O momento coincide com o início da execução do plano de investimento anunciado pela empresa no país para um quinquênio: R$ 6,5 bilhões.
A Chevrolet completa nove décadas de operação com uma linha que vai do sedã compacto Classic 1.0, o mais acessível da gama, até o superesportivo Camaro SS V8, o mais potente, com 406 cavalos.
A picape S10 é o veículo com maior número de configurações: são 133 combinações, entre versões de acabamento, tipo de carroceria, motorização e cor externa.
Desde a montagem do primeiro Chevrolet em um galpão no bairro paulistano do Ipiranga, em 1925, até o início de janeiro 14,5 milhões de veículos GM foram produzidos no país.
Isso representa aproximadamente um quarto do montante total de automóveis feitos localmente.
O primeiro carro nacional de passeio da Chevrolet foi o Opala, apresentado em 1968.
Outros modelos de sucesso foram lançados posteriormente, como o Chevette, a D20, o Monza, o Kadett, o Corsa, o Vectra, o Omega e o Astra.
Principais lançamentos
1968 - É lançado, em 19 de novembro, o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas.
1973 - Em 24 de abril, a GMB apresenta oficialmente à imprensa o Chevette duas-portas, o primeiro carro pequeno da GM.
1974 - Em novembro são lançados o Chevrolet Comodoro e a Caravan.
1979 - Em setembro, a GMB começa a vender veículos a álcool.
1980 - Linha 81 do Chevette inclui a Marajó e o Hatch SR.
1982 - Em 13 de maio, a GMB lança ao público o Chevrolet Monza.
1984 - Monza é o líder absoluto de vendas, com 53 mil unidades comercializadas no ano. Modelo manteve o posto por mais dois anos consecutivos.
1988 - Em outubro, a introdução do câmbio automático de quatro marchas na linha Opala.
1989 - Em abril, apresentação do Kadett à imprensa, no Rio de Janeiro.
Em outubro é a vez da perua Ipanema.
1990 - Em fevereiro, lançamento do Monza Classic SE 500 EF com injeção eletrônica de combustível.
1992
- Tem início no mês de janeiro a comercialização do Kadett GSi conversível.
- Equipado com motor 1.0, Chevette Júnior é a opção da GM para ingressar no segmento dos carros ditos populares.
- Em abril, o Opala sai de linha após 23 anos ininterruptos de produção com a marca de quase 1.000.000 de unidades.
- Em setembro, o Omega chega ao mercado como o automóvel mais moderno e sofisticado do país.
1993
- A GMB apresenta à imprensa, em abril, duas inéditas station-wagons, a Suprema e a Ipanema, ambas de quatro portas.
- O Vectra é oficialmente lançado, em 2 de outubro.
- A GMB apresenta em seguida o Calibra, cupê esportivo importado da Opel alemã.
- O Chevette sai de linha em 12 de novembro, dia em que a GM comemora a produção de 1.600.000 unidades do modelo, desde 1973.
1994
- Em fevereiro, a GMB lança o Corsa, com motor 1.0.
- A GMB anuncia em outubro, durante o Salão de São Paulo, o Astra hatchback, importado da Opel.
- Em novembro, a linha de montagem do Kadett e da Ipanema é transferida de São José dos Campos para São Caetano do Sul, para possibilitar um aumento da produção do Corsa na unidade do Vale do Paraíba.
1995
- Em março, a GMB lança a S10, a primeira picape do segmento compacto produzida no Brasil.
- A picape Corsa chega ao mercado brasileiro em maio, com design traseiro desenvolvido no Brasil.
- Em maio, a GMB coloca no mercado o Astra Station Wagon, modelo importado da Opel.
- Em outubro, a empresa apresenta o utilitário esportivo Blazer, a pick-up S10 cabine estendida.
- Em 11 de novembro, a GMB apresenta à imprensa especializada o Corsa Sedan.
1996
- Em 21 de fevereiro, é apresentado à imprensa o novo ciclo do Vectra, que trouxe para o Brasil inúmeras novidades tecnológicas em segurança e conforto.
- Chega a S10 cabine dupla.
1997
- Em fevereiro é lançado o Corsa Wagon.
- Ainda em março, é apresentada à imprensa a picape Silverado, com três motorizações, sendo duas a diesel e uma a gasolina.
- Em 18 de agosto, o Corsa Sedan 1.6 passa a ser disponível com transmissão automática de quatro marchas.
1998
- Começa, em abril, a importação do cupê 2+2 Tigra, da Opel da Espanha.
- Em maio é lançado o Corsa Sedã Super, o primeiro sedã de quatro portas com motor 1.0 da era moderna da indústria automobilística brasileira.
- Em julho, ocorre o lançamento do Blazer com tração 4x4.
- Em 31 de julho, encerra-se a produção do Omega.
- Em 16 de setembro, o último Kadett deixa a linha de montagem em São Caetano do Sul.
- Em 27 de setembro, o novo Astra hatchback de 3 portas nacional é apresentado.
- Em 30 de outubro, no Salão de São Paulo, é a nova geração do Omega, agora importado da Holdens, da Austrália.
- Nessa mesma época, foi apresentado o utilitário esportivo Grand Blazer, produzido pela GM de Argentina.
1999
- Em fevereiro é lançado o Astra Sedan.
2000
- Ampliada em julho a linha Corsa com o lançamento do modelo Furgão, utilitário destinado ao segmento de transporte de pequenos volumes.
- Em 02 de setembro é lançado o Celta, um carro montado num complexo industrial com conceito totalmente novo na indústria automobilística mundial e que também introduziu no mercado, com pioneirismo, a sistemática de venda por meio da Internet.
2001
- Lançado o Chevrolet Tracker no segmento de utilitários esportivos.
- Chega ao mercado nacional a Zafira, único monovolume em sua categoria com sete lugares.
2002
- Corsa Sedã passa a se chamar Corsa Classic, já como linha 2003.
- Lançada a nova geração do Corsa, nas configurações hatchback de cinco portas e sedã de quatro portas.
- Meriva é disponibilizado para o mercado brasileiro em agosto.
2003
- Lançada como novidade mundial a picape Montana 1.8 Flexpower 2004, o primeiro veículo vendido exclusivamente com motorização multicombustível do mercado.
2004
- Celta 1.0 VHC Flexpower tornou-se o primeiro veículo Chevrolet 1.0 litro equipado com a tecnologia flex fuel, no fim de junho.
- Em 19 de setembro começa a produção em série do novo Vectra.
2006
- Em 04 de outubro é lançado o Prisma, sedã 100% desenvolvido pela engenharia da GM do Brasil.
2007
- Em 04 de setembro, é lançado o Vectra GT (hatchback).
- Em 12 de novembro, é lançado o Meriva com o sistema de transmissão automatizado Easytronic.
- Em 26 de novembro, é lançado a Montana Combo, furgão compacto.
2008
- Em 19 de agosto, é lançado o Captiva, modelo importado para o segmento dos utilitários-esportivos.
2009
- Em 06 de outubro é lançado o Agile.
2010
- Em junho é lançado no mercado brasileiro o modelo Malibu, sedã de luxo importado dos Estados Unidos.
- Em setembro é lançada a nova geração da picape Montana, agora com o visual dianteiro do Agile.
- Em novembro é lançado no mercado brasileiro o superesportivo Camaro, trazido do Canadá.
2011
- Em 11 de setembro a GM do Brasil lança o Cruze sedã, com motor Ecotec6, a opção de transmissão automática de seis marchas e os três anos de garantia sem limite de quilometragem.
- Em quatro de novembro foi lançado o Cobalt, fruto de uma arquitetura global totalmente desenvolvida pelo centro tecnológico da empresa no Brasil.
2012
- Em 15 de fevereiro é lançada a nova geração da picape S10,
- Em 10 de abril é lançado o Cruze Sport6 (hatchback).
- Em 29 de maio são lançados os importados Sonic hatchback e o sedã, que marca a entrada da companhia no segmento dos compactos premium.
- Em 28 de junho é lançado o Spin,
- Em 30 de outubro foi lançado o Onix
- Em novembro é lançado o Trailblazer, utilitário esportivo de sete lugares derivado da S10.
2013
- Em fevereiro, a GM lançou a nova geração do Prisma, agora baseado no Onix
- Onix e Prisma inovam ao ganharam opção de transmissão automática de seis marchas
- Em outubro, a Chevrolet lançou no mercado brasileiro a nova geração do Tracker. O veículo é fabricado no México.
Essa merece respeito..Monza para muitos mecânicos um dos melhores carros produzidos no Brasil. A fábrica de são Caetano e show.
ResponderExcluirParabéns ao blog pela matéria, a GM nos anos 70, 80 e 90 fez história, opala um mito, corsa um carro revolucionário, diplomata luxuoso, Kadett grande esportivo, quem tem mais de 40 anos sabe disso, quem e jovem, pergunte para seus pais, avós, tios, o que significavam esses carros. Pena que hoje os carros da GM, não exercem tanta fascinação como no passado.
ResponderExcluirMeu caro e verdade. Hoje as grandes montadoras estão preocupadas com participação de lucro e outras vivências amais. Eles estão preocupados fazendo carros para as outras montadoras e não para seus consumidores. Fico triste por ver tanto carro bom de alguma delas já não estar mais entre nos. Mecânica , funilaria xoque eles chama de tecnologia. Oque dizer? Bom por um lado mas infeliz por outro. Tive um oplala diplomata automático e um Kadeti. Carros sinceramente muito especial p mim.
ExcluirTa aí uma reportagem que eu não esperava. Parabéns a quem teve sã consciência de realizar essa matéria. Só espero que os fanáticos da vw não estraga com comentários ridículos e invejosos.
ResponderExcluirGostei da reportagem. Bem abrangente mesmo! Mostrei ao meu e ele, que é fã declarado da Chevrolet, também gostou muito. O difícil foi fazer ele parar de falar sobre as características de cada modelo, rsrsrsrs! Lembro-me que já entrei em alguns desses modelos aí quando ainda era criança. Legal mesmo!
ExcluirDaqui a pouco renan os " soldados da volks" aparecem pra falar besteira. Outra coisa, a stock car sempre teve o incentivo da GM, já fui em Interlagos ver corridas de opalas antigos preparados.
ResponderExcluirA historia da vw no brasil so se resume no motor do fusca e no motor ap ! kkkkkkkkkk
ResponderExcluirEssas matérias são show!
ResponderExcluirAdorei as fotos dos Opalas. Porém faltaram fotos Ômega nacional, o melhor Chevrolet produzido no país.
ResponderExcluirO melhor carro já fabricado no país
ExcluirO melhor carro da gm foi o opala e o kadett. Tenho saudades desses dois modelos até hoje
ResponderExcluirVale lembrar que carros da Pontiac, Oldsmobile, Buick e Cadillac também foram montados por aqui entre 1930 e 1950! Grande história, grandes carros.
ResponderExcluirSó esqueceram de falar que em todas as fotos o motor é o mesmo, eles trocam uns pistões aqui... umas válvulas ali... aumentam a potência com álcool...
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.