O dia 20 de janeiro é comemorado como o Dia Nacional do Fusca pelos fãs do carro. O Fusca foi fabricado no Brasil entre 1959 e 1986, sendo que inicialmente foi conhecido como Volkswagen Sedan.

novo Fusca 2015

No Brasil foram produzidas mais de 3 milhões de unidades, sendo que até hoje existem exemplares bem conservados ou restaurados, que, em muitos casos são disputados por colecionadores, enquanto outros continuam sendo usados no dia a dia como meio de transporte ou ferramenta de trabalho, seja nas grandes metrópoles, seja no interior do País.

VW Fusca Itamar 1996

Embora seja nacionalmente conhecido pelo apelido Fusca, o carro também ganhou outras denominações de âmbito regional, como Fuca, no Rio Grande do Sul, e Fuqui, no Paraná. Ao redor do mundo, a semelhança do carro com um besouro levou à consagrada designação como Beetle.

VW Fusca Itamar 1996

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

De importado a brasileiro

Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava.

Dia Nacional do Fusca

Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.

VW Fusca 1994

A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades.

VW Fusca 1980

A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

VW Fusca Itamar

O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chega agora ao 27º ano de liderança em vendas no mercado nacional.

New Beetle

A imagem do Beetle foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.

Dia Nacional do Fusca

Novo Fusca

Nessa nova era do Fusca, a Volkswagen deixou livre a escolha do nome do modelo, de acordo com o nome (ou apelido) que o modelo recebeu em cada mercado ao longo da sua história. Na França, o Beetle é chamado de “Coccinelle”, nome já utilizado no passado naquele país. Na Itália, o modelo também resgatou o nome Maggiolino. No Brasil não poderia ser diferente. O Fusca é um dos carros mais lembrados, reconhecidos e carismáticos do mercado brasileiro.


Uma proposta com design ainda mais próximo do Fusca, chegou ao Brasil em 2012: a primeira versão do Fusca concebida inteiramente no século 21. Com linhas mais esportivas e tendo na dirigibilidade seu ponto alto.


O Fusca atual se caracteriza por uma esportividade limpa. O carro não apenas tem um perfil mais baixo – também é substancialmente mais largo, o capô dianteiro é mais longo e o para-brisa foi mais para trás.


Faróis bi-xenônio opcionais estão disponíveis pela primeira vez. Lâmpadas de descarga sem mercúrio com 25 Watts foram usadas no módulo projetor. A opção por faróis bi-xenônio inclui luzes diurnas, cada uma com 15 LEDs posicionados ao longo da borda externa do farol.

Interior

Os detalhes do interior do novo Fusca remetem ao Fusca dos anos 70: para-brisa dianteiro recuado e painel de instrumentos, fazendo jus ao nome, que combina tecnologias inovadoras e comandos com as superfícies pintadas e um porta-luvas no estilo do Fusca original.

Dia Nacional do Fusca

Motor 2.0 TSI com 211 cv

A Volkswagen adota o 2.0 TSI de 211 cv no Fusca no mundo inteiro. Conhecido do Jetta Highline, este motor desfruta de status de cult, pois oferece um desempenho extremamente esportivo e é altamente eficiente. O TSI oferece sua potência máxima a partir de 5.100 rpm. O torque máximo, 280 Nm, é atingido já a partir de 1.700 rpm. Com câmbio DSG de dupla embreagem, o Fusca 2.0 TSI tem velocidade máxima de 224 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos.


O Novo Fusca foi considerado pela revista Motorshow como “Compra do Ano 2015”, na segunda edição do estudo realizada pela equipe da publicação especializada. Superando concorrentes com preços mais de 50% mais altos, o icônico Volkswagen Fusca conquistou a categoria “Cupê e Cabriolet”.


A revista destacou entre seus pontos altos o custo das revisões, a ótima relação peso-potência e a longa lista de equipamentos de série, além do baixo consumo de combustível.

14 Comentários

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  1. Carro show. Queria muito ter um Fusca 2.0 TSI DSG com teto panorâmico. Lindo demais.

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    1. 2. Se fosse solteiro e tivesse até 90k na mão, certamente seria meu brinquedo.

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  2. O Fusca sempre foi um ícone. Sempre achei ele muito belo.

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  3. O carro é top, uma pena que seja muito caro!

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  4. Esse modelo a partir de 2012, realmente e encantador... Muito bonito mesmo!!!

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  5. Já comentei aqui, o New Beetle não me lembra em nada o Fusca, começando pelo preço e proposito (é um brinquedo de gente grande apenas) e pelo design. O Up sim, remete muito ao Fusca da minha infância e adolescência, pelo proposito, um carro para a família, pela economia, simplicidade mecânica, pelo espaço traseiro e porta-malas (lembra-me o porta-treco a frente do motor traseiro do Fusca), o painel de instrumentos e controles são fantásticos, e para terminar a frente curta e arredondada com o símbolo VW. O Up é o legitimo sucessor do fusquinha, minha percepção, o design do brasileiro da VW AG foi muito feliz.

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    1. Brukutu,

      Trata-se da "filosofia" da utilização, pra que e pra quem serve o carro, e isso o New Beetle mexicano (muito legal) não lembra de forma alguma o Fusca.

      Quando guio o Up me sinto num Fusca e é muito legal, o filme da minha vida passa a minha frente, uma sensação muito gostosa. O painel flat com o radio e o mostrador grande lembram muito o fusquinha, posição de dirigir e direção com respostas rápidas também remete ao Fusca.

      Acredito que a VWB e seu marketing deveriam explorar melhor e mais a relação Fusca x Up do que Up x Gol G4 que não tem nada a ver com aquele Gol do passado recente (foi tarde).

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    2. Eddie o fusca custava custava o equivalente hoje a 60 mil. Não era um carro barato.

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    3. Neto,

      há 30-40 anos TODOS os carros no Brasil e Europa eram muito caros; escala de produção, novos materiais e maquinas, produtividade, concorrência do oriente, tudo isso derrubou o preço do automóvel. O Fusca 0km era o carro da classe media, naquela época se não me engano (anos 60-80), a produção anual brasileira não passava de 200-500 mil unidades. Os taxis eram todos fuscas, era o carro mais vendido do pais até chegar a Brasilia em 1974, que caiu rápido no gosto do consumidor. A VWB detinha 40-50% do Mercado até a chegada da Fiat em 1976. Sds

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    4. Bem ponderado, Eddie. Concordo plenamente.

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  6. Sempre fui fã do clássico Fusca, foi por ele que se iniciou minha admiração pela marca Volkswagen. Ainda sonho em ter um e restaurar inteiro, deixando igual ao de um colecionador mesmo.

    O Fusca atual é um verdadeiro esportivo, muito lindo e conseguiu preservar o "carisma" do modelo original, agregando elementos modernos, claro.

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  7. Memorável o relançamento do conhecido fusca por Itamar Franco e a Equipe Diretora da Vw , isso lá nos anos 90', em 1993. Tenho um fusca ano 94/95 que estou começando a me acostumar com ele e ser meu xodó, sem previsão para um "fim". Graças a Deus tive a oportunidade de ter um fusca,inesquecível!

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