O mercado automotivo brasileiro experimentou uma ascensão em dezembro, com as vendas tendo aumentado 5,3% em relação ao mesmo período de 2013 em decorrência, principalmente, da corrida às lojas em busca dos últimos dias de carros com IPI parcialmente reduzidos.
De fato, desde o dia 1 de janeiro já estão valendo as novas alíquotas: subiram de 3% para 7% no caso de populares 1.0, de 9% para 11% para os acima de 1.0 flex, e de 10% para 13% para os carros com motores acima de 1.0 movidos exclusivamente a gasolina.
Entretanto, as promoções de IPI reduzido devem se prolongar até o fim do primeiro trimestre de 2015, visto que há uma grande quantidade de carros já faturados no estoque das concessionárias, e esses carros tiveram a incidência das alíquotas de IPI vigentes em 2014.
Segundo dados da Fenabrave, o estoque de carros novos do setor é suficiente para atender 42 dias da demanda, visto que há mais de 400 mil carros à espera de compradores.
Sendo assim, apesar de algumas montadoras já terem reajustado suas tabelas, como Chevrolet e Citroen, carros com descontos poderão ser encontrados nas lojas por algum tempo ainda. Evidentemente, os modelos mais procurados tendem a acabar antes.
Além disso, algumas montadoras já embarcaram na campanha de IPI Reduzido por conta própria, como a Volkswagen, que está anunciando o up! com imposto menor e preço de nota Fiscal de fábrica (veja detalhes aqui).
Com informações: Folha de São Paulo
Carros com IPI reduzido: estoque termina em 40 dias
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Interessante como estavam falando em pátios lotados, demissões, férias coletivas e agora falam que os estoques de carros já produzidos vai durar somente 40 dias ?
ResponderExcluirÉ o reflexo do dinheiro brasileiro não dando mais para nada.
ExcluirA oferta de crédito está diminui, juros do banco central na altura, carros subindo de preto de formas absurdas, em 2015 veremos o pior ano para o setor automotivo, o governo não vai reduzir o IPI de novo pois com as contas do governo no vermelho, precisando repassar dinheiro para a Petrobras para cobrir os rombos, não há condição, então se prepare, vai vir uma enxurrada de demissões em massa e férias coletivas, se o estoque de 2014 ainda está aí, o de 2015 não vai quase sair dos pátios.
se o onix 1.0 LT custa 43 mil reais o gol pé de boi reestilizado vai custar oq ? 60 mill na versao highline ?
ResponderExcluirExageros a parte, vai ser por ai mesmo.
ExcluirComo eu disse ali, o governo muito dificilmente vai dar de novo a redução, já que esses % de aumento representam uma boa receita para o governo (roubar) repassar para a Petrobras, já fizeram isso com as mudanças no Seguro Desemprego e na Pensão por Morte, com o IPI não vai ser diferente, o Governo vai atacar qualquer lugar que seja possível para conseguir uns fundos a mais para (roubar) encher os cofres públicos.
De todos esses carros que aparecem nas fotos, penso que o único que vale o que cobra (e poderiam cobrar até um pouco mais) é o up!.
ResponderExcluirO resto é tudo gambiarra. O ka não tem teste de impacto, anda pouco, apertado na frente, motor fraco embaixa....e bebe 30% a mais que o up!.
Uno é recauchutagem de Palio 1996.
E o Onix é uma gambi que tomou bomba no Latin NCAP.
portatno, quer um carro bom entre os mostrados acima: VW up!: bom, bonito e barato.
De acordo. O up! é nota 10 mesmo.
ExcluirSó não é barato. Muito pelo contrário.
ExcluirSe depender do meu dinheiro, vai faltar espaço para guardar tanto carros novos.
ResponderExcluirA revisão do up é a cada 6 ou 12 meses?
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.