A Lexus, divisão de carros premium da Toyota, lança no Brasil a linha NX 200t - primeiro SUV compacto da marca, com preço inicial de R$ 216.300 em sua versão regular, e de R$ 236.900 reais no F-Sport.
O Lexus NX 200t é equipado com o motor 2.0L turboalimentado com injeção direta, acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos, rende 238 cv de potência e apresenta consumo de combustível, com média combinada de 9,2 km/l.
O interior do NX conta com o sistema Lexus Remote Interface Touchpad™ e o G-Force™ Lexus, inédito medidor de aceleração da força G.
O visual do Lexus NX 200t é caracterizado por um desenho agressivo, com conjuntos ópticos dianteiros que contam com três projetores de lâmpadas em formato de L, com a tecnologia Full-LED. Os faróis de neblina, também em LED, são integrados ao para-choque dianteiro.
As luzes em Full-LED se acendem automaticamente quando o motorista se aproxima do veículo, enquanto o conjunto óptico traseiro, também em Full-LED, tem lâmpadas articuladas com o porta-malas
O Lexus NX 200t possui as seguintes dimensões:
4,63 m de comprimento
1,845 m de largura
1,645 m de altura
2,660 m de entre-eixos
Mecânica e transmissão
O novo motor quatro cilindros 2.0 Turbo entrega potência máxima de 238 cv a 5.600 rpm e atinge torque de 35,7 kgfm plano, entre 1.650 rpm e 4.000 rpm, combinando cilindro refrigerado à água e cabeçote integrado ao coletor de escape.
O escapamento do NX possui saída dupla em acabamento cromado, reforçando a esportividade de um motor turbo e aliando refinamento ao comportamento agressivo.
A transmissão automática de seis velocidades é dotada de inteligência artificial. Ela apresenta uma nova lógica de controle de torque por demanda, que calcula a força necessária para maximizar a resposta rápida de aceleração, auxiliando também na redução do consumo de combustível. A tração é integral.
Interior
O interior do Lexus NX 200t acompanha o visual externo e tem uma proposta esportiva. O painel de instrumentos é dividido em duas zonas distintas: informação e operação.
O layout foi organizado com base na frequência de utilização e nas ações do condutor, como a posição de alavancas, botões agrupados por função e compartimentos convenientes para smartphone, copos e óculos de sol.
O NX possui acabamentos internos confeccionados em materiais sofisticados, como o couro no volante, nos bancos, na manopla de transmissão, no painel e no console central, além de revestimento no painel central e portas em padrão madeira.
O NX está no topo de sua categoria em termos de espaço interno para os passageiros dos bancos traseiros.
São 2.660 mm de entre-eixos, 970 mm (frente) e 968,4 mm (traseira) de espaço para a cabeça e 1.452 mm (frente) e 1.403 mm (traseira) de espaço para os ombros.
Equipamentos
Na zona de informações, o motorista encontra o hodômetro e o velocímetro, com os círculos na cor prata em formato tridimensional. A iluminação branca nos números e nos ponteiros confere visibilidade segura.
Entre o hodômetro e o velocímetro, o motorista tem à disposição computador de bordo com tela colorida em cristal líquido, medindo 4,2 polegadas. Nela, são reveladas informações das chamadas do telefone celular, consumo de combustível, autonomia, velocidade média, temperatura externa, indicador de marcha, pressão dos pneus, informações do áudio e GPS.
O sistema multimídia, instalado no centro do painel para atenuar ao máximo o desvio de olhar do condutor, tem tela de 7 polegadas que reproduz as informações do computador de bordo, além de dados do sistema de navegação, rádio AM/FM, DVD player, MP3/WMA, TV digital e dos aparelhos conectados via Bluetooth®. Uma tela sensível ao toque, ao lado da manopla do câmbio, otimiza o controle das funções do sistema multimídia. Nela, é possível operar da mesma maneira como em tablets. Esta tecnologia, batizada de Lexus Remote Interface Touchpad™, é outra inovação do modelo.
Na zona de operações, o NX conta com botão de partida, ar-condicionado dual zone digital, seletor de modos de direção Eco, Normal e Sport, aquecimento e resfriamento dos bancos, acionamento elétrico do teto solar e botão de assistência em rampas.
Complementam a funcionalidade do NX, comandos no volante para operar o computador de bordo, áudio e o telefone celular, além do Cruise Control e borboletas para troca de marchas. Os espelhos retrovisores, equipados com sistemas de iluminação em LED, possuem acionamento elétrico, indicadores de direção e comando Tilt Down. Os bancos do motorista e passageiro dianteiro têm ajustes elétricos de distância, inclinação, altura e função Return & Away, sendo que o condutor pode memorizar até três posições.
Segurança
A linha NX é equipada com 10 airbags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, estes para motorista e passageiro do banco dianteiro).
O modelo também conta com freios ABS dianteiros e traseiros, com distribuição eletrônica de frenagem e assistência, controle eletrônico de tração e estabilidade, luz de frenagem emergencial, câmera de ré, sensor de chuva, lavadores e regulagem de altura dos faróis, cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força para todos os ocupantes e sistema de ancoragem ISOFIX para cadeirinhas de criança.
O pacote de segurança inclui alerta de partida, monitor de ponto cego, farol de neblina traseiro e lanternas frontais estendidas, que aumentam o campo de visão do motorista.
Pacote F-Sport
O pacote F-Sport é uma variante do NX 200t, que oferece elementos visuais exclusivos, como o desenho das rodas de 18 polegadas em alumínio, retrovisores externos na cor preta e grade dianteira do tipo Spindle em forma de colmeia (Mesh).
Destaque também para portas e painel central com acabamento em aço escovado e bancos e interior que mixam padrão couro nas cores vermelho e preto.
No painel do F-Sport foram adicionados ornamentações, costuras e perfurações exclusivas e bancos esportivos que abraçam o condutor, pedais de alumínio, emblema e perfurações no volante e câmbio.
Outras exclusividades do pacote F-Sport são o painel multi-informativo com display Head-up e o teto solar panorâmico.
A avançada tecnologia, superior à utilizada em modelos concorrentes, permite ao motorista, mesmo sob condição de luminosidade extrema, a clara visualização de informações de direção, sem desviar o olhar do tráfego, incluindo velocidade, sistema de áudio, indicador ECO Driving e sistema de navegação.
Sistema de suspensão adaptativo variável (AVS), medidores de aceleração da força G e da pressão do turbo e o modo de condução Sport+, com a calibragem da suspensão enrijecida, também são exclusividades do pacote F-Sport.
Para elevar ainda mais o conforto, o assento do motorista no NX 200t F-Sport possui ajuste lombar e oito posições de memórias.
Cores
As cores comuns para o NX 200t e seu pacote F-Sport são Branco Sonic, Cinza Nebular, Prata Platina, Cinza Titânio, Preto Sólido, Preto Obsidiano e Vermelho Matador. Há variação nos tons de azul (Meteoro, para a versão 200t, e Metálico, na F-Sport) e Marrom Ágata (somente para 200t).
Lexus NX 200t chega ao Brasil: preço parte de R$ 216.300
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
É um RAV4 vendido pelo dobro do preço...
ResponderExcluirMuito mais equipado
ExcluirPagar 216k nessa bomba?
ResponderExcluirPor esse preço compro um Golf GTI Premium com teto panorâmico, bancos de couro legítimo de bois alemãs na cor branca e acabamento em madeira carvalho alemã no painel e nas portas, igual ao do CAO-RJ. Se eu mandar blindar sai por 220 mil.
Kkkkk, o cao-rj sumiu mesmo do blog.
Excluirque bosta de lexus ... 1000x um legitimo alemão gol highline com motor 1.6 8v que tem mais torque em baixa que um carro turbo e que se equivale ao lindo vw UP
ExcluirKkkkkk Cao mito
ExcluirQuem compra um modelo desses, nem olha pro Golf ....
ExcluirConcordo
ExcluirQuem te perguntou?
ExcluirSão carros TOTALMENTE diferentes... Um Hatch Médio esportivo contra um SUV Médio de luxo super equipado
Esse caro é incrível, o design pode ser um pouco exagerado mas isso não tira a qualidade e o mérito dele, entrei em um e fiquei impressionado com a qualidade da Lexus no geral, sem dúvida é uma excelente opção , creio que vendera razoavelmente bem.
ResponderExcluirSe eu tivesse grana, nem pensaria em levar um Evoque, sendo essa minha escolha certa! O acabamento deve ser melhor, assim como (certamente é) o espaço interno! E no desempenho e design se equipara!
ResponderExcluirMais carro que o Evoque. Pena não aceitarem meu RX 300, ano 99, com "apenas" 245.000 milhas rodadas como entrada...
ExcluirO Evoque e um dos piores SUVS, nos EUA nao e nem recomendado ao consumidor. A Lexus vende muito mais no mercado Americano sendo o mercado mais exigente do mundo.
ExcluirEsse painel ficou show!
ResponderExcluirQue troço feio, pqp!!!
ResponderExcluirMargem de lucro altíssima. Nos EUA, o Evoque parte de U$ 42.025 até U$ 60.925, enquanto que o Lexus vai de U$ 35.405 até U$ 38.905 (2 mil dólares mais caro que o Mercedes GLA 200).
ResponderExcluirhttp://www.caranddriver.com/lexus
vamos lá vc não sabe fazer conta, fugiu da escola:
Excluiradoremos o valor de U$35,405.00, isso hoje seria R$114.712,20
acontece que , ve não lê não se informa em nada:
o imposto nos USA é quanto? e aqui?
o imposto de imprtação?
nos estates seria 17% , no brasil 34% ai tem -se uma diferença de 17%
R$114.712,20 x 1,17(aplicando a diferença) = R$134.213,27
se não vir do México =
R$134.213,27 x 1,30 = R$174.477,26
Ai fica a questão?
O problema é o nosso País com os governantes sendo nossos sócios
aonde vc analisar é complicado:
vc recolhe INSS sobre até 20 SM, mas na hora de se aposentar o INSS paga no máximo 10SM
o Imposto de Renda não é reajustado conforme pelo menos a inflação
se vc montar uma empresa
vc precisa ser do simples, mas o seu Pró-Labore vc paga sobre a sua retirada 20 ou 33%
paga 6% se seu faturamento anual for até R$180.000,00, acima disso até R$360.000,00 vai a 8,5%, e vc tem que pagar um contador que no mínimo lhe cobrará uns 0,5 a 1 SM
e dai ?
ah em tempo esse Lexus o acabamento é superior ao Rav e tem motor Turbo!
Sim, nosso problema é que temos um Estado caríssimo e ineficiente, não importa o governo da vez.
ExcluirPara ilustrar, paguei nada menos do que 29k de tributos na compra de um Corolla de 83.730, fora IPVA de quase 3k.
Falou tudo Afreus. Não importa o governo da vez, todos os partidos maiores estão envolvidos em corrupção. Políticos corruptos merecem o Inferno.
ExcluirQuem olhar sem compromisso para a traseira do Suv Nx200t, pensará que está diante da nova Tucson.
ResponderExcluirCara e rebuscada d+
É inacreditável q alguns idiotas olhem pra um carro desse e ainda dizem preferir Golf alemão. Sinceramente até pra ser estupido e idiotado, há limites. Que bando de alienados, retardados, ignorantes e cabecinha com inteligência reduzida:
ResponderExcluirNão percebem q se trata de um SUV, carro de categoria absolutamente diferente à categoria de um Golf. Não percebem q se trata de um Lexus, um legítimo japonês, com acabamento, qualidade de manteriam e sofisticação infinitamente vezes superior a qualquer Golf do planeta? O VW indicado à comparação seria o Touareg, que por sinal é um ótimo veículo. Não se compara SUV a Hatch esportivo, pq nada existe de comum entre um veículo e outro.
Esses alienados por VW parecem a turma idiotada doente no PT da Dilma, que não enxerga um palmo diante do nariz.
Parabéns pela excelente reportagem, muito informativa e bem ilustrada.
ResponderExcluirSó me resta sonhar com um carro desses, já que não basta ter 200 k para gastar, mas também muita vontade de comprar um carro ao invés de pelo menos parte de um imóvel.
Mas é como dizem, pra quem tem é nada.
Esse lexus é lindo demais e tem uma coisa que nenhum golf tem que é a exclusividade ou seja com certeza o seu vizinho não vai poder ter um igual.
ResponderExcluirGostei tbem dos nomes das cores, branco sonic,cinza nebular,vermelho matador e azul meteoro,achei de uma criatividade incrivel,estavam inspirados na escolha das cores
ResponderExcluirXii, casa caiu hein Evoque...
ResponderExcluirMelhor oferecer um pouco mais pois esse Lexus está maravilhoso !!!!
Alem disso o Lexus tem melhor qualidade mecanica que a LandRover. No mercado Americano a Lexus vende 10 vezes mais.
ExcluirCarro lindo e inovador em todos aspectos evoque tem que voltar a ser mais futurista.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.