O design do Honda HR-V é de um coupé unido à funcionalidade de uma minivan e postura robusta de um SUV. O resultado congrega as qualidades e os pontos fortes de carros de diversos segmentos.
O modelo apresenta a integração entre sofisticação, performance, eficiência energética, tecnologia, versatilidade e robustez, com um tamanho ideal de carroceria. O vídeo a seguir traz os detalhes.
Em seu interior, o espaço e a praticidade são pontos fortes. Desenvolvido sob a filosofia “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina” e com tanque de combustível na posição central, o HR-V permite acomodar até cinco ocupantes com conforto.
O veículo ainda permite o uso do compartimento de carga, por meio do sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos.
Outro destaque é seu cockpit com design esportivo no qual se destaca o console central elevado, que cria ambientes exclusivos para o motorista e o passageiro da frente, e uso de materiais macios ao toque, combinando áreas de tecido e couro, que o posicionam como veículo de categoria superior em todas as suas versões: LX, EX e EXL.
Com tração dianteira e motor 1.8 i-VTEC aliado à transmissão CVT ou ao câmbio manual de seis velocidades, o HR-V entrega performance adequada. O prazer ao dirigir é complementado pela sensação de segurança do veículo, proporcionada pela posição de direção elevada típica de um SUV (Sport Utility Vehicle).
Por agregar vantagens de segmentos distintos, a expectativa é que o Honda HR-V conquiste consumidores de diversas categorias, como hatchs médios e sedãs.
Estilo jovial
Inaugurando a nova geração de SUVs da Honda, o HR-V apresenta-se com a imponência de utilitário esportivo, mas também a esportividade de coupé e versatilidade da minivan. Com base no conceito Dynamic Cross Solid, o design exterior procura transmitir sensação de força e dinamismo. O desenho também procura emular um modelo premium.
A frente é composta por uma grade larga com acabamento em black piano, envolvida pelo para-choque e pelo conjunto de faróis alongados que se estendem até o para-lama, trazendo a atual identidade visual da Honda – Solid Wing Face.
Nas laterais, as duas linhas sólidas que cortam a carroceria são criadas com um traçado dinâmico, distinto e agudo a partir da coluna “C”. As portas traseiras trazem maçanetas embutidas, reforçando a esportividade do design coupé.
A parte traseira do veículo apresenta um visual mais elevado, refletindo uma postura mais robusta. As lanternas lanternas, luzes de freio e brake light são de LEDs.
Versatilidade
O interior do Honda HR-V tem um tom de sofisticação, mas é a versatilidade e o grande espaço para os passageiros e carga que mais chama a atenção.
A primeira característica que impressiona ao entrar no veículo é a esportividade do design da cabine, com console central elevado e painel de instrumentos de fácil leitura, transmitindo a sensação de um cockpit.
Além do ajuste de luminosidade dos instrumentos, o motorista pode personalizar a cor do aro que circula o velocímetro, escolhendo entre sete diferentes opções (amarelo, laranja, vermelho, rosa, roxo, azul e branco).
Em toda a linha, o uso de materiais macios ao toque traz uma atmosfera agradável ao HR-V,
juntamente com as saídas de ar com fluxo diferenciado. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir.
Entre os itens de série, o modelo traz ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, vidros elétricos com um toque para subida/descida e sistema de áudio com CD player e entrada USB. As versões EX e EXL possuem ainda piloto automático e volante com revestimento em couro.
Na EXL, o ar-condicionado é digital, possibilitando a manutenção da temperatura programada no interior do veículo, e os comandos são touch screen, o que confere ainda mais requinte ao modelo. Nessa configuração topo de linha, o HR-V é equipado com airbags frontais e laterais, além do sistema multimídia com monitor multi touchscreen de 7” e navegador integrado ao painel.
Essa unidade traz software com GPS integrado contendo as informações de trânsito das principais capitais do país – inicialmente, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). O hardware possibilita a conexão Wi-Fi (via hotspot) com o uso de browser para acesso à internet , além de Bluetooth com voice tag para chamadas telefônicas e reprodução de áudio.
O sistema multimídia também conta com uma entrada HDMI, que permite o espelhamento de dispositivos como celulares, tablets e câmeras digitais para a reprodução de áudio e vídeo (quando o veículo estiver com o freio de estacionamento acionado), duas entradas USB e CD player. No display é possível ainda a reprodução de imagem da câmera de ré com três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de guia acompanha a rotação do volante.
Todas as versões são equipadas com HFT (Hands Free Telephone) por meio de comandos no volante, evitando que o motorista se distraia ou precise tirar as mãos da direção ao atender uma chamada.
Além doi design esportivo, o grande espaço interno e a praticidade são destaques do HR-V. Com 4.295 mm de comprimento, 1.586 mm de altura, 2.610 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e a disposição central do tanque de combustível, o modelo permite acomodar confortavelmente até cinco passageiros e uso extensivo do compartimento de carga. O porta-malas possui 437 litros de capacidade.
A versatilidade é garantida pela adoção do eficiente sistema ULT (Utility Long Tall – Utilitário Longo Alto) de arranjo dos assentos. A flexibilidade dos bancos assegura uma ampla gama de possibilidades de acomodação de carga, independente do volume, comprimento ou altura dos objetos.
A disposição dos assentos do HR-V e o ângulo de apoio lombar otimizado proporcionam conforto, sensação de segurança e privilegiam a postura correta, para evitar que a viagem seja cansativa, mesmo em longos trajetos. O revestimento dos bancos também contribui para um interior aconchegante, com tecido nas versões LX e EX, e couro na EXL. Os vídeos abaixo trazem os detalhes das versões LX (entrada) e EX (intermediária).
Vídeo - Honda HR-V LX (entrada)
Vídeo - Honda HR-V EX (intermediária)
Vídeo - Honda HR-V EXL (topo de linha)
Prazer ao dirigir
O HR-V é equipado com o propulsor i-VTEC 1.8 SOHC, que adota o sistema FlexOne. Essa tecnologia dispensa o tanque auxiliar para partida a frio, garantindo um acionamento do motor de forma rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura ambiente.
Ao acionar o controle da chave para destravar as portas, um conjunto de aquecedores entra em ação diretamente na linha de combustível tornando a temperatura, principalmente do etanol, ideal para compor uma mistura ar/combustível pronta para entrar em combustão imediata.
O motor i-VTEC 1.8 gera potência máxima de 139 cv a 6.300 rpm e torque de 17,44 kgfm a 5.000 rpm com a utilização de etanol – quando abastecido com gasolina, são 140 cv a 6.500 rpm e 17,34 kgfm a 4.800 rpm. Além da opção de transmissão manual com seis velocidades (exclusiva para a LX), a versão de entrada conta com a CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável).
Esse câmbio também foi adotado nas versões EX e EXL, sendo que o sistema conta com conversor de torque - o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. A versão top de linha ainda possui paddle shift (aletas no volante) e sete marchas simuladas, para uma condução mais dinâmica.
Para garantir performance com segurança, toda a linha HR-V traz, de série, o controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e o sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering). Esse dispositivo interpreta o movimento do motorista favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo.
O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o veículo freado por alguns segundos para auxiliar a saída em aclives. Também são itens de série os pneus 215/55 R17, as rodas de 17” com design esportivo (nas versões com câmbio CVT) e o sistema de freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem).
O HR-V é o primeiro veículo com produção nacional a trazer freio de estacionamento eletrônico (EPB) e sistema Brake Hold de série. Com essa tecnologia, se o motorista acionar o freio e mantiver o carro parado por um longo período, como em um congestionamento, o controle elétrico do freio de estacionamento é automaticamente ativado. Mesmo que o condutor tire o pé do pedal, o veículo permanecerá freado e, ao acelerar, o freio é automaticamente liberado, oferecendo mais conforto em trânsito urbano.
O SUV traz ainda, na versão EXL, retrovisores com rebatimento elétrico e a função Tilt Down, que ajusta para baixo automaticamente o espelho retrovisor direito quando o motorista engata a marcha à ré, facilitando a visualização de obstáculos durante a execução de manobras e balizas. Quando desengata a ré, o espelho volta para a posição anterior. As versões EX e EXL possuem também luzes indicadoras de direção em LED nos retrovisores.
Os clientes que quiserem deixar o HR-V mais personalizado poderão contar com uma linha de acessórios originais, desenvolvidos pela divisão Honda Access, sendo 19 itens externos e 11 internos. Entre os destaques estão grade dianteira cromada, aplique frontal no para-choque, bagageiro de teto com suporte para bicicleta, pedaleiras esportivas, soleiras iluminadas para as portas e iluminação interna (sob o painel).
Garantia
O Honda HR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores:
- Branco Taffetá Sólido
- Prata Global Metálico
- Cinza Iridium Metálico
- Cinza Barium Metálico
- Preto Cristal Perolizado
- Marrom Júpiter Metálico
- Vermelho Mercúrio Perolizado (exclusiva)
- LX MT – R$ 69.900
- LX CVT – R$ 75.400
- EX CVT – R$ 80.400
- EXL CVT – R$ 88.700
Veja mais artigos sobre o Honda HR-V clicando aqui.
Péssima a ideia de colocar o tanque de gasolina embaixo do assento do motorista!!! Prende a perna esquerda quando vc quer descansar em viagens longas... Que mancada!!!
ResponderExcluirDeve ser bom numa batida frontal. Deve-se tomar um banho de gasolina.
ExcluirCarro de madame ir ao shopping.
ResponderExcluirPobre é uma peste, não pode comprar nem um carrinho de mão e quer tirar onda com carro que fica babando, mas,dindin, kd?
ExcluirFiz o teste-drive. Babei...e estou babando até agora....Vou continuar babando até comprar um HRV branco. Isso é carro , o resto é carroça. E não venha dizer que é carro para mulher ir ao Shopping pois o HRV tem linhas fortes e másculas. ADOREI!
ResponderExcluirJá vi um desse marrom. Também é muito bonito!
ExcluirHoje peguei o meu EXL cinza...O carro e espetacular.Chama muita a atenção por todo lugar onde passa.Passei 2 meses na fila, e realmente valeu muito a pena esperar..
ResponderExcluirum carro caro desse só ter duas porta ; para mim é fraquinho não é carro de família e sim de boizinho para tirar onda na cidade .
ResponderExcluirkkkk, as maçanetas são embutidas, repare bem nas imagens e no que está escrito na reportagem!!! Imagina a Honda fazer um carro desse sem as portas traseiras...kkkk
ExcluirO carro tem quatro portas, é que atrás a abertura é diferenciada, embutida... Fica na parte de cima da porta, tem cor preta!
Excluirpobre é uma bosta!!! pobre faz questão de ser ridiculo!!! 02 portas na onde??? .. isso é O CARRO o VERDADEIRO DAS AUTO!!! não esses carros-merdas fabricados aqui no Brasil e que ainda nos vendem por preços de BMW- FERRARI e Mercedes-Benz ....... e tenho dito!!!!!
ExcluirSão uns burros mesmo, que só querem criticar.
ExcluirNão andei no carro ainda , por isso não posso deixar aqui a minha opinião , aparentemente só não gostei do preço , ai compro um Toyota , minha opinião.
ResponderExcluirCarro com duas portas foi otimo, kkkkkkk, rindo até 2020
ResponderExcluirkkkkkkkk
ExcluirKkkkkkk rapaiz estamos em 2020.
ExcluirComprei hj um exl 17 ótimo excelente carro . E eu não sabia que era 2 portas kkkkkkkkkkkkkkk
Opa, estou ansioso para comprar o meu em Abril do ano que vem, por enquanto estou namorando e lendo as informações. Ainda não fiz o teste driver para não adiantar a compra. estou com um otimo carro e super económico (Cerato 2011/2011 Completo) então vamos aguardar, principalmente comentários de quem já esta usando o carro seria bem vindo em especial sobre o consumo e o barulho interno em estrada ruins e calçamento... Valeuuu
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que o preço, levando em consideração o porte do veiculo, está razoável, pele menos até a versão EX. Tambem pretendo comprar um em 2016, pois parece ter um bom custo X beneficio. Entretanto, é prudente esperar um pouco a posição do mercado, além de escutar com cautela as opinioes de quem ja possui um.
ResponderExcluirÉ maravilhoso, faça o teste drive e você vai se apaixonar.
ExcluirComprei uma HR-V EX realmente e cheio de tecnologia útil no dia a dia, é excelente e bem confortavel
ResponderExcluirComprei uma HR-V EX realmente e cheio de tecnologia útil no dia a dia, é excelente e bem confortavel
ResponderExcluirAdquiri o meu recentemente, aversão elx é top das top´s. estou curtindo muito.
ResponderExcluirComprei hr-v turing lançado agora no início de Abril de 2017.Branco perolizado Tive boas informações do carro. Fiz o teste drive Eu gostei muito concordo que o preço tá bem salgado, o touring podia ter vindo com sensor estacionamento dianteiro e eu botão Auto start.
ResponderExcluirSatisfeito com minha EX. Boa dirigibilidade e estabilidade
ResponderExcluirConsigo colocar para o retrovisor fechar no alarme ?
ResponderExcluirqual é a medida de largura do hrv com retrovisores abertos?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.