A Ford apresentou no Salão de Genebra duas versões de alto desempenho do Focus: o Focus RS e o Focus ST.
O Focus RS de terceira geração estreia sistema de tração nas quatro rodas com vetorização dinâmica de torque, que direciona até 70% da força do motor para o eixo traseiro, aumentando o controle, a tração e velocidade em curvas.
Ele é o primeiro RS a oferecer a seleção de modos de direção – incluindo o modo “Drift” – e controle de arrancada, que entrega a aceleração mais rápida possível em qualquer condição de pista. Basta acionar o “Launch Control” no painel, engatar a primeira marcha, acelerar fundo e soltar a embreagem.
O veículo faz a distribuição de torque máximo nas rodas, controlando a tração, o turbo e o ajuste dos amortecedores. Para domar os mais de 320 cv do motor EcoBoost de 2.3 litros, conta com freios Brembo de quatro pistões e discos ventilados dianteiros de 350 milímetros.
O Focus RS foi desenvolvido pela recém-criada divisão Ford Performance, que unificou globalmente os times Ford SVT, Team RS e Ford Racing.
Focus ST
Já o Focus ST é uma versão esportiva também, mas não tão radical. Ela é vendida na Europa nas versões cinco portas e perua, sendo oferecido pela primeira vez um motor diesel, de 2.0 litros e 185 cv, ao lado do 2.0 EcoBoost a gasolina de 250 cv. Neste modelo a tração é dianteira.
O modelo traz um estilo mais agressivo e novas tecnologias de assistência ao motorista, conforto e conectividade, incluindo sistema SYNC.
Faróis adaptativos e alerta de tráfego cruzado também são oferecidos pela primeira vez. A suspensão ganhou novas molas e amortecedores e a direção elétrica foi revisada para refinar ainda mais a dirigibilidade no uso diário.
Ford Focus em duas opções de alta performance: RS e ST
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Sensacional esse RS.
ResponderExcluirShow esse RS. Alguém sabe os números dele?
ResponderExcluirFaltou ser híbrido!
ResponderExcluirSe o ST já humilha o GTI, imagina o RS.
ResponderExcluirNão fala isso no VW Carblog!
ExcluirLucas Furtado, eu não sou fanático pela VW mas o GTI não é concorrente do ST
ExcluirSão 3 versões de Focus para 4 versões de Golf...
Golf TSI, GTI, R e R400
Focus, Focus ST e Focus RS
O Focus ST pode ganhar do GTI mas não ganha do R.
o focus rs humilha o golf r, r 4oo ainda é conceito raro quem sabe mais adiante mas pode existir ainda um focus rs preparado com 450 cavalos do mustang
ExcluirAdoro ver os comentários desse povo sem base e sem informações. Golf GTI humilha o Focus ST, basta pesquisar os comparativos e vocês vão ver.
ExcluirGolf gti tem 220cv e 38kgfm de torque, ja o ST tem 250cv 37kgfm, nao sei qual levaria a melhor... ja o RS eh concorrente do golf R, mas o rs ganha bonito. Tem video de uma drag race entre audi rs3, mercedes A45AMG, golf R, focus rs e civic type R... e os dois ultimos sao o civic e o golf.. e o focus em terceiro..
ExcluirEsse RS é nervoso :)
ResponderExcluirPq eu não nasci nos usa, num país europeu?!
ResponderExcluirLindo carro!
Bem legais mas nao chegam a incomodar o Civic Type R, o rei dos hot hatches atuais
ResponderExcluirSerá??
ExcluirO RS ta com umas configurações muito top...
Esse Type R mesmo com o botão +R apertado acho que não ganha num racha.
Mas os dois são belos carros em todos os quesitos
Fico de Megane RS ou Seat Leon Cupra 280.
ExcluirTypr R leva um pau do RS
ExcluirAinda prefiro o Civic TypeR, Focus conseguiu ser ainda mais exagerado visualmente.
ResponderExcluirExagerado Paulo, vc realmente conhece o civic typeR ?
ExcluirPor fotos, afinal ele não foi lançado ainda.
Excluircarro espetacular!
ResponderExcluirA Ford poderia pelo menos trazer esse ST para o Brasil. Usei um Corolla três anos e hoje tenho um Focus Titanium Plus. Ótimo desempenho com esse cambio powershift, muita estabilidade, segurança, conforto e tecnoloia...Hoje vejo que o Corolla é uma carroça perto do Focus, imagina esse ST de 240 cv...deve ser uma máquina..
ResponderExcluirÉ totalmente ao contrário. O Focus é apertado, mal acabado, a transmissão PowerShift deixa a desejar, o desempenho não é tão bom assim para um carro de 178cv, a confiabilidade é baixa e por aí vai. Tanto é que no segmento dos sedãs médios o Corolla humilha o Focus nas vendas.
ExcluirCaro amigo. Quem usou dois carros pode dizer e sabe com propriedade o que tá falando. Eu to falando de qualidades, de carro! E um Focus sem sombra de duvida é muito mais carro que o Corolla, que não ganha em nenhum item sequer do Focus. A desculpa de quem compra Corolla é que é mais comercial pq sabe que o carro não é melhor em nada. E se você quer usar uma coisa boa então jamais iria comprar um Audi, BMW etc porque não são comerciais. Essa desculpa é de quem gosta de dá valor a coisa ruim! E eu usei um Corolla três anos e perdi dinheiro do mesmo jeito, porque vendi o carro insatisfeito e ainda com 35.000 estourou dois amortecedores e tava com problema de suspensão sendo que só andada em asfalto, carro fraco! E a empresa não me deu garantia disse que foi mau uso, vergonha! Falo o que passei e a realidade! Toyota é boa nos EUA e Europa, no Brasil é uma porcaria!
ExcluirEu queria um RS!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu também gosto mais do Civic Type R mas seria muito bacana ver em um circuito uma prova entre os dois!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDA LE GOLFÁO E O RESTO E SÓ CONVERSA FIADA...!
ResponderExcluirGolfao leva pau... tem video comparativo entre audi rs3, meca a45amg, golf r, type r e focus rs... golf e typr empatam em ultimo
ExcluirGolf gti performance anda mais que o focus st. O Golf R anda mais que o focus rs. Basta pesquisar na internet, já há comparativos. Na época do rs500, quando saiu o primeiro AUDI rs3 e a primeira BMW 1M, o rs500 também levou pau. É a sina da ford...
ResponderExcluirGolf perde pro rs, tem video de ambos originais.
ExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.