Nesse mercado, a família de modelos baseados no up!, composta pelo Volkswagen up! propriamente dito, o Seat Mii e o Skoda Citigo liderou o mercado, com vendas totais de 190.326 unidades - queda de 6% sobre 2013.
O Volkswagen up! sozinho vendeu 124.845 unidades, enquanto o Skoda Citigo respondeu por 40.616 exemplares e o Seat Mii outros 25.865 modelos transacionados.
O Fiat 500 foi o segundo modelo mais vendido, com 180.403 unidades vendidas - crescimento de 14% sobre 2013, um número expressivo sobretudo se for se considerar que o Fiat 500 está no mercado desde 2009 praticamente sem alterações.
A terceira colocação cabe ao Fiat Panda, com 152.045 unidades vendidas - estável em relação a 2013.
O Renault Twingo foi o quarto mini-carro mais vendido, com 81.574 unidades transacionadas - avanço de 4% sobre 2013.
O Hyundai i50 fecha o top 5, com 80.819 unidades transacionadas - avanço de 34% sobre o ano anterior.
Plataformas
O Fiat Panda, o Lancia/Chrysler Ypisilon e o Fiat 500 compartilham a mesma plataforma "Mini" da Fiat, apesar de serem carros totalmente distintos. As vendas somadas desses três modelos atinge 401.322 unidades em 2014.
Da mesma forma, Toyota Aygo, Peugeot 108 e Citroen C1 adotam uma mesma plataforma, mesmo sendo carros diferenciados. A soma das vendas dos três chegou a 153.479 unidades em 2014.
Ranking dos 30 mini-carros mais vendidos - Europa 2014
Rank | Modelo | 2014 | 2013 | Δ |
1 | Família up! (up! + Mii + Citigo) | 190326 | 203498 | -6% |
2 | Fiat 500 | 180403 | 158918 | 14% |
3 | Fiat Panda | 152045 | 152727 | 0% |
4 | Volkswagen Up! | 124845 | 130039 | -4% |
5 | Renault Twingo | 81574 | 78432 | 4% |
6 | Hyundai i10 | 80819 | 60324 | 34% |
7 | Toyota Aygo | 68874 | 63993 | 8% |
8 | Lancia/Chrysler Ypsilon | 62807 | 57613 | 9% |
9 | Opel/Vauxhall Adam | 54207 | 45756 | 18% |
10 | Citroën C1 | 53518 | 56722 | -6% |
11 | Ford Ka | 52854 | 50012 | 6% |
12 | Smart Fortwo | 52059 | 65226 | -20% |
13 | Kia Picanto | 51222 | 50524 | 1% |
14 | Skoda Citigo | 40616 | 44851 | -9% |
15 | Peugeot 108 | 31087 | 0 | - |
16 | Suzuki Alto | 26876 | 26821 | 0% |
17 | Seat Mii | 24865 | 28608 | -13% |
18 | Peugeot 107 | 24356 | 55244 | -56% |
19 | Mitsubishi Space Star | 22008 | 13978 | 57% |
20 | Suzuki Splash | 13232 | 15563 | -15% |
21 | Opel/Vauxhall Agila | 12200 | 14020 | -13% |
22 | Chevrolet Spark | 10138 | 37268 | -73% |
23 | Smart Forfour | 3757 | 0 | - |
24 | Toyota iQ | 3593 | 5462 | -34% |
25 | Suzuki Celerio | 894 | 0 | - |
26 | Tata Indica | 345 | 777 | -56% |
27 | Nissan Pixo | 131 | 3321 | -96% |
28 | DR1 | 21 | 189 | -89% |
29 | Daihatsu Cuore/Charade | 5 | 131 | -96% |
30 | Volkswagen Fox | 1 | 12 | -92% |
Na Europa, pelo jeito, entra ano, sai ano, e o Panda continua vendendo mais do que o Up.
ResponderExcluirMuito boa essa estratégia da Fiat em ter três carros sub-compactos montados na mesma plataforma (500, Panda e Ypsilon), para atender públicos diferentes.
Como ficou claro nessa matéria, a Fiat domina completamente o segmento dos mini-carros na Europa.
Sem contar que carros como 500 e Twingo custam mais caro, sendo mais lucrativos. Considero o 500 um dos 3 fatores para que a Fiat não tenha falido (+Fusão e vendas no Brasil).
ExcluirSobre a fusão, a FCA (Jeep, Chrysler, Dodge, RAM e Fiat) já é a quarta marca masi vendida no mercado dos EUA, atrás apenas da Ford, da Chevrolet e da Toyota.
ExcluirLembrando que o mercado americano é extremamente seletivo em qualidade e preços.
Gostaria muito que aqui a Fiat adotasse uma estrategia de deixar a marca Fiat apenas como carros de entrada - Uno, Palio, Strada e Siena - e deixasse Jeep e Dodge assumir os segmentos superiores, onde a Fiat vende pouco e tem pouco prestigio.
Excluirpq tem q juntar a familia toda?
ResponderExcluirPq quando se trata de VW, esse blog sempre dá um jeito de coloca-la na frente.
ExcluirVão se acostumando!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO Up! da Seat possui a versão GT? Quando foi anunciado aqui eu busquei o GT europeu mas só encontrei o carro conceito!
ResponderExcluirFamília Up!, essa é boa. O 500 ganhou de lavada e com crescimento em relação ao ano anterior!
ResponderExcluirFamília Up? Agora vi de tudo nesse blog. Se nem o próprio grupo VW considera essa tal família, pq esse blog deveria considerar?
ResponderExcluirnossa.... familia monstro né.... kkkkkk
ResponderExcluirSerá que vai ter avaliação do Up! nos dias de carnaval?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.