Os carros do Grupo Volkswagen ainda são ultra-dominantes nesse segmento (no Brasil conhecidos como hatchs médios), tendo aumentado sua participação de mercado para além de 44% e vendas totais superiores a 1 milhão de unidades. Destes, 865.000 são carros baseados na plataforma modular MQB, mas esse número sobe a mais de 1 milhão se forem computadas as vendas do Audi A3 - que é o líder do segmento de compactos premium.
O Golf atingiu um recorde de 23% de participação no mercado de hatchs compactos, mas o dado mais impressionante é o fato do Skoda Octavia ter entrado no top 3 europeu pela primeira vez, e não muito longe do segundo colocado, que é o Ford Focus. Na verdade, o Octavia superou o Focus em 7 dos 12 meses, incluindo os três últimos - provando que o facelift do Focus é mais do que necessário.
O Skoda Octavia, que é um irmão do Golf - adotando a plataforma MQB - roubou a terceira posição do Opel / Vauxhall Astra - modelo que regrediu 10% no ano, tendo sido ultrapassado pelo Peugeot 308 nos últimos três meses do ano, e provavelmente ficará assim até que venha a reestilização no final do ano.
O Seat Leon teve um ano recorde, tornando-se o modelo Seat mais vendido, superando o Ibiza, e atingindo o top 6 do segmento compacto pela primeira vez na história. O resultado é atribuído à introdução da nova geração e ao fato de ter incorporado a versão station - altamente popular na Europa.
Tanto a Renault Megane quanto Toyota Auris foram ultrapassados pela novo Peugeot 308, agora quinto mais vendido, e pelo Seat Leon. O Toyota caiu relativamente mesmo tendo crescido 13%, enquanto o Megane retraiu 10%. O Renault corre o risco de perder a posição para o Auris, caso a nova geração não chegue ao mercado no segundo semestre de 2015.
O Hyundai i30 fica na 9ª posição, com 81.686 unidades vendidas, enquanto o Skoda Rapid fecha o top ten europeu, com 76.925 unidades vendidas - crescimento de 100% sobre 2014.
Ranking - 30 compactos mais vendidos - Europa 2014
Rank | Modelo | 2014 | 2013 | Δ | Mkt Share |
1 | Volkswagen Golf | 523729 | 462527 | 13% | 23,0% |
2 | Ford Focus | 222297 | 225102 | -1% | 9,8% |
3 | Skoda Octavia | 205071 | 165027 | 24% | 9,0% |
4 | Opel/Vauxhall Astra | 179547 | 198449 | -10% | 7,9% |
5 | Peugeot 308 | 161515 | 99697 | 62% | 7,1% |
6 | Seat Leon | 136896 | 85954 | 59% | 6,0% |
7 | Renault Megane | 135206 | 149435 | -10% | 5,9% |
8 | Toyota Auris | 128905 | 114328 | 13% | 5,7% |
9 | Hyundai i30 | 81686 | 97865 | -17% | 3,6% |
10 | Skoda Rapid | 76925 | 38447 | 100% | 3,4% |
11 | Kia Cee’d | 75692 | 86743 | -13% | 3,3% |
12 | Citroën C4 | 61533 | 79476 | -23% | 2,7% |
13 | Mazda3 | 48096 | 24796 | 94% | 2,1% |
14 | Honda Civic | 42035 | 43009 | -2% | 1,8% |
15 | Volkswagen Beetle | 29371 | 36432 | -19% | 1,3% |
16 | Citroën C4 Cactus | 28974 | 0 | 1,3% | |
17 | Citroën DS4 | 19450 | 25883 | -25% | 0,9% |
18 | Nissan Leaf | 15158 | 11097 | 37% | 0,7% |
19 | Toyota Corolla | 12432 | 4714 | 164% | 0,5% |
20 | Seat Toledo | 11037 | 13597 | -19% | 0,5% |
21 | Kia Soul | 10261 | 3202 | 220% | 0,5% |
22 | Volkswagen Scirocco | 10093 | 11828 | -15% | 0,4% |
23 | Volkswagen Jetta | 9675 | 14693 | -34% | 0,4% |
24 | Toyota Prius | 8162 | 16098 | -49% | 0,4% |
25 | Nissan Pulsar | 8021 | 0 | 0,4% | |
26 | Chevrolet Cruze | 7406 | 34361 | -78% | 0,3% |
27 | Citroën C-Elysee | 5933 | 7091 | -16% | 0,3% |
28 | Renault Fluence | 5465 | 6681 | -18% | 0,2% |
29 | Fiat Bravo | 3850 | 9433 | -59% | 0,2% |
30 | Mitsubishi Lancer | 3761 | 2954 | 27% | 0,2% |
31 | Peugeot 301 | 2837 | 3943 | -28% | 0,1% |
32 | Subaru Impreza | 2240 | 1996 | 12% | 0,1% |
33 | Honda Insight | 536 | 1276 | -58% | 0,0% |
34 | Honda CR-Z | 301 | 696 | -57% | 0,0% |
35 | Fiat Linea | 220 | 634 | -65% | 0,0% |
36 | Dodge Caliber | 1 | 1 | 0% | 0,0% |
Total | 2274317 | 2077465 | 9% |
O Golf é incrível, não é a toa que é um sucesso de vendas! O carro é impressionante, é um carro bem construído, seguro, bem acabado, com um conjunto mecânico excelente, é econômico, tem um ótimo desempenho, um bom comportamento dinâmico e por aí vai, uma pena que no Brasil seja caríssimo.
ResponderExcluirO Golf tem potencial para ser o líder de mercado entre os hatches médios no Brasil, mas hoje, como o colega bem destacou, o carro não tem preço e faz apenas o papel de coadjuvante, não de protagonista.
ExcluirÉ o tal carro bom, com preço ruim, por isso vende pouco e é superado pelo Focus e pelo Sport6, ano após ano.
Na Europa a coisa é bem diferente. Por lá, como sabemos, o Golf, que é apenas um carro popular em todo o mundo, é oferecido em versões bem mais equilibradas e realistas, como a Trendline e a Comfortline, com motores 1.0 TSI e 1.2 TSI.
E não vamos nos iludir, racional como é o europeu, são essas as versões do Golf que mais vendem por lá e também serão as mais vendidas aqui no Brasil, quando o carro for lançado esse ano.
Hatch médio é um tipo de carro que não pode custar mais de R$75K, completo.
Mais do que isso a esmagadora maioria dos consumidores vai de sedã médio, e as excelentes vendas do Corolla e do Civic no mercado brasileiro estão aí para provar isso.
E nos EUA a situação não é diferente, afinal, Corolla, Civic, Focus e Cruze nem sabem que o Golf existe.
pois é, sendo que na europa ele é compacto, tem preço de compacto, e tem qualidade superior... por isso que lá ele vende....
ExcluirVerdade FK!
ExcluirJusto!
ResponderExcluirE o Golf 1.0 e o 1.2 aqui NADA! Pq?????? Lá vende pra kct por isso! VW CEGA!
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