No que respeita à mecânica, o sistema de suspensão de série com molas de aço foi aperfeiçoado; com isso, há respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. Já a suspensão a ar, equipamento de série na versão V8 R-Line, permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao solo em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.
O controle automático de velocidade e de distância (ACC) com “Front Assist” e “City Emergency Brake” (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado.
Itens externos e internos
Dianteira. O design dianteiro do Novo Touareg é novo, com novos faróis, agora maiores. Com formato trapezoidal, os faróis criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo. A grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, e as duas barbatanas inferiores se estendem visualmente até os faróis.
Traseira. Visto de trás, o design do Touareg 2015 se caracteriza por seu novo para-choque, que, de forma similar à dianteira, reforça a noção de largura do SUV. As lanternas de neblina em LEDs agora estão no para-choque, que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros.
Entre os destaques da área da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estão o logotipo VW e uma nítida linha de caráter entre as lanternas traseiras de LEDs.
Perfil lateral. Lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas. A versão V6 traz de série rodas de liga leve de 19” estilo “Salvador” com pneus 265/50. Já as rodas de liga leve com estilo “Tarragona” de 20 polegadas (com pneus 275/45) têm cinco raios duplos e são de série na versão V8 R-Line. Complementam a lista de equipamentos de série o tratamento especial das janelas, que absorvem 65% da incidência de luz.
Dimensões
O Novo Touareg tem 4,80 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 1,70 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,89 m e o porta-malas acomoda 580 litros de bagagem.
Interior
O interior do Novo Touareg traz botões giratórios do sistema Climatronic, regulagem da suspensão, sistema de infotainment, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado. Também evidente é a iluminação branca - no lugar da vermelha - de todos os controles. Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle.
Versão V6 - lista de equipamentos de série
O Novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em duas versões: V6 e V8 R-Line. Modelo topo de linha da Volkswagen no País, o utilitário esportivo oferece a mais alta tecnologia, independentemente da configuração de motor.
A configuração V6 traz o motor FSI 3,6l com 280 cv a 6.200 rpm e torque de 37 kgfm a 2.900 rpm. Associado à transmissão automática tiptronic de oito marchas, esse motor faz com que o Novo Touareg V6 acelere da imobilidade aos 100 km/h em 7,8 s e alcance a velocidade máxima de 228 km/h.
A versão V6 oferece uma lista de equipamentos de série que contempla faróis bixenônio, sistema de tração integral 4MOTION, volante multifuncional, sistema de infotainment RNS 850 com navegação integrada, tela sensível ao toque (touchscreen), sistema de controle de climatização (Climatronic) com duas zonas de resfriamento, direção hidráulica e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque, entre outros.
Outra tecnologia de série do Novo Touareg é o detector de fadiga. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa por meio de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
Freios com sistema “Multicollision Brake”
O Novo Touareg passa a contar de série com o sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake”, premiado como a mais importante inovação de segurança pelo maior automóvel clube da Alemanha (ADAC). Cenário: estudos com pesquisas sobre acidentes descobriram que aproximadamente 25% dos acidentes de trânsito envolvendo danos pessoais são colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.
Esse sistema de frenagem aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve num acidente para reduzir de forma significativa a energia cinética residual. O acionamento do sistema de frenagem multicolisões se baseia na detecção da colisão inicial pelos sensores dos airbags. A frenagem do veículo por meio do sistema de freios com o recurso “Multicollision Brake” é limitada pela unidade de controle do ESC (controle eletrônico de estabilidade) a uma desaceleração acentuada. Esse valor é o mesmo do nível de desaceleração gerado pelo City Emergency Brake. Dessa forma, a habilidade do motorista controlar o carro é mantida, mesmo quando a frenagem automática acontece.
O motorista pode se ‘sobrepor’ ao sistema de frenagem com sistema “Multicollision Brake” a qualquer momento. Se o sistema reconhecer que o motorista está acelerando, por exemplo, ele é desligado.
Esse novo sistema de frenagem aplica os freios até que o veículo atinja a velocidade de 10 km/h. A velocidade residual do veículo pode ser usada assim para dirigi-lo a um local seguro após o processo de frenagem.
Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros)
Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem percebida por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.
Linha esportiva R-Line
A grife R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga leve de 20 polegadas, para-choque com design R-Line, entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (também com friso cromado), ponteiras cromadas e defletor traseiro imponente e esportivo. Além disso, um logotipo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do veículo.
Complementam o pacote volante esportivo com o logotipo R-Line, sistema de controle de climatização (Climatronic) com quatro zonas de resfriamento, insertos especiais “Silver Lane” no painel de instrumentos, soleiras das portas com logotipo R-Line, pedaleiras de aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. Há, ainda, insertos em preto piano no painel, bancos dianteiros esportivos revestidos de couro Nappa (dois tons) com o logotipo “R-Line” nos apoios de cabeça. O console central tem acabamento de alumínio e o teto conta com revestimento em preto titânio.
O Novo Touareg R-Line é oferecido exclusivamente com o motor V8 FSI 4,2 litros, com 360 cv, e transmissão automática de oito marchas Tiptronic. Uma das mais avançadas disponíveis no mundo, a transmissão automática do Touareg é compacta, leve e executa trocas de marchas com muita rapidez, permitindo também trocas manuais.
A amplitude oferecida pelas oito marchas possibilita que a oitava marcha seja usada como “overdrive”, permitindo que o carro trafegue em alta velocidade com o motor em baixa rotação, para maior economia de combustível.
O resultado é que a velocidade máxima de 245 km/h do Toaureg R-Line é atingida em sexta marcha, com a sétima e a oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,5 segundos – marca impressionante para um veículo de 2.075 kg.
O Touareg R-Line tem suspensão pneumática com controle eletrônico, com sistema de nivelamento automático e ajustes de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores. A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Em percursos acidentados, a suspensão pneumática melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.
4MOTION. Todo Novo Touareg à venda no Brasil tem como equipamento de série o sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autobloqueante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direção off road operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.
Segurança
No Novo Touareg oferece o “Area View”, uma tecnologia permite uma visão abrangente de 360° em torno do carro, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo – recurso muito útil para manobras. A “grife” R-Line também oferece o sistema de som premium “Dynaudio” de alta qualidade.
O sistema de som e navegação “RNS 850” dispõe de DVD player, comando de voz e uma tela sensível ao toque de oito polegadas – capaz de mostrar mapas em 3D. As informações podem ser armazenadas no disco rígido de 60 gigabytes. O processador é de alta performance (SH4) e trabalha juntamente com a memória RAM de 256 MB e memória flash com a mesma capacidade.
Dezoito gigabytes do disco rígido são reservados para armazenar música ou vídeos, que podem ser carregados de CDs, DVDs ou cartões SD. Há um cabo para conexão de iPod.
O Novo Touareg pode ser equipado com o ACC (Adaptive Cruise Control – controlador automático de velocidade e distância), que oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Novo Touareg R-Line até a imobilidade. Caso não haja tráfego, o ACC mantém a velocidade e a distância em relação ao veículo à frente selecionadas pelo motorista.
Já o sistema Front Assist, integrado ao ACC, ajuda a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado, monitorando o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h. Ao detectar a necessidade de frenagem de emergência, o sistema emite um alerta sonoro e visual, além de preparar os freios para a situação, aproximando as pinças dos discos de freio.
Além dos sistemas de auxílio frontal, o Novo Touareg R-Line pode ser equipado com o Side Assist, no qual dois sensores por radar posicionados na traseira do Touareg monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.
Cores e acabamentos
O Novo Touareg será oferecido no mercado brasileiro em 12 cores: duas sólidas (Branco Puro e Preto Ninja), sete metálicas (Prata Sargas, Prata Tungstenio, Cinza Canyon, Cinza Dark Canyon e as três novidades Azul Reef, Marrom Oak e Bege Ouro) e três perolizadas (Preto Mystic, Branco Oryx e Azul Moonlight).
Internamente, o cliente contará com três opções de tonalidades de Couro Viena para os bancos para a versão V6: bege, marrom ou preta. Já o Novo Touareg V8 R-Line será oferecido exclusivamente com couro preto com faixas centrais em cinza. Um dos modelos mais avançados no mundo em sua categoria, o Novo Touareg conta com 3 anos de garantia total de fábrica.
Sem dúvidas é um belo carro.
ResponderExcluirO acabamento desse carro é impressionante, parece um palácio árabe de tão suntuoso. Entrei em um na concessionária, aquele cheiro de couro legítimo é ótimo, aço escovado, madeira...um show!
ResponderExcluirEspetáculo de carro!!! Será que realmente vale o preço de R$ 250mil ou está carinho?
ResponderExcluirQue o Golf me perdoe, mas esse é o autêntico "The Very Best".
ResponderExcluirAgora sim um interior da VW que eu tiro o chapéu.
ResponderExcluirGrand Cherokee. 200k.
ResponderExcluirNos EUA, a partir de U$ 45.615 (X 2,82 = R$ 128.634,00).
ResponderExcluirhttp://www.caranddriver.com/volkswagen
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.