A separação da Ferrari com venda de parte de suas ações em Bolsa de Valores dará à Fiat Chrysler Automóveis fôlego para procurar uma nova parceira para se fundir e permitir brigar com a liderança global do setor automotivo.
Os elevados custos de desenvolvimento dos carros limpos na Europa e nos EUA exigirá que as montadoras juntem forças e ampliem suas parcerias para conseguirem financiar tais projetos.
Além disso, a Fiat Chrysler tem uma posição de fraqueza no mercado asiático, hoje o maior do planeta, que precisa ser endereçada para tornar a operação viável.
No ano passado já circularam rumores de que a Fiat poderia ser adquirida pela Volkswagen (veja detalhes aqui e aqui), que posteriormente foram refutados. Agora a Volkswagen novamente entra na lista dos possíveis parceiros elegíveis pela FCA para uma operação de Fusão, mas outras empresas estão no radar.
Ford e General Motors atendem os critérios estabelecidos pelo CEO da FCA, Sergio Marchionne, para uma operação de fusão, mas também Mazda e Suzuki seriam candidatas viáveis para uma fusão em função de suas boas posições no mercado asiático.
Entretanto, para analistas da indústria automotiva, a operação mais provável seria a compra da Fiat Chrysler (que vale US$ 14 bilhões de dólares) pela Volkswagen (que tem valor de mercado superior a US$ 100 bilhões).
O conglomerado alemão tem uma posição de dominância no mercado chinês, onde a FCA é fraca, ao mesmo tempo que é fraco nos EUA, onde a FCA é forte. Além disso, a Volkswagen já tem uma operação baseada em múltiplas marcas: Chrysler, Dodge e Jeep seriam marcas interessantes para a VW nos EUA, assim com a empresa já vem expressando seu interesse de longo prazo na Alfa Romeo.
Fonte: Bloomberg
Venda da Ferrari torna Fiat-Chrysler pronta para outra fusão
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Espero que a Volkswagen compre a FCA logo. Dinheiro tem e de sobra, já que o que a VW tem em caixa (*mais de 30 bilhões de euros) é mais que o dobro do valor de mercado da FCA, que é de 14 bi.
ResponderExcluirQuanto a Fiat cair nas competentes mãos da VW, treremos a ressureição da Alfa Romeo e da Maserati. E talvez até a Ferrari volte a brilhar na F-1...se bem que a Ferrari tá sendo passada nos cobres...ne?
Uma coisa é valor de mercado, outra é quanto a vw teria que oferecer pelo controle. De qualquer modo o que se cogita é fusão. Gostaria muito que ocorresse, compraria um vw com mais convicção. Nasci apaixonado por vw, inexplicavelmente, em 1957, quando tinha dois anos minha mãe conta que queria ensinar meu irmão que estava começando a falar, a falar volkswagen. No interior nessa época mal tinha vw e meu pai teve seu primeiro fusca em 1969, o primeiro carro que dirigi sozinho, antes só trator. Mas virei a casaca com o FIAT 147.
ExcluirPena do Golf, 1120 unidades vendidas em dezembro. Caindo ladeira abaixo. Superado até pelo Fluence e Sentra, carros ruins de venda. Isso porque ele é o melhor do mundo. Os "lovers" se esqueceram de combinar com o mercado. Quem sabe a próxima geração com o poderoso motor 1.6 nacional.
ExcluirEsse povo fica contando com o ovo no butão da galinha! Quero ver quando a China der uma freada. De tão grande vai levar muita gente junto e a vw corre sérios riscos. É aquela velha história. Não coloque todos os ovos em uma única cesta!
ResponderExcluirMas tudo tem seu lado bom. Se a vw comprar a Fiat pelo menos os amantes da vw aqui no Brasil vão sair ganhando. Nem vou citar os motivos que todos já devem saber!
Poxa! Esse bravo que consta na limeira foto ficou maravilhoso hein? Nem parece o vendido aqui!
ResponderExcluirLendo no G1 agora fábrica da vw tem todos seus empregados em greve! Ela dispensou 800. Culpa da Fiat! Agora a vw está caminhando para ser 4 por aqui na terra dos bananas.
ResponderExcluirSe comprar, Carlos4carros pira!!!!
ResponderExcluirSe comprar, Carlos4carros pira!!!!
ResponderExcluirTem que rir mesmo, a Fiat não vendeu a Ferrari e sim negociou se não me engano 10% das ações da mesma se isso é vender isso é novo pra mim. Bom esse negocio de a Volks comprar a FCA, é sonho do fanático "mor" da Volks,de resto isso é puro mimimi!!!!
ResponderExcluirVW e FIAT seria o casamento perfeito, 2 das opções mais sem graça do mercado....... q venha a morte de mãos dadas..........
ResponderExcluirVê são ótimos todas outras marcas q vw adquiriu melhorarão muito ex Lamborghini, porch, Audi, Bugatti, Scania,e mais outras
ResponderExcluirVê são ótimos todas outras marcas q vw adquiriu melhorarão muito ex Lamborghini, porch, Audi, Bugatti, Scania,e mais outras
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.