O modelo de acesso do Bravo no Brasil é o Essence, que na cor Prata Bari, como o mostrado nas imagens, tem preço sugerido, sem opcionais de R$ 63.298 reais.
Neste valor o Fiat Bravo 2016 já traz alarme, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, ar-condicionado com saída de ar para o banco traseiro, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, computador de Bordo, direção com sistema Dual drive (City), faróis de Neblina com sistema Cornering, freio a disco nas 4 rodas, piloto automático.
O quadro de instrumentos traz display de cristal líquido (relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa) e os retrovisores são de acionamento elétrico. Há também vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura e profundidade revestido em couro com 8 botões de comandos multifuncionais.
Esta versão traz rodas de de 16 polegadas com com acabamento diamantado + Pneus 205/55 R16, e também travas elétricas + Trava automática das portas a 20 km/h.
O sistema multimídia, de série, é o Uconnect Touch 5".
O Fiat Bravo Essence 2016 traz o motor E-Torq 1.8 de 130 (G) / 132 (E) cavalos a 5.250 rpm e torque máximo de 18,4 (G) / 18,9 (E) @ 4.500 rpm, que traz os seguintes indicadores de consumo:
Etanol
Ciclo urbano (cidade): 6,4 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 7,5 Km/l
Gasolina
Ciclo urbano (cidade): 8,9 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 10,9 Km/l.
Quadro comparativo de consumo - Bravo x Focus x Golf (dados do INMETRO)
Modelo
|
Motor
|
Transmissão
| Consumo Etanol | Consumo Gasolina |
Classificação na categoria
|
Classificação geral
| |||
Cidade | Estrada | Cidade | Estrada | ||||||
FORD | Focus Hatch | 1.6-16V | M-5 | 7,5 | 9,3 | 10,8 | 13,6 | A | B |
VOLKSWAGEN | Novo Golf | 1.4-16V | M-6 | \ | \ | 11,7 | 13,3 | A | B |
FORD | Focus Hatch | 1.6-16V | DCT-6 | 7,2 | 9 | 10,4 | 13 | A | B |
FORD | Focus Hatch | 2.0-16V | DCT-6 | 6,7 | 8,5 | 9,9 | 12,4 | B | C |
FIAT | Bravo | 1.8-16V | M-5 | 6,4 | 7,5 | 8,9 | 10,9 | E | C |
FIAT | Bravo | 1.8-16V | MTA-5 | 6,5 | 7,6 | 9,1 | 10,8 | E | C |
FIAT | Bravo | 1.4-16V | M-5 | \ | \ | 9 | 10,4 | E | C |
Os dados de consumo aferidos pelo INMETRO para o Bravo não são favoráveis, com o modelo recebendo Classificação Geral "C" e Classificação Relativa na Categoria "E", evidenciando se tratar de um carro com consumo muito elevado. Em termos comparativos, o Golf 1.4 TSI faz 11,7 Km/l em cidade e 13,3 Km/l em estrada, sendo em média 30% mais econômico que o Bravo, mesmo com desempenho bastante superior ao modelo da Fiat.
Desempenho
O Fiat Bravo 1.8 MT acelera de 0 a 100 Km/h em 9.9 segundos (etanol) e 10,3 s (gasolina), para atingir uma velocidade máxima de 193 Km/h (etanol) e 191 Km/h (gasolina).
Opcionais
- Kit Creative: R$ 930 reais - rebatimento de retrovisores e sensor de estacionamento traseiro.
- Kit Creative Full: R$ 5.590 reais - ar-condicionado automático Dualtemp, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e Som Hi-fi com Subwoofer.
- Kit UCONNECT Premium: R$ 2.280 reais: câmera de ré e UConnect Touch com navegação de 5 polegadas.
- Câmbio Dualogic: R$ 3.310 reais
Conclusão
O Fiat Bravo Essence 1.8 apresenta-se com um preço competitivo para o seu segmento, entretanto no modelo de acesso fica devendo itens básicos como sensor de estacionamento e sensor crespuscular, e o consumo é o pior da categoria.
Ficha Técnica - Fiat Bravo Essence 2016
Motor
- 1.8 16V - 1.747 cc Flex
- POTÊNCIA MÁXIMA (CV) 130 (G) / 132 (E) a 5.250 rpm
- TORQUE MÁXIMO (KGF.M) 18,4 (G) / 18,9 (E) 4.500 rpm
- Manual de cinco marchas
- NÚMERO DE MARCHAS 5 a frente e 1à ré, com tração dianteira
- SISTEMA DE FREIOS
- DE SERVIÇO Hidráulico com comando a pedal
- TRASEIRO A disco solido, com pinça flutuante
- Suspensão
- DIANTEIRA: Mc Pherson com rodas independentes, braços oscilantes em aço estampado ligados a uma travessa, auxiliar, com barra estabilizadora
- Direção: Pinhão e cremalheira com assistência elétrica - DIÂMETRO MÍNIMO DE CURVA 10,7 m
- RODAS
- PNEUS 205/55 R16
- ARO 7,0 x 16"em liga leve e estepe em aço
- PESO DO VEÍCULO
- PESO MÁXIMO REBOCÁVEL (REBOQUE SEM FREIO) 400 kg
- EM ORDEM DE MARCHA (STD A) 1.376 kg
- DIMENSÕES EXTERNAS
- CAPACIDADE DO PORTA-MALAS (LITROS) 400
- TANQUE DE COMBUSTÍVEL (LITROS) 58
- COMPRIMENTO DO VEÍCULO (MM) 4.373
- LARGURA DO VEÍCULO (MM) 1.792
- ALTURA DO VEÍCULO (MM) 1.509
- ENTRE-EIXOS (MM) 2.602
Nessa categoria só FORD FOCUS passa...
ResponderExcluirSó se for o top de linha, pois nas outras versões, com esse acabamento horrível, sem chance!
ExcluirO Bravo é bem melhor acabado
O bravo é um mico, mas o Focus tem um acabamento sofrivel com aquelas portas de plástico com rebarbas e teto de estopa. O Golf é o melhor da categoria, mas o cruze também é um bom carro.
Excluir* O espaço interno do Focus é deprimente para um carro dessa categoria.
Excluir* O acabamento deixa a desejar para um carro desse valor. Os materiais usados são ruins e a qualidade de montagem é horrível.
* A transmissão é ruim para uma transmissão de dupla embreagem, além de não ser tão rápida tem muitos relatos de problema.
* O pós-venda é horrível.
* A desvalorização é alta.
* A revenda é difícil.
* A manutenção é cara.
O Focus está longe de ser o melhor do segmento e está longe de se igualar ao Golf, então meça suas palavras fanboy.
Na Dúvida, Acelera!, você sim está se mostrando "fanboy" da VW. E outra Focus Titanium Plus é o melhor da categoria e deixa de mimimimimi, pelo "meça suas palavras " é uma criança de 8 aninhos que está digitando não entende nada. Focus Titanium Plus com descontos está R$84,690,00 "TiTanium Plus" aqui na concessionária "Park FORD" em Brasília.
ExcluirMelhor hatch médio é o Golf, que é mais rápido, Melhor motor, com melhor câmbio, mais econômico, Mais espacoso, melhor construído, mais bem acabado, mais seguro...o focus tá com descontos porque chega o novo em maio, mas é apenas um carro sem brilho e com péssimo acabamento.
ExcluirVamos aos fatos:
Excluir* O Golf tem mais espaço interno.
* O Golf tem uma ergonomia melhor.
* O Golf tem um acabamento melhor utilizando materiais de melhor qualidade.
* A qualidade de construção do Golf é melhor não tendo peças desalinhadas.
* O motor do Golf é mais eficiente.
* O câmbio do Golf é superior ao do Focus.
* A direção do Golf é mais direta.
* A estabilidade do Golf é melhor.
* Os freios do Golf são mais eficientes.
* O desempenho do Golf é melhor.
* O Golf é mais econômico.
* O isolamento acústico do Golf é melhor.
* O Golf te proporciona mais segurança.
* O Golf tem mais tecnologia.
Tá bom ou quer mais? Ah, contra fatos não existem argumentos! Você falou falou (aliás, falou asneiras) e não chegou em lugar nenhum.
Não adianta, pode chorar, espernear, gritar, berrar que não tem como, o Golf é superior ao Focus. Quanto ao preço, deveria tá é mais barato, aliás, tudo que é bom é caro, vide o Golf.
que Golf é superior ao Focus? o GTI? sem dúvida! o TSI?, num dá, 140 cv x 178 cv esquece é Titanium na veia, por isso vende mais
ExcluirO Focus vende mais porque é mais barato, tem seguro mais barato, manutenção mais barata e ainda tem mais promoções não porque é melhor, Focus está longe de ser superior ao Golf, qualquer um que entenda um pouco de automóveis sabe disso. Quanto a desempenho, vamos aos fatos novamente:
Excluirhttp://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/novos-focus-e-golf-na-pista-qual-vence/6358
O Golf é o melhor hatch médio do mercado. Não que o Focus seja um mau carro, mas o Golf é referência no segmento. Esse Matheus é um fanfarrão.
ExcluirO Golf 1.4 chega a andar junto com o Focus 2.0. O Golf tem um acabamento impecável. Motor moderno, potente e econômico. O carro acumula prêmios pelo mundo. Até mesmo donos de Focus e Cruze elogiam o Golf.
De acordo com os testes o Golf 1.4 é mais rápido que o Focus 2.0 em todas as situações, aceleração, retomada, velocidade final, etc. Ele anda mais e bebe menos.
Excluir"Quanto ao preço, deveria tá é mais barato, aliás, tudo que é bom é caro, vide o Golf."
ExcluirCompletando, "tudo que é bom (Aqui no Bananalândia) é caro", e injustificável. O preço do Golf é uma imoralidade sem tamanho. Não apenas o dele, diga-se de passagem, mas como de todos os outros do segmento. Hoje pagamos mais de 80k em um Golf Highline e achamos que estamos fazendo um bom negócio (usando apenas um exemplo). Enfim, na bananalandia pagamos 10x o preço do carro e tudo continua bem ! Viva o Brasil !
Ta reclamando do preço do Golf TSI vá de Focus, Toyota GLI ou mesmo XEi, de Cruze, de Civic, Citroen. Para vc ter um carro desses similar (nunca será igual) a um Golf Highline Elegance vc vai ter que colocar bem masi dinheiro e, posso garantir, não chegará aos pés do TSI em desempenho. Acorde!
ExcluirDeixei bem claro que TODOS são muito caros. Agora, se você acha que esse preço do Golf é justo, aí não posso fazer nada. O fato de os outros não serem tão bons quanto o Golf, não justifica o preço imoral dele. Como citei no meu comentário anterior, todos os carros aqui tem preços exorbitantes, se você acha que os preços são justos pelo que o carro oferece, aí quem precisa acordar não sou eu.
ExcluirAbs.
Carro bonito, mas merecia um motor mais moderno e um acabamento mais esmerado!
ResponderExcluirFora que a Fiat abandonou o projeto no Brasil
devia ser 60 mil o top, o entrada uns 50
ExcluirAcho o Bravo muito bonito, estiloso. No fim do ano passado, a Fiat tava anunciando esse carro por a partir de 54 mil reais (10 mil a menos que o Focus de entrada).
ExcluirDos hatchs médios, meus preferidos são Golf e Focus. Mas o Fiat Bravo tem um custo x benefício interessante. Não sei quanto à parte mecânica do carro (motor e câmbio), já ouvi que é meio gastador de combustível, mas não deixa de ser um carro interessante. A Fiat podia investir mais nesse carro, seu design ainda é moderno.
Conheço o Bravo apenas de vê-lo nas ruas. Nunca andei num. Não tenho conhecimento para fazer análises e julgamentos mais detalhados do carro. Acho o design bonito. É um hatch médio que estava sendo anunciado em Porto Alegre por a partir de 54 mil no fim do ano passado (seu preço de tabela atual parte de R$ 61.990,00). O carro tem motor 1.8 16v (não acredito que seja tão ruim), tem os principais itens de conforto (ar condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, etc). O que se compra com 54 mil na Volks? Um Fox? / O Focus parte de de R$ 67.900,00 e o Golf TSi Confortline parte de R$ 73.800,00.
ExcluirBravo deveria ter estrado o 1.8 EVO como uma forma de dar uma revivida no modelo, ele me lembra o que a Fiat fez com o Brava...
ResponderExcluirnão devia ter estreado com o 1.8 EVO, os motores da FIAT são atrasados em termos de potencia
Excluiro que deveria sim usar um turbo mais pressão ai seria bom
mas isso não o de praxe da Fiat
e esse consumo na estrada de um Focus, ganhando de um motor alemão turbo???????????
estranho demais, pois o Focus é pesado para um motor 1.6
Esquisito
Ele está longe de ser o melhor carro da categoria porém o preço é acessível, o seguro não é tão caro, o espaço interno é bom, o acabamento é bom, as revisões não são muito caras e os itens de série são interessantes. A maior falha do Bravo está no conjunto mecânico e no fato dele ser um carro de projeto ultrapassado.
ResponderExcluiro motor da Fiat 1.8 para ser bom teria que ter a potencia do Cruze 140/144
ResponderExcluirSe bobear o UP GT vai andar mais que esse BRAVO!
ResponderExcluirFracote. Melhor juntar um pouquinho a mais e pegar um Golf. Ou Focus.
ResponderExcluirNão gosto desse Bravo. Acho o Punto de mais futuro, porem parece que foi abandonado pela Fiat. Alias parece que os dois foram abandonados.
ResponderExcluirEnfim, como já dito aqui, acredito que mico é comprar e não poder manter o carro. Tem-se de levar em consideração a pergunta: qual dos carros da categoria eu consigo manter? Tomara que tenhas condição de ser o novo golf, tem se apresentado como a melhor escolha. Caso contrário é preciso observar muitos fatores. Porém o mais importante é se sentir satisfeito ao entrar no carro.
ResponderExcluirBravo é um bom carro...
ResponderExcluirMas o motor carece de duplo comando e um cambio de 6 marchas!!!
Não tem muito espaço no banco traseiro...
Ainda assim, se a Fiat investisse um pouco nele seria uma boa opçao...
Golf <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<abismo<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<inferno<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< Bravo.
ResponderExcluirQuando chegar perto do inferno, eu começo a ler sobre Bravo, essa comparação é como comparar duas mulheres, uma linda, gostosa, que ainda por cima é juíza, outra mulher, feia, gorda, atendente de padaria ...
É um excelente carro. O acabamento é um dos melhores do seguimento (quem entrou e andou em um sabe). Muitos falam de tecnologia, mas não tem dinheiro para possui-la. Considerando design e preço, o Bravo é uma ótima escolha. O Golf e Focus são a referencia, mas cobram por isso. Se eu fosse comprar um H. medio iria hoje de Bravo ou 308.
ResponderExcluirPois digo a todos que falam mal do Fiat Bravo vocês estão errados eu tenho um fiat bravo a um ano e dois meses ano dois mil e treze e um carro muito bom o meu não é Gastão anda bem seguro não quebra fácil ele só tem um defeito e muito lento na saída o resto não tenho o que falar eu adoro o meu fiat bravo 2013
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