A subsidiária da tcheca da Volkswagen, a Skoda, apresenta a nova geração do sedã Superb - carro que é a versão Skoda do Passat B8 e é construído com base na plataforma MQB do Golf 7.
O Novo Skoda Superb traz um visual com apelos mais emocionais, e que incorpora as diretrizes estéticas definidas no conceito "ŠKODA VisionC". A distância entre eixos cresceu 80 mm, enquanto o balanço dianteiro encurtado em 61 mm. Essa nova arquitetura dá o carro um visual mais dinâmico e atraente.
A dianteira traz a tradicional grade distintiva da marca, que associada outros elementos de design dão ao carro um ar de modelo de luxo.
A traseira, por sua vez, traz uma ênfase em orientação horizontal, incorporando lanternas baixas equipadas com tecnologia LED.
Espaço
Em comparação com a geração anterior, a oferta de espaço no novo modelo Superb ficou ainda melhor. Condutor e passageiro podem usar 39 milímetros adicionais na altura dos cotovelos, enquanto nos bancos traseiros há espaço em frente dos joelhos 157 mm e uma altura de 980 mm - consideravelmente maior do que qualquer outro modelo neste segmento. A largura na altura do cotovelo no banco traseiro aumentou 69 mm. O porta-malas comporta 625 litros.
A nova geração do Skoda Superb é o primeiro modelo a oferecer o novo chassis adaptativo Dynamic Chassis Control (DCC), que inclui seleção de modo de condução. Há também novos sistemas de ar condicionado com três zonas distintas de climatização, controle automático de temperatura, teto-solar panorâmico operado eletricamente. Há ainda bancos aquecidos, pára-brisa revestido de metal transparente, esguicho limpador aquecido. Sensor de chuva e sensor de luz para comutação automática entre luzes diurnas e os médias.
Tecnologia
A nova geração do Skoda Superb traz quatro novos sistemas de infotainment com base em uma variedade de dispositivos MIB Volkswagen. A versão top Columbus pode vir equipado com um sistema com acesso à Internet em alta velocidade 4G, sendo a primeira vez que tal sistema é oferecido em um modelo ŠKODA.
Eficiência
O Superb adota propulsores que emitem até 30% menos puluentes. A versão GreenLine tem consumo médio de 27 Km/l. Esse ganho de eficiência foi ajudada por uma redução de peso de 75 kg, além de oferecer aerodinâmica melhorada.
O Novo Skoda Superb está equipado com os motores turboalimentados adotados nas plataformas MQB. Os compradores podem escolher entre cinco motores a gasolina TSI e três diesel TDI. Todos os motores cumprem a norma de emissões UE 6 e estão equipados com sistema start-stop e de recuperação da energia de frenagem. Motores a gasolina cobrem uma faixa de potência de 125 hp 280 hp.
O espectro de motores diesel varia de 120 hp 190 cv. Com a exceção de versões básicas de motor a gasolina, todas as demais versões contam com a transmissão de dupla embreagem DSG. O modelo topo está disponível com uma embraiagem Haldex de 5ª geração associado com um sistema de tração integral.
Segurança
O Novo Skoda Superb oferecer de série controle eletrônico de estabilidade ESC, sistema de freio multicolision, frenagem automática em cidade em situações de emergência, monitoramento de pressão de pneus, sete airbags, cintos de segurança de três pontos com sinalização. Opcionalmente o carro também é equipado com airbags laterais traseiros. Também padrão é ainda o XDS+ com função de bloqueio eletrônico do diferencial.
Opcionalmente, o novo Superb e pode vir equipado com uma variedade de sistemas de assistência. Adaptive Cruise Control Adaptive Cruise Control (ACC) mantém o carro a uma distância segura do veículo da frente. O sistema Enhanced Crew Protect Assist prepara os ocupantes do carro para um acidente iminente. O Lane Assist mantém o carro na Faixa de Rodagem. O Traffic Jam Assist melhora a segurança ao dirigir em comboio ou engarrafamentos, e inclusive para o carro no caso de uma incapacidade súbita de direção por parte do motorista.
Os faróis do veículo são dotadas de lâmpadas halogenas ou lâmpadas bi-xenon e luzes diurnas de LED. O assistente de feixe opcional (Light Assist) alterna automaticamente entre médios e principal. Há também um sistema Smart Light Assist que ajusta o facho de farol alto dinamicamente.
A suspensão é do tipo MacPherson na dianteira e multi-link no eixo traseiro.
Novo Skoda Supeb 2016: fotos e especificações oficiais
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Ficou lindo, gosto de linhas retas e ângulos um pouco mais acentuados, tudo muito bem aplicado nesse carro.
ResponderExcluirEis um volks bonito, agora consigo ver para onde foi o dinheiro de quem compra!
ResponderExcluirSe esse carro fosse lançado no Brasil, coisa que é praticamente impossível, quais seriam os concorrentes dele?
ResponderExcluirQue carro maravilhoso, lindo e perfeito. Só mesmo uma empresa do grupo VW pra fazer um carro com tamanha beleza. Sem palavras estou até emocionado...
ResponderExcluirSó mesmo uma empresa do grupo VW pra fazer um carro com tamanha beleza. Engraçado . . .eu imaginei exatamente o contrario, e foi essa a minha surpresa,um vw com tais características. Ate penso que poderia ser adotado como futuro padrão para os vw onde ao meu ver o seu maior destaque sempre remete a simplicidade.
Excluirque interior, senhores, que interior!!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.