O México ultrapassou o Brasil em 2014 na produção de automóveis, tornando-se o sétimo maior produtor mundial com 3,2 milhões de carros produzidos no ano passando, enquanto a produção brasileira ficou em 2,9 milhões de veículos.
Dessa forma, o México ficou atrás de China, Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Coréia do Sul e Índia. O Brasil caiu para a oitava colocação.
A produção mexicana é dedicada principalmente para exportação para os EUA e Canadá, já que seu mercado interno absorveu 1.135 milhão de veículos em 2014, cerca de um terço do consumo brasileiro, de 3.5 milhões de carros em 2014.
O Brasil é também o terceiro maior consumidor de carros mexicanos, tendo importado 102.800 veículos em 2014 - volume 18 vezes menor que o absorvido pelos EUA.
Entre os modelos vendidos no Brasil importados do México relaciona-se o Nissan Sentra, Volkswagen Jetta, Fiat 500, Volkswagen Golf, Volkswagen Fusca, entre outros.
Fonte: [Auto Data]
México supera o Brasil em produção de automóveis
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Ótima notícia, menos carroças nas ruas.
ResponderExcluirNão acho boa notícia. Isso nos mostra que nossa indústria não tem competitividade. Nós somos muito dependentes do mercado interno. No final das contas, todos nós pagamos o Pato.
ExcluirE pensar que se tivéssemos uma política descente, estes carros poderiam ter sido fabricados aqui, gerando emprego e renda para dentro de casa!
ResponderExcluirIsso é mais que o esperado.
ResponderExcluirNo Brasil os preços sobem vertiginosamente, o salário do brasileiro não acompanha a subida dos preços já faz muito tempo, é claro que a produção de carros vai cair.
Pelo rumo das coisas daqui a pouco seremos ultrapassados pela Venezuela...
ResponderExcluirParabéns ao governo dito dos trabalhadores, sucateando a indústria nacional de qualquer segmento e gerando empregos lá fora.
ResponderExcluirDifícil a situação do Brasil, pois queremos os postos de trabalho da produção de veículos, mas não nos contentaríamos com os salários pagos no México nesta mesma indústria, que são baixissimos e possibilitam que o México exporte com custo competitivo internacionalmente.
ExcluirCarro nacional é ruim... todo de plástico de má qualidade (materia prima ruim) e com menos pontos de solda no chassi... visitem uma fábrica e vejam.... O exemplo maior disso é o Fiesta / eco sport.... olhem no transito o alinhamento do capo, portas, tampa traseira etc... fora o painel de plástico duro... quando vinha o mexico era de borracha (soft touch) e nao tinha erro de montagem...
ResponderExcluirPobre dos mexicanos. Produzindo carro pra dar vida boa a estadunidenses, canadenses e brasileiros.
ResponderExcluirNão adianta produzir e não ter dinheiro para comprar.
Que do do seu comentário Carlos, poderia ter ficado calado. O México produz o file mignon e mais barato, exporta ate para os reis da fabricacao EUA. e nos produzimos o que o mundo não quer, porem o brasileiro ama, carro de plastico sem air bag freio ABS e peco de camaro
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.