...todo lugar. E ninguém na concessionária sabia ajeitar esse problema.
Acredito que o Duster, pelo seu pessimo acabamento cheio de plasticos baratos com rebarbas grosseiras tenha ainda mais grilos...aquele painel de plástico de 1.99 deve bater mais que bateria em carnaval.
Estranho, tenho um Clio, minha irmã tem um Sandero e não tem nenhum barulho interno, nenhum dos dois. E o Sandero é 2012.
ExcluirEh... eu tenho uma duster 2015 e to passando p a 2016 e tb não ouço barulho nenhum. Além disso, já peguei enchente pelo meio do carro, e passei numa boa, e vi hrv e rn parados...
ExcluirNão tenho o q reclamar. Mesmo a 1.6, eh um trator.
Aluguei há duas semanas um Duster 1.6 pra andar em São Paulo.
ResponderExcluirQue experiência horrível. Se não me engano estava a 100km/h e 3500 rpm hahahaha
Entre outros detalhes a comentar, a qualidade do acabamento é de baixo nível e a dirigibilidade eu achei ruim.
HR-V e Renegade farão uma pressão enorme na Renault pra tomar vergonha na cara e melhorar esse carro, mas parece que não vai ser tão cedo.
ExcluirO duster "trela" (faz barulho) como o "escola de samba megane" e o sandero? Ou é mais silencioso?
ExcluirEu tive um megane que não batia nada, desde último modelo, o sandero conheço alguns e também são razoavelmente silenciosos, tem alguns grilos mas não batem, quem bate mesmo é a linha gol, um terror.
ExcluirIsso que é a resposta da Renault ao 2008, Renegade e HR-V?
ResponderExcluiro câmbio ficou bem bonito!
ResponderExcluirNo comments...
ResponderExcluirNem parece um concorrente do HR-V, ou do Renegade! Se a Ford aplicar ao Eco o mesmo nível (baixíssimo) de atualização, adeus liderança! Poderia começar por enfiar aquele estepe ridículo no... interior do porta-malas!
ResponderExcluir5 mil a mais pelo motor 2.0 (mesmo ipi)? Tem turbo com duplo comando variável na entrada e na saída e conta com injeção direta!?
ResponderExcluirTem duplo comando variável mas não tem injeção direta ou turbo, agora além do 2008 thp outro oferece isso?
ExcluirQuem compra o ecosport gosta do pneu atras, e ranto que depois do eco, apareceu varios carros com o pneu atras, que ford deveria tirar o pneu em uma unica versao a 2.0 titanium e deixava nas opcoes manuais 1.6
ResponderExcluirDas ideias para quem queira um Duster - Mecânica diesel Europa funciona muito bem, com força para tudo, apesar de ser um 1500 - 110 cv (18/20 km/lt) - escolham o 4x4, já que o eixo traseiro é multilink. A montagem europeia (que não vende como Renault, mas como Dácia- O low-cost da marca) tem-se revelado como uma excelente proposta.
ResponderExcluirè um carro alto de resto tudo sofrível, melhor uma Kombi.
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