A atual maior montadora do planeta, a Toyota, se mostrou extremamente lucrativa em 2014, com estimativa de lucro de US$ 24,5 bilhões de dolares (€$ 22 bilhões de euros), com ganhos em todas as partes do planeta onde atua.
O lucro da Toyota sozinho é maior que os lucros somados de Ford (US$ 6,2 bilhões de dólares), General Motors (US$ 6,5 bilhões de dólares) e Fiat-Chrysler (€$ 4 bilhões de dólares).
A principal razão para o elevado lucro da Toyota foi a desvalorização da moeda japonesa (Yen) frente ao dólar norte-americano, turbinando as exportações da empresa.
De acordo com o jornal Detroit News, a Toyota lucra US$ 2.726 dólares em cada carro vendido, enquanto a Ford consegue US$ 994 dólares em cada veículo comercializado, a Fiat Chrysler US$ 850 dólares e a GM US$654.
A Volkswagen ainda não divulgou seu lucro relativo ao ano de 2014, mas a estimativa é o conglomerado alemão anote €$ 12 bilhões de euros - quase a metade do apontado pela Toyota, mesmo produzindo a mesma quantidade de carros.
Com informações BBC
Toyota lucra mais que GM, Ford e Fiat-Chrysler juntas
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Como assim? Mesmo produzindo carros de forma relapsa (carros de péssima montagem) e utilizando materiais extremamente pobres (acabamento porco) a Ford teve apenas metade do lucro da Volkswagen? Como é possível isso?
ResponderExcluirE a Toyota é um monstro, ainda vai demorar uns 2 anos ou mais pra Volks ultrapassá-la em lucratividade.
Menos, menos!! Até porque a VW fabrica coisas de qualidade ruim como gol e voyage...
ExcluirClaro que lucra mais, afinal japoneses só sabem fazer carros sem-graça e sem refino.
ResponderExcluirAcho engraçado esse povo ficar generalizando as coisas.. O mais engraçado é que o GT-R Nismo é japonês e é um dos carros mais elogiados, mais preparados e um dos mais rápidos que já cruzou Nürburgring.
ExcluirAcelera, os carros japoneses são excelentes, referência em mecânica e confiabilidade. O problema é que os fanboys da ford do FORDPLACE (Carplace) migraram pra cá.
ExcluirOs Japoneses aprenderam muito rápido a fazer carro confiável, podem até não os desenhos mais empolgantes do mundo, mas sem dúvida são ótimos carros.
ExcluirA Toyota merece estar onde está, só queria que o portfólio dela fosse grande no Brasil, pois comparando até a outros países da América do Sul, o que a Toyota vende aqui é só feijão com arroz.
Você falou em generalização e citou o GT-R. Errou 2x. Primeiro que o GT-R não é essas coisas todas, ele é um carro de vidro que precisa de manutenção completa a cada 15 mil kms, e quando eu digo completa, é completa MESMO, troca de todos os fluídos, freio, caixa, motor [novamente], é mais fresco que Ferrari e/ou Lamborghini juntas!
ExcluirOutra, cadê os outros carros incríveis que os japoneses fazem? Cadê a tecnologia de ponta? Tudo isso está na Europa, o choro é livre perante os fatos.
Quer vir falar de fatos? Vamos lá e vamos parar de conversinha de criança. GT-R não é essas coisas e é um dos carros mais rápidos que já cruzou Nürburgring. GT-R não é essas coisas mas possuí uma das melhores transmissões do planeta. GT-R não é essas coisas mas tem GT-R com 2000whp. GT-R não é essas coisas mas anda muito mais (ou tão bem quanto) em pista e custa muito menos do que a maioria dos rivais. GT-R não é essas coisas mas é um carro elogiado por toda a Imprensa. GT-R não é essas coisas mas tem vários fãs espalhados no mundo todo. Tá bom ou quer mais?
ExcluirCade os carros incríveis que os japoneses fazem? Eu acho que você é muito mal informado. Quer exemplos? Tem vários, Lancer Evolution, Subaru Impreza, GT86, Supra, Civic VTI, Civic Type R, Civic Si, NSX, BRZ, Lexus LFA, 370Z, 350Z, Swift Sport, 2000 GT, 3000 GT, RX-7 e por aí vai.. Carros incríveis os japoneses tem vários.. Só não aceita os haters.
AHUAHAUAHAUAHUAHAUAHAUAH Nunca li tanta bobagem desde o Carlos, mas vamos lá:
ExcluirMelhor transmissão do mundo?! Com 3 puxadas tipo 0-100 ela superaquece e você tem que deixar ele parado e desligado até ele esfriar. Faz isso muitas vezes e você vai precisar de uma caixa nova ao fim da tarde. Rodando de boas na cidade você tem que trocar os fluidos dela a cada 15 mil kms, correr em autódromos [sem puxadas 0-100] reduzem esse já curto espaço de tempo para 7 mil kms.
"Anda mais e custa menos" mas é bem menos refinado, durável e robusto que os concorrentes.
"Elogiado por toda a imprensa" mas pergunta quantos desses avaliadores tem um. Eles elogiam enquanto é da Nissan, aí senta a bota para no fim do dia entregar os restos de volta sem nenhum custo.
Carros com 2 mil cvs não faz deles melhor que nada, até mesmo porque há muito tempo que existem Mustangs, Corvettes, Camaros, Challengers, Chargers, Novas, Road Runners entre outros muscles, inclusive europeus como os Audi Quattro onde o pessoal usava e abusava dos AP de 5 cilindros. Até Gallardo de 2 mil cvs existe!
Desliga os Play Station e vem para o mundo real, dos carros que você citou, incríveis mesmo só Lancer e Impreza, o resto era surrados pelos europeus e só conseguiram destaque pelo preço baixo.
RX-7?! PQP...
Nem sei porque vou perder meu tempo respondendo a um fanboy da Fiat mas vamos lá.
ExcluirNão estou falando de durabilidade e quanto a durabilidade os maiores problemas em relação a transmissão ocorreu nos GT-Rs mais antigos e muitas vezes por irresponsabilidade dos proprietários, ainda mais no Brasil. Estou falando de eficiência, a transmissão do GT-R é magnífica, é rápida e bem escalonada. Mas já que você quer falar de problemas, e as Ferraris pegando fogo igual loca? Ah, e acho que você tem problemas para interpretar as coisas porque em momento algum falei que ela é a melhor transmissão do mundo.
Quer refino? Compre um sedã de luxo. O assunto aqui é desempenho somente.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Pessoa quando comenta sem base é complicado, como eu já disse, os maiores problemas do GT-R aconteceu nos primeiros modelos e muitas vezes por irresponsabilidade dos proprietários.
Você fala em durabilidade e vem me citar Audi? É sério isso? Audi é sinônimo de problemas.
GT-R tomando coro para carro Europeu? Vamos aos fatos, me fale qual carro europeu é tão rápido quanto o GT-R em Nürburgring e custa tão pouco? GT-R Nismo em Nürburgring andou muito bem, sabe qual Porsche teve desempenho semelhante? O 918, e o 918 é muito mais caro. Mas vamos lá:
Cade as BMW´s com bom recorde em Nürburgring? Mercedes? Audi? Porsche? Ferrari? Lamborghini? Acorda amiguinho, largue de mimimi de Fiateiro e aceite a realidade, GT-R é supremo e doa a quem doer, é tão supremo que só o 918 Spyder conseguiu virar na frente. Cade Audi virar tão baixo? Cade Mercedes? BMW? Mas já que você tocou no assunto vamos lá:
O Swift Sport por exemplo, é um carro muito premiado e é muito usado em track day´s. O Swift Sport é um dos modelos mais alugados para Track Day lá em Nürburgring. Na matéria do site americano Autoblog, a durabilidade do Swift Sport foi destaque. Em mais de 2 anos, o Swift Sport mencionado foi utilizado por 457 pilotos e completou mais de 2.800 voltas na pista. No total, foram 600 horas de uso intenso e cerca de 50.000 Km percorridos.
O foco da matéria foi ressaltar que o Swift Sport passou por essa maratona com baixo desgaste das peças. Além disso, após uso em Track Days os veículos costumam ser encaminhados para desmanches, o Swift Sport mencionado na matéria foi comprado por um dos clientes da locadora e ainda vai dar muitas outras voltas em Nürburgring
E quanto ao RX-7, é RWD, tem um motor belíssimo e girador e ainda tem vários fãs espalhados pelo mundo e foi um carro muito elogiado na época.
Os carros japoneses não devem em absolutamente nada para os europeus, só haterzinho fanboy de Fiat como você que não vê isso.
tsc tsc
ResponderExcluira Toyota sabe é fazer automóveis com custo baixo:
vcs ja olharam para um corolla por baixo(caso levantado num elevador)?
ele é muito simples construtivamente
ela emprega materiais simples
como a suspensão traseira em barra de torção, é um sistema dos mais simples e barato para fabricar
não existe refinamento de tecnologia
ela não emprega por ex no corolla um cambio verdadeiramente automático avançado(5 ou + marchas), pois isso custa dinheiro para produzir, prefere uma solução barata como o CVT
e veja que as grandes marcas (BMW, MERCEDEZ, AUDI TOP(A6 em diante) não o querem usar
enfim, Toyota é um carro bem feito, mas com muita economia
e isso sim gera lucro
usar uma suspensão multi-link, nem pensar só nos top
Isso faz parte da filosofia da empresa: produzir carros com construção simples, mas bem acabados, com soluções já testadas e aprovadas. Realmente, downsizing, câmbios automatizados de dupla embregaem e outras novas tecnologias não são desenvolvidos por ela. A Toyota prefere ver as outras montadoras fazerem e testarem isso no mundo real antes. Parece que tem receio de macular a imagem de inquebrável associado aos carros japoneses.
ExcluirUnknown, na década de 80 os carros da Toyota eram mal vistos nos EUA e até chegaram sofrer sansões de importação pela má qualidade e segurança.....Li isso em um artigo sobre história das marcas...Não me recordo no título....Enfim, esse visão brasileira de carro inquebrável não é universal...Lógico, hoje a empresa goza de grande fama....
ExcluirVocê tem razão, eles demoraram mais de 20 anos pra conseguir alguma credibilidade, não só eles mas outras marcas japonesas também, não lembro do titulo mas sei que foi muito tempo até conseguirem alguma credibilidade, hoje são muito bons no que fazem.
ExcluirCarros da Toyota sofreram sanções pelo preço bem mais baixo que os concorrentes.
ExcluirEstás falando besteira de quem não entende me##@ nenhuma de carros.
ExcluirAISIN uma das maiores frabricantes de câmbio automático do MUNDO que cede seus câmbios para várias montadoras ,é da TOYOTA.
O câmbio de 6 marchas dos motores turbos THP da PSA são aisin.(Toyota).
E vários outros ...
Segundo C4P além de maior a VW também é a mais lucrativa. A Toyota é a prova que investir em qualidade ainda vale a pena. O Ethios pode ser horrível, mas o bicho é confiável. De que adianta carro bonitinho que só da dor de cabeça. Outro ponto é o respeito em quíntuplo que os clientes da japonesa tem em sua rede de concessionárias, quem experimenta só quer outro Toyota.
ResponderExcluirPois é, digo o mesmo, o Etios pode ser horrível (em questão de design) mas é um excelente produto em minha opinião. Tem mecânica robusta, barata, confiável, o conjunto mecânico é bom, na minha opinião o acabamento também é bom (para um carro popular). O Etios juntamente com HB20, up! e Ka são os melhores populares na minha opinião.
ExcluirAbraços.
Esse carro da matéria ta pau a pau com Etios na questão de beleza....rsrsrsrs
Excluirkkkkkkkkkk. A disputa realmente é boa. Só acho a Hilux bonita da Toyota, e o novo Corolla diria que, para mim, é esteticamente aceitável.
ExcluirLeiam a notícia. O principal motivo do lucro alto no período é a valorização do dólar. Um exemplo: Se eu produzir 1.000 carros no Brasil e exportá-los por US$ 10 mil cada e o câmbio for de R$ 2,00 por dólar ganheirei 1.000x10.000x2= R$ 20 milhões. Se o câmbio subir para R$ 3,00, os mesmos carros vão render R$ 30 milhões. O carro não foi piorado mas o lucro será maior.
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