Honda é a maior vendedora de veículos do mundo
A Focus2Move informa que a maior vendedora de veículos do mundo é a Honda, quando se considera "veículo" como motocicletas, carros e caminhões. Entretanto, no segmento de carros e comerciais leves, a liderança foi da Volkswagen, com alguns milhares de carros à frente da Toyota.
A consultoria divulgou hoje (veja aqui) os números finais de vendas de carros e comerciais leves, apontando que a VW vendeu 9.954.676 entre carros e comerciais leves em 2014, enquanto a Toyota emplacou 9.834.384 carros e comerciais leves no mesmo período. Esses números mostram que a Volkswagen vendeu 120.292 carros e comerciais leves a mais que a Toyota em 2014.
Definição OICA
A Focus2Move informa que, segundo a definição da OICA - associação mundial de montadoras de veículos - o termo LCV - Light Comercial Vehicle - comercial leve - inclui automóveis e caminhonetes abaixo de 3,5 toneladas. Essa definição não abarca ônibus e caminhões médios e pesados.
Assim, a consultoria sustenta que, baseada em suas estatísticas, que congregam vendas de carros e comerciais leves em mais de 110 mercados, atingindo 99,84% do mercado global de LPV, a Volkswagen é a maior vendedora de carros e comerciais leves em 2014.
Ocorre que nos últimos dias a imprensa noticiou que a Toyota Motor Company, com vendas anuais de 10,3 milhões de carros, tinha mantido a liderança sobre a VW, com 10,1 milhões - em ambos os casos incluindo vendas de caminhões.
Definição do termo "veículos"
A diferença entre as metodologias está na definição de veículos. Segundo a Focus2Move, se forem considerados carros e comerciais leves, a liderança é da Volkswagen.
Já se a definição for ampliada para carros, comerciais leves, ônibus e caminhões, a liderança pertence à Honda.
Caso se use uma definição de "veículos" que exclua as motocicletas e inclua ônibus e caminhões com peso superior a 3.5 toneladas, a Toyota é a maior do mundo.
Conclusão
A Volkswagen é a maior vendedora do mundo de automóveis e comerciais leves. A Honda é a maior vendedora do mundo de veículos (somando-se motocicletas, carros, caminhonetes e caminhões). A Toyota é a maior vendedora do planeta quando se considera, automóveis, comerciais leves e comerciais pesados (acima de 3,5 toneladas).
Ranking - 30 maiores vendedores de carros e comerciais leves - 2014
Rank 2014 | Group | Vendas 2014 | Vendas 2013 | Variação 2014/2013 |
1 | Volkswagen | 9.954.676 | 9.439.834 | 5,50% |
2 | Toyota | 9.834.384 | 9.596.518 | 2,50% |
3 | GM | 8.047.654 | 8.037.355 | 0,10% |
4 | Renault-Nissan | 7.993.365 | 7.740.537 | 3,30% |
5 | Hyundai-Kia | 7.624.843 | 7.249.762 | 5,20% |
6 | Ford | 5.911.319 | 5.845.083 | 1,10% |
7 | FCA | 4.612.651 | 4.312.595 | 7,00% |
8 | Honda | 4.414.172 | 4.262.065 | 3,60% |
9 | PSA | 3.138.298 | 2.977.048 | 5,40% |
10 | Suzuki | 2.936.886 | 2.740.308 | 7,20% |
11 | BMW | 2.132.384 | 1.978.972 | 7,80% |
12 | SAIC | 2.081.472 | 1.922.414 | 8,30% |
13 | Mercedes Daimler | 1.935.601 | 1.774.357 | 9,10% |
14 | Mazda | 1.370.347 | 1.287.283 | 6,50% |
15 | ChangAn | 1.361.442 | 1.079.683 | 26,10% |
16 | Mitsubishi | 1.143.316 | 1.122.007 | 1,90% |
17 | BAIC | 1.005.722 | 758.802 | 32,50% |
18 | Geely Group | 984.373 | 1.071.399 | -8,10% |
19 | No Group | 951.423 | 1.926.834 | -50,60% |
20 | Dongfeng Motor | 908.284 | 908.377 | 0,00% |
21 | Fuji Heavy Industries | 857.407 | 772.299 | 11,00% |
22 | Tata | 827.238 | 828.068 | -0,10% |
23 | Chery Automobile | 781.727 | 563.534 | 38,70% |
24 | Great Wall Motors | 779.298 | 814.133 | -4,30% |
25 | FAW | 504.046 | 613.684 | -17,90% |
26 | Brilliance | 498.631 | 513.080 | -2,80% |
27 | Mahindra Group | 492.968 | 543.149 | -9,20% |
28 | BYD | 445.667 | 514.535 | -13,40% |
29 | Isuzu Motors | 377.326 | 373.095 | 1,10% |
30 | JAC | 283.924 | 377.571 | -24,80% |
31 | Saipa | 283.414 | 237.724 | 19,20% |
32 | GM-SAIC-Wuling | 244.787 | 100.500 | 143,60% |
Ou seja, quem mais vendeu foi a Honda, nem Toyota nem VW.
ResponderExcluirE lá vem polêmica...
ResponderExcluirPolêmica desnecessária. Só serve para disseminar discussões entre "torcedores".
ResponderExcluirPara as empresas, é algo importante e simbólico, mas para nos consumidores, não agrega em muita coisa.
Pois é, daqui a pouco vem o Carlos com o papo furado.
ExcluirConcordo tbem,isto pouco importa aos consumidores.
ExcluirO melhor carro do mundo atualmente, o Golf Mk7 The Very Best, é da Volkswagen, então ela merece ser a maior montadora do mundo, por ter criado essa maravilha automotiva.
ResponderExcluirÑ sabia que meu carro era o melhor do mundo. Obrigado mais trocaria ele por uma bmw série 5 em um piscar de olhos. O golf é um excelente automóvel mais tem seus defeitos. A suspensão é ruidosa, dura e chacoalha na buraqueira da paulistana. Tive antes um cruze s6. Com os mesmos 17 de aro e ñ sofria disso. Meus gêmeos de 184m de altura reclamam do acesso e espaço no golf. Tenho 1 tiguan tbém e é muito superior ao golf. abraço.
ExcluirComentário muito sensato que lista bem os prós e contras de um carro com muitas qualidades mas também com defeitos...
ExcluirParece que querem torturar os números até que digam o que se quer ouvir... De um lado ou de outro.
ResponderExcluirEstatística não é isso?
ExcluirVerdade. Essa e a máxima da estatística. Mas vem sendo aplicada aos mais diversos tipos de cálculo por alguns aqui.
Excluirhonda
ResponderExcluirtoyota
ResponderExcluirQuem teve o maior lucro???
ResponderExcluirCertamente não foi a VW ...
Com certeza deve ter sido a VW... só no Brasil a Honda e Toyota enfiam a faca se passando por marcas premium. Fora do nosso mercado, o preço deles é normal. Já a VW poe a margem maior em todo o planeta...
ExcluirVai Curintians!!!
ResponderExcluirKkkkkkkk, Paulo VC já percebeu que aqui a discussão por carros e maior que no futebol!!!!ABC. Paulo Eduardo e forza palestra...
ExcluirA questão é muito simples de ser dirimida.
ResponderExcluirQual o critério adotado pela FENABRAVE? Automóveis e Comerciais Leves. E só.
Então, pelo critério aceito no Brasil, oficialmente estabelecido pela FENABRAVE, que engloba só automóveis e comerciais leves, a Volkswagen é a maior do planta. Fato.
E o que interessa para o consumidor de carros e caminhonetes se uma empresa vende mais caminhões? Nada. É irrelevante.
O que é indicador é quantos carros e comerciais leves foram vendidos, e a VW colocou uma dianteira superior a 120 mil carros em 2014. É muita coisa.
Então, VW, no critério aceito no Brasil, é a maior montadora do planeta. Fato.
Só Faltou diaer, que por esse critério, o carro mais vendido do mundo foi o Palio...
ExcluirBom saber que o planeta é regido pelos critérios brasileiros, estamos realmente muito bem...
ResponderExcluirFato, Jonatham.
ExcluirGostei dessa observação Jonatham Torres. Abraço.
ExcluirO blog poderia divulgar os números para marcas. Seria interessante.
ResponderExcluirGol deu a liderança mundial a vw. (risos). Abraço.
ResponderExcluirAi depende de como se vê, se for quem é o maior fabricante mundial de veículos é sim a Honda, agora se for separar por "modalidades" ai a coisa muda.
ResponderExcluirMuito "mimimi"...
E ser a maior do mundo significaria o quê? Carros melhores ou capacidade de vender aquilo que os consumidores querem, mesmo que não seja um produto muito bom?
ResponderExcluirDentro do grupo VW, a parte das divisões de imagem que dão prejuízo como a Bugatti, a Volkswagen é uma das menos lucrativas. Melhor para a família Piech que tivessem mais Porsches e Audis dentro do grupo.
Já que nesse blog a rivalidade é grande entre VW e Ford, será quanto que apenas a marca VW, e não o grupo VW, vende? A Ford praticamente só com uma marca, já que a Lincoln vende bem pouco, vendeu praticamente 6 milhões, acho um bom número por não ter um aglomerado de marcas como a VW e GM.
ResponderExcluirSobre quem deve ser considerado o maior do mundo em vendas, daria o título para a Honda, mas o que importa mesmo é quem mais lucrou dos 3.
o que importa mesmo é quem mais lucrou dos 3
ExcluirNão é o lucro o que mais importa. O que importa é superar as metas estabelecidas.
A maior ou menor lucratividade está dentro do planejamento de médio/longo prazo das empresas.
A VW, por exemplo, está lucrando menos que a Toyota em 2014, mas porque está investindo muito mais em ampliação de fábricas e desenvolvimento de novos produtos, então é natural que o lucro caia.
Ocorre que o investimento hoje leva uma lucratividade maior no futuro.
A Toyota terá maior lucro em 2014 porque está usufruindo dos rendimentos de investimentos em fábricas e investimentos anteriores.
Então vejo que a VW está com maior "momentum". Está do mesmo tamanho de vendas da Toyota, investindo muito mais, ampliando muito mais sua capacidade de produção, e mesmo assim lucrando muito.
Parabéns à VW que é uma aula de administração para todas as demais empresas: inovação -> qualidade -> maior preço -> maior lucro -> inovação -> qualidade....
Por que vc idolatra tanto a vw? Ganha dinheiro em troca? Abraços.
ExcluirE porque vc mete o pau?
ResponderExcluirNa minha humilde opinião, a VW e a TOYOTA são as melhores fabricantes, apesar de apertarem muito a mão na hora e definir o preço do veículo.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.