Os modelos testados foram o Volkswagen Passat 2.0 TDI (150 cavalos), na versão SE Business, que tem preço £30.250, o que equivale a R$ 131 mil reais). O Mazda adotado no teste foi o Mazda 6 2.2D (150) SE-L, com preço de £23.995 (R$ 105 mil reais).
E o Fusion (Mondeo) escolhido foi 2.0 TDCi (150) Titanium, com preço de £30.365 (R$ 132 mil reais).
Capacidade de carga - empate
Os três carros empataram em termos de capacidade de carga, pois, apesar de o Passat oferecer um porta-malas um pouco maior, de 586 litros, quando se rebate os bancos Mazda e Fusion levam pequena vantagem.
Veredicto
1ª Lugar - Volkswagen Passat
O sedã da VW venceu o comparativo por combinar conforto, dirigibilidade, interior de alta qualidade e excelentes custos de propriedade.
Bem equipado, ele oferece uma gama de opcionais que aumenta seu apelo. A cabine pode não ser a mais versátil, mas ele corrige isso oferecendo amplo espaço para passageiros e bagagem.
2º lugar - Mazda 6
O Mazda 6 foi considerado o mais divertido de ser conduzido.
Entretanto, o porta-malas é pequeno e o painel tem visual cansado.
O Mazda 6 tem uma reestilização agendada para chegar ao mercado no segundo semestre, o que deve melhorar as avaliações de estilo do sedã nipônico.
3º lugar - Ford Fusion (Mondeo)
O Ford Fusion é um modelo que decepcionou nos testes europeus que foram realizados no lançamento, e a chegada do novo VW Passat 2015 baseado na plataforma do MQB (a mesma do Golf) só piorou as coisas, evidenciando as deficiências do modelo da Ford.
Segundo a AutoExpress, o Fusion tem um bom sistema multimídia e o layout da cabine é inteligente, mas ele fica muito inferiorizado em relação ao Passat em termos de qualidade.
Além disso, perde em dirigibilidade, pois seu comportamento dinâmico é inferior até em relação ao Ford Mondeo da geração anterior.
VW Passat x Ford Fusion x Mazda 6 - Quadro comparativo
Volkswagen Passat 2.0 TDI (150) SE Business | Mazda 6 2.2D (150) SE-L Nav | Ford Mondeo 2.0 TDCi (150) Titanium | |
Comprimento/Entre-eixos | 4,767/2,791mm | 4,870/2,830mm | 4,871/2,850mm |
Altura/Largura | 1,456/1,832mm | 1,450/1,840mm | 1,482/1,852mm |
Motor | 4cil 2.0 | 4 cil 2.2 | 4cil 2.0 |
Potência | 148 @ 3.500 RPM | 148 @ 4.500 RPM | 148 @ 3.500 RPM |
Torque | 34 @ 1750 RPM | 38 @ 1.800 RPM | 35 @ 2.000 RPM |
Transmissão | Manual - seis marchas | ||
Porta-malas (normal/encosto traseiro rebatido) | 586/1,152 littros | 489/1,632 litros | 550/1,446 litros |
Peso em ordem de marcha | 1475 | 1553 | 1578 |
Raio de giro (esterço) | 11,7 | 11,8 | 11,6 |
Euro NCAP: Adulto/crianças/pedrestres/estrelas | 85/87/66/5 (2014) | 92/77/66/5 (2013) | 86/82/66/5 (2014) |
0 a 100 KM/h | 8,7 | 9,1 | 8,5 |
Retomada 80 a 110 Km/h | 7,5 | 6,8 | 6,9 |
Frenagem a 120 Km/h | 51,4 | 55,3 | 52,9 |
Consumo médio | 16,7 KM/l | 15,2 Km/l | 15,5 Km/l |
Fonte: AutoExpress
E o padrão se repete. O Passat é melhor por fora (mais prático), mas BEM maior por dentro, e oferece mais espaço no porta-malas. Além disso é mais leve, e mesmo assim mais seguro, e, como se não bastasse, é bem mais econômico.
ResponderExcluirEsse padrão de superioridade da VW sobre a Ford se repete em todos os carros.
Up! faz isso também com o Ka.
Golf humilha o Focus em todos os sentidos.
O Polo nem toma conhecimento do Fiesta na Europa, e aqui no Brasil, o Fox 2015 é também menor por fora, maior por dentro, mais leve, infinitamente melhor acabado que o Fiesta.
É sempre assim: Volkswagen com engenharia pelo menos 10 anos à frente da Ford.
carlos4carros, e esses números "0 a 100 KM/h" "Retomada 80 a 110 Km/h" "Frenagem a 120 Km/h" não vi essa engenharia da vw pode me mostrar?
ExcluirFrenagem melhor para o Passat.
ExcluirA opinião deste carlos é opinião de um fake. Em outras palavras: não se aproveita em nada estas besteiras que ele diz...kkkkk
ExcluirPorra os números do Fusion-Mondeo são melhores em desempenho!
ExcluirMondeo é mto mais bonito, nem se compara.
ExcluirAs linhas do Jetta e Passat são mto retas e meio sem graça, falta modernidade.
Sem contar que o Passat é um carro recém-lançado, então é natural que seja melhor que o Mondeo. Assim como a próxima geração do Mondeo, qdo for lançada, provavelmente estará um passo na frente desse Passat.
acho passat mais bonito, gosto é subjetivo, Fusion lançou depois do passat de 2011, por isso saiu ganhando também por ser barato,mas perde no motor 2.0 do passat,no acabamento ,mas ganha nos equipamentos que vem de série. mas claro que espero que ganhe do passat o novo mondeo,quanto mais carros melhores ,nossas escolhas pra comprar ficam mais dificeis haha
ExcluirO Passat 2015 é incrível, uma verdadeira máquina!
ResponderExcluiro melhor dos mundos VW
ResponderExcluirVW é o maioral o unico inigualavel insuperavel
melhor que tudo e só tudo VW
aff
Mais o design do fusion e o interior, muito mais bonito, sem comparação, prefiro o fusion
ResponderExcluirMas tbm conta pelas vendas então........
Excluirdesign é subjetivo, prefiro passat, melhor em tudo na minha opinião
ExcluirNesse segmento todo carro é bom, vai do gosto de cada um!
ResponderExcluirVerdade, depende do gosto!
ExcluirEsse novo Passat é o The Very Very Best. O carro ficou incrível, beirando a perfeição.
ResponderExcluirO carro é simplesmente espetacular!
ExcluirO problema de passat ta na logomarca da vw estampada logo na frente do carro que remete a carro popular. Muitos que compram um carro desse não quer ter esse tipo de associação.
ResponderExcluirMais popular que a marca que popularizou o automóvel?
ExcluirAcho a mecânica do Passar melhor, mas por dentro o Fusion é muito mais bonito.
ResponderExcluirTanto quanto o Jetta , são clássicos superiores em todos os sentidos.Passat, Jetta , tiguan , golf, são modelos muito acertados para seus públicos.
ResponderExcluirPassat é um carrão, mas ficaria com o Fusion.
ResponderExcluirÉ um baita carro, mas eu ficaria com uma série 3, classe c ou insignia.
ResponderExcluirAcho que a melhor forma de comprovarmos a competitividade do Passat é analisando o mercado americano, onde estão presentes os melhores sedãs que as principais marcas conseguem fabricar.
ResponderExcluirLembrando que os sedãs grandes são para os EUA a mesma coisa que os hatches médios são para a Europa, ou seja, os carros preferidos pelos consumidores, com o maior volume de vendas, e a briga por lá é só de cachorro grande.
VENDAS DE SEDÃS NOS EUA EM 2013
1) Toyota Camry - 408.484 unidades vendidas;
2) Honda Accord - 366.148;
3) Nissan Altima - 320.723;
4) Ford Fusion - 295.280;
5) Hyundai Sonata - 203.648;
6) Chevrolet Malibu - 200.594;
7) Chevrolet Impala - 156.797;
8) Kia Optima - 155.893;
9) Volkswagen Passat - 109.652.
Não tenho os dados de 2014, mas se algum colega quiser publicar, acho que essa situação de 2013 provavelmente se repetiu.
A VW construiu uma fábrica nos EUA especificamente para produzir o Passat ao gosto americano, dessa forma, tomara que essa nova geração do carro, montado na plataforma MQB, consiga, pelo menos, tirar o carro da eterna lanterna no mercado americano, onde tem sido superado por todos os concorrentes, de todas as marcas.
Nada como a frieza dos números para expressar o mais puro manifesto da realidade.
ExcluirO Passat vende bem mais que o Fusion, vejamos. Vendas mundiais em 2014 (lembrando que 2014 é fim de ciclo da geração anterior do Passat, então este ano o Passat venderá mais ainda):
ExcluirToyota Camry - 763.804
Honda Accord - 595.703
VW Passat - 540.943
Nissan Altima - 369.475
Chevrolet Malibu - 355.385
Fusion - 344.930
Ou seja, Passat (antigo) vendeu 57% a mais que o Fusion (novo).
Este ano será um massacre, do mesmo naipe que o Passat está massacrando o Fusion nos comparativos.
O Passat tende inclusive a ultrapassar o Camry e se tornar o sedã dessa categoria mais vendido do planeta.
sem falar que o passat é o único europeu o resto somente tem venda expressivas em um único país
ExcluirNenhum mercado deve ser definitivo...tenho pé atrás com o americano por ser um mercado onde pick-up são as mais vendidas e o europeu por ser muito bairrista.
ExcluirNada como a frieza dos números (atualizados) para expressar o mais puro manifesto da realidade.
ExcluirNada como a frieza dos números (atualizados) para expressar o mais puro manifesto da realidade.
ExcluirConcordo. Os números (atualizados) do mercado americano (2014) comprovam a mesma realidade dos dados de 2013 que apresentei.
ExcluirNo mercado mais importante do mundo em qualidade e preços para os sedãs grandes, Passat na lanterna, de novo.
Este carlos é muito tosco...kkkkkkkk
ExcluirVendas mundiais de 03 gerações do Passat que vendem como água na China. Passat NMS (B7), Passat Lingyu (B6) e Passat Lingyu (B5). Então são 4 gerações contadas. Isto ele não fala?
mercado mais importante do mundo UE
ExcluirVW é importante na europa, no EUA, não é, tanto que a VW produz um passat americano muito inferior ao europeu, mas não há nenhuma marca premium como bmw,audi,mercedes , e prefiro infinitamente eles que um Accord,camry e esses carrinhos de marca japonesa
ExcluirEntre esses 3 eu ficaria com o Mazda....
ResponderExcluirAgora entre todos do mercado norte americano eu ficaria com o Nissan Altima,Impala ,Fusion e Camry respectivamente....
estamos falando de Inglaterra
ExcluirFusion de olhos fechados e mãos atrás das costas...
ResponderExcluirFusion tem o melhor desempenho e ta cada vez mais bonito, não é por acaso que tem 82% contra 4% do passatão no mercado dessa categoria....a cada 82 fusion vendidos no Brasil são vendidos 4 passats. Desde sempre a mídia do setor e a midia de uma maneira geral se corrompe e fala o que tiver que falar se ela estiver incluída na folha de pagamento de uma montadora x ou y...percebe se claramente que o fusion está anos luz a frente em relação a qualidade, desempenho e dirigibilidade.
ResponderExcluirFalou bem, certíssimo!
Excluirfusion vende bem pq é importado do mexico e não da alemanha, assim como palio é o mais vendido pq tem a versão mais barata
ExcluirEstou impressionado com a Volkswagen a Tiguan está a partir de 127.300 Reais sem pintura....
ResponderExcluirCom pintura sobe para 129 mil reais e uns quebrados.
Com Teto Solar sobe mais 6 mil reias e com mais airbags,R-Line (acho feio prefiro a normal) com Park Assist,Xenon,Fadiga chega a incriveis 165 mil reais...
Dona Volkswagen vc merece cair, merece ter um futuro arduo por esses preços horripilantes!!! Nao tem respeito algum ao consumidor.. Por esse valor vou de Santa Fé,Edge e Volvo XC 60 (147 k) e sobra uma graninha!!!!
Entre esse voyage e o fusion, eu vou de fusion
ResponderExcluireu tbm
ExcluirEu também iria de Fusion, sem dúvida.
ResponderExcluirFusion(Mondeo), sempre. Passat, só o dos anos 90.
ResponderExcluirVersões a Diesel né? Tá agora pega as versões a gasolina. Parece que além do Mondeo, o Passat perde tb pro Mazda 6.
ResponderExcluirA matéria é de carros a diesel. Há várias outras, de carros à gasolina, onde o Mazda6 vence. O Passat novo é minha escolha, mas a matéria aqui distorce o Mondeo demais (vi a original e tive uma impressão bem diferente da interpretação do blog).
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.