O segmento de veículos compactos do mercado europeu apresentou um crescimento de vendas de 9% em 2014 em relação à 2013, com 2,274 milhões de unidades sendo comercializadas. A evolução foi impulsionada pela enxurrada de novos modelos - algo que deve se reduzir em 2015, o que deve levar a um desempenho mais modesto neste ano.

Volkswagen Golf - líder entre os compactos na Europa

Os carros do Grupo Volkswagen ainda são ultra-dominantes nesse segmento (no Brasil conhecidos como hatchs médios), tendo aumentado sua participação de mercado para além de 44% e vendas totais superiores a 1 milhão de unidades. Destes, 865.000 são carros baseados na plataforma modular MQB, mas esse número sobe a mais de 1 milhão se forem computadas as vendas do Audi A3 - que é o líder do segmento de compactos premium.

Ford Focus é o segundo compacto mais vendido

O Golf atingiu um recorde de 23% de participação no mercado de hatchs compactos, mas o dado mais impressionante é o fato do Skoda Octavia ter entrado no top 3 europeu pela primeira vez, e não muito longe do segundo colocado, que é o Ford Focus. Na verdade, o Octavia superou o Focus em 7 dos 12 meses, incluindo os três últimos - provando que o facelift do Focus é mais do que necessário.

Skoda Octavia 2015

O Skoda Octavia, que é um irmão do Golf - adotando a plataforma MQB - roubou a terceira posição do Opel / Vauxhall Astra - modelo que regrediu 10% no ano, tendo sido ultrapassado pelo Peugeot 308 nos últimos três meses do ano, e provavelmente ficará assim até que venha a reestilização no final do ano.

Seat Leon 2015

O Seat Leon teve um ano recorde, tornando-se o modelo Seat mais vendido, superando o Ibiza, e atingindo o top 6 do segmento compacto pela primeira vez na história. O resultado é atribuído à introdução da nova geração e ao fato de ter incorporado a versão station - altamente popular na Europa.

Peugeot 308 2015

Tanto a Renault Megane quanto Toyota Auris foram ultrapassados pela novo Peugeot 308, agora quinto mais vendido, e pelo Seat Leon. O Toyota caiu relativamente mesmo tendo crescido 13%, enquanto o Megane retraiu 10%. O Renault corre o risco de perder a posição para o Auris, caso a nova geração não chegue ao mercado no segundo semestre de 2015.

Skoda Rapid 2015

O Hyundai i30 fica na 9ª posição, com 81.686 unidades vendidas, enquanto o Skoda Rapid fecha o top ten europeu, com 76.925 unidades vendidas - crescimento de 100% sobre 2014.

Ranking - 30 compactos mais vendidos - Europa 2014

RankModelo20142013      ΔMkt Share
1Volkswagen Golf52372946252713%23,0%
2Ford Focus222297225102-1%9,8%
3Skoda Octavia20507116502724%9,0%
4Opel/Vauxhall Astra179547198449-10%7,9%
5Peugeot 3081615159969762%7,1%
6Seat Leon1368968595459%6,0%
7Renault Megane135206149435-10%5,9%
8Toyota Auris12890511432813%5,7%
9Hyundai i308168697865-17%3,6%
10Skoda Rapid7692538447100%3,4%
11Kia Cee’d7569286743-13%3,3%
12Citroën C46153379476-23%2,7%
13Mazda3480962479694%2,1%
14Honda Civic4203543009-2%1,8%
15Volkswagen Beetle2937136432-19%1,3%
16Citroën C4 Cactus2897401,3%
17Citroën DS41945025883-25%0,9%
18Nissan Leaf151581109737%0,7%
19Toyota Corolla124324714164%0,5%
20Seat Toledo1103713597-19%0,5%
21Kia Soul102613202220%0,5%
22Volkswagen Scirocco1009311828-15%0,4%
23Volkswagen Jetta967514693-34%0,4%
24Toyota Prius816216098-49%0,4%
25Nissan Pulsar802100,4%
26Chevrolet Cruze740634361-78%0,3%
27Citroën C-Elysee59337091-16%0,3%
28Renault Fluence54656681-18%0,2%
29Fiat Bravo38509433-59%0,2%
30Mitsubishi Lancer3761295427%0,2%
31Peugeot 30128373943-28%0,1%
32Subaru Impreza2240199612%0,1%
33Honda Insight5361276-58%0,0%
34Honda CR-Z301696-57%0,0%
35Fiat Linea220634-65%0,0%
36Dodge Caliber110%0,0%
Total227431720774659%

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Golf é incrível, não é a toa que é um sucesso de vendas! O carro é impressionante, é um carro bem construído, seguro, bem acabado, com um conjunto mecânico excelente, é econômico, tem um ótimo desempenho, um bom comportamento dinâmico e por aí vai, uma pena que no Brasil seja caríssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Golf tem potencial para ser o líder de mercado entre os hatches médios no Brasil, mas hoje, como o colega bem destacou, o carro não tem preço e faz apenas o papel de coadjuvante, não de protagonista.

      É o tal carro bom, com preço ruim, por isso vende pouco e é superado pelo Focus e pelo Sport6, ano após ano.

      Na Europa a coisa é bem diferente. Por lá, como sabemos, o Golf, que é apenas um carro popular em todo o mundo, é oferecido em versões bem mais equilibradas e realistas, como a Trendline e a Comfortline, com motores 1.0 TSI e 1.2 TSI.

      E não vamos nos iludir, racional como é o europeu, são essas as versões do Golf que mais vendem por lá e também serão as mais vendidas aqui no Brasil, quando o carro for lançado esse ano.

      Hatch médio é um tipo de carro que não pode custar mais de R$75K, completo.

      Mais do que isso a esmagadora maioria dos consumidores vai de sedã médio, e as excelentes vendas do Corolla e do Civic no mercado brasileiro estão aí para provar isso.

      E nos EUA a situação não é diferente, afinal, Corolla, Civic, Focus e Cruze nem sabem que o Golf existe.

      Excluir
    2. pois é, sendo que na europa ele é compacto, tem preço de compacto, e tem qualidade superior... por isso que lá ele vende....

      Excluir
  2. E o Golf 1.0 e o 1.2 aqui NADA! Pq?????? Lá vende pra kct por isso! VW CEGA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem