As vendas de veículos com motor 1.0 responderam por 42,7% do total comercializado no País - melhor número para carros com esse tipo de motor desde junho de 2012, quando o indicador foi de 43,6%. Os populares ganharam quase 5% do mercado ao longo de 2014, já que em janeiro respondiam por 37,8%.
O motivo para a aceleração de vendas dos modelos 1.0 são os lançamentos de modelos equipados exclusivamente com tal propulsor, como o Volkswagen up!, que adota como única opção o moderno motor EA-211 tri-cilíndrico 1.0 12V confeccionado em alumínio.
Além do Up!, chegou ao mercado também o Ford Ka, que inicialmente foi vendido apenas com motor 1.0, mas que já conta com motores 1.5 em sua gama.
Não se pode esquecer das renovações de modelos bem vendidos, como o Fiat Uno, Renault Sandero e Nissan March - todos com grande participação de vendas com motor 1.0.
No acumulado do ano, a participação de mercado dos 1.0 chegou a 40% - pequeno avanço em relação aos 39.9% de 2013, e no mesmo patamar de 1994.
Os carros com motor 1.0 usufruem de incentivos fiscais no Brasil, já que a alíquota de IPI aplicados a eles é de 7%, quanto os carros com motor entre 1.0 e 2.0 recolhem 11% caso sejam flex, e 13% se forem apenas a gasolina.
Fonte: [Auto Data]
Carros 1.0 ganham participação no mercado brasileiro
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Aumento não por opção do consumidor, mas por imposição dos preços, fato.
ResponderExcluirO UP! está fora dessa briga, pelo porte da montadora o carro é um desastre nas vendas que tende a piorar quando terminar os estoques de 2014, vai vender menos ainda.
Hoje tomei conhecimento que o Governo pretende aumentar em até 40% o valor da conta de luz ( "PARABÉNS" EM QUEM VOTOU NO PT...), por isso vou instalar na minha casa energia solar, fiquei até surpreendido com o valor do gerador de 750W, R$ 1700, a economia é brutal e do jeito que as coisas vão, quanto mais ser auto-sustentável melhor.
Cara dê um toque a gente sobre como vc vai montar sua energia solar..
ExcluirParabéns pela iniciativa. Agora esses políticos estão de brincadeira, preço da condução aumentou, aqui no bairro estamos sem água há 3 dias e para finalizar, essa notícia de aumento de conta de energia elétrica. Difícil ser brasileiro...
ExcluirAssim que tiver o orçamentos em mãos eu posto aqui.
ExcluirRealmente está difícil ser brasileiro, tudo muito caro mesmo, em todos os setores da economia.
Galera, por falar em ser sustentável, não sei se sabem, mas tem um ar condicionado que economiza até 60% quando comparado aos convencionais que giram em torno de 1000 W, é a tecnologia inverter, um de 9 mil BTU custa 1300 Reais, vale muito a pena comprá-lo.
Estou para adquirir um modelo deste, a economia paga o aparelho, além do fato dele refrigerar mais e ser ultra-silencioso, imagine agora com 40% de aumento na conta de luz.
Eu comprei um 1.0 para a esposa de motorização tricilíndrica. Claro que não é um Up!
ResponderExcluirVejo duas razões para o aumento das vendas dos carros 1.0.
ResponderExcluirA primeira é que os carros com maior motorização ficaram caros demais. Só ver que os hatch médios (como o Ford Focus 1.6, por exemplo) que antes era possível ser comprado por 51 mil reais (geração antiga), hoje, é vendido por mais de 65 mil reais. Um simples Chevrolet Onix 1.4 equipadinho passa fácil dos 50 mil reais.
A segunda razão é que os carros 1.0 modernos (principalmente os 3 cilindros) ganharam mais desempenho e já não são tão lerdos como os 1.0 mais antigos.
E pra quem critica o UP (acredito que por total ignorância), o carrinho é muito bom. Seguro, econômico, bom desempenho, boa dirigibilidade, boa estabilidade, bons freios, espaço interno e porta-malas condizente para o tamanho do carro, boa qualidade dos matérias e de montagem. Tem o melhor motor e o melhor câmbio entre os carros 1.0. Só quem dirigiu ou é dono sabe. Vejo os proprietários de UP bastante satisfeitos, principalmente pelo desempenho e pela economia. Só ver que os proprietários desse carro são pessoas mais esclarecidas que o consumidor comum. São pessoas mais bem informadas e que valorizam aspectos importantes como qualidade, segurança, economia, etc. / Basta comparar os comentários de proprietários de UP aqui do blog com os comentários (de ignorantes) que apenas falam mal sem ter o mínimo conhecimento sobre o carro, e alguns mal sabem redigir um pequeno texto.
Concordo totalmente com André Poa. Eu tenho um VW UP. ELE É SHOW!
ExcluirQuando fui comprar, testei todos os modelos (ONIX, HB, KA, GOL, UP, UNO, PALIO). Todos têm qualidade, mas gostei muito do KA e UP. Comprei o UP pela qualidade da estrutura de sua CARROCERIA. Um carro muito solido, tem um motor com bom desempenho, CAMBIO preciso e um rodar firme e silencioso. Só pra ter uma idéia: Encosta o UP perto dos carros q citei e Abre e Fecha a porta de ambos, só pra sentir a diferença da estrutura.
Caro andre Poa!!
ExcluirMais esclarecidos e bem informados?!!!Na boa quer dizer então pra pessoa conhecer e ser conhecedor de autos tem que ter um Up?!!!Faça-me um favor ne, não seja que nem o Carlos , pois você me parece um cara inteligente, então acho que não precisa soltar essas perolas. O novo ka esta ai pra mostrar o que realmente é um sucesso de vendas num lançamento, um carro que cobra o que realmente vale, prova disse esta vendendo que nem agua. E sobre suas colocações sobre o Up ter o melhor desempenho e motor da categoria, isso ate você mesmo sabe que é mentira visto que o novo ka é mais potente e tem um desempenho melhor que o Up, e venceu a maioria dos comparativos contra o carro da Volks. O Up é um belo carro , seguro e tem um bom desempenho, mas não é essa mil maravilha toda que você esta pregando aqui não, assim como qualquer carro tem suas falhas e vantagens, mas no caso do Up é mais vantagens do que falhas!!!!
Só mais uma coisa, o novo ka segundo o "INMETRO" é o carro mais econômico do pais!!!!então menos amigo, vamos com calma!!
ExcluirConcordo com você. Não é desmerecendo o carro, nem ofendendo ninguém, mais nesse blog é assim: "tenha up! Ou Golf, o resto é tudo carroça."
ExcluirOlá André, eu tenho os dois carros, Ka e up!, e o up! é claramente um carro superior em muitos aspectos ao Ka. O up! tem melhor acabamento interno e é mais silencioso.
ExcluirO porta-malas do up! com o sistema save é muito bem aproveitado.
O up! é um carro com uma rigidez torcional incrível, e é muito silencioso. O motor do up! é bem mais suave, oferecendo torque e potência desde os regimes baixos de forma progressiva.
Aliás, o up! é um carro que apresenta maior suavidade de funcionamento em qualquer aspecto, desde o acionamento dos comandos de seta e botões de iluminação e ar-condicionado..não se ouvem ruídos...e os comandos respondem suavemente.
Já o Ka é mais áspero, os comandos são mais duros e ruidosos..o tecido dos bancos tem costuras que irritam as pele, e o painel do Ka à noite tem diversos pontos que apresentam fugas de luz, enquanto o up! tem uma iluminação noturna agradável.
Então o up! é um carro mais agradável de ser operado. E mais agradável de ser conduzido também.
O up! é muito mais ágil em trânsito urbano, não só pelo motor bem superior, mas também porque esterça muito mais e é mais curto. Então ele cabe em qualquer vaga, e o que ele estreça é inacreditável. Em vagas perpendiculares de shoppings e em prédios o up! não exige manobras: basta apontar o carro, virar e entrar. Isso tudo deixa o carro muito prático no dia à dia, e muito prazeroso também.
Já o Ka é maior, do tamanho do Gol, e tem o defeito de esterçar muito pouco, então fica pouco ágil e mais cansativo em cidade.
No questão de desempenho, não há comparação em termos de agilidade entre os dois. O up! parece um carro com motor 1.6 8v, muito ágil mesmo, inacreditavelmente ágil para um 1.0. E o mais interessante é que o motor é muito elástico, as marchas são perfeitamente escalonadas, exigindo poucas trocas em cidade.
Já o Ka é muito lerdo abaixo de 4.000 RPM e muito ruidoso também. E o câmbio do Ka é muito curto nas primeiras relações, então exige trocas de marchas a todo o instante, tornando-se muito cansativo.
Eu até gosto do Ka, mas o up! é tão superior em tudo, tão mais refinado, tão mais agradável de ser conduzido, tão mais ágil, que quando vc tem os dois carros à disposição, o Ka fica parado, pois é um carro lerdo e cansativo de andar em cidade.
Com relação à consumo, pelas nossas medições, o Ka faz em média 8.7 Km/l de etanol em cidade, enquanto o Up! tem média de 11 Km/l de etanol. Com gasolina, o Ka fica em torno de 13Km/l, enquanto o Up fica 15,5 Km/h. O up! é claramente bem mais econômico.
Enfim, o Ka é um bom carro, mas o up! é excepcional. Muito superior mesmo ao Ka.
Gostamos tanto do up! que compramos mais um, um i-Motion, mas infelizmente não conseguímos pegá-lo ainda em virtude da VW na Anchieta.
Eu já dirigi o up! I-Motion e achei bem interessante. Vamos ver como ele se sai no teste de longa duração.
[]s.
Luiz Gustavo
ExcluirNão prego nenhuma maravilha sobre o Volkswagen UP, apenas relato pontos positivos, fatos e experiências pessoais sobre o carro. Até hoje, foi o melhor carro 1.0 que dirigi, de melhor desempenho e o mais econômico.
Sobre potência, ter cavalos a mais não significa melhor desempenho. Exemplo disso é o Golf 1.4 de 140 cv que anda mais que muitos carros com mais cavalaria. Dizem que anda até mais que o Focus 2.0 de 178 cv.
Sobre os proprietários serem mais esclarecidos, vejo isso na prática. São pessoas que se preocupam com segurança, tecnologia, consumo, construção do carro e não apenas em comprar um carro "bonitinho" . / Sei que muita gente compra o carro só pela aparência e despreza fatores importantes como segurança, tecnologia, conjunto mecânico, economia, etc.
Sobre o consumo. Nunca acreditei muito na tabela do inmetro. Acho os números de consumo deles muito ruins. Sempre consegui números melhores com os carros que tive.
Sobre o Ford KA, gostei do carrinho, gosto da marca Ford. Mas o KA tbm não é essa "maravilha" toda que alguns falam aqui. É bonitinho, mas não é superior ao UP. Um vai ser melhor em alguns quesitos, o outro em outros. Acho o KA com um design legal, um interior bonito. Mas prefiro o motor e câmbio do UP. Sei que o UP é seguro. Sei que o UP tem bom desempenho e é econômico. Estou satisfeito com o carro e acho que a maioria que comprou também está. Quem dirige o carrinho, fica gostando dele. Vejo que a maioria que critica, nunca dirigiu um. Apenas não simpatizam com o design do carro e isso já é motivo para tentar desmerece-lo em tudo, sempre.
Abs
Olá, Fábio
ExcluirComo carro de entrada, acho o UP muito interessante. Principalmente quando vc o compara a outros carros 1.0. Pode não ser o mais estiloso, o mais bonito, mas o carro é seguro, moderno, tem excelente conjunto mecânico, é esperto (anda muito bem pra carro 1.0 - vc até esquece que tá dirigindo um carro 1.0), econômico, tem uma dirigibilidade muito boa (direção elétrica bem acertada, um câmbio com engates curtos e precisos e pedais macios). Além disso é uma barbada pra manobrar e estacionar. Todos os meus amigos e familiares que andaram comigo ficaram surpresos com o desempenho e consumo do carrinho.
Às vezes vejo umas críticas pesadas e descabidas sobre o carrinho. Tudo bem da pessoa não simpatizar com o design do carro (vai de cada um), mas alguns sempre entram pra tentar "esculhambar" com o carrinho nos comentários. O que não acho justo, pois o UP é um carrinho bom, acima da média (sabemos disso).
Também gosto do Ford KA, acho outra boa opção no mercado.
Parabéns pelo blog. Gosto muito do carblog.
Abs
Então, André, além desses aspectos objetivos que você mencionou, tem o fato de que o up! é o único carro 1.0 do mercado que é prazeroso de ser dirigido. Motor ágil e progressivo, câmbio de precisão perfeita e curso curto, interior silencioso e suavidade de funcionamento.
ExcluirEu tenho um Golf 2014 com 33 mil KM, e está como 0KM. Adoro o carro, mas quando estou no up! não tenho saudades do Golf. O up! não cansa, e é sempre surpreendente.
Já o Ka eu estou vendendo e encerrando o teste de longa duração pois ninguém queria mais andar com ele. A editora que está testando o up!, tem um Civic 2012 automático e "esqueceu o City" e só anda de up!.
Eu com o Golf, andei 5.000 Km com o KA, mas não dá mais. Não me adaptei ao carro. O motor sem progressividade, falhas de acabamento, ruídos internos em profusão, e etc.
Então como não conseguia mais que as pessoas andassem com o Ka, optei por vendê-lo, encerrar o teste com 5.000 Km e pegar outro up! I-Motion, pois considero mais informativo.
O resultado é que o Ka não me deu problemas, mas é um carro barato e deixa claro isso: é ruidoso, tem falhas de acabamento evidentes, funcionamento áspero de comandos. Mas é muito ágil em estrada, surpreendente até para um motor 1.0 e tem muito espaço no banco traseiro. Mas não é agradável de ser conduzido, como o up! é.
É isso. []s.
Como já disse: Tenho um WV MOVE UP e estou muito satisfeito. E se fosse p adquirir um carro de uma categoria um pouco acima, sendo hatch, continuaria com o modelo do UP: CROSS UP ou HIGH UP. Não conheço um Carro no Brasil abaixo do "GOLF e COROLA com a rigidez torcional, segurança, qualidade dos materiais de sua Estrutura e capricho em sua montagem que são empregadas no VW UP.
ExcluirFabio! O up! Cansa sim em viagens meio curtas. Pelo menos eu cansei. Olha q eu sou motorista de caminhão e dirijo por horas seguidas
ExcluirCaro Andre!!
ExcluirEu não falei que o ka por ser mais potente que o Up anda mais, falei que na grande maioria dos testes o novo ka andou mais, mostrando assim que tem um desempenho superior. Sobre você não aceitar os dados do INMETRO, cinto lhe informar mas é o único órgão que é capaz de dar com precisão qual é mais o mais econômico, você concordando ou não. Como eu já disse o Up é um belo carro moderno, seguro e uma opção muito interessante no mercado, junto com o ka são as duas melhores opções na verdade, o problema do Up são seus preços proibitivos , visto que hoje ele esta beirando a 50 mil reais um Up completo(48 300 mil), por esse preço você compra por exemplo um "Novo" Fox 1.6 8v completo por 48 421 mil, ou seja, um carro mais potente e espaçoso que o Up, ou um Gol completo 1.6, ou se for pra outras montadoras, um Hb20 1.6 , um Palio Sporting 1.6, podem não ser um projeto tão moderno e seguro como o Up,mas tem um desempenho muito superior, espaço interno, acabamento melhor, porta mala maior, entre outras coisas, então não acho essa beleza toda do Up em relação ao mercado que você esta citando. Sobre você falar que o ka não é superior ao Up, o Up também não é superior ao ka, como já disse os dois se equivalem em muitas coisas, ai vai da preferencia do fregues agora falar que o Up , anda mais, mais econômico e seguro que o novo ka já acho muita puxação de saco pro carro da Volks!!ABS
eu tenho um High Up! e estou muito satisfeito com ele, já está com 10 mil kms, tinha um Fox Prime anteriormente, em relação a economia o meu recorde até hoje foi de 23 km/l na rodovia a 90 km/h num trecho de 50 kms entre duas cidades, mas andando "normal" a 100 , 110 km/h com ar ligado ele faz 18 km/l, em relação a viagens longas realmente ele não é a melhor opção, os bancos do meu antigo Fox eram bem mais confortaveis, mas eu uso ele mesmo é pra viagens curtas.
ResponderExcluirEu tenho um Take Up e estou muito satisfeito com o carro, principalmente com o desempenho e economia. De críticas, eu não gostei da luz vermelha do painel que a noite dificulta a leitura dos poucos instrumentos. Achei falta de uma luz indicadora de faróis acesos no painel. O meu é um 2 portas e toda vez que alguém vai atrás é preciso configurar novamente o encosto do motorista ou do carona.
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