A Volkswagen já publicou a tabela de preços para os seus carros com IPI cheio e a Ford já o fez para o seu compacto Ford Ka. Entretanto, a maior parcimônia da Ford na apreciação de sua tabela produziu um resultado inusitado: o Ford Ka SE 1.0, modelo de acesso da categoria de compacto, ficou mais barato que o Volkswagen up! em sua versão de acesso com os mesmos itens do Ka.

Ford Ka x Volkswagen up! - preço

O Ford Ka SE 1.0 - R$ 37.490 reais

O modelo da Ford tem preço sugerido de R$ 37.490 reais, mais alto que o do up, mas ele já vem de série com itens não presentes no up!.

Novo Ford Ka SE 1.0 2015

O Ka vem de série com ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico, sistema de som com bluetooth e direção com assistência elétrica.

Novo Ford Ka SE 1.0 2015 - interior

Volkswagen up! take-up! 4 Portas - R$ 38.909 reais

Volkswagen up! Take up! 4 Portas 2015

O Volkswagen up! equivalente seria um Take-up!, que tem preço inicial de R$ 29.990 reais, mas equipado com os seguintes opcionais: módulo 4 portas - R$ 2.260,00; Ar-condicionado - R$ 3.160,00; direção com assistência elétrica + rodas de aço aro 14" - R$ 1.440,00; vidros e travas elétricas - R$ 820,00; Alto-falantes - R$ 263,00; Sistema de som - R$ 602,00 e preparação para sistema de som - R$ 374,00. Resultado: R$ 38.909 reais.

Volkswagen up! Take up! 4 Portas 2015 - interior

Assim, o Volkswagen up!, da categoria de sub-compactos, agora é R$ 1.419 reais mais caro que o Ford Ka SE 1.0 - carro que compete no segmento de compactos.

86 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A VWB deve estar querendo muito a descontinuação do UP! De maneira racional não tem como explicar esses preços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim.
      O up! é um carro bem superior ao Ka.
      O up! é 5 estrelas / 4 estrelas no Latin NCAP. E o KA? Ninguém sabe.
      O up! tem desempenho muito superior ao Ka, sendo mais de 4 s mais rápido em retomadas.
      O up! é 26 cm menor por fora, portanto mais prático em uso, mais fácil de estacionar.
      O up!, mesmo sendo menor, é maior na parte dianteira e tem mais porta-malas (285 litros, contra 257 do Ka).
      O up!, mesmo tendo desempenho muito superior, é cerca de 30% mais econômico, segundo testes da 4 Rodas.
      Fora o fato que o up! é feito em SP e o Ka na Bahia, onde os custos são menores.
      O up! merece ser mais caro que o ka, pois ele é muito superior.

      Excluir
    2. bla bla bla bla....Ford Ka em 4º lugar nas vendas e o UP! ??? Contra fatos não há argumentos.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Kkkkkkkk
      Essa é sua opinião de fanático da VW.
      O Ka Com toda certeza tem um melhor CxB.
      Segurança???? Como você sabe? Já saiu a nota do Ka? Conta pra gente?
      Além disso, só segurança passiva, já o ka sel possui o mais importante em segurança a ativa que evita acidentes!!

      Excluir
    5. Aff o Choro é geral. Do meu ponto de vista o UP merecia vender mais por causa da segurança, nosso pais tem um numero de mortos no transito muito grande, mas, é justo vender menos que o Ka.

      Excluir
    6. Em vez de demitir 800 trabalhadores em SBc, a VW deveria demitir os executivos responsáveis em colocar esses preços malucos em um carro bom e simples, onde no mercado há opções melhores. Agora o cara de marketing da VW e um gênio, conseguiu convencer algumas pessoas que o up e o melhor carro do mundo.

      Excluir
    7. André o Ka já era a melhor compra da categoria, agora com esse preço do Up, não tem nem como ter dúvidas!!
      O Carro mais seguro da categoria é o KA SEL...isso é fato!!

      Excluir
    8. Eu não pago mais de 40 mil num carro 1.0. Tá louco! Esse KA SEL 1.0 custa quase o preço de um New Fiesta 1.5. / Por isso que é a versão menos vendida do KA. 80% compram a versão SE e ainda tem a versão SE plus (ambas sem controle de estabilidade). E crash test do KA? Nada? Já quem compra um UP, mesmo um take basicão, sabe que o carro tem nota máxima nos testes de colisão (tanto na Europa como na América Latina). Fato!

      Excluir
    9. O diretor de Marketing da VW é pai do Carlos. Tá explicado, esta "cegueira" é mal de família.
      KaKaKaKa.

      Excluir
    10. Coitadinho do up!, já não vendia antes e agora depois dos reajustes.... só lamento! O único atrativo do carro é o fato de ter tirado 5 estrelas em segurança. Visualmente o carro mais parece um chinês frente ao ka; espaço interno e custo/benefício são outros fatores que o Ford leva vantagem. E ainda tem gente aqui que enche o peito e diz que o up! é muuuiito barato, aff sem noção!

      Excluir
    11. A Quatro Rodas não comparou versão take sem opcionais, pelo contrário, nem existem carros assim disponíveis para imprensa. O Up! andou mais que o Novo Ka na Quatro Rodas e no Best Cars, sendo também consideravelmente mais econômico. Na Best Cars era um Move Up! com todos os opcionais.

      O Novo Ka andou mais na Auto Esporte e na Revista Carro. Entretanto, vale lembrar que os testes do Best Cars e da Quatro Rodas foram simultâneos, ou seja, Ka e Up! foram testado no mesmo dia, local e condições climáticas.

      O Up! é mais leve e tem torque máximo a apenas 3000rpm, então é normal que ande mais e consuma menos.

      Os atrativos do Up! são: Segurança, consumo, desempenho, direção elétrica e o acabamento, que utiliza plásticos densos de boa qualidade e que não batem, além ótima montagem de carroceria. Os pontos fracos são: preço, itens de série, simplicidade do interior e espaço interno no banco traseiro.

      O Novo Ka tem qualidades semelhantes, mas a Ford está escondendo o jogo ao não promover o teste de impacto do veículo. Quanto mais tempo passa, mais pessimista eu fico em relação à segurança do Novo Ka, pois todos os lançamentos recentes(Etios, HB20, Up!, New Fiesta, Onix) passaram por testes de impacto, exceto o Novo Ka, o que pode indicar algo ruim por parte da Ford. O Onix só foi testado muito depois e não foi por vontade da GM. Espero que o mesmo não aconteça com o Novo Ka, não sei até onde vai a economia nesse carro, pois é o mais barato da categoria e vem completo.

      As vantagens do Novo Ka são: Desempenho, consumo, design(principalmente o interior) espaço interno, itens de série e preço. As desvantagens do Novo Ka são: Acabamento(que peca em alguns aspectos, inclusive o carro testado pelo blog e pelo Top Speed já possuía falhas de acabamento interior e exterior), segurança que é uma incógnita e porta-malas bem pequeno.


      Como podemos observar, o Novo Ka acaba tendo mais vantagens em relação ao Up!, principalmente pelo seu preço. Acredito que a VW precisará melhorar os preços e/ou rever itens de série do Up!, quem sabe mexer um pouco no interior do veículo, com o fim de passar uma impressão mais requinte para o comprador, pois isso conta muito para o comprador médio brasileiro.

      Excluir
    12. "Carlos4carros:
      O up! é 5 estrelas / 4 estrelas no Latin NCAP. E o KA? Ninguém sabe.".
      ..
      Carlos, você já respondeu esta pergunta há muito tempo e não percebeu... Se você afirma que pode-se considerar que o "Novo Fox" tem quatro estrelas no Latin NCAP, pois esta foi a nota do Polo e ambos dividem a mesma plataforma, a PQ24 (plataformas iguais, notas semelhantes).
      Assim, se o Ecosport tirou cinco estrelas no LatinNCAP e tem a mesma plataforma do Novo Ka, seguindo a "lógica" do seu raciocínio, por coerência, presume-se que o Novo Ka tenha as mesmas cinco estrelas (tanto a plataforma do Ka quanto a do Eco derivam da plataforma do New Fiesta, e apesar da nota do Fiesta ser menor, foi testado em 2012. Assim, considerei as cinco estrelas do Eco, pois é o teste mais recente da plataforma utilizada em comum).

      Eu não concordo com esse seu raciocínio, Carlos, de que plataformas iguais resultados iguais, mas seguindo as suas premissas, a "sua conclusão" só pode ser esta: O Novo Ka tem CINCO estrelas no LatinNCAP.

      É uma questão de coerência.

      Excluir
    13. Excelente raciocínio Felipe! Parabéns.

      Excluir
    14. Só para esclarecer também não concordo, porém, você foi muito feliz na argumentação!

      Excluir
    15. O Ka já vinha detonando o Up! desde o lançamento. Agora com essa tabela de preços, vai ficar mais fácil ainda manter a preferência do consumidor. Sinceramente, é difícil saber o que se passa da cabeça dos executivos da Volks. Para salvar o Up, era a hora de manter preços competitivos, para tirá-lo da incômoda posição de rejeitado pelos fãs da marca. Na minha opinião, o Ka é superior no geral e com o preço inferior ficará imbatível!

      Excluir
    16. Se a segurança fosse muito boa já teriam promovido o teste e até utilizariam isso como marketing. E usar plataforma moderna não garante nada, o Onix está aí para provar, usando a mesma plataforma do Opel Mokka(5 estrelas Euro NCAP) e tirando apenas 3 estrelas no Latin Ncap.

      As fabricantes fazem simplificações na plataforma para reduzir custos, a exemplo da retirada de aços especiais. O New Fiesta, por exemplo, perdeu o aço boro quando foi nacionalizado.

      Excluir
    17. Felipe Ribeiro mandou muitíssimo bem.

      Excluir
  2. Comprei meu Take UP igual a esse da configuração acima (menos o som) por R$ 33.380,00 em junho de 2014. / Por mais R$ 550,00 coloquei som fora da css (Som pioneer com Mp3, USB e controle remoto + falantes + fiação + antena). / Esses preços de tabela são absurdos. / Não só da Volkswagen. No site da Chevrolet, o Onix sai a partir de 39 mil reais e ainda cobram mais 400 reais pela pintura branca ou vermelha sólidas. / Na prática, a coisa é diferente, tem gente que comprou Move UP com a configuração acima por 36 mil. O mesmo com o Onix, que na css é vendido por 36 mil a versão LS (cor preta apenas).

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que durante o ano terão mais aumentos, não duvido nada da versão TAKE UP! chegar a 40 mil Reais até o final do ano.

    Os valores não incluem frete, pintura e nem documentação, na prática para tirar um UP! supera a barreira dos 40 mil Reais.

    Brasil no mesmo caminho que Cuba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é Cuba e bla, bla, bla. Esquece Cuba, lá nem tem esses carros.

      Excluir
    2. Tudo é Cuba e bla, bla, bla. Esquece Cuba, lá nem tem esses carros.

      Excluir
    3. Tudo é Cuba e bla, bla, bla. Esquece Cuba, lá nem tem esses carros.

      Excluir
  4. Boa Tarde!

    Sinceramente, eu acho que nenhum e nem outro merecem ser caros, nós já pagamos impostos demais nesse país e se quisermos ter um carro descente temos que desembolsar R$ 40.000.
    Isso é um absurdo, pois graças ao nosso governo, somo um dos países que pagam mais caros para conseguir ter um veículo.
    O up! na europa, com muitos ítens a mais que o nosso, e sem contar que lá ele tem 4 air bags, sai por cerca de 9.000 euros, ou cerca de 28.000 reais, aqui pagamos mais de 32.000 em um com 4 portas e apenas dois air bags, fora os opcionais que temos que pagar a mais.
    Não estou desmerecendo o up!, afinal gosto e muito desse carro, mas creio que não só a Volkswagem, más também as demais montadoras tinham que se unir para dar uma pressão no governo devido a tanto imposto e assim tentarem praticar um preço mais justo e competitivo para nós consumidores.
    Acho que esse seria um bom momento de todas elas, principalmente o G4 (FIAT, GM, VW e FORD) se unirem para pressionar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, Luiz
      Fecho com você. Acho que todos carros, de todos os modelos e marcas estão com preços abusivos. Carros 1.0 por mais de 40 mil reais! Ridículo! Carros populares por mais de 50 mil!
      Com 50 mil, se comprava hatch médio há alguns anos (Focus G2 1.6 / Golf G4,5 1.6 / Astra 2.0 / Stilo 1.8). Quem comprava um hatch médio, agora só consegue comprar um 1.0 de entrada. Já os hatch médios estão na casa dos 80, 90 e até mais de 100 mil reais.

      Excluir
    2. Luiz, isso nunca vai acontecer!!
      Nós tivemos a chance de mudar o cenário em outubro passado, mas a maioria achou que tava tudo ótimo....então teremos que aturar mais 4 anos....

      Excluir
    3. Concordo Camelo

      Enquanto uma parte da população achar que está tudo bem, só teremos a perder.
      E nós consumidores que pagaremos por tudo isso, infelizmente!!

      Abraços

      Excluir
  5. Sinceramente....

    Eu espero que todos os presidentes de montadoras, tenham ciência dessas dificuldades e que elaborem estratégias para conseguir o mercado pelo menos igual ao de 2014, caso contrário, 2015 será ainda pior.
    Um bom exemplo é a própria Volkswagen, pois com tantos reajustes que fizeram no ano passado e com mais esses devido ao IPI, ela terá que rever toda a sua estratégia de mercado.
    Creio que ela tem uma boa gama de produtos, basta somente reposicionar os seus preços e elaborar boas estratégias.
    As demais montadoras com certeza devem fazer o mesmo, assim quem tende a ganhar somos nós, consumidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o lucro das montadoras e os impostos.
      Nos EUA, o imposto de um carro novo é na casa dos 10%
      Na França, em torno de 15%
      No Brasil, são de 37,5% os impostos num carro popular (como UP e KA). Absurdo!
      Nos EUA, por exemplo, um Corolla automático é vendido por 16,9 mil dólares (44 mil reais) e no Brasil, isso é preço de UP, KA, Onix, HB20 1.0 equipadinhos.
      Essa carga tributária abusiva (pra manter bolsa família, estádios de copa e corrupção) arrebenta com a renda do trabalhador brasileiro. É um roubo!

      Excluir
    2. Assino embaixo, André!

      Excluir
    3. A carga tributária é só uma das responsáveis.
      O segundo e maior motivo é o lucro Brasil que é abusivo.
      Exemplo. O México tem carga tributária nos automóveis semelhante à brasileira e mesmo assim carros brasileiros são vendidos lá pela metade do preço dos vendidos aqui. E pagam os mesmos impostos que os carros fabricados lá. Então como explicar isso só pela carga tributária? Não tem como.

      Excluir
    4. Que lucro Brasil que nda, é ue aqui empresa grande tem que molhar a mão de politico, paga-se caro por transporte, a energia é cara, a legislação trabalhista é péssima o lucro das montadoras é semelhante ao de outros países.

      Excluir
    5. Pelo menos 40% do valor dos carros é culpa do governo.
      Conversando com um cara em uma página do facebook, ele falou que deu 51 mil em um carro, quando pegou a nota fiscal, estava escrito que 20 Mil eram apenas tributos, ou seja, cerca de 40% do valor, governo é o culpado sim, pois mesmo com uma margem um pouco maior, as montadoras tem esse preço por causa desse governo que arranca do povo até na compra de um veiculo.

      Excluir
    6. Acho 35K a 40K um valor alto para um motor 1.0, porém já são praticados a muito tempo e não terão volta, o máximo que pode acontecer é estabilizar. É que o carro básico de antes não tinha nada, direção hidráulica e vidros elétricos, trava elétrica era artigo de luxo as vezes nem como opcional, sem falar no próprio motor que era de menor potencia. Acho que o VW só vai mexer no pacote de opcionais do Up! depois que mudar a geração do GOL, por hora vai ser isto mesmo.

      Excluir
  6. Site de ofertas da VW hoje: Take Up! completinho: 33k.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiat Palio? Tá de sacanagem? Meu tio comprou um. Não anda nada. Carro velho, defasado, inseguro, ruim de estabilidade, freios lentos. Só pode ser piada seu comentário.
      Fiat é carro de 2ª linha (com raras exceções). UP é um carro vendido até na Alemanha, Inglaterra. Palio fire é uma gambiarra braba vendido para países subdesenvolvidos.

      Excluir
    2. Palio Fire de 1996? Piada.

      Excluir
  7. Como trampo em uma av. Com muitas CSS, sempre estou fazendo teste drive em alguns carros, e sem fazer esforço e fácil perceber que march, ka, sandero e ônix são bem superiores ao up, esse carro da VW e melhor que uno, Clio, celta...ai blz, agora cobrar alto e ainda por cima revisões a cada 6.000km em um bom carro popular não dá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. March, ka, sandero, onix superiores? Em que, companheiro? Desses 4, só o KA se salva. O resto são umas gambiarras inseguras e ultrapassadas.

      Excluir
    2. Gambiarra bacana, VC acha que Nissan e Renault colocariam carros mal feitos e inseguros no mercado mundial, vai se informar melhor, ou pelo menos dirija esses carros e converse com quem tem, VC pode não gostar do sandero e march, blz, agora falar que são gambiarras.... VC deve ser mais um que acha que só uma, duas ou no máximo três montadoras prestam, abra a mente cara.

      Excluir
    3. O Clio é um Renault legítimo (embora o nosso seja o antigo e na Europa tenha uma versão bem mais moderna e bonita). O Sandero é um Dacia (montadora romena que fabrica carros robustos e de baixo custo) com logo da Renault. Não tiro os méritos do carro. Minha cunhada tem um Sandero (dos antigos), já dirigi o carro. O carro é robusto e espaçoso. Mas em desempenho fica atrás do UP. Também consome mais combustível. Os materiais usados são mais simples e em segurança teve apenas 1 estrela no crash test (na versão sem air bags). / Motorização: o UP (assim como o KA e o HB20) já usam os motores modernos e mais eficientes de 3 cilindros, o Sandero ainda usa motores antigos. / Talvez tenha exagerado em chamar os carros de gambiarra, mas vc dizer que esses carros são bem superiores ao UP? / O UP além de ter mais segurança, usa aço de melhor qualidade, soldas da carroceria a laser, motor em alumínio, usa sistema e-flex (que dispensa tanquinho de partida a frio), tem isofix, direção elétrica (e não mais hidráulica). Fora que tem melhor desempenho e menor consumo de combustível. / Na minha opinião, UP, KA e HB20 estão num patamar um pouco acima dos demais carros 1.0.

      Excluir
    4. Caro Andre o up e sim um bom carro, aliás tenho um pensamento basiado em conversas com pessoas que trabalham no ramo de automóveis, todos os carros fabricados no Brasil tem qualidades, são multinacionais que investem muita grana para desenvolver os seus carros, então não carro ruim, o que determina a compra deum carro hj são opções; motor, espaço, preço, acabamento, acessórios, etc...aliás André o up esta na minha lista de futuro carro, apesar de achar que há opções melhores, abraços.....

      Excluir
  8. Quem trocar idéia com engenheiros ou pessoas ligadas as montadoras, irão compreender que atualmente os carros possuem linhas de produção bem parecidas, e muito comum uma montadora pegar um veículo de outra marca e dessecar, para analisar a engenharia. Todas as montadoras aqui no Brasil são multinacionais, ou seja, não irão manchar sua imagem construindo carro ruim. O que vale no mercado e o custo beneficio, preço, manutenção, prazer em dirigir,etc. Cada um gosta de uma marca, carro, td bem, agora dizer que um carro e bem melhor e os outros não prestam, ai e ignorância. Nesse blog tem muitos comentários bacanas, mas tem uns caras que acham que só uma montadora presta, ou pior, achar que só carro alemão e japonês que e bom. Na Alemanha tem muito Ford, GM, Peugeot, Renault,etc rodando. Todas montadoras são boas, um camarada tem um já com mais de 50.000km e nunca deu problemas serios, o carro pra ele e perfeito, tem pessoas que compram Toyota e 3 dias DPS voltam pra CSS, pois teve uma pane elétrica. Vamos parar de ter orgasmo com marca de carros!!!

    ResponderExcluir
  9. O UP! não dá, nunca vai emplacar no Brasil. Mesmo tendo as 5 estrelas no teste patrocinado da VW. Carro com acabamento pobre. Com lataria a mostra, um retrocesso estético que poucos engoliram e estes defendem a compra como se fosse a melhor coisa do mundo. A VW deveria remodelar o interior e ser mais realista nos preços. De toda sua linha na verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, jamais irei pagar 40 mil em um carro basicão,sem sinto de 3 pontos ou então vidros trazeiros elétricos sem falar na multimidia que não tem.

      Excluir
  10. Empresas deixando o Brasil:

    http://g1.globo.com/tecnologia/games/noticia/2015/01/nintendo-deixa-de-vender-jogos-e-videogames-no-brasil.html

    "Não existe crise"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nintendo faz esse mimimi desde a década de 80 nunca fabricou nada aqui só vem para pegar o dinheiro, respeito a Microsoft que produz o Xbox One aqui e a Sony com o PS3.

      Excluir
    2. Aqui nao vendem jogos, melhor vender via internet. Agora a fabricação de videogames é outra coisa. Se parou é pq aceitou a derrota para o Xbox e o PS4/3

      Excluir
    3. Daqui a pouco a Sony e Microsoft tbm vazam, Brasil eh furada. É sempre assim vivemos 20 anos de crise ai melhora por 2 anos nego fala que somos o país do futuro ai vem mais 20 anos de crise.

      Excluir
    4. Esta provado que fabricar no Brasil e furada, o ps4 e Xbox one lá fora custa 400 dólares em media, e os fabricados aqui custam 3000 a 4000 reais. Em investir milhões para fabricar aqui a nintendo resolveu sair fora, sabendo que os produtos dela de uma forma ou de outra serao comercializados aqui.

      As montadoras estão no mesmo dilema, porem o caso eh mais complexo que os games, mas na mesma linha de raciocínio o custo dos carros são semelhante a comparação dos consoles, se um carro fabricado la fora custa 20.000 reais fabricados aqui vai custar 60.000.

      Excluir
  11. Por falar em crise peguei hoje minha moto elétrica na Kasinski , uma WinElectra, recebi a moto carregada, rodei 47Km e o medidor da bateria chegou na metade, se conseguir chegar a 80 KM de autonomia estarei muito satisfeito, o custo para recarregar fica por volta de R$1,30 e demora 6 horas, no meu caso terei que recarregar de 2 em 2 dias, a velocidade máxima é 60 km/h.

    A moto custou 4,990 Reais e não tenho custos com a manutenção convencional de uma moto a gasolina, além de ser ecologicamente sustentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho era ter uma dessas, mas aqui na cidade vejo todo semana acidentes com motos e me deixa com medo. :(

      Excluir
    2. Eu só andarei na pista do canto, na hora do Rush a média com as motos é 50km/h no corredor.

      Edu, ela é automática, apenas acelerar e andar, muito gostosa de se guiar, o que pega é a aceleração, é como se você estivesse num carro 1.0, é lento, mas depois que embala ela vai bem. Conforme a carga vai diminuindo ela diminui a velocidade; 60 km em vias rápidas só na pista do canto, eu evitaria utilizá-la neste tipo de trajeto, acredito que haja opções de trafegar por dentro com mais segurança.

      Eu comprei , pois trabalho relativamente perto de casa 15km, ida e volta daria 30km, não preciso mais acordar cedo para sair de carro es escapar de congestionamento, 2º feira já vou acordar mais tarde, acredito que o conforto e economia vão andar juntos.

      Vou relatar minha experiência conforme os dias que for utilizando.

      Excluir
  12. Ka x UP!. Essa discussão rende uma tese de mestrado

    ResponderExcluir
  13. Ambos bons carros, apesar de caros no brasil, mesmo assim iria facil no ka,

    ResponderExcluir
  14. Não acredito que alguém compre Up a preços de tabela. Na prática, pode tirar aí uns 3k a 4k no preço de qualquer Up configurado pela tabela no site do VW. Estratégia de passar a idéia de que há descontos, adotada por diversos outras montadoras (vejam quanto custam Sandero e Onix na tabela e por quanto são vendidos, de fato, nas concessionárias).

    A Ford já faz diferente no caso do Ka. Estabeleceu um preço de tabela mais realista e o aplica de fato. Será assim até o momento em que o Ka deixar de ser uma "febre" no mercado, quando aí sim começará a haver descontos.

    Na prática, um Take Up 4 portas completo ainda sai ligeiramente mais em conta do que o Ka 1.0 SE. Mas um Move 4 portas com os mesmos itens do Ka sai mais caro. Se eu fizesse questão de 4 portas, como os preços são próximos, provavelmente teria optado pelo Ka ou pelo Sandero (que ainda pode ser encontrado a R$ 34.990,00 em 36x, ótima negócio nas atuais circunstâncias). Como não preciso das 4 portas, consegui ir de Move Up pagando menos do que seria uma Take Up 4 portas e muito menos do que um Ka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é que o Up! que pode ser comparado ao Ka SE é o Move 4 portas com mesmos equipamentos, aí a diferença fica grande demais, mesmo considerando um bom desconto. Além disso, os descontos não são oficiais, algumas concessionárias dão menos e outras mais, assim como o próprio Novo Ka aparece com desconto às vezes, além de taxa 0(considerando ano passado, pois agora está na "entressafra" e com os aumentos abusivos feitos por concorrentes é provável que a Ford fique mão fechada, já que tem um preço de tabela muito bom.

      Experimente montar um Gol 1.0 Trendline, aquele com maçanetas pretas mesmo, com os mesmos equipamentos do Novo Ka e veja como ele custa MUITO mais(cerca de 42,4mil reais). O cliente dependerá de um desconto de 5mil para ter igualdade no preço e sabemos que esse desconto não é fácil de ser conseguido, especialmente se for financiar uma parte considerável do valor do carro.

      Excluir
    2. Aí o sujeito chega na concessionária e tem que ser aquela choradeira, sujeitar-se aos caprichos dos já despreparados e algumas vezes pouco receptivos vendedores para conseguir desconto, como se ELES estivessem te fazendo um favor, uma benesse. Prefiro um preço mais realista e aplicado de forma objetiva, você sabe quanto é e decide se quer pagar. Esse negócio de "na prática" o preço ser menor é de certa maneira desonesto, pois se alguém não chorar e quiser chegar e comprar o carro ele paga o preço exorbitante. É o "vai que cola". E mais, quando é para financiar, dependendo da condição, tem que "entubar" o preço de tabela.

      Excluir
  15. uma perda de tempo
    O up foi lançado com um preço acima do que poderia cobrar, e sem encanto nenhum, ou seja é um carro que não agrada, espartano, mas diria muito racional
    O Ka foi lançado com preço acima, mas encanta e agrada , ha acredite tem radiador, e inspira(não significa) que tem requinte
    vende que nem agua
    é só isso o resto é o resto
    o povo não esta nem ai por segurança, qualidade contrutiva, o que interessa se da para desfilar
    ai sim o Ka é melhor

    ResponderExcluir
  16. Desde seu lançamento, o novo Ka vem castigando o up! em vendas. E não adianta vir com aquele papo de categorização do Inmetro, pois no mercado eles são concorrentes. Não basta um burocrata denominar um carro “subcompacto” e outro “compacto” para que eles estejam em universos distintos. Esses carros atendem a um público com características e necessidades muito parecidas e, portanto, podem ser considerados concorrentes. Dito isso, é uma pena o up! estar tão mal em vendas, pois trata-se de um produto superior aos demais concorrentes, o que já foi comprovado não só pelos especialistas brasileiros, como por toda imprensa especializada de vários países europeus; basta assistir a alguns vídeos provenientes da Inglaterra, Espanha, Itália etc no youtube. A VW pecou ao esquecer de alguns detalhes que chamam a atenção, como a iluminação dos comandos nas portas, por exemplo (item este que está presente no Fox e no Gol). De resto, acho que o brasileiro gosta de comprar carro por tamanho, “imponência”, status e sei lá mais o que. É mais ou menos como quem compra computador somente pela capacidade do processador e depois descobre que a placa de vídeo não presta e que os outros componentes são “tabajara”. No entanto, é interessante notar que um carrinho feito em pouco tempo por engenheiros brasileiros, cujo design externo não passa de miniaturização desconjuntada dos irmãos maiores (new fiesta e fusion) e cujo motor foi inspirado no 3 cilindros da Volks tenha superado um projeto inovador que é um primor da engenharia alemã (cujo design externo é de um brasileiro, diga-se de passagem), que levou dez anos para ser desenvolvido e que já foi testado e aprovado por quem entende mesmo do assunto. Não deixa de ser uma vingança pelo 7x1. Se isso continuar assim, quem vai sofrer será a liquidez dos ups! no mercado de usados no futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa véi ... é tanto amor pelo UP q deu até pra ver uns coraçõezinhos flutuando neste texto apaixonado q vc digitou ! rsrs

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É verdade, meu caro. Embora o up! seja uma escolha bem racional (diante da segurança, economia de combustível e projeto), confesso que sou um apaixonado pelo carrinho. Tento em vão procurar razões para deixar de gostar dele, mas não encontro. Os únicos problemas que enxergo é a preguiça da VW nos detalhes já mencionados por outros leitores (iluminação nos instrumentos da porta e no porta mala, comando interno para abrir o tanque na hora de abastecer etc). No entanto, discordo de outros defeitos mencionados aqui como, por exemplo, o painel simples, que vejo como um atributo positivo tendo em vista a proposta do carro.

      Excluir
    4. Isso aí, Marco
      A Volks poderia ter caprichado mais nesses detalhes. Porém, o carrinho tem qualidades mais importantes: segurança, desempenho, economia, bom conjunto mecânico, boa dirigibilidade, boa construção/montagem, que compensam (e muito) a falta desses pequenos detalhes.

      Excluir
  17. A fórmula é muito simples, basta a VW oferecer o up com o mesmo nível de equipamentos de série e por preço menor(porque o Ka já ganhou muito espaço, não tem como o up brigar cobrando o mesmo valor). Mas precisa ser na versão Move, porque o Take nem contagiros tem, aquele painel com somente um velocímetro deixa muito a desejar.

    O Ka tem pacote mais atraente e visual mais arrojado, mas eu conheci o carro de perto e não senti a mesma qualidade de construção e solidez que o up oferece. O problema é que as qualidades do up ficam "escondidas" dentro de uma carroceria "tímida", com design um pouco mais "burocrático"(típicamente alemão, diga-se) e somente os mais entendidos sabem identificá-las. É é justamente por isso que o Ka nada de braçada nas vendas. O consumidor em geral busca mais design e custo x benefício, o que não deixa de ser algo coerente também.

    Se a VW não reagir depressa, infelizmente o up vira mico. E isso seria um "crime", o carrinho é sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Oswaldo
      A Volkswagen deveria oferecer o Move UP (completinho: 4 portas + ar + direção elétrica + travas e vidros elétricos) por no máximo 36 mil. Acho que seria um bom concorrente pro KA, nesse valor. / Como vc citou, as qualidades do UP não estão aparentes, estão na tecnologia, segurança, desempenho, economia, bom conjunto mecânico (motor + câmbio), boa construção e montagem, nos materiais de boa qualidade. Mas o povão (em geral) não vê isso. Até acho perda de tempo tentar explicar.

      Excluir
    2. Exato, André. Adiciono à sua lista o som de fábrica, que o Ford Ka oferece desde a versão de entrada, a VW deve seguir a mesma configuração.

      Excluir
    3. O Up é melhor em materia de segurança e só, o resto e uma diferença muito pequena e até imperceptivel, eu dirigi UP e Ka e os dois se equivalem. Eu optaria pelo Up só pela segurança, mas com essa diferença de preço fica dificil só comprar pensando na segurnça, sem contar que o crash teste é só um teste de colisão frontal, tem muitas outras variantes em um acidente...

      Excluir
    4. Arthur
      Tem uma diferença entre Ford e Volks. A Volks tem um câmbio bem acertado (engates curtos e precisos) que deixa o carro mais esperto. Já os Ford possuem uma suspensão mais macia que privilegia o conforto. No geral, se equivalem mesmo. Acho que os 2 + o HB20 são os melhores 1.0 do mercado.

      Oswaldo
      Exato, o som tbm deveria ser de série. E os epelhos elétricos. Aí, ficaria interessante.

      Excluir
    5. Os câmbios manuais da Volkswagen são referência, verdadeira "faca na manteiga", de engates curtos e precisos, deliciosos.

      O sistema de som do Up! equipado é excelente também, sinceramente não vi muita diferença de qualidade entre o dele e o do Golf Highline (que é ótimo e possui 8 auto-falantes).

      Excluir
  18. Isso. Falam tanto da joia da engenharia que é o carro e veja: ninguém ataca as qualidades do UP!, mesmo todos que criticam se rendem ao reconhecer o carro como um avanço muito bem vindo. As críticas são feitas, com razão, ao fato de a VW deixar de lado um capricho maior no interior.. iluminação de comandos, melhorias na forração (não que o interior seja mau acabado, ele é pobre!) e o fator primordial para o fracasso do carrinho que poderia ser a sensação PREÇO EXORBITANTE!!!! Ora, o carro está uns 6-7k acima do que efetivamente vale... e aí a simplicidade joga forte contra. Pois o sujeito vê um ônix, um HB20 ou um KA e não tem como levar um UP!, só sendo um apaixonado pela VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua percepção sobre o desleixo nos detalhes: falta de iluminação nos comandos das portas e no porta-malas (itens presentes no gol e no fox), ausência das alças de segurança para o banco traseiro, ter que entregar as chaves para o frentista na hora de abastecer etc. As principais qualidades do carro (como partes do motor em alumínio e aços de melhor qualidade na estrutura) ficam ocultas. Como a aparência pesa bastante, todos tem a sensação de estar levando "menos carro" pelo preço que se paga num up!.

      Excluir
  19. Olha, eu tenho um up e acho o carro sensacional, o melhor 1.0 disparado do mercado!
    Isso é indiscutível, mas não é a fórmula do sucesso em nenhum mercado!
    O que o brazuca leva em conta na hora de comprar um carro, principalmente nessa faixa de preço, é o custo/benefício do que está comprando, e o New Ka, neste aspecto, dá olé no up: interior mais completo, som com aplicativos inovadores, ESS, EBD, design mais elaborado, motor moderno, câmbio macio, dirigibilidade excelente , econômico, direção elétrica muito boa, etc. Junte à esses itens preços condizentes (o que não quer dizer justos, pois todos, sem exceções, são caros no Brasil) e aí está o resultado: sucesso absoluto de vendas!
    Não é só por ser "bonitinho" ou pelo brasileiro não ver a segurança invisível que o up tem!
    A Ford soube muito mais, com o New Ka, interpretar o que o brasileiro quer num carro de entrada, do que a Volkswagen, com o up
    Menos fanatismo e mais analise crítica de uma situação que não vai mudar, pois o New Ka caiu no gosto do povão,faria muito bem a todos, e tornaria o blog mais interessante e produtivo, senão chegaremos todos ao nivel desse carlos4patas, e isso, para quem quer trocar idéias realmente úteis, isentas e trocar experiências , seria chato e acabaria estimulando a saida para outros blogs!, ficando aqui, somente os que não tem outra coisa na cabeça, senão justificar que seu carro é melhor que o do sicrano!, nessa guerrinha ridícula e infantil up x ka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário (2) e pela lucidez!

      Excluir
    2. E tem gente que ainda sustenta o "papinho" de que o Ka foi um erro da Ford, que canibalizou o Fiesta, acho que o VW poderia usar esse mesmo "erro" pois até a participação no mercado da Ford aumentou.
      Também não se pode esquecer que o Ka foi feito para o brasileiro, o up! não e a VW correu o risco e acredito que não teria lançado se soubesse que o mercado teria esse tipo de aceitação.

      Excluir
  20. Tipo o White completo está de R$ 50.060,00, vê se pode... E olha que eu admiro o carro, mas se o Move completo saísse até 35 mil acho que valeria a pena.

    ResponderExcluir
  21. Sem falar que o Up! É do tamanho do meu sapato!

    ResponderExcluir
  22. Ontem, por curiosidade, montei no configurador VW uma versão High com todos os opcionais...valor sugerido de 46.000,00...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão cross up com todos os opcionais vai incríveis R$51000 Poxa com esse valor vc comprava o Cross Fox

      Excluir
  23. Sugestão: aluguem os carros de interesse, façam um verdadeiro test drive, com Km livre ou mesmo 100 Km já dá para ter uma boa noção. Movida está com uma boa promoção no Audi A4, R$ 317,00 Km livre com seguro...Esse final de semana estou com um HB20S 1.6. Já testei Up! e Ka 1.0, comprei o Uno 1.4...

    ResponderExcluir
  24. No comfigurador da Hyundai:

    HB201.0 Kappa Transmissão Manual Comfort Style R$41.440,00.

    http://www.hyundai.com/br/pt/Shopping/ShoppingTools/BuildYourOwn/Result/index.html



    No configurador da VW:

    http://app.volkswagen.com.br/ihdcc/pt/configurator.html#summary/30301/33405/6A54K4/2015/3/F14 B4B4/F56 JM/GPC1PC1,GRH2RH2,GRH5RH5,MEIH5MJ/+/+

    high up! 1.0 75 cv (G) / 82 cv (A) Manual de 5 velocidades Total flex 4 portas R$ 43.915,00.


    Na minha humilde opinião: A coisa tá Russa para a VW Brasileira.

    "Crime ocorre nada acontece feijoada."

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Controle de estabilidade e tração do Ka? ou qualidade de construção da carroceria do Up? Vou comprar um dos dois, mas vou optar pelo mais seguro. E aí?

    ResponderExcluir
  26. Acredito que o ka seja um custo beneficio melhor.

    ResponderExcluir
  27. Bom... Eu fiz o test drive dos dois...
    Estava inicialmente vendo o move-up i-motion mas acabei largando mão pelas reviews que falam dele, só tive a oportunidade de fazer test drive dele manual... O qual gostei muito... Fiz o test drive no Ka e gostei muito tb, painel lindo mas muito mais plástico que o up...

    Acabei fechando um Cross Up por 39.500 com emplacamento, acabamento de voltante em couro, painel com cor do carro, rodas 15... Lindo... Ca entre nós motor por motor achei os dois muito parecidos fechei no up por pegar um conjunto mais completo por menor valor antes do reajuste de IPI e não me arrependi, carro silencioso parece que vc esta em carro acima da linha dele, setas com toque suave sem aqueles barulho estralados... Curti muito e acho paguei mto bem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem