A Fiat do Brasil se tornou líder pois caiu menos que a VW. Em 2014, a fábrica da montadora em Betim (MG) produziu 675.400 veículos - número 10,7% menor que o de 2013. Entretanto, a produção da Volkswagen caiu 21,6%, para 596.500 veículos produzidos pelas três fábricas da VWB em São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).
A Volkswagen mantinha o título de maior fabricante automotivo do Brasil desde 2004, quando superou a General Motors. Desde então a produção da Volkswagen veio subindo até superar mais de 1 milhão de unidades em 2010. Desde então a produção já caiu cerca de 40% em função de quedas de vendas no mercado doméstico, mas, principalmente, pela retração nas exportações.
Quedas de produção:
- Honda - caiu 5,8%, para 127.200 veículos produzidos.
- General Motors - caiu 14,4%, para 582.600 unidades produzidas.
- Ford - caiu caiu 26%, para 246.400 unidades produzidas.
- Renault - caiu 22,3%, para 282.600 veículos produzidos.
- PSA - Peugeot - Citroen - caiu 36,4%, para 91.296 unidades produzidas.
Crescimento de produção:
- Hyundai - cresceu 4%, para 209.400 veículos, somando a produção de Piracicaba (SP) e Catalão (GO).
- Toyota - cresceu 23,8%, para 160.500 unidades.
- Nissan - cresceu 21,8%, para 32.700 unidades.
Fonte: [AutoData]
Vamos ver a representatividade desses números nos próximos meses.
ResponderExcluirParabéns a Fiat, mais não sou fã do PALIO e muito menos da STRADA.!
ResponderExcluirBobagem. Como disseram alguns comentaristas neste blog, não há crise, é só um resfriadinho econômico sem importância.
ResponderExcluirInfelizmente, o governo federal não enxerga a situação crítica de milhares de famílias e brincam com a situação atual, perdurando num rumo sócio-econômico que deteriora as condições implantadas na era do Real.
ExcluirPor pouco a VW não perde também o 2º lugar.
ResponderExcluirDesculpe minha ignorância, mas a FIAT não é lider desde 2002
ResponderExcluirLíder em vendas, não em fabricação.
ExcluirA VW exporta para a Argentina uma parte de sua produção. A Fiat não tem muito crédito naquele mercado e exporta pouco para lá.
ExcluirFiat não tem crédito na Argentina? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirNossa....Fiat na Argentina enésimos anos campeã de vendas.
ExcluirCarros mais vendidos na Argentina em 2013, segundo o site http://omundoemmovimento.blogosfera.uol.com.br/2014/01/30/argentina-bate-recorde-916-mil-carros-vendidos/
ExcluirClass. Carro Unidades
1º Volkswagen Gol 57.792
2º Chevrolet Classic 36.596
3º Renault Clio Mio 33.117
4º Ford Ecosport 31.947
5º Renault Duster 29.683
6º Peugeot 207 28.827
7º Toyota Hilux 27.301
8º Volkswagen Space Fox 22.914
9º Renault Sandero 22.671
10º Ford Fiesta 22.486
Nenhum modelo da Fiat. Em 2014, o panorama não foi diferente. Mas, a Fiat sempre teve muitas dificuldades por lá. Na década de 70, no século XX, a montadora italiana veio para o Brasil a partir da Argentina devido às dificuldades comerciais por lá.
No dia q vc for na Argentina vai ter noção do q ta falando. Fiat é tradicionalíssima por lá. Segue abaixo como foi em 2014. Nao é líder como aqui, mas ta sempre entre as 4 primeiras.
ExcluirAUTOS
Volkswagen GOL TREND 29.667
Renault CLIO MIO 27.007
Chevrolet CLASSIC 25.375
Ford FIESTA KINETIC 24.956
Ford ECOSPORT 24.674
Fiat PALIO 23.023
Peugeot 208 20.707
Volkswagen SURAN 20.680
Toyota ETIOS 20.135
Ford FOCUS III 20.006
MARCAS
1 Volkswagen 113.841
2 Ford 94.859
3 Renault 84.743
4 Fiat 84.657
5 Chevrolet 82.851
6 Peugeot 70.105
7 Toyota 64.595
8 Citroen 28.191
9 Mercedes Benz 12.459
10 Honda 8.950
Repito o que disse. Seus números, 2014, confirmam o que disse. Fiat em 4º lugar em 2014. Em 2013, em 5º lugar. Volkswagen e Ford entraram no mercado argentino na década de 90 e tomaram as primeiras posições.
ExcluirFiat somente lidera no Brasil e Itália. Patina nos outros mercados, quando atua. Nos EUA, a marca Fiat retornou com o 500 após 20 anos ausente. Mesmo assim, vende pouco. No grande mercado da China, praticamente ausente.
Em nosso mercado a tendencia é de forte queda para a VW, devido a falta de produtos verdadeiramente chamativos, com a exceção ao Golf.
ResponderExcluirAgora é esperar se as medidas adotadas de promoção e financiamento próprio do UP! e Fox surtiram o efeito desejado.
Quanto a Ford o que se prevê é um forte crescimento devido a montadora do oval azul ter renovado sua linha, com veículos de excelente qualidade e infinitamente mais equipados que os da concorrência. Não podendo deixa de citar os próximos lançamento da nova Courrier que deve se tornar líder de seu mercado bem como a nova Ranger que deve dar um bom calor em seus concorrentes.
A Ford tem seu gargalo na produção. Possui produtos (questionáveis) que o mercado tem aceito, mas sem aumento na sua capacidade produtiva, ela não crescerá tanto. Pelo menos, não diminuirá.
ExcluirQuem vai crescer esse ano é a Ford
ResponderExcluirao infinito e além!
ExcluirPeguem os números da Fenabrave até o momento, o Pálio, teoricamente o mais vendido está emplacando 450 unidades diariamente levando em consideração os 6 dias e 2700 unidades vendidas, se mantiver esses números, levando em consideração o Carnaval, vai fechar por volta de 7200 unidades.
ResponderExcluirReparem as fotos acima, mesmo o FIAT BRAVO ter passado por uma maquiagem,não sai nem na foto com VW
ResponderExcluirGOLF.
Hyundai Catalão? não seria Anápolis, em Catalão tem Mitsubishi
ResponderExcluirO que vale é o seguinte cálculo:
ResponderExcluirSe "vendas" - "o que gastei até a compra do cliente" = lucro que eu queria (ou maior), então, podem tomar a vaga de maior quantidade de carros vendidos.
Ex.: Vender uma ferrari e ou vários palios?
Enfim, esses números, por si só, não dizem tanta coisa.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPor que você acha que uma Ferrari custa pouco para ser produzida?
ExcluirPaulo,
Excluirvocê tem razão em parte. O custo de sua produção é altíssimo, pelos materiais e tecnologias embarcadas, além de ser quase artesanal (isso é bom). Contudo, a precificação de um produto não leva apenas essas questões. A marca Ferrari, com certeza, eleva o preço do produto e, conseqüentemente, o lucro.
Bom Dia!
ResponderExcluirReferente a matéria, creio que esses números poderão sofrer alteraçãoes, uma vez que o mercado está oscilando demais no início de 2015. Quanto a FIAT se tornar a maior fabricante no Brasil, creio que seja justamente pelo fato de ela estar liderando as vendas nos últimos 13 anos, apesar que essa vantagem na liderança vem diminuindo segundo o histórico já visto nesse mesmo blog.
Mesmo a FIAT sendo a maior, no meu ponto de vista pelo menos, não indica que ela produza carros de alta qualidade em comparação com a VW, podemos citar os exemplos de SUV's como o Freemont em comparação ao Tiguan ou Touareg, O Bravo com o Golf e até mesmo o Línea em comparação com o passat ou o próprio Jetta. Isso para não mencionar os carros compactos populares.
No final da conta, o que vai contar é o bolso e o gosto do consumidor final, pois não vai adiantar eu falar que eu prefiro a qualidade da VW, ou sicrano falar que a Nissan e a Hyundai são melhores, é tudo uma questão de custo benefício e gosto do cliente.
Uma última observação, é que tenho certeza que esse novo presidente da VW já está de olho em tudo o que está acontecendo no Brasil.
Abraços.
Infelizmente e verdade, a fiat esta tomando conta do mercado, na minha opinião é a pior marca de carro já instalada no brasil, atrás somente das marcas chinesas, a fiat vende carros caros, defasados e sem nenhuma tecnologia, sei que ford, Chevrolet e Volkswagen não vendem carros perfeitos mais estão muito mais a frente da fiat, que vende carros tortos e desalinhados, sem contar que são os mais inseguros, e com os motores mais fracos e beberrões !! Fala serio né a fiat apela muito vende 2 modelos de palio, e 2 de siena acho que é a única marca que ainda vende duas gerações de um mesmo modelo, acho isso ridículo..!!
ResponderExcluirTambém concordo. Cheguei a olhar uma Strada "top" (som e retrovisores elétricos opcionais por 2k! ). O volante tremia com o carro em ponto morto. A vendedora disse: para tudo dá-se um jeito!
ExcluirTambém concordo. Cheguei a olhar uma Strada "top" (som e retrovisores elétricos opcionais por 2k! ). O volante tremia com o carro em ponto morto. A vendedora disse: para tudo dá-se um jeito!
ExcluirA Fiat não vai tomar conta do mercado. Com produtos defasados, é uma questão de tempo. Ou a Fiat realmente investe em produtos novos ou o mercado repudiará.
ExcluirConcordo com tudo leandro..
ResponderExcluirParece olécrano algia...
ExcluirA fabrica da Hyundai fica em Anápolis, Catalão e a Mitsubishi
ResponderExcluirA fabrica da Hyundai fica em Anápolis, Catalão e a Mitsubishi.
ResponderExcluirNa Ford deve estar sobrando espaço na linha de produção,somente Camaçari tem capacidade de 300.000 veiculos/ano.
ResponderExcluirmas agora com o Up! a Volks vai ser a 1a. em venda, Fábricação, melhor nisso, melhor naquilo, etc... rs
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.