A novidade é o novo motor 1.0 TSI Total Flex – trata-se do de um dos mais avançados da Volkswagen no mundo e o mais moderno fabricado pela empresa no País. É o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no Brasil.
Fabricado em São Carlos, no interior de São Paulo, o motor TSI Total Flex foi desenvolvido segundo critérios de eficiência energética (com menor consumo de combustível, reduzindo as emissões) combinada a alto desempenho e robustez, para permitir ao up! TSI entregar mais prazer ao dirigir – é o mais compacto motor de alto desempenho feito no País. O vídeo a seguir mostra um teste drive da versão Crossup! TSI.
Em seu desenvolvimento o up! TSI rodou mais de 1,6 milhão de quilômetros e o motor foi submetido a extensos testes em dinamômetro que somaram mais de 14.600 horas.
Com o novo motor, o up! TSI obteve a excelente marca de consumo energético de 1,44 MJ/km (conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012), com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.
Dessa forma, o up! TSI conquista o título de carro mais econômico entre todos os modelos equipados com motor flexível no País. A eficiência energética do up! TSI está acima inclusive da obtida por modelos sem ar-condicionado e direção com assistência.
Vídeo oficial de apresentação - up! TSI
Tabela de preços - Linha up! 2016 (em negrito os preços dos modelos turbo). Atualização (01/09): preços subiram em setembro (veja aqui).
- take up! 1.0 MPI:
R$ 30.660R$ 30.990 - move up! 1.0 MPI:
R$ 40.390R$ 40.790 - move up! 1.0 TSI:
R$ 43.490R$ 43.990 - cross up! 1.0 MPI:
R$ 43.930R$ 44.390 - high up! 1.0 MPI:
R$ 44.940R$ 45.490 - cross up! 1.0 TSI:
R$ 47.030R$ 47.590 - high up! 1.0 TSI:
R$ 48.040R$ 48.690 - red/white/black up! 1.0 TSI:
R$ 48.690R$ 49.390 - speed up! 1.0 TSI: R$ 49.990
Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h (etanol), em função da excelente relação massa/torque do modelo, que é de 56,6 kg/m.kgf. Com gasolina, o up! TSI sai da imobilidade e chega aos 100 km/h em 9,3 segundos e alcança a velocidade máxima de 182 km/h.
O up! TSI está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!. Todos trazem uma série de recursos eletrônicos de segurança, como M-ABS (controle de tração), alerta de frenagem de emergência e MSR (regulagem do torque do freio motor), entre outros.
Foi elaborada para o up! TSI uma estratégia competitiva de preços, de forma a proporcionar aos clientes Volkswagen acesso à tecnologia mais avançada em motores da Volkswagen no mundo.
Já a partir da versão move up! TSI, o modelo é equipado com ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos, entre outros itens.
Versão especial - R$ 49.990 reais
A Volkswagen criou uma versão especial do Up! para celebrar a chegada desse motor: o speed up!, cujo nome define a capacidade do novo motor 1.0 TSI Total Flex: executar rapidamente uma tarefa, consumindo menos.
Além disso, todas as versões do up! TSI são equipadas, de série, com ar-condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável, sistema de som com CD-player, leitor de MP3, entradas USB e auxiliar e conexão Bluetooth, vidros dianteiros e travas elétricos e pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), entre outros itens.
Nova versão speed up! traz visual exclusivo que remete aos ícones esportivos da Volkswagen, com exclusiva pintura preta no teto e nos para-choques
Em seu visual o speed up! faz uma “homenagem” a modelos consagrados da marca, como o Gol GT e o Gol GTi, trazendo identidade exclusiva e esportividade em uma linguagem icônica.
Oferecido unicamente na cor branca, o speed up! diferencia-se, na dianteira, pela área central do para-choque pintada na cor preto ninja, com os aros dos faróis auxiliares em chrome effect.
Nas laterais, o speed up! exibe os retrovisores e faixas alusivas à versão pintados na cor azul, cujo grafismo é clássico, remetendo aos ícones Volkswagen, com tecnologia e velocidade. “No speed up! o azul nos retrovisores e nas faixas laterais remete aos conceitos BlueMotion e Think Blue, de sustentabilidade”, conta o diretor de Design & Package da Volkswagen para a América do Sul, Luiz Alberto Veiga, que explica: “azul e branco trazem o que há de mais moderno e tecnológico.”
Ainda nas laterais se destacam os defletores (spoilers). “As rodas de liga leve de 15”, modelo “zurique II”, são exclusivas da versão. Na cor preta e diamantadas, reforçam o visual esportivo do speed up!.
A parte traseira reserva outros destaques: o para-choque é exclusivo e traz seção (defletor) pintada na cor preta; a tampa do porta-malas é pintada na cor preto ninja, com a nomenclatura TSI – a tampa traseira preta foi adotada por todos as versões do up! equipadas com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, diferenciando-as do up! com o motor MPI. Outro destaque exclusivo do speed up! é o teto pintado também em preto ninja. “O teto e a tampa traseira pintados em preto ‘integram’ essas regiões do carro e trazem mais esportividade ao speed up”, afirma Luiz Veiga.
O interior do speed up! traz ambientação exclusiva, toda em tons escuros. O revestimento do teto e das colunas é na cor preta. “As cores escuras tornam o ambiente mais esportivo”, explica Veiga. O acabamento do painel (“PAD”) é sempre na cor preto brilhante e traz o nome da série. Os bancos são revestidos em couro sintético “native”.
Nova referência em design
O up! trouxe uma nova referência em design para a Volkswagen. Suas dimensões foram elaboradas de forma a manter as características de um compacto por fora, mas proporcionando espaço e conforto para até cinco passageiros, além de bom espaço para bagagens.
Na dianteira, destacam-se os traços limpos e fortes, com os faróis ligados por uma faixa estreita que tem o logotipo da Volkswagen ao centro. Nas laterais, chama a atenção a solidez do desenho, com a coluna traseira (“C”) bem apoiada sobre a roda. Os balanços curtos também colaboram para essa sensação.
A traseira arremata o desenho do carro com traços igualmente limpos e as grandes luzes, com a “assinatura” da Volkswagen.
A inovação também está no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel e combinações de ambientação. Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo.
Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional para o cross up! TSI e de série para o high up! TSI.
Novas dimensões
Com a adoção do novo motor TSI Total Flex o up! cresceu 40 mm, passando a 3,64 metros de comprimento. Esse acréscimo ocorreu no balanço (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro, agora de 625 mm – mas ainda assim muito curto. O balanço traseiro é igualmente curto, 599 mm. De largura o modelo mede 1,64 metro (sem retrovisores), com 1,50 metro de altura. Por outro lado, a distância entre-eixos é grande (2,42 metros), permitindo utilizar de forma inteligente o espaço interno disponível.
O espaço para cabeças na dianteira é de 993 milímetros, com 948 milímetros na parte traseira. Os assentos são posicionados em boa altura na frente e atrás; para o motorista e para o passageiro da frente, o chamado ponto “H” – região onde se encontram o assento e o encosto do banco – está a 306 mm de altura; na parte de trás o ponto “H” está aos 378 mm de altura.
Essa posição um pouco mais elevada para os passageiros traseiros lhes proporciona uma melhor visão sobre os ombros do condutor e do passageiro da frente.
O porta-malas tem 285 litros de capacidade e o torna um dos maiores da categoria. Com o banco traseiro rebatido, o compartimento atinge volume de 976 litros.
O porta-malas conta com o sistema de ajuste variável de espaço “s.a.v.e.”, uma plataforma removível que altera o tamanho do compartimento e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples e prática.
Aerodinâmica
Colabora para que o up! TSI atenda os critérios de baixo consumo de combustível seu refinamento aerodinâmico. Com coeficiente de forma (Cw) de 0,367, o up! TSI alcança desempenho aerodinâmico adequado. Em conjugação com a área frontal do veículo de 2,08 m², o arrasto aerodinâmico total do up! TSI atinge um valor de 0,763 m2 (Cw.A), colaborando para os ótimos números de consumo de combustível.
Motor TSI
A sigla TSI representa as tecnologias: injeção direta de combustível, combinada ao turbocompressor, que permite o downsizing (redução da cilindrada, com excelente desempenho), de forma a entregar prazer ao dirigir e alta eficiência energética. Todos os motores TSI se destacam por seu baixo consumo de combustível, alta potência e elevado torque a partir de baixas rotações.
Com o motor TSI, o up! TSI exibe o melhor desempenho da categoria, comparável ao entregue por modelos com motores de maior cilindrada e com números robustos de aceleração e velocidade – além de garantir retomadas consistentes e seguras.
O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.
Os números de consumo de combustível, declarados conforme a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, são de até 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, o up! TSI é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.
Multiplicando-se esses excelentes números de consumo pela capacidade do tanque de combustível, de 50 litros, tem-se a autonomia de mais de 800 quilômetros (abastecido com E22 e medido conforme NBR 7024, corrigido pela Portaria Inmetro nº 10/2012).
Motor TSI em detalhes
Downsizing. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol.
O torque máximo é de 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponível já a partir de apenas 1.500 rpm. A entrega de torque alto em rotação baixa faz com que o up! TSI se destaque pelas ótimas retomadas de velocidade, além das acelerações de tirar o fôlego.
Para aprimorar o desempenho do motor TSI Total Flex, assim como ocorreu no motor MPI, foi realizado intenso trabalho na redução de atrito dos componentes e na aplicação de recursos tecnológicos inéditos no mercado brasileiro.
Foram desenvolvidos materiais e processos para aumentar a resistência estrutural e térmica de todos os seus componentes, tornando a robustez uma das suas principais características.
Injeção direta: fundamento do novo motor TSI. A tecnologia TSI está baseada na injeção direta de combustível. Por meio desse sistema, o combustível é injetado sob alta pressão diretamente na câmara de combustão– no novo motor 1.0 TSI Total Flex, a pressão é bastante elevada: 250 bar.
Coletor de escape integrado ao cabeçote. O coletor de escapamento do 1.0 TSI Total Flex é integrado ao cabeçote, formando uma peça única, e tem seu próprio circuito de arrefecimento líquido. Isso permite fazer o melhor uso possível de energia dos gases de escape durante a fase de aquecimento – o líquido de arrefecimento atinge a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamnente durante a fase fria do motor, porque recebe o calor dos gases de escape.
Turbocompressor compacto. O turbocompressor – também chamado de turbo – aumenta a massa de ar admitida pelo motor para seu funcionamento ao comprimir esse ar. Esse equipamento tem vida útil de 800.000 Km, e não demanda tempo para desligar o motor.
O intercooler do motor TSI é do tipo ar-água e está integrado ao coletor de admissão. Essa proximidade aumenta a eficiência de todo o conjunto, reduzindo as perdas e eliminando o chamado “turbo lag”, pelo fato de reduzir o percurso do ar antes da admissão.
Duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor TSI é equipado com duplo comando de válvulas com variação de fase para admissão e escape.
A taxa de compressão é de 10,5:1, possível graças à injeção direta, e proporciona ótimo desempenho com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.
Arrefecimento e aquecimento. O novo motor 1.0 TSI Total Flex possui triplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas.
Transmissão manual traz relação do diferencial alongada em 26%, proporcionando maior conforto e economia de combustível
Todos os avanços e qualidades do novo motor 1.0 TSI Total Flex viabilizaram a adoção de um novo conceito para a transmissão MQ200 manual de 5 marchas que equipa o up! TSI.
No up! TSI as relações de transmissão são as mesmas do modelo com o motor MPI. Mas a relação do diferencial foi alongada em 26%, sendo agora de 3,625:1. Isso faz com que o motor trabalhe em rotações incrivelmente baixas quando o up! TSI trafega em estradas, por exemplo. Em 5ª marcha, a 100 km/h, o motor está girando a aproximadamente 2.300 rpm. O baixo regime de giro colabora sensivelmente para a redução do consumo de combustível e para maior conforto a bordo do up! TSI.
O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.
Segurança
O up! TSI combina em sua construção aços formados a quente em pontos determinados da estrutura de sua carroceria, além de aços de ultra-alta e de alta resistência. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva – especialmente no caso de acidentes graves.
O excelente desempenho proporcionado pelo motor TSI requer também que a carroceria apresente alta rigidez torcional, de forma a permitir ao motorista aproveitar de toda a esportividade do up! TSI em segurança. Em paralelo, a rigidez dinâmica do up! é também excelente – e isso também traz benefícios em acústica, vibrações e conforto de rodagem.
A estrutura especialmente rígida permite ao up! atingir níveis de conforto de veículos de classes superiores, em termos de acústica e vibração. Nesse aspecto, o up! TSI traz importantes recursos, como o sistema de coxinização pendular – o peso do conjunto propulsor é suportado pelo novo coxim hidráulico do motor e pelo coxim da transmissão (seco). Além disso, o sistema conta com um restritor de torque, que controla a movimentação longitudinal (em relação ao veículo) do motor. A vantagem desse sistema pendular de coxinização é oferecer alto desempenho acústico, proporcionado mais conforto ao dirigir.
Silêncio interno
O pacote de isolação acústica do up! TSI é aplicado desde o painel frontal até o assoalho traseiro. O vão do motor também recebe isolação acústica no painel frontal, característica de veículos de segmentos superiores.
Sistema ISOFIX®, top-tether e alerta para cinto de segurança desatado – O up! TSI é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).
Eletrônica aprimora a segurança
TC (M-ABS) – O up! TSI é equipado em todas as suas versões com o controle de tração M-ABS. O controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.
O up! TSI traz em todas as versões o sistemas ABS composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.
O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança.
O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.
O up! TSI também traz o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.
Outro recurso presente é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.
Novos sistemas de freio e de suspensão conferem maior segurança e estabilidade ao up! TSI
Para o up! TSI foram adotados molas e amortecedores com nova calibração, mais esportiva. Os amortecedores possuem batente adicional de tração, que controlam adequadamente o movimento vertical das rodas sob ondulações e condições críticas de rodagem. Sua construção, assim como das molas de suspensão, é compacta, leve e muito resistente.
Com a manutenção do baixo peso e a aplicação de diversas tecnologias para reduzir consumo de combustível, o up! é exemplo de eficiência sobre rodas. O modelo é equipado com pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 14 ou 15 polegadas.
Novo sistema de freios – O up! TSI conta com freios a disco nas rodas dianteiras com 256 mm de diâmetro, garantindo maior segurança para o up! TSI, um modelo de excelente desempenho. Na traseira, os freios são a tambor, com 200 mm de diâmetro. O servofreio de 9 polegadas otimiza a força de frenagem. Um aspecto inovador do sistema é que os freios trazem dois estágios de atuação. Em frenagens suaves é priorizada a melhor modulação da desaceleração.
Por outro lado, se uma maior força de frenagem é necessária, o segundo estágio é ativado, com ampliação da assistência do servofreio. Isso reduz a “força no pedal” necessária durante frenagens fortes e diminui os espaços de frenagem, melhorando a segurança. O up! também traz de série freios ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem).
Sistema de direção “easy drive” – conforto e precisão com mais economia de combustível – O sistema de direção com assistência elétrica “easy drive” é item de série em todas as versões do up! TSI.
O diâmetro de giro do up! é de apenas 9,8 metros, um dos melhores da categoria. Esse número demonstra a praticidade do modelo em uso urbano, necessitando de pouco espaço para manobrar.
Outra vantagem é o ajuste da coluna de direção, recurso oferecido de série em todas as versões (a partir do move up!), que colabora sensivelmente para a boa ergonomia e para a ótima posição de dirigir do up!.
Tecnologia de infotainment
O up! TSI oferece como opcional, a partir do high up! TSI, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.
Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.
O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD-player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS (Optical Parking System) de auxílio ao estacionamento.
O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.
Ao volante. A posição de dirigir é favorecida pelo banco “one shape”, que acomoda perfeitamente o condutor. Há ainda ajustes de altura para o banco do motorista (milimétrico) e para a coluna de direção, o que reforça a boa ergonomia do modelo. O up! também conta com bom apoio para o pé esquerdo do motorista.
Com ótima empunhadura, seu volante tem formato inspirado no do Fusca, com a base reta – na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo.
up! TSI está disponível em sete versões – todas com a tampa do porta-malas pintada na cor preta e nomenclatura TSI
Em todas as opções do up! TSI a lista de equipamentos de série é completa, integrando itens como ar-condicionado, direção elétrica com coluna ajustável, vidros dianteiros, retrovisores e travas elétricos, sistema de som com CD-player, leitor de arquivos mp3, entradas USB e auxiliar com quatro alto-falantes e dois tweeters e conexão Bluetooth, entre outros.
O up! TSI oferece oito opções de cores para a carroceria, sendo três sólidas (branco cristal, preto ninja e vermelho flash) e cinco metálicas – cinza quartzo, prata lunar, prata egito, azul night e prata sírius. O cross up! tem oferta exclusiva da cor sólida amarelo saturno. São, ao todo, sete diferentes desenhos de rodas ou calotas, que variam conforme a versão. O speed up! é oferecido apenas na cor branco cristal.
move up! TSI – excelente custo-benefício. O move up! TSI vem equipado de fábrica, além de ar-condicionado e direção elétrica com coluna ajustável, com sistema “keyless” de alarme com comando remoto e chave “canivete” e rodas de 14 polegadas com calotas “bristol” e pneus “verdes”, nas medidas 175/70 R14.
São também de série espelhos retrovisores com regulagem elétrica e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker”, maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série a partir dessa versão.
O move up! TSI conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.
Como opcional o move up! TSI oferece apenas um pacote, que integra o “park pilot”, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve de 14” “amsterdam” e faróis e lanternas de neblina.
high up! TSI – desempenho e requinte superiores. A versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 polegadas e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante.
Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel e duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”).
O high up! TSI também traz de série sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.
black up! TSI, red up! TSI e white up! TSI – conteúdo e visual diferenciados. As versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha e branca, e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design “berlin” (com pneus “verdes” nas medidas 185/60 R15), com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca.
Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante. Os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada.
cross up! TSI – performance e aventura
A lista de equipamentos do cross up! é baseada na do high up!. O cross up! é equipado de série com rodas de liga leve diamantadas de 15 polegadas “zurique”, também exclusivas da versão.
O visual diferenciado do cross up! TSI é marcado por vários elementos exclusivos em sua carroceria e no seu interior. Os faróis auxiliares são itens de série para a versão e possuem aros cromados.
Na lateral, os apliques em plástico preto nas caixas de roda também colaboram para ressaltar a robustez do cross up! TSI e conferem ao modelo proteção extra no uso diário.
No interior do modelo há detalhes exclusivos no volante de direção e na soleira das portas dianteiras. As alavancas de câmbio e do freio de estacionamento são revestidas em “native”.
Os bancos têm revestimento exclusivo em tear “hydra” cinza – o tecido possui embossagem especial e a faixa lateral é em vinil. O nome da versão está gravado no encosto do banco. O painel possui detalhes em “chrome effect”.
speed up! – exclusividade e esportividade
A lista de itens de série do speed up! é baseada na do black/white/red up! TSI, com as exclusivas rodas zurique II, de 15 polegadas. Estão incluídos bancos revestidos de couro sintético “native” – alavancas de câmbio, freio de estacionamento e o volante também são revestidos desse material.
O modelo é oferecido unicamente na cor branca, com os retrovisores laterais pintados na cor azul.
A concorrência com certeza deve estar com medo, PRINCIPALMENTE A FIAT!!!
ResponderExcluirque carro excelente! Parabéns,VW!
ExcluirCom certeza. Esse carro vai estabelecer um novo padrão para o segmento, assim como o Golf fez.
ExcluirA Fiat está precisando urgentemente trocar o Fire EVO por um três cilindros.
ExcluirHá previsão de um versão com cambio automático para esse motor?
ResponderExcluirA versão Cross tem os mesmo acessórios da High? To perguntando porque ela é mais barata e daí me parece mais negócio. A Cross tem alguma elevação da suspensão?
O carro não foi projetado para ter um câmbio de operação automática com esse motor, o prorpio turbo fez o carro crescer 40mm na dianteira.
ExcluirMesmo problema do 2008 THP.
Meus amigos, dessa vez a VW merece ser aplaudida de pé, a sofisticação do motor por apenas R$3100,00 a mais é de tirar o chapéu.
ResponderExcluirA pressão dos cilindros trabalhando a máxima de 100bar podendo suportar até 130bar, um simples botãozinho no painel pra alterar o remapeamento e o up! TSI, de um city car vira um monstrinho!
Ravl que botãozinho no painel é esse que você fala????
ExcluirModo de falar. Tem várias preparadoras com dispositivo de remapeamento, a TorkOne inclusive tem um que vc não perde a garantia.
ExcluirOutro dia vi pessoalmente um crossup branco e o carro é mt bonito. Chamava a atenção de todo mundo no estacionamento enquanto o dono procurava uma vaga.
ResponderExcluirCom esse tsi então deve ser um brinquedo e tanto!
A única coisa q falta nesse carro é um banco traseiro bipartido rebatível já que ele na prática não tem porta malas. Mas isso talvez nem seja demérito, pois o "premium" new fiesta custa quase 70mil e tb não tem, aliás nem encosto de cabeça pra todos ocupantes.
Para o consumo é meio complicado esses números, pois já vi um up (se não me engano takeup) marcando 22km/l de consumo. Como pode a VW divulgar um número tão abaixo do q o carrinho pode fazer?!
Procurem na net... existem inúmeros relatos dele fazendo a partir de 17km com um litro apenas.
A metodologia do inmetro é conservadora, toda mundo faz consumo melhor que o inmetro. O importante é que a metodologia é aplicada a todos os carros testados, então serve para compara-los entre si, independente do motorista. O dado do inmetro não serve para comparar com o mesmo carro sendo dirigido por um particular.
ExcluirComo não tem porta malas? Tem porta malas com mesma capacidade que Gol e Pálio e maior que KA e March; portanto adequado ao porte do carro. São 285 litros!
ExcluirA concorrência com certeza deve estar com medo, PRINCIPALMENTE A FIAT!!!
ResponderExcluirCarro de primeiro mundo, motor de primeiro mundo e preço na média do mercado. So não é líder de vendas pq o comprador é de terceiro mundo. Espero que com o turbo as vendas melhorem. Pq palio e onix vender mais que ele é triste.
ResponderExcluirMelhor comentário do Blog por hoje
ExcluirDisse tudo!
ExcluirPoucas palavras com muito conteudo. Esse Mercado brasileiro é de lamentar, mas acredito que o TSI vai emplacar.
ExcluirTem uns leigos por ai dizendo que não pagam 43.000 num 1.0 tosco desses, como se fosse um simples "1.0 tosco" que não sobe uma ladeira em segunda.
ExcluirCertíssimo Cristiano, mas calma a VW acabou de lançar. Eu acredito que esse carro vai vender mais que pão quente. Ele é seguro, econômico, e mais rápido que muito sedan banheirão (com motor antigo que é gastão e não anda nada) que tem por aí. Imagina esse carro no trânsito. Se estaciona em qualquer lugar, gasta uma ninharia de combustível, no sinal não tem pra ninguém, super manobrável, enfim só alegria.
ExcluirCom certeza as vendas vão bombar...eu mesmo já vou trocar o meu pela versão TSI....o carro é show demais e o preço adequado. Se a VW continuar i novando assim serei fiel a empresa sempre!!!
ExcluirAposto que esse up! TSI abastecido com podium sai na frente do sandero com facilidade, turbo e injecao direta, 900kg, sem+.
ResponderExcluirEu não tem tanto dinheiro assim, mas poderiam patrocinar um campeonato de carros 1.0, categoria aspirada e turbo, kkkkk
ExcluirSegundo a Revista AutoEsporte, nos testes deles o carro fez 14 km/l na cidade e 21,5 Km/l na estrada quando abastecido com gasolina. É de dar inveja em qualquer carro 1.0 de 60 cv.
ExcluirSerá que vai ser colocado no UP TSI um cambio automático tão bom quanto manual, esse ano ainda ou 2016???
ExcluirSerá que vai ser colocado no Speed UP TSI um cambio automático tão bom quanto o manual?
ExcluirNesse ano ainda?
Esse carro pede cambio de 6 marchas e pneu 16, assim vc estaria na estrada a 130 e giro do motor em 2.000, ja que o torque max do motor parte de 1.800 rpm. Potencia e economia, tudo o que precisamos. O que acham VW??
Excluiro único defeito ao meu ver são os retrovisores e faixa azul na Speed Up!, deveriam ser black piano assim como o meio do para choque, teto e tampa do porta-malas... do resto ta muito bonito mesmo, mas ainda prefiro a High Up!, acho que as rodas mudam um carro!
ResponderExcluiresse material black piano é horrivel ainda mais fora do carro! estraga muito rápido
Excluiro material do interior não é o mesmo do exterior, por fora ou é vinil ou é pintado mesmo... do interior é tipo um laque mesmo! o que eu falo é tipo a coluna entre os vidros, lembra muito um vidro!
ExcluirVerdade, material black piano, no geral, são uma porcaria. Tocou, riscou.
Excluircom esse motor eu voltaria fácil pra VW, só que no gol ou no fox...parabéns pra VW
ResponderExcluirtbm
ExcluirAchei o carro top top top, o Speed UP é um esportivozinho invocado. Pode até andar menos que os esportivos de cilindrada maior, mas deve ser uma delícia de dirigir. 0 a 100 não é tudo, o que conta é o prazer que o carro dá ao condutor. Esse câmbio manual deve ser preciso e curtinho, suspensão recalibrada, poxa, deve ser um carro que dá satisfação pra quem gosta de guiar.
ResponderExcluirNão vi os números de retomada e frenagem, devem ser bons. Isso é mais importante que aceleração e velocidade máxima.
ExcluirAchei o carro top top top, o Speed UP é um esportivozinho invocado. Pode até andar menos que os esportivos de cilindrada maior, mas deve ser uma delícia de dirigir. 0 a 100 não é tudo, o que conta é o prazer que o carro dá ao condutor. Esse câmbio manual deve ser preciso e curtinho, suspensão recalibrada, poxa, deve ser um carro que dá satisfação pra quem gosta de guiar.
ResponderExcluirO cambio é menos curto que a versão normal 1.0; isso foi feito para economia de combustível, compensando a maior potência.
ExcluirPossibilidade de vidros elétricos nas portas traseiras?
ResponderExcluirNenhuma, a não ser que instale em lojas de acessórios. Me parece que já lançaram e a VW que dizia que a porta traseira não comportava vidro elétrico.
ExcluirJá disponível nas concessionárias VW kit eletrônico traseiro na média de 1400 reais sem perder a garantia
Excluiri-motion no tsi alguém sabe se vai ter?
ResponderExcluirMuito texto pra ler e, pelo visto, a revisões devem ser mais caras ainda.
ResponderExcluirQuando esse motor estará no Fox e no Gol?
ResponderExcluirVw: "Então..."
ExcluirDizem que o motor será extendido para toda a linha (Voyage, Saveiro, Fox, Gol). Se as vendas subirem, não duvido que ano que vem talvez o motor turbo não esteja apenas no Up.
ExcluirExcelente carro, deixa os outros carros da VW com o mesmo motor para não atrapalhar as vendas deste. Agora que foi uma tremenda babação do blog com esse tamanho de matéria nem dá para disfarçar!
ResponderExcluirBelo brinquedo o Speed UP! Deve ser um foguetinho!
ResponderExcluirTexto demais, não aguentei ler até o final, na verdade só gosto de ler as fotos.
ResponderExcluiros melhores são os comentários hahaha
Excluirtem neguinho ai com xú cortando prego por causa desse motor. eu não tenho palavras pra definir a obra prima que E esse motor 1.0 TSI, ORA se o MSI 1.6 16V já e uma delicia imagina quando chegar a linha TSI 1.4 ai sim eu vou trocar o meu 1.6 16v de 120vc,enquanto isso não acontece eu vou ficando com os meus 120 CV DO MEU HIGHLINE
ResponderExcluirUm exagero de texto, mas não podia ser diferente neste site, enfim tomara que este motor se torne referencia para as demais montadora como o Hb20 e ka que aumentaram o nivel dos carros de entrada.
ResponderExcluirIncrível, mas ninguém deu informações tão completas como o Carblog.
ExcluirO Flatout deu (aliás, muito bom como sempre).
ExcluirO trabalho do Car.Blog é muito bom, quem precisa ou procura um carro 0km deve também consultar o CarBlog.
ExcluirEstou ansioso pra colocar a mão nesse TSI, deve ser um reloginho suíço, ops, digo alemão.
Nome para o blog devia ser CarWVBlog!
ExcluirLongo mesmo, mas nenhum outro deu informações tão completas sobre o carro; motor; etc.
ResponderExcluirEu fico pensando...
ResponderExcluirEsse Move up! TSI SEM CONTROLE DE ESTABILIDADE e com Rodas Aro 14 na estrada, não é perigoso?????
Tirando isso é com certeza uma ótima relação CUSTO X BENEFÍCIO e vai atrair muitos jovens pelo prazer ao dirigir, "baixo preço" e economia.
Só falta MESMO o controle de estabilidade...
Há; e os vidros traseiros elétricos.
Pelo que eu andei lendo, todos os modelos equipados com o TSI possuem controle de estabilidade e tração.
ExcluirChamado de M-ABS, o sistema atua a qualquer velocidade e situação ao cortar a central do motor ao detectar destracionamento de uma das rodas. Basta cravar o pé a mais de 3/4 do curso para sentir a necessidade do dispositivo, especialmente sobre pisos de baixa aderência
ExcluirQuem dera se ele tivesse ESP,ou 6 airbags.
ExcluirPior que ele não tem ESP, só ASR.
ExcluirNo vídeo de apresentação fala apenas de ASR; não de ESP.
ExcluirMas ainda sim eu pretendo ter um.
Pelo que entendi o M-ABS é um sistema que une ESP e ASR.
ExcluirFalta smiles no CarBlog! Hum, não tem vidros elétricos traseiros no Move ou em todos?
ResponderExcluirÉ o mesmo preço praticado em toda a Europa.
ResponderExcluirDona VW, agora.não.perca tempo e explique pata os seus consumidores que o 1.0 Turbo é melhor que um 1.6 aspirado.
ResponderExcluirE por favor, pare de fazer essa briga ridícula de preços, é por isso que o Up! nunca vende tanto, brigando em preço com o Gol. Exatamente por esse motivo que com uma nova geração do Gol com esse mesmo motor, fará o Up! perder a significância.
E tem gente querendo colocar este motor em toda a linha, seria um tiro no pé para o UP!
ResponderExcluirComo assim?? Por você o Gol pode ser descontinuado então...
ExcluirNão descontinuar o Gol, apenas não acho comercialmente bom dividir as vendas, se você lança um produto da mesma categoria com algumas inovações e melhorias, qual seria o sentido então de passar tudo para o outro? Vai criar um problema, vai vender mais o Gol e quem sabe o que vai acontecer com o UP! As pessoas preferem o Gol do que o UP! sendo o Up! melhor, imagina o Gol com todos os itens do UP! mais motor.
ExcluirNa minha opinião poderia sim colocar esse motor em toda linha. Há espaço sim para gol e up, exemplo disso é as boas vendas de palio e uno.
ExcluirParece ser um ótimo motor e super economico, nos preço absurdos de combustiveis é uma boa opção! Acho o Up fantastico mais muito feio tambem, mais isso é questao de gosto, ja fiz teste drive no up aspirado e realmente é muito bom dirigi-lo, muito melhor que meu Gol 1.6 Urban Sound.
ResponderExcluirPorem nao compraria um up tsi, mais se vier no fox esse motor com o pacote Urban Sound (Rodas de liga, Farol de neblina, sensor de estacionamento, volante multifuncional...) compraria com certeza. Seria uma ótima relação custo x beneficio x conforto! Porem no ultimo anos os preços subiram mais de 10% espero que esses preços se estabilizem.
Bom o jeito é aguardamos.
Comprei um Punto Essence SP 1.6, branco kalahari, 2015/2015 (seis meses de uso), 11.600km. Opcionais: Kit SP e kit Emotion 1 - Rodas de liga aro 16, faróis de neblina, sensor de estacionamento com visualizador gráfico, vidro elétrico nas 4 portas, luzes de led nas maçanetas das 4 portas, painel bege com luz de led, volante em couro com 8 botões (blue&me), computador de bordo, som de fábrica, direção hidráulica e ar condicionado. Tecidos dos bancos com revestimento diferenciado em alto relevo, apoio de braço central dianteiro e traseiro, retrovisores elétricos, etc. Tudo isso e muito mais, por 43 mil reais. Nunca trocaria o meu Punto por um UP desse zero, pois afinal, comprei um carro completo e praticamente zero, cheirando novo, por um preço mais barato que o UP TSI. Este Punto, com os opcionais do veículo que comprei, custa quase 55 mil reais. Seminovo, a melhor opção.
ResponderExcluirMas se seu punto de 55 mil custou 43 com seis meses de uso, espera até fevereiro e compre o up tsi por 36 aproximadamente. O preço dele tb cairá.
ExcluirMas se seu punto de 55 mil custou 43 com seis meses de uso, espera até fevereiro e compre o up tsi por 36 aproximadamente. O preço dele tb cairá.
ExcluirMas comprei um pouco abaixo da tabela. Adoro o Punto, a dirigibilidade é ótima, o conforto também, completo com vários opcionais então, muito bom. O consumo é realmente alto, mas quando gostamos do carro, isso é o de menos. Parabéns pelo UP!, pela proposta inovadora, consumo fantástico e boa potência, mas prazer em dirigir ele não me empolga. Quem gosta de dirigir como eu, o Punto é ideal. Como muitos dizem, quem tem Punto, é difícil trocar de carro. Estou muito satisfeito com minha compra!
ExcluirSera que este excelente motor ira tb para gol e o fox -preferencialmente de 2 portas!?
ResponderExcluirQuem so fala em câmbio automático e porque ainda não apredeua dirigir como deveria
ResponderExcluirDuvido que quem só fale de câmbio automático ligue pro que os outros pensam.
ExcluirNossa! A VW Brasil está se redimindo. O lançamento desse UP TSI arrasou. Pela primeira vez em 15 anos vejo a VW dar um passo a frente no mercado brasileiro. Sem falar dos carrões que ela trouxe como o Golf 1.4 e 2.0 TSI e o Jetta TSI que são só pra mostrar que tem, mas que tem política de preço que os torna INVIÁVEIS (inacessíveis mesmo) ao mercado. Agora esse UP TSI vai alavancar as vendas a menos que ele vire um novo golf em termos de preço.
ResponderExcluirFiz um test drive em um UP! TSI e realmente achei fantástico o desempenho do motor, também gostei da relação e precisão do cambio, muito bem escalonado, porém, entretanto, todavia e não obstante, o resto do carro é o terror! Treme tudo dentro do carro com motor ligado em marcha lenta (lembra até uma D20 velha que meu tio teve), suspensão dura (se for “roletar” um quebra-molas é melhor estar usando um capacete para não rachar o crânio no teto). Acabamento espartano, pobre e cheio de lata aparecendo dentro do carro (o painel é uma coisa reta, sem design, com uma pequena corcunda para acomodar os instrumentos, difusores de ar central fixos, sem regulagem, conta giros minúsculo e de difícil visualização e o painel com os controles do AC parece ter saído de um carro dos anos 90), os bancos parecem ter saído de um Passat 74 (feios e desconfortáveis, o do Passat pelo menos era mais confortável), espaço para quem anda no banco de trás é ridículo, péssima escolha para um carro familiar. E ainda assim custa mais de 43 mil reais!!!! E mais, desconfio muito da durabilidade deste motor, levando em conta o fiasco do último 1.0 turbo lançado pela Volks, espero que a história com o UP! TSI seja diferente!
ResponderExcluirFiz um test drive em um UP! TSI e realmente achei fantástico o desempenho do motor, também gostei da relação e precisão do cambio, muito bem escalonado, porém, entretanto, todavia e não obstante, o resto do carro é o terror! Treme tudo dentro do carro com motor ligado em marcha lenta (lembra até uma D20 velha que meu tio teve), suspensão dura (se for “roletar” um quebra-molas é melhor estar usando um capacete para não rachar o crânio no teto). Acabamento espartano, pobre e cheio de lata aparecendo dentro do carro (o painel é uma coisa reta, sem design, com uma pequena corcunda para acomodar os instrumentos, difusores de ar central fixos, sem regulagem, conta giros minúsculo e de difícil visualização e o painel com os controles do AC parece ter saído de um carro dos anos 90), os bancos parecem ter saído de um Passat 74 (feios e desconfortáveis, o do Passat pelo menos era mais confortável), espaço para quem anda no banco de trás é ridículo, péssima escolha para um carro familiar. E ainda assim custa mais de 43 mil reais!!!! E mais, desconfio muito da durabilidade deste motor, levando em conta o fiasco do último 1.0 turbo lançado pela Volks, espero que a história com o UP! TSI seja diferente!
ResponderExcluirNão tem como ter tudo né? :) A tecnologia do carro é muito atraente, mas acho que se aqui no Brasil a VW tivesse lançado um Gol ou Fox com essa tecnologia, ia vender igual água no deserto apesar da crise!
ExcluirNão tem como ter tudo né? :)
ExcluirConcordo, esse motor no Fox seria um ótimo negócio, pena a VW ficar segurando tanto o TSI 1.0 apenas no UP para tentar melhorar as vendas do carrinho. Sobre a questão de valores, penso que o UP!, apesar de ter boa mecânica e tecnologia, ficou caro demais! Mesmo a Versão Take 2 portas pelada custa mais de 30 mil. A TSI parte de quase 44 mil e continua sendo um popular com acabamento pobre demais. Claro que no Brasil, todos os carros de todas as montadoras estão absurdamente caros, mas acho que a VW é ainda mais prepotente que as outras
Excluiresse motor no fox com a rolagem de carroceria dele ia ser o maior indice de mortes da história....tive 2, pior rolagem que vi na vida, além de freio sub-dimensionado.
ExcluirAssim como a Renault fez no lançamento do novo Sandero 2014/2015, algumas fotos (do UP! prateado) tem um UP! rebaixado. Ficaram muito legais, tanto um quanto outro!
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