A BMW prepara uma mudança radical de concepção de seus carros. Segundo a revista britânica AutoCar, para garantir que eles consigam atender as rigorosas metas de economia de combustível e de emissões da União Europeia, todos os carros do grupo, inclusive os modelos de ultra-luxo da Rolls-Royce, adotarão propulsão prioritariamente elétrica.
Entretanto, os BMW continuariam a usar motores a gasolina, mas estes com a função principal de gerar energia elétrica para os motores elétricos. Segundo a publicação, as novas diretrizes de engenharia, que já se farão presentes na nova geração do BMW Série 3, previsto para chegar ao mercado em 2018, mas uma parte desses novos conceitos já estarão no BMW Série 3 eDrive, que será apresentado em 2016.
A BMW considera que a era dos carros feitos de aço, com motores a combustão que impulsionam as rodas traseiras chegou o fim. O futuro são veículos de carroceria feitas de um mix de materiais compósitos, aço de alta resistência e alumínio, que usam motores elétricos como principal fonte de potência, alimentados por enormes baterias, e motores a combustão interna muito alterados, que ficarão na maior parte do tempo atuando como geradores de energia elétrica em seus regimes de máxima eficiência.
Nessa nova concepção, todos os seus carros terão três motores, dois elétricos e um a combustão interna. Um dos motores elétricos será montado no eixo traseiro, enquanto o outro ficará logo atrás do motor a gasolina, que permanece montado sobre o eixo dianteiro.
As baterias ocuparão todo o túnel central e algum espaço usado pelo atual tanque de combustível. O motor a gasolina dianteiro agirá como gerador de energia elétrica para alimentar os propulsores elétricos. O motor elétrico dianteiro passa a ser o principal no novo conceito de powertrain.
Em uso normal, ele aciona as rodas dianteiras por meio de um novo sistema de transmissão, cujo princípio de funcionamento ainda é secreto. Em velocidades acima de 80 Km/h, o motor a gasolina se acopla ao sistema de transmissão e passa a ajudar o motor elétrico impulsionado as rodas dianteiras.
Segundo a BMW, em uso normal, o motor a gasolina será usado para impulsionar as rodas diretamente em apenas 10% do tempo do carro. Além disso, como nesse novo sistema de propulsão o elemento chave é o torque, a forma de denominação dos carros BMW vai mudar também, com os dois últimos números refletindo o torque. Assim, o BMW 345 será um Série 3 com sistema de propulsão com 45 Kgfm de torque.
Esse novo sistema híbrido de powertrain está sendo desenvolvido para ser escalável, e possa ser usado em todos os modelos de sua gama, desde o Série 1 até os sofisticados SUV da Série X e os Rolls-Royce. E isso fará com que a BMW economize uma enorme quantidade de dinheiro em custos de produção e de pesquisa e desenvolvimento.
Fonte: AutoCar
BMW Série 3: nova geração terá motor principal elétrico
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Perfect ! Veículos elétricos são o futuro.
ResponderExcluirMeu custo no deslocamento para o trabalho por semana R$ 2,60
Vou rodar 150 km por semana com uma autonomia de 80 km com cada carga.
Abel. Como fica a questão da habilitação pra moto uma vez que é definida por cilindrada, moto puramente elétrica não precisa de arteira então?
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