A Ford Motor apresentou seus resultados financeiros consolidados do ano de 2014, apresentando lucro de US$ 6,3 bilhões de dólares em âmbito global, e um prejuízo superior a US$ 1 bilhão na América do Sul, com o resultado impactado por Brasil e Argentina.


Em 2014 a Ford da América do Sul obteve uma receita global de US$ 8,8 bilhões de dólares - cerca de US$ 2 bilhões de dólares a menos que em 2013.


No período o prejuízo da Ford na região foi de US$ 1.162 bilhões de dólares, sendo que no último trimestre a perda foi de US$ 187 milhões de dólares. O prejuízo no último trimestre de 2014 da Ford foi US$ 61 milhões mais alto que os US$ 126 milhões que a empresa havia perdido na região no mesmo período de 2013.

Prejuizo Ford 2014

O prejuízo da Ford na América do Sul foi o maior entre todas as regiões do globo onde opera a empresa, sendo superior inclusive à perda de US$ 1,062 bilhões na Europa. Os prejuízos na América do Sul e Europa foram contrabalanceados por um lucro de US$ 6,9 bilhões na América do Norte e de US$ 589 milhões na Ásia-Pacifico. O resultado global é um lucro de US$ 4,488 bilhões - US$ 2,3 bilhões a menos que o de 2013.


A Ford atribuiu o prejuízo bilionário na América do Sul ao crescimento econômico baixo e queda de mercado nos principais países, assim como desvalorização de moedas locais frente ao dólar e elevada inflação.


A participação de mercado da Ford na América do Sul no último trimestre de 2014 foi de 9.4% - 0,9% acima do verificado no ano imediatamente anterior, e o ganho é atribuído ao sucesso do Novo Ka e também do Focus.


Mesmo assim a margem de lucro foi negativa em 7,6%, 2,9 pontos pior que a apresentada em 2013.

Fonte: Ford RI

42 Comentários

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  1. Vão tentar lucrar "economizando" no acabamento e na montagem do novo Focus (Fiestão).

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  2. Sei não ein, acho q no Brasil ela não teve preju não.

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    1. sem dúvidas n teve preju no Brasil, se houve preju pode ter sido na venezuela por conta do cambio local, essa matéria foi feita exclusivamente para uma certa pessoa ficar falando que que a VW repleta de carros 8v com motor de ferro é melhor que a ford com 100% da linha moderna, com motores modernos e carrocerias modernas além a opção do ESP para todo e qualquer carro da linha ford.

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    2. Realmente a Ford tem a melhor linha de produtos a oferecer...

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    3. Realmente a Ford tem a melhor linha de produtos a oferecer...

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    4. Errado. Essa é a sua vontade de torcedor, que não consegue aceitar que a marca do coração amargou prejuízo, assim como no ano passado, no Brasil e na América do Sul em geral. O mercado da Venezuela é extremamente pequeno e irrelevante para determinar um prejuízo acima de 1 bilhão de dólares. A própria Ford admite que o resultado é decorrente principalmente do mercado brasileiro.

      A GM vai pelo mesmo caminho, atribuindo ao Brasil 80% do resultado.

      Agora cabe a empresa verificar suas estratégias, tentar enxugar os gastos e melhorar o seu desempenho na atividade de empresa.

      A VW nada tem a ver com essa notícia e se não atualizar seus produtos vai acabar perdendo mais mercado e não atingindo resultados almejados.

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    5. Tirando a Ecosport (vão me atirar pedras, mas acho o carro um lixo!), a Ford no geral, é a que tem o melhor portfólio de veículos aqui no Brasil.

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    6. Tirando o Ecosport (apertado, mal acabado, motor ultrapassado) , o new Ka (simplório) e o próprio New Fiesta (apertado)...

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    7. A Ford tem bons carros, considerando a realidade do nosso mercado, pois sua linha não tem nada que seja realmente defasado. O Novo Ka é uma boa opção em sua categoria, o Fiesta é uma boa opção em sua categoria, Focus, Fusion, Ranger e Edge seguem a mesma lógica.

      Concordo que a Ford é a marca com o melhor portfólio do mercado brasileiro, entre as marcas populares.


      Entretanto, considerando o que "vende bem" em nosso mercado, entre os 4 principais produtos, que são Ka, Fiesta, Focus e Ecosport, só o Focus realmente me agrada(exceto a versão S). Apesar disso, reconheço que os outros 3 estão bem colocados em suas respectivas categorias.

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    8. O titulo da matéria é tendencioso... quando se lucra menos, nem sempre é sinônimo de prejuízo... Pode ser em decorrência de inúmeros fatores, como grandes investimentos em projetos novos... Que é o que a Ford vem fazendo

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  3. vai ter mais prejuízo, pois a gasolina está aumentando para 0,22 centavos a partir de Domingo e o Diesel 0,15, todos os insumos giram em torno do combustível, quanto maior, mais prejuízo.

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  4. Se nao fosse os resultados na america latina a ford poderia ter ficado com o segundo maior crescimento entre as montadoras.

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    1. Se isso e se aquilo... Se a terra fosse quadrada... Na verdade, a Ford só lucrou mesmo nos EUA, que cresceu muito ano passado e com o petróleo barato as picapes ficaram ainda mais em alta. No resto do mundo a história foi diferente, a Ford lucrou pouquíssimo na Asia, teve prejuízo de 1 bilhão de dólares na Europa e de mais de 1 bilhão de dólares na América do Sul.

      Então, seria mais fácil dizer que se não fosse os EUA a Ford estaria quebrada. E qualquer crise que se instale naquele mercado pode ser um final vermelho para a marca, pois mais de 90% do seu lucro sai de lá.

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    1. Esse resultado só mostra como a Ford está errando no desempenho de sua atividade de empresa. A marca continua amargando prejuízos por aqui, mesmo com vendas em alta. Apesar disso, tem motores modernos em linha, projetos relativamente modernos e não tem mais nenhuma velharia sendo vendida.

      Como disse anteriormente, a empresa precisa rever suas estratégias, pois o prejuízo de mais de 1 bilhão de dólares é um péssimo indicador. O Novo Ka certamente está sendo vendido com prejuízo para ganhar mercado, pois seu preço é o menor da categoria e o carro já vem completo.

      Outra que teve um ótimo prejuízo na América do Sul, com o Brasil respondendo por cerca de 80% do resultado, foi a GM, que passou o ano fazendo promoções com descontos enormes para empurrar a produção excedente de Onix e Prisma, que chegaram a não caber dentro das fábricas e passaram a ser guardados em estacionamentos particulares fechados, a exemplo do Velopark. Como o sindicato não deixa demitir e a produção não pode parar, a GM acabou saindo prejudicada nos lucros na América do Sul, apesar de ter conseguido vender bastante.

      São 2 exemplos de empresas que não estão conseguindo acertar por aqui, de um lado, a GM, que só vende velharia defasada ou veículos "modernos" defasados(inseguros e com powertrain antigo) e precisa dar descontos enormes em projetos recentes, não amortizados, resultando em grande prejuízo. De outro lado, a Ford, que tenta ganhar a confiança do mercado oferecendo Fiesta 1.5 completo por preço de Fox 1.0 Bluemotion completo, além de vender o Novo Ka por completo por preço bem abaixo da concorrência em igualdade de equipamentos.

      Infelizmente, mesmo adotando uma estratégia correta, do ponto de vista do consumidor, a Ford amarga prejuízos enormes por aqui. Espero que o consumidor perceba que a empresa está vendendo bons produtos, em suas respectivas categorias, e aceite pagar o preço da concorrência por eles, pois trazer projetos modernos custa caro à Ford e se não tiver retorno as concorrentes renegarão esse tipo de iniciativa.

      Já sobre a GM, podemos dizer que felizmente teve um ótimo prejuízo, pois quem sabe assim a marca resolve modernizar seus motores e melhorar seus projetos, oferecendo conjunto mecânico de ponta, tecnologia e ótimo nível de segurança.

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    2. Filho, GM tem alguns dos mais seguros de suas categorias: Sonic, Cruze, Tracker, Captiva, S10 e Camaro.

      Realmente abaixo disto fica difícil... mas o mesmo serve para a VW com Fox, Gol, Voyage... nem cito Renault e PSA pois eles estão bem aquém da concorrência - exceção aos THP da PSA, mas com câmbio AT6 AISIN totalmente malucão.

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    3. John Petrucci, você sabia que a GM não deixa fazer crash test de seus veículos, muito menos que o INMETRO faça avaliações de consumo em seus modelos? Pois é, convido você a ir a qualquer concessionária GM e procurar nos carros expostos etiquetas de medição do INMETRO. Os carros GM tem fama de beberrões ( e são), a montadora entrou com uma ação na justiça impedindo os testes, baseados no cógo penal onde diz que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. Os modelos GM não trazem nada de inovação e tecnologia... só são enfeitados e com luzinhas.

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    4. Murilo, discordo de tudo, pois há revistas e o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia - maior instituto brasileiro de engenharia mecânica, o qual presta serviços para o Inmetro e publicações, tais quais Car and Driver e Auto Esporte).

      Sim: Há vários motores beberrões da GM, especial os 1.0 e os 1.8 que equipam Cobalt e Spin, além do antigo motor da S10, que já foi substituído por um motor novo, com injeção direta.

      O motor 1.8 do Cruze não é beberrão, mas não é econômico: Fica na média de um 1.8 da Honda (já tive os dois modelos e o Civic gastava mais). O motor Ecotec do Captiva e S10, com injeção direta, tem números muito melhores do que seus concorrentes. Por fim, o diesel da S10, dá show de consumo em Ranger, Amarok, L200 e Frontier, ficando na média do antigo motor da Hilux.

      Posso entrar no Google e embasar todos estes argumentos com reportagens e matérias.

      Sim: A GM tem motores antigos (1.0, 1.4 e 1.8, todos 8V), mas também tem motores dentro da média da concorrência (Cruze e Tracker) e motores muito bons (linha Captiva, S10 e Trailblazer, todos com injeção direta).

      Sejamos justos e coerentes.

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    5. John Petrucci, me refiro à realidade do Brasil e da América do Sul como um todo, local onde veículos mais vendidos ficam na faixa abaixo dos 53 mil.

      O Sonic não é mais vendido por aqui e quando estava disponível não vendia nada em razão do preço, apesar de ser um bom produto.

      Os produtos que a GM vende no Brasil e na América do Sul, em quantidade realmente relevante, são: Celta, Classic, Onix, Prisma e Cobalt. Não é preciso dizer os dois primeiros são velharias e os 3 últimos utilizam motores antiquados(1.0 8v, 1.4 8v e 1.8 8v), além do fato de o Onix ter obtido apenas 3 estrelas no teste de impacto e nenhum dos três possuir Isofix.

      A partir do Cruze a situação melhora, apesar deste utilizar uma motorização que não é referência e um câmbio de 6 marchas mediano, é um veículo seguro e com ESP de série.

      Ou seja, vejo como positivo o prejuízo da GM no Brasil, pois talvez estimule a empresa trocar seus motores antigos e ineficientes, que estão presentes nos veículos mais vendidos da marca no Brasil, e também a melhora na estrutura do seu Best Seller, visto que, ao que tudo indica, simplificaram demais a excelente estrutura da plataforma utilizada no Onix e derivados. Se a GM aposentar essas velharias 8v já me parece uma boa ajuda.

      A VW também já deveria ter renovado sua linha há bastante tempo, Gol e Fox estão fazendo hora extra, mas provavelmente ainda dão lucro para fabricante, já que são projetos amortizados, antigos e a marca ainda aplica preços muito elevados. Apesar disso, a marca está pagando o preço com perda de mercado acima do normal.

      Sobre a PSA prefiro nem comentar, pois é um grupo que já não tinha representatividade e ainda perdeu mais no último ano.

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  6. podem esperar um 2015 ainda pior...hj em dia sai no cupom fiscal oque o consumidor paga de carga tributaria em varios tipos d manufaturas e serviços...e eh um absurdo impostos altissimos que nao sao revertidos em beneficio pro país, é só pra tapar buraco e consertar cagad...O Brasil definitivamentevnao é o lugar pra se comprar carros...aqui além de superfaturados os carros sao abarrotados de imposto....só por exemplo q tal pagar 35 mil cruzeiros num celta....ou 60 mil num tal d "voyage evidence" carros pelados...sem direçao eletrica freio tambor dois airbag ...É revoltante esse pais ainda.nao ta pronto pra ser uma democracia o Brasil tem tudo pra ser a primeira republiqueta d quarto mundo

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  7. Achei que o campeão de vendas ''Novo Ka'' ia reverter esse quadro hahahaahahah

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  8. Respeito a Ford, pelo menos está tentando reformular toda sua linha, com carros mais modernos.

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  9. Trata-se de prejuízo apenas contábil, devido aos vultosos investimentos no ferramental para produzir o Ka e o Ka+, sem contar que boa parte desse dinheiro é oriundo do BNDES a taxa bem camaradas.

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    1. Errado, o investimento é financiado em longo período justamente para não influenciar o balanço de maneira relevante. A Ford está tendo prejuízo porque está errando no desempenho de sua atividade de empresa no Brasil e isso não é coisa recente. Infelizmente precisam rever sua estratégia, pois lucrar apenas dentro de casa e um pouquinho na Asia não é algo tão positivo.

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    2. Esse Felipe eh contatado pela Wolks, ou ehfan boy...kkkk já sei, ele tem um Up e fica sofrendo pelos cantos quando alguém chama-o de FeiUp... Só um hater não ver que a Ford foi a marca que mais investiu no Brasil nos últimos anos... projetos novos custam caro... A Forde terá retorno financeiro em 2015 2016...

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  10. Prejuízo porque os investimentos nos novos modelos ainda não deram retorno..q virão com certeza e altos...faltou ainda mostar quanto a ford enviou de dinheiro da america do sul para os eua..

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    1. Não é de hoje que a Ford tem prejuízo por aqui, o projeto Novo Ka e Ka+ não foi pago em 2014, mas sim financiado em longo período no decorrer do seu desenvolvimento e continua sendo pago em "suaves prestações", justamente para não influenciar o balanço de maneira negativa.

      E a Ford ainda banca a venda de modelos por preços abaixo da concorrência, com o fim de ganhar mercado. Resta saber quando a empresa sairá do vermelho na América do Sul, pois o Novo Ka mal foi lançado e já deram taxa 0 em 24 vezes, algo incomum em veículos que acabaram de chegar ao mercado.

      A estratégia da Ford é ousada e muito boa para o consumidor, mas talvez não esteja sendo muito positiva para a marca, ao menos por enquanto.

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  11. Pior que ainda tem gente que acha que um KA vendido por quase 38 mil esta abaixo do preço que vale, é por isso que essas montadoras deitam e rolam aqui.

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  12. O q importa essa ou aquela marca estar no vermelho?o que realmenete importa pra nós é o tipo de produto oferecido!isso basta.

    Ficar torcendo pra uma determinada marca ser lider local , mundial ou ficar falando que tem lucro maior ou menor e ficar brigando por isso é coisa de fanboy no estilo retardado!!

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    1. Também acho. Se está dando lucro ou não para mim tanto faz. Fica a título de curiosidade mesmo...

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  13. Não sei se a Ford é uma empresa de capital aberto. Em caso positivo, a melhor maneira de avaliar a saúde financeira de uma empresa é checar o balanço financeiro detalhadamente, tais como, rentabilidade, lucro e receita líquida, lucro operacional, fluxo de caixa, necessidade de capital de giro, passivo circulante e por ai vai...

    Vale lembrar que vender muito nem sempre é sinônimo de que uma empresa está bem na Praça.

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    1. A Ford é, sim, uma empresa de capital aberto. Os dados da reportagem foram retirados de um resumo do relatório divulgado em sessão aberta aos investidores.
      E o resultado de uma empresa é importante para os consumidores, pois mais lucro pode ser revertido em investimentos para a melhoria dos produtos.

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  14. Não vivem dizendo que as montadoras nacionais enviam rios de dinheiro para as matrizes? Que o carro brasileiro é o mais caro do mundo e que iam investigar a margem de lucro? Bem, de qualquer forma não entendo de economia, então...kkkk

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  15. Ela mudou quase toda sua linha en 2 anos, não tem como não ter prejuízo com tanto investimentos. Tenho certeza que esse ano a FORD vai bombar

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    1. Esse "tenho certeza" é apenas torcida e não passa confiança nenhuma. O que temos, até o momento, é um erro de estratégia por parte da Ford. É impossível "ter certeza" que ela irá lucrar em 2015, é possível apenas prever boas vendas, o que não significa "bom lucro".

      Entretanto, espero sim que a empresa consiga acertar a partir deste ano, pois oferece bons produtos e o consumidor ainda não soube reconhecer isso, o que acaba fazendo a marca praticar preços menores que a concorrência para conseguir vender seus projetos modernos e mais custosos.

      E sobre ter renovado toda a linha, não, a Ford trouxe New Fiesta, um projeto amortizado mundo afora há bastante tempo, a Ranger não foi específica para nós, Ecosport já tem tempo que foi lançado e tiveram muito tempo para financiar seu desenvolvimento.

      O único veículo que realmente poderia influenciar em algo, em termos de desenvolvimento, foi o Novo Ka, mas foi financiado aos poucos e continua sendo pago aos poucos, com quase nenhum impacto no balanço anual, como todas as marcas fazem. Repare que a GM lançou o Onix no final de 2012 e lucrou já no ano de lançamento e em 2013 lucrou bem, mas começou a aumentar o preço do carro e, passado o efeito novidade, acabou sendo obrigada a reduzir a produção(sindicatos não deixaram) ou desencalhar através de promoções, o que acarretou um bom prejuízo.

      Os próprios executivos da Ford não utilizaram como argumento para o enorme prejuízo o desenvolvimento do Novo Ka, pois isso não colaria nem para os acionistas mais desavisados. Coloraram a culpa no mercado, na recessão, no dólar, não em: "Custo com desenvolvimento de projeto de baixo custo financiado em "um século" através de suaves prestações".

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  16. A Ford mudou toda sua linha em pouco tempo, e isso não é diluído tão facilmente e pode ser a causa de parte desse problema financeiro.
    Como seria o balanço da Fiat ou até mesmo da VW se tirassem todas as velharias de produção em pouco tempo como fez a Ford, será que seria positivo?
    Complicado...

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    1. A Ford não tirou velharias em pouco tempo, demorou anos e a maioria dos projetos já foram trazidos prontos e amortizados pra cá(Fiesta, Focus, Fusion), sem custos de desenvolvimento, não havendo como atribuir esse prejuízo à renovação da linha. O único projeto recente, com custos de desenvolvimento, foi o Novo Ka, que foi bem financiado durante todo o seu desenvolvimento, além de ser um projeto de baixo custo com plataforma e motorização já amortizados, e nem a própria marca ousaria utilizar uma desculpa tão furada assim para justificar o balanço extremamente negativo para os acionistas.

      E falar em Ecosport ou mesmo Ranger é até piada, pois já foram lançados há quase 3 anos. Já estão até em época de receberem novos investimentos.

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    2. Por isso mesmo que frisei que "pode ser causa de parte", assim como não pode ter nada haver...

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  17. Só eu li errado, ou a Ford não teve prejuízo e sim um lucro menor que em 2013?

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    1. A Ford teve lucro no mundo inteiro, mas na América do Sul foi um preju monstro. E na Europa foi preju monstro também..
      E depois o povo acha bonitinho vender carro com bom "CxB"...
      Bom "CxB" é estratégia desesperada...e leva a prejuízo certo.
      Nos EUA a Ford tem um produto driver, que é a F-150. Vendida mais cara que as demais, e mesmo assim mais cara. E isso deu quase 7 bi de lucro.
      Mas aí veio o Brasil e a América Latina com Ka de 35k, e PREJUÍZO!

      E eu venho cantando essa bola faz tempo. Desde que lançaram o novo Ka eu venho falando: estratégia erradíssima da Ford, pois deixou de vender Fiesta a 43k para vender Fiesta (o Ka nada mais é que um Fista) a 35k.
      Ou seja, gastou em desenvolvimento de produto para vender mais barato! Aff..
      Eu falava: a Ford tá com faturamento menor, pois está vendendo mais barato.
      Olhem o balanço: receita caiu 2 bilhões de dólares.
      Nossa, que desastre!

      Ei, Ford, aprenda com a VW: faça os melhores carros e venda mais caro, e mais. E lucre mais, reinvista em desenvolvimento para ter os melhores carros, e vender mais caro.

      Na Europa é o mesmo problema: tem que vender o Focus 30% mais barato que o Golf, e mesmo assim vendendo 25% do que vende Golf.

      O resultado: como vende menos, o custo de produção é mais alto (menos economia de escala). Um Focus é uns 200 Kg mais pesado que o Golf, e, portanto mais caro de produzir com mais material, e e vende menos, então tem menos economia de escala. E como se não bastasse, é vendido mais barato. O resultado é isso: PREJUÌZO.

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  18. A Ford teve um lucro menor devido aos investimentos em projetos modernos... lucro menor nao é sinônimo de prejuízo... Os fans boys da Wv piram... kkkk já sei, foi por que o Novo Ka passou o Gol e o Up em vendas... Tá explicado

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  19. A Ford teve um lucro menor devido aos investimentos em projetos modernos... lucro menor nao é sinônimo de prejuízo... Os fans boys da Wv piram... kkkk já sei, foi por que o Novo Ka passou o Gol e o Up em vendas... Tá explicado

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