A BMW, montadora alemã líder do segmento de carros de luxo, apresentou o seu novo modelo híbrido plug-in BMW X5 xDrive40e - veículo que será lançado oficialmente no Salão do Automóvel de Nova York, que ocorre no próximo mês.
O BMW X5 híbrido funciona com um motor a gasolina de 2.0L turbo com 245 cavalos e 35 Kgf, de torque associado a um motor elétrico de 111 cavalos e 25 Kgfm de torque. No total, o BMW X5 xDrive40e tem 309 cavalos e 45 Kgfm de torque. Isso é 55 cv e 10,9 Kgfm a mais que o BMW X5 xDrive30d com seu seis cilindros 3.0 turbo.
O motor elétrico do BMW X5 xDrive40e extrai energia de uma bateria de íons de lítio de 9 kWh - constituída por 96 células individuais. A montagem da bateria na parte traseira reduz espaço do porta-malas em 150 litros relativamente aos modelos X5 de terceira geração a diesel e gasolina. O tempo de recarga das baterias é de 2h 48min caso se use uma tomada opcional de 3,5 kW que opera a 16 ampères e 230V.
O novo BMW oferece três modos de condução: Auto eDrive (em que o motor elétrico atua em conjunto com o motor a gasolina para oferecer o máximo de performance), Max eDrive (potência exclusivamente elétrica), e Save Battery (que mantém a carga da bateria para uso em cidades como Londres, onde os veículos eléctricos ficam excluídos dos pedágios urbanos).
A BMW cita um tempo de 6,8 segundos para a aceleração de 0 a 100 Km/h e uma velocidade máxima limitada em 210 Km/h. Para efeito de comparação, o X5 xDrive30d acelera de 0 a 100 Km/h em 6.8 segundos e chega a 230 Km/h. Em modo elétrico, a autonomia é de 31 Km e a velocidade máxima limitada em 120 Km/h.
Calçados sobre rodas de 18 polegadas montadas em pneus 255/55 R18, os 2.230 kg do X5 xDrive40e percorrem 30,3 Km/l de gasolina no ciclo combinado de consumo europeu.
A BMW diz que o chassi do X5 foi refinado para esta versão híbrida. Entre os equipamentos de série há amortecimento adaptativo e suspensão pneumática traseira auto-nivelante. O condutor pode alterar o ajuste do chassi através da função Driving Experience Control, que oferece opções Confort, Sport e Eco Mode.
BMW X5 xDrive40e híbrido plug-in: fotos e especificações
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Porque será que esses carros híbridos raramente são vendidos no Brasil...
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